Menu

quanta bagagem posso levar no trem-bala?

trem-bala

Novidade! Veja 11 textos sobre o trem-bala no Espanha Total.

Viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona é um dos textos mais consultados aqui no passaporte BCN. Todo mundo adora viajar de trem, e se for em um trem-bala, a experiência é ainda melhor. No texto contamos com muito detalhe como é viajar de trem-bala entre as duas maiores cidades da Espanha.

Aqui queremos dar vários esclarecimentos sobre o transporte de bagagem nos diferentes tipos de trem-bala, sendo que vários leitores do guia expressaram dúvidas sobre o assunto.

Diferentes tipos de trem-bala

ave
modelo de Ave

A Renfe opera três tipos diferentes de trem-bala.

alvia
modelo de Alvia

Do mais rápido ao mais lento são o AVE, o Alvia e o Avant. Na rota entre Madri e Barcelona só opera com o AVE. Entre Zaragoza e Barcelona é possível viajar também no Alvia.

Avant
modelo de Avant

Além dos três tipos diferentes de trem-bala, dentro de cada categoria são utilizados diversos modelos de trem. São quatro tipos de AVE (séries 100, 102, 103 e 112), três tipos de Alvia (séries 120, 130 e 730) e três tipos de Avant (séries 104, 114 e 121).

Os bagageiros

trem-bala

Cada tipo de trem-bala, e cada modelo dentro de cada tipo, tem uma configuração diferente na parte do bagageiro. Viajamos muito de trem-bala e podemos dizer que as configurações do bagageiro são muito diferentes de um trem para outro. Sempre há espaço para colocar a bagagem, mas não costuma ser uma área muito grande. Dependendo da quantidade de turistas no trem, o espaço se esgota muito rapidamente e as malas são acomodadas nos espaços possíveis.

trem-bala

Malas de tamanho pequeno e algumas de tamanho médio podem ser colocadas na parte superior dos assentos, mas a bagagem mais volumosa precisa ficar na área de bagagens.

Controle de bagagem

Até o dia de hoje, não existe nenhum controle sobre o peso da bagagem transportada no trem-bala. Todas as malas e bolsas passam por um controle de segurança, tendo que ser introduzidas em uma máquina de raios-X. A conferência é feita por um funcionário da empresa de segurança contratada pela RENFE. Mas a bagagem não é pesada.

Só os itens muito volumosos de bagagem (pranchas de surf, tacos de golfe, bicicletas dobráveis) recebem um tratamento especial.

Então, quanta bagagem posso levar?

As regras de transporte de bagagem da RENFE são muito claras e podem ser consultadas em espanhol aqui.

Cada passageiro pode transportar 3 peças de bagagem, sendo que:

  • as dimensões das 3 peças não podem superar os 290 cm. A peça maior não pode superar as dimensões 85 x 55 x 35 cm.
  • o peso total das 3 peças não pode superar os 25 kg.

Posso pagar para transportar uma bagagem adicional?

A RENFE não permite transportar peças de bagagem de mais de 25 kg. Também não disponibiliza a compra de franquia de bagagem adicional.

Porém, contratando o serviço de transporte de bagagem “porta a porta” (leia mais detalhes aqui), é possível viajar com até 3 malas de 25 kg cada uma.

A opinião do passaporte BCN

Você está planejando viajar de trem-bala, mas o peso ou a quantidade de bagagem excede os limites impostos pela RENFE? Em muitos anos viajando de trem-bala, já presenciamos muitas cenas apocalípticas derivadas do transporte exagerado de bagagem por parte de vários passageiros. Porém nunca vimos um único funcionário da RENFE controlando os limites de transporte de bagagem impostos pela empresa e nem tentando botar ordem no caos.

Você precisa ser consciente da regra e das limitaçãoes. O fato de nunca termos visto nenhum controle de bagagem no trem-bala não significa que não possa ter acontecido ou que não venha a acontecer no futuro.

Viajando com muitas malas? Considere uma outra opção de transporte.

32 comentários em “quanta bagagem posso levar no trem-bala?”

  1. Avatar

    Nossa, muito, muito bom. Excelente contribuição, para quem não conseguia entender e saber exatamente o funcionamento dessa questão – bagagens, como ERA o meu caso.
    Sinto-me no dever de agradecer-lhes.
    Obrigado,
    Eugen

    1. Tony

      A gente que fica feliz, Eugen. Realmente, é sempre muito importante entender as regras de transporte de bagagem, tanto no trem-bala como no avião. Abraço.

  2. Pingback: como viajar de Madri a Barcelona | Espanha Total

  3. Avatar

    Nossa!!! finalment achei algo esclarecedor em relaçao a viagens de trem!!! Eu estarei viajando com um bebe de quase 2 anos, que não paga passagem. Vc sabe se na tese ele tambem teria direito a 25 kg??
    Estou preocupada, pq estaremos eu, meu marido e o bebe por 20 dias na europa, Por mais que eu leve pouca coisa, é fácil ultrapassar esse peso!!!

  4. Avatar

    Ah e detalhe, NUNCA imaginei q tinha franquia de bagagem em trens, já q sempre ouço história de brasileiros que embarcaram com mtaaaaaaaaaaa bagagem!!! Fiquei surpresa!! E preocupada rs

    1. Tony

      Isabel, as passagens gratuitas (o bebê na verdade vai viajar com uma passagem gratuita) não dão direito a transporte de bagagem – em teoria o bebê não paga porque não ocupa nenhum espaço adicional. Abraço.

  5. Avatar

    Obrigada pelas dicas! Estou em Barcelona prestes a embarcar em um AVE para Madrid e eu e meu marido estamos com 1 mala media e uma mochila nas costas cada um. Estava desesperada pq possas bagagens juntas ultrapassam os 25 kg. Mas me tranquilizei lendo aqui q normalmente não há pesagem das malas. Agradeço imensamente a informação. Vamos arriscar! Dou noticias se houver ocorrido o controle!

  6. Pingback: como viajar de Madri a Córdoba | Espanha Total

  7. Pingback: como viajar de Madri a Valência | Espanha Total

  8. Pingback: como viajar de Madri a Sevilha | Espanha Total

  9. Pingback: como viajar de Madri a Zaragoza | Espanha Total

  10. Pingback: como viajar de Barcelona a Sevilha | Espanha Total

  11. Avatar

    Olá! Você sabe me dizer se na estação em Madrid existe um guarda-volumes onde possa deixar a bagagem sobressalente por alguns dias? No meu caso vou para Barcelona por alguns dias e teria que retornar a Madrid para o voo de volta ao Brasil.

  12. Avatar

    ola tony, estou indo de madrid para barcelona no dia 15/10/14 , qual o primeiro horario do trem? estou vendo no site da renfe que tem um preço por $50,35 (4m) e um por $88,15 (p) as 08:00….qual a diferença deles? tem probelma comprar esse 4m? obrigado…leandro.

    1. Tony

      Prezado Leandro, no momento estamos batendo perna testando três novos bate-voltas para a guia. Na terça-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

  13. Avatar

    Bom dia Tony!
    Essas informações também valem pros dias de hj? Estou com uma viagem programada pra fevereiro de 2017 e estava com receio quanto a bagagem.
    Obrigado!

  14. Avatar

    Estaremos viajando para Madrid e de la para Barcelona em Junho 2017 . Depois retornaremos para Madrid para voltar ao Brasil … Qdo Faço a busca a resposta é que eles nao operam direto o trecho Madrid Puerta de Atocha -barcelona sants … como devo procurar ? outra informaçao que gostaria de saber é a proximidade e facilidade de acesso Aeroporto + estacão em Madrid e estacao de trem + porto de cruzeiros em Barcelona … agradeço desde já !

  15. Avatar

    Olá Tony!
    Suas dicas são de fato esclarecedoras e muito importantes.
    Sabe dizer se existe algum serviço para despachar bagagens de Madrid para Barcelona e pegar no mesmo dia ou no dia seguinte? Ou algum serviço para despachar em Madrid e retirar em Genebra alguns dias depois?
    Qualquer dica neste sentido será bem vinda.
    Obrigado

    1. Tony

      Prezado Alex, existe um serviço de transporte de bagagem dentro da Espanha damos mais detalhes sobre ele aqui. Para viagens internacionais você precisaria contratar um courier, as despesas podem ser muito altas. Abraço.

    1. Tony

      Silvana, compre uma tarifa que permita a escolha de assento, e escolha um assento em um extremo do vagão, próximo dos bagageiros. O trem-bala faz poucas paradas e nunca escolhemos os assentos em função do bagageiro, não achamos que isso seja um problema. Veja nosso dossiê especial com tudo sobre o trem-bala na Espanha. Abraço.

  16. Avatar
    Zelma Jane Pereira

    Bom-dia

    Pretendo ir em fevereiro ficar em Barcelona e pegar o trem para Madri, preciso comprar com alguma antecedencia para o dia que eu resolver ir? Ou consigo chegar na estação e comprar passagem sem problemas de estar esgotado.

    Grata Zelma

  17. Avatar

    Boa noite, Tony.

    Vamos viajar em dezembro para Espanha e queremos fazer o trecho MADRID-BARCELONA de trem, porém vamos estar com duas malas de mão, duas malas médias e uma mochila, você acha que pode dar problema? Seria mais válido ir de avião?

    Obrigado!
    Seu blog é muito esclarecedor.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezado Lucas, seja bem-vindo ao passaporte BCN. No texto acima apresentamos as regras para o transporte de bagagem no trem-bala. No momento, não existe uma fiscalização estrita, mas não temos como garantir que isso não possa acontecer no futuro. No caso do avião, garanta uma passagem com franquia de bagagem suficiente, as tarifas mais baratas não costumam incluir o transporte de malas. Abraço.

  18. Avatar

    Boa noite . Primeiramente meus parabens pelo seu exelente trabalho !
    Gostaria de saber se existe algum tipo de controle das bagagens que ficam na area de bagagem ou seja afastados dos assentos , sera possivel alguem se enganar e sair com suas bagegens ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima