La Rambla del Raval é uma das avenidas mais jovens de Barcelona. Literalmente!
Foi criada em 1995, quando a prefeitura de Barcelona resolveu derrubar os cortiços que ocupavam a região, para abrir um grande espaço no coração do bairro de El Raval.
Onde antes se encontrava uma zona muito complicada da cidade, hoje estão palmeiras, bancos, cafés e restaurantes, que ajudam a criar um lugar muito agradável para um passeio ao ar livre.
La Rambla também é um de ponto de encontro para as comunidades imigrantes que moram no bairro. De repente você pode achar que está em uma cidade do norte da África e não na capital da Catalunha.
As crianças de origem paquistanesa aproveitam para praticar o esporte nacional do Paquistão, o críquete! Uma cena que só pode ser vista em uma cidade multicultural: críquete no Mediterrâneo.
A inauguração recente do Hotel Barceló Raval contribuiu, ainda mais, com a revitalização dessa área, onde se misturam os locais, os modernos, os imigrantes e os turistas.
La Rambla também é a morada, aparentemente, definitiva do Gato de Botero, que já passeou bastante pela cidade, antes de vir para o bairro.
Como chegar
A Rambla del Raval está no coração do El Raval. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Paral·lel, nas linhas 2 (lilás) e 3 (verde) e a Liceu, na linha 3 (verde).
Dica do passaporte BCN
Gosta de comida indiana? Aproveite a presença maciça de imigrantes do Paquistão e da Índia, no bairro. Dá para se deliciar em algum dos vários restaurantes indianos que se encontram em La Rambla. O restaurante Maharaja é especialmente bom. Pode ir sem medo, os espanhóis não curtem a comida picante e, certamente, não comerá nada com ardência atômica.