programas para um domingo em Barcelona

Vários leitores já nos consultaram sobre os programas que podem ser realizados em um domingo em Barcelona. Também há outra dúvida frequente sobre as restrições de visitação de atrações por se tratar de um domingo e como esse fato pode influenciar no melhor aproveitamento de um roteiro.

No presente texto queremos apresentar, por um lado, aqueles programas que só podem ser realizados no domingo e, por outro lado, aqueles que podem ser realizados em qualquer outro dia da semana menos o domingo.

Unicamente no domingo

domingo em Barcelona

Existem dois grandes programas que só podem ser realizados no domingo. São dois lugares com uma grande importância histórica e política para a cidade:

Ambos prédios ficam em lados opostos da central Plaça Sant Jaume, no coração do Bairro Gótico. A visita à prefeitura é simplesmente imperdível: gratuita, não precisa de agendamento prévio. Já a visita ao Palau de la Generalitat, que também é gratuita, deve ser agendada previamente. Todos os detalhes sobre ambas visitas podem ser vistos nos textos dedicados a cada uma das atrações.

Também unicamente no domingo acontece a feirinha cultural no Mercat de Sant Antoni.

Qualquer dia menos no domingo

mercado de la Boqueria, Barcelona

Aos domingos, a maioria das lojas de Barcelona está fechada. Isto inclui todos os shoppings ou os diferentes endereços do El Corte Inglés. A exceção é o Maremagnum, que por estar localizado em uma área do porto de Barcelona, não está sujeito à lei que regula a abertura dos comércios aos domingos e feriados.

Há um número reduzido de domingos ao longo do ano durante os quais o comércio pode abrir suas portas. Pode conferir a lista no texto datas de abertura de lojas em domingos e feriados de 2016.

Além do comércio, os mercados de Barcelona também ficam fechados aos domingos. Entre eles, o Encants Barcelona, o Mercat de la Boqueria e o Mercat de Santa Caterina.

E os roteiros do passaporteBCN?

Mercat de la Llibertat

Entre nossos 15 roteiros, existe algum que não seja indicado para o domingo?

Em teoria, os roteiros podem ser completados durante qualquer dia da semana (apesar de sugerirmos que o roteiro pelo Parc de Montjuïc coincida com um dia de funcionamento da Fonte Mágica).

Mas por causa do fechamento dos mercados municipais no domingo, tentaríamos evitar os seguintes roteiros:

E os bate-voltas?

Monasterio de Montserrat

Não há uma regra que sirva para todos os bate-voltas. No caso das cidades, a maior presença de turistas, especialmente nacionais, é compensada pela menor presença de moradores da cidade.

Veja a seguir quais bate-voltas que podem ser evitados em um domingo:

  • Montserrat. A montanha sagrada recebe mais visitantes durante o final de semana que durante qualquer outro dia. As aglomerações de visitantes podem chegar a ser um transtorno. Se possível, evite a visita ao mosteiro durante o final de semana.
  • especialmente com tempo bom, os destinos de neve como La Molina ou Vall de Núria recebem mais visitantes durante o final de semana.

Esperamos que o presente texto tenha ajudado a definir sua programação para o domingo em Barcelona, caso você estiver na cidade no último dia da semana.

24 pensamentos sobre “programas para um domingo em Barcelona”

  1. José Maria de A Cordova

    O assunto me interessa. A pessoa que está a frente desse assunto talvez possa me esclarecer um assunto que há longo tempo me desperta a curiosidade e nunca pude ir pessoalmente a Barcelona tirar isso a limpo. Existe um mosteiro em Barcelona fundado por uma Madre que se chama MARIA JOSÉ SANCHEZ e que tem sua imagem em pintura em um quadro no Hall de entrada. Essa madre faleceu em 1.500. SERIA ESSE MONTSERRAT? GRATO SE PUDER ESCLARECER-ME.

    1. Tony

      O mosteiro de Montserrat foi fundado por um monge, por tanto, não seria o mosteiro que você está procurando. Desconhecemos qual poderia ser o tal mosteiro. Por gentileza, deixe qualquer consulta futura em um texto relacionado com o assunto da mesma. Abraço.

  2. Olá! Estou montando um roteiro às pressas (decidimos viajar com 15 dias de antecedência – iremos a Madri, Barcelona e Lisboa). Chego em Barcelona numa manhã de sábado, no primeiro dia coloquei MontjuÏc por conta da Fonte Mágica, e no domingo coloquei seu roteiro completo pelo Bairro Gótico. Acha uma boa escolha? Obrigada desde já!

    1. Tony

      Prezada Márjore, seja bem-vinda ao passaporteBCN. O roteiro pelo Bairro Gótico é uma ótima escolha no domingo, único dia da semana quando é possível visitar o Ajuntament de Barcelona (a prefeitura). Se você quiser orientações sobre como organizar seu tempo em Barcelona, aproveite para deixar sua pergunta no menu roteiros », escolhendo o texto que corresponda ao número de dias que você vai estar em Barcelona. Lá comentaremos suas escolhas dia a dia.
      Como você vai visitar Madri também, saiba que contamos com muitas informações sobre a capital da Espanha no nosso Espanha Total. Pode começar a ler no resumo dicas de Madri. Se quiser aproveitar para perguntar por lá também, fique à vontade, estamos sempre por aqui para tentar ajudar.
      Finalmente, achamos que nossos guias Barcelona em 15 roteiros e Madri em 9 roteiros são uma ótima forma de aproveitar as duas cidades ao máximo, sem ter que se preocupar com organizar seus passeios, fizemos isso por você! Abraço.

  3. Tony, tudo bem?
    Chego em um domingo em Barcelona so de passagem e gostaria de saber se os supermecados tipo carrefour fecham aos domingos, vou ficar perto do aeroporto. Obrigada

    1. Tony

      Prezada Heloisa, na grande maioria dos domingos ao longo do ano os supermercados ficam fechados. Unicamente abrem as pequenas lojas de conveniência. Abraço.

  4. Olá!!!
    Irei para Barcelona em super alta temporada (agosto16)…
    Pensei em fazer domingo o Praia pela manhã e Camp Nou a tarde. vc acha uma boa opção para domingo?
    Grata,
    Luciana

  5. Olá Tony! Vou para Barcelona no final de novembro! Vou passar um domingo por lá.. pensei em fazer o brunch no Mandarim e à tarde não sei o que fazer.. o Camp Nou abre aos domingos para visitação?!

  6. Olá Tony, ficaremos em Barcelona pela segunda vez (Carrer D’Caribau) 06/01 a 13/01 e já fiz meus roteiros baseados em suas dicas, tenho comentado com amigos o excelente site que vcs fazem, parabéns pelos detalhes.
    Minha dúvida está justamente no domingo dia 08/01, tenho visto alguns passeios que são grátis no primeiro domingo, como dia 01 é feriado, deverá prevalecer dia 08? o que me sugere?

    Grato
    Fernando Mariano
    S.B.Campo.

    1. Tony

      Prezado Fernando, o primeiro domingo do mês será o 1 de janeiro mesmo. Como muitos museus ficam fechados na data, em janeiro os benefícios do primeiro domingo do mês não poderão ser aproveitados. Abraço.

  7. Olá, Tony!
    Descobri seu blog há alguns dias e estou encantada! Quantas dicas e informações preciosas, que capricho! Parabéns!
    Bem, estou planejando minha viagem a Barcelona em janeiro, e vi que você comenta que o roteiro 2 ficaria um pouco prejudicado ao ser feito num domingo, em razão de o Mercat de Santa Caterina estar fechado, mas que não seria o fim do mundo se não houver outra alternativa. É provável que esse seja o meu caso – mas por mim o mercado estar fechado não será problema, então penso em manter o roteiro 2 no domingo que estarei na cidade.
    Gostaria apenas de saber se o bairro El Born não fica um pouco mais “mortinho” aos domingos, com o comércio fechado, poucas pessoas nas ruas… ou se a atmosfera do bairro continua a mesma neste dia da semana.
    Obrigada desde já!

  8. Em tempo: fiquei em dúvida se o local mais adequado para fazer essa pergunta seria aqui ou na página do roteiro 2! Me desculpe se tiver feito a escolha errada!

    1. Tony

      Carolina, sua dúvida está bem aqui, não se preocupe. Sempre há turistas em El Born, o bairro vai ficar mais tranquilo que durante a semana, mas isso acontece em qualquer bairro da cidade, que durante o sábado e o domingo perde a movimentação de quem trabalha durante a semana. Se o tempo estiver bom, deverá ter bastante gente no parque da Ciutadella. Pode fazer o passeio no domingo, sim. Abraço!

  9. Oi! Parabéns pelo blog, muito bom.
    pego várias dicas aqui com você. Minha dúvida é se tem Museus que são gratuitos aos domingos após as 15 horas. Li isso em um guia de Barcelona e gostaria de sua confirmação.
    Abraços!

  10. Olá Tony!
    Estamos chegando em Barcelona agora no dia 13/04. Pegaremos a sexta-feira santa. Já vi em alguns posts seus de que neste dia as atrações turísticas ficam abertas, correto? queria verificar sobre a abertura de lojas… elas realmente ficam fechadas na sexta e na segunda-feira? e sábado e domingo? como funciona?

    obrigada.

    1. Tony

      Michely, o feriado interfere principalmente com o horário de visitação dos templos (onde pode acontecer alguma celebração religiosa) e a abertura do grande comércio. As grandes lojas ficarão fechadas nos dois feriados, sim. No sábado, funcionarão com seu horário habitual. Abraço.

    1. Tony

      Maíra, não vemos nenhum problema em visitar Girona no domingo. Vai ter mais turistas que outros dias da semana, mas não deve ter lugares interessantes fechados.

  11. Prezado Tony,
    vou seguir seus roteiros a risca, uma pena que terei poucos dias em Barcelona…
    Chego no domingo (22/04) na estação Barcelona Sants ao meio dia, pretendo deixar as malas no hotel (Soho), almoçar no El Nacional e seguir para fazer o roteiro 6 (Passeio de Gracia), acha que é um bom roteiro para o domingo?
    Segunda roteiros 7 e 1. Terça roteiros 5 e 8.
    No dia seguinte retornamos ao Brasil.
    Desde já obrigada!
    Abraços

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Michelly, o roteiro 6 pode ser um roteiro aceitável para o domingo. Mas saiba que o comércio vai estar fechado (o Passeig de Gràcia é uma das grandes artérias comerciais de Barcelona). Por gentileza, aproveite que você conta com uma consultoria de roteiros para deixar suas dúvidas sobre a organização geral da sua estadia em Barcelona, sendo que no presente texto respondemos dúvidas sobre o que fazer em Barcelona no domingo. Abraço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *