Menu

que roupa levar para Barcelona?

“Que roupa levar para Barcelona?” “Que tempo irá fazer?” Perguntas como estas são uma constante entre os leitores do passaporteBCN e algo extremamente difícil de responder.

Park Güell, Barcelona

Que roupa levar para Barcelona?

Para facilitar a vida dos marinheiros de primeira viagem, já redigimos o texto primeira vez em Barcelona?, elaboramos uma descrição detalhada do que esperar do tempo e clima, em Barcelona, e em cada mês do ano. Veja os textos aqui.

Mesmo assim, tem gente que se esquece (ou não sabe) que na Europa as estações do ano não correspondem às da América do Sul. Enquanto no Brasil brilha o sol e é tempo de praia, na Espanha é temporada de usar casaco e cachecol. Muitos programam suas férias pensando em pegar praia nos meses de janeiro e fevereiro, quando é a temporada de maior frio por quase toda a Espanha. Não é época para animar ninguém para que vá às Ilhas Baleares. Algumas delas estarão quase que totalmente desertas, o mar provavelmente terá uma cor acinzentada (assim como o céu) e o viajante desavisado se perguntará: “Que estou fazendo aqui? Onde estão as praias paradisíacas e as baladas?”.

“Que roupa devo levar para cada época do ano?” Na verdade, depende. E não é só do tempo, das frentes frias ou das ondas de calor. Você já pensou que a sensação de calor ou frio de uma pessoa que mora na Serra Gaúcha e de uma outra pessoa que mora em Manaus é algo completamente diferente? O guarda-roupa de cada uma delas é inteiramente distinto também.

Tem gente que diz que está acostumada com calor e depois relata que nunca passou tanto calor na vida. Agora, com inverno e neve, não são muitos os brasileiros que já vivenciaram essa experiência e as tantas dúvidas são normais. Não pretendemos dar receitas de como arrumar sua mala, mas gostaríamos de dar alguns esclarecimentos que podem ser úteis.

Roupa para os meses de inverno

que roupa levar para Barcelona?

Para os meses de inverno (veja também como é Barcelona em dezembro, janeiro e fevereiro):

Aqui falamos em operação cebola: você vai vestindo camadas de roupa que pode ir tirando conforme as mudanças de temperatura acontecem ou quando você entra em ambientes aquecidos (transporte público, restaurantes, lojas, museus, etc.). Você vai precisar de um casaco, um cachecol e alguma coisa para colocar na cabeça. Sempre fará mais frio à noite. Prefira calçados com solados isolantes (borracha e não couro).

Você pretende visitar alguma estação de esqui como La Molina ou Vall de Núria? Seria bom ter algum casaco bem quentinho, que proteja do vento e da água. Aqui o tipo de sapato é bem importante, quanto mais impermeável melhor, principalmente se você for brincar na neve. Se você pretende comprar roupa de inverno já em Barcelona, veja nossas dicas em onde comprar roupa esportiva e de esqui em Barcelona.

Roupa para os meses de primavera

sardana

Para a primavera (veja também como é Barcelona em março, abril e maio):

É uma temporada de mudanças constantes de tempo e temperatura. Friozinho pela manhã e à noite e de alguns dias bastante agradáveis, mas nada para sair por aí de regata. O guarda-chuva pode ser um bom aliado. Ter sempre por perto um cachecol mais fino pode ser interessante também. As temperaturas irão aumentando com o passar dos meses.

Roupa para os meses de verão

Sitges

Para o verão (veja também como é Barcelona em junho, julho e agosto):

É bom saber que o verão de Barcelona não é dos piores da Espanha. Aqui você não verá os termômetros de rua marcando 45ºC. Faz calor, mas não é algo insuportável. É temporada de praia, pouca roupa, muito protetor solar, chapéu, óculos de sol e abanico.

É importante saber que o ar condicionado no transporte público, nas lojas, nos restaurantes, estará na temperatura adequada para os funcionários (que não estão de regata e shorts). É sempre recomendável levar alguma blusinha fina, uma echarpe, algo que dê para jogar nas costas para não trincar de frio. Também será útil para visitar a Catedral de Barcelona, que tem um código de vestimenta proibindo as regatas e os shorts curtos.

Roupa para os meses de outono

Rambla de Mar

Para o outono (veja também como é Barcelona em setembro, outubro e novembro):

O outono acaba tendo muitas características climáticas da primavera. É época de chuvas, que são mais frequentes e abundantes que na primavera. É importante ter um calçado mais impermeável para não acabar com os pés molhados. As temperaturas irão diminuindo com o passar dos meses.

Pronto para arrumar a mala?

Você já deve ter descoberto que arrumar a mala para visitar Barcelona não é tão complicado assim. Esperamos ter ajudado ainda mais com nossas dicas sobre que roupa levar para Barcelona.

A aventura de arrumar uma única mala para quem, além de Barcelona, visitará destinos com um clima completamente diferente, aí é que são elas!

29 comentários em “que roupa levar para Barcelona?”

  1. Avatar

    Olá, irei para a Espanha em janeiro agora, percorrerei o nordeste do país para acabar a viagem com 5 noites em Barcelona. Como são as chuvas? O inverno é seco ou chuvoso normalmente? Obrigada,

    1. Tony

      Prezada Sonia, veja no texto Barcelona em janeiro como é o tempo na cidade. Quando você fala do “nordeste” da Espanha está pensando em quais cidades? Próximo das montanhas as temperaturas podem atingir valores negativos durante à noite. Tudo vai depender dos lugares que você estiver incluindo no seu roteiro. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada pela resposta! Saio de Madrid pingando até Bilbao, depois Zaragoza e Barcelona, acho que evito neve, não? Alguma dica sobre a região do Priorato? Grata, um abraço!

      2. Tony

        Sonia, pode dar neve em vários pontos das estradas, principalmente entre Bilbao e Zaragoza e Zaragoza e Barcelona. Como aqui respondemos consultas sobre que roupa levar para Barcelona, solicitamos que você deixe sua consulta sobre o Priorato no texto dedicado a Tarragona, que é a cidade mais próxima da região dos vinhos. Abraço.

  2. Pingback: dicas sobre Madri | Espanha Total

  3. Avatar

    Ola Tony,

    Estamos com programação para chegar em Barcelona na ultima semana de Setembro e em madrid na primeira semana de outubro. Você menciona as chuvas nesse periodo. Vale a pena colocar os bate-voltas para Cana Brava e para Girona-Figueres?
    Da para aproveitar esse período mesmo com chuva?

    Obrigada

    1. Tony

      Prezada Patricia, setembro é uma época do ano com um índice de chuvas superior à media do ano, mas não temos como saber como será o tempo durante os dias da sua estadia. O aproveitamento dos bate-voltas é melhor em dias sem chuva. Se tiver algum dia de chuva, leia nosso texto dedicado a esses dias aqui. Aproveite para conferir nossas dicas sobre Madri no Espanha Total. Abraço.

  4. Avatar

    Olá,
    Estou indo agora dia 16/09 para Madri e de lá, depois de 8 dias, seguiremos a diversos lugares até Barcelona, onde ficaremos 6 dias.
    Os dias são frios? Estou em dúvida do que levar.
    Obrigada.

    1. Tony

      Prezada Zirlei, normalmente os dias não são frios, mas é difícil ser mais específico do que isso. Você vai precisar consultar a previsão do tempo. Setembro é mês de mudanças. Só para você ter uma ideia, nas últimas 48 horas as temperaturas máximas despencaram 20 graus nas cidades do norte da Espanha! Incrível! Está previsto que o calor volte no final da presente semana. Veja nossas dicas para o mês de outono, mas leve roupa também para temperaturas mais elevadas. Abraço.

  5. Avatar

    Olá!

    Tony, o que levar nas malas, para Barcelona e Madri, para a primeira semana de outubro?
    A temperatura oscila muito do dia para a noite? o Li que no outono, a temperatura corresponde ao nosso inverno.
    Chove com frequência?
    Agradeço pelas dicas.

    1. Tony

      Prezada Neuza, outubro é um mês muito complicado, porque é um mês de mudança. Você deve acompanhar a previsão do tempo (veja como está o tempo agora em Barcelona) e tomar uma decisão sobre a roupa que vai levar baseada na previsão do tempo e nas nossas dicas acima. Pode existir uma diferença de temperatura entre 10 e 15 graus entre o dia e a noite. Você fala em “nosso inverno”, mas não sabemos se vocé é de Porto Alegre, São Paulo, Rio ou Salvador, quatro cidades com invernos completamente diferentes. Abraço.

  6. Avatar

    Olá Tony.
    Moro em Porto Velho – RO, região norte do país. Aqui é bem quente.
    Gostaria de saber as roupas mais apropriadas pro período da segunda quinzena de novembro. Como está perto, imagino que já exista uma noção aproximada das temperaturas e como vc vive aí tem uma noção bem melhor dessas coisas, creio eu.
    Gostaria tbm de saber sobre os passeios em cidades próximas, tipo Andorra. Tem algum link daqui que fale sobre isso?
    Obrigada.

    1. Tony

      Prezada Shirley, embora pareça próximo, ainda falta bastante para a segunda quinzena de novembro e muita coisa pode mudar. Deve estar friozinho (para alguém que está acostumado com frio, como os paulistanos por exemplo), mas no seu caso a percepção térmica deve ser bem diferente. Recomentamos que traga algum tipo de abrigo que provavelmente você nunca utilize na sua cidade. Nossa dica é que você confira a previsão do tempo uma semana antes de viajar para ter uma ideia mais aproximada de como está a situação em Barcelona. Veja o texto como está o tempo agora em Barcelona?.
      Sobre bate-voltas, contamos com uma extensa seleção de textos, pode ver o índice aqui. Não perca também os textos como escolher seu bate-volta e nosso top 5: bate-voltas. Se tiver qualquer dúvida sobre o asssunto, aproveite um texto relacionado com sua pergunta para deixar sua consulta. Teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  7. Avatar

    Oi. Vou com minha esposa e dois filhos para Barcelona de 12/11/16 a 17/11/16 e gostaria de saber qual programaçao mais adequada para essa época, haja vista que o Vall de Nuria estar fechado tbem nesse periodo e quais possibilidades de um bate e volta Obrigado e parabens pelo site.

  8. Avatar

    Irei agora em fevereiro de 2017 para Madri, Barcelona, Porto e Lisboa. Que tipo de agasalhos tenho que levar. Muito obrigada pela ajuda.

    1. Tony

      Eliane, não sabemos se você leu o texto acima, mas ele responde sua dúvida sobre a roupa que deveria levar para Barcelona. Pode deixar sua consulta sobre Madri no texto destinos: Madri do nosso Espanha Total. O passaporte BCN é um site dedicado a informar sobre a cidade de Barcelona.

  9. Avatar

    Olá Tony, vou viajar para Barcelona dia 09 de dezembro, gostaria de saber se vai estar muito frio? Para programar os tipos de roupas que devo levar. Desde já obrigada !

  10. Avatar

    Olá!
    Sou brasileira mas moro na África do Sul
    Adoro suas dicas,acompanho sempre o site.
    Estamos indo p Salou no da 30/06 nos hospedaremos no Port Aventura tem dicas sobre aluguel de carro?Preço por exemplo?
    Obg pela atenção!

  11. Avatar

    Olá!
    Vou fazer minha primeira viagem para o exterior e irei para a Espanha, no período de 11/10 a 28/10/2017. Vou ficar em Barcelona, Madrid, Granada e Sevilha. Como sou muito calorenta, apesar de ser carioca, estou insegura sobre que tipo de roupa levar (mais bermudas, ou calças compridas? levar bota, além do tênis e da sapatilha para a noite? levar casaco pesado?). Muito obrigada.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá, Isabel. Você vai precisar acompanhar a previsão do tempo para saber como está sendo o começo do outono na Espanha. Mas em um outono normal, um casaco pesado não seria necessário. Calça comprida pode ser uma boa ideia, e o tênis e um sapato, perfeito também. Outubro é um mês difícil, você pode encontrar temperaturas próximas dos 30 graus ou dos 10 graus. Se você quiser perguntar para a gente uma semana antes da sua viagem, poderemos compartilhar a previsão geral do tempo para os próximos dias. Abraço.

  12. Avatar

    Olá! Primeiro gostaria de elogiar o site, é realmente incrível com informações fáceis e claras! Obrigada pelo empenho!

    Também gostaria de pedir a opinião de vocês, se vale a pena eu comprar algum passaporte ou pagar individual. Eis as atrações que vou conhecer no meu pouco tempo em barcelona:

    Igreja Santa Maria del Mar
    Museu Picasso
    Mercat de Santa Caterina
    Terraza L’Antic Teatre
    Plaza de Catalunya
    Mercat de la Boqueria
    Hospital de la Santa Creu i Sant Pau
    Catedral de Barcelona
    Flamenco: Palau da Musica Catalana
    Casa Batlló + Casa Amattler + La Pedrera
    Mercat de la concepció
    Sagrada Familia
    Fundacion Joan Mirò
    Castelo de Montjuïc
    Poble Espanyol
    Font Màgica
    Casa Vicens
    Park Guell

    (7 passagens de ônibus e 5 de metrô – a principio) Vale a pena algum vale transporte?

    Muito obrigada
    Sarah

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Sarah, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Muito obrigado pelas suas palavras. Pedimos duas gentilezas dos nossos leitores: consultar os textos do site antes de perguntar, e escolher um texto relacionado com o assunto da pergunta. No presente texto respondemos dúvidas sobre qual roupa levar para Barcelona. Veja no menu Roteiros nossas dicas sobre como distribuir seu tempo em Barcelona (aproveite, se quiser, nossa consultoria de roteiros). Veja também o texto as passagens e os bilhetes do transporte público em Barcelona. Obrigado!

  13. Avatar

    Estarei em Madri entre 15 e 17/09 e em Barcelona de 17 a 20/09. Pegarei o final do verão, mas estou com muita dúvida do que levar para vestir. Chegarei ao continente por Lisboa no dia 10 e ficarei por la até ir para Madri. O pior de tudo é que volto somente dia 25/09 já no Outono.
    Ano passado estive por ai entre 08-28 de Outubro, levei somente calça jeans, blusas leves, blazer e lenço. Será que com a mesma mala passarei calor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima