roteiro: Barri Gòtic

roteiro bairro gótico

O roteiro Barri Gòtic, o bairro gótico de Barcelona, percorre o coração da Barcelona mais antiga, onde teve início a cidade. É um roteiro muito denso e um mergulho na história da cidade, começando pelo tempo da colônia romana de Barcino, e continuando pela Barcelona da Idade Média, a Barcelona da ocupação napoleônica, do modernismo e da guerra civil espanhola, chegando até o centro do poder político de Barcelona e da Catalunha contemporâneas.

O roteiro

Quer dar uma conferida no formato e numa pequena parte do roteiro completo, do jeito que aparece no guia Barcelona em 15 roteiros? Apresentamos aqui um extrato do guia, incluindo o percurso entre o começo do roteiro e a Plaça del Pi. Clique aqui para abrir a amostra do roteiro.

Gostou da amostra do roteiro? Você encontrará esse e mais 14 roteiros exclusivos, desenhados e testados pelos autores do passaporte BCN. No guia Barcelona em 15 roteiros, que pretende ser uma ferramenta prática e descomplicada, você encontrará muitas informações úteis e atualizadas, além de incluir mapas customizados de cada roteiro e dicas de restaurantes, bares e outras comidinhas ao longo dos roteiros.

E não esqueça que, como comprador do guia BARCELONA EM 15 ROTEIROS, você conta com acesso gratuito e exclusivo à nossa consultoria de roteiros!

Dados práticos

Na versão do roteiro que aparece no guia Barcelona em 15 roteiros falamos sobre a duração do roteiro, o melhor período do dia para completá-lo, o nível de esforço, a adequação para crianças, o transporte necessário e algumas orientações para ajudar que você decida se é adequado para seu perfil e intereses. No guia também indicamos qual é a melhor combinação do roteiro pelo Bairro Gótico com os demais roteiros da coleção.

159 comentários em “roteiro: Barri Gòtic”

  1. Chego dentro de alguns dias em Barcelona e farei o roteiro de 1/2 para o El Gótic (não me interessei pelas atrações presentes no roteiro de 1 dia completo). Uma pergunta: mesmo o roteiro mais curto não seria muito complexo para ser feito em apenas 1/2 dia? É pq não pretendo fazer nada corrido. Então, acredito que vou levar um dia inteiro, mesmo para fazer o roteiro mais curto. O seu blog é excelente e está me salvando! Parabéns!

    Responder
    • Gustavo, o roteiro pelo Bairro Gótico é provavelmente o mais denso de todos nossos roteiros, você está certo questionando a duração dele. Apesar de serem visitados muitos lugares, você vai ver como, em termos de distância, estão todos muito próximos uns dos outros. Porém, se você foge do ritmo corrido (ótimo!) é possível, sim, esticar o roteiro de meio dia até levar o dia todo. Veja, por exemplo, que é possível pemanecer dentro da catedral durante bastante tempo. Ficamos felizes de estar ajudando com o planejamento da sua viagem! Abraços.

      Responder
      • Muito obrigado pela resposta, Tony! Vou fazer bem calmamente meu passeio então. Além disso, vou seguir a dica do roteiro para 3 dias, que ficou muito bom. Agora, depois de planejados os roteiros, estou verificando o site e tem TUDO que um turista precisa saber para ficar em Barcelona. Desde como comprar passagens nos terminais, até indicações sobre onde comer. Gostaria de parabenizá-lo mais uma vez e dizer que estou indicando seu site a vários conhecidos. Abraços!

  2. O roteiro mais completo que encontrei na internet!! Simplesmente perfeito!
    Viajo semana que vem para Barcelona e o estou levando comigo!!
    Obrigada!

    Responder
  3. Olá. Estou planejando uma viagem a Barcelona para março/abril 2014. Cheguei a seu blog através do blog “Viaje na Viagem”. Estou escrevendo para elogiar seus roteiros, bem pensados, bem descritos e muito úteis. Parabéns e muito obrigada pelo compartilhamento!

    Responder
  4. Impressionante o site de voces!!! Uma riqueza de detalhes que eu nunca vi antes… Parabens pelo trabalho e dedicacao! Nos, viajantes, agradecemos imensamente. Abracos, Roberta

    Responder
  5. Olá Tony e amigos do Passaporte BCN!

    Estive em Barcelona na semana passada e gostei demais da cidade – e, em grande parte, por conta das dicas do Passaporte BCN, que são ótimas! Os roteiros (fiz do 1 ao 5 e o 10) são excelentes, cheios de curiosidades e de indicações de atrações que podem ser “emendadas”. Só queria deixar uma “crítica construtiva”, digamos assim: em algumas ocasiões, senti dificuldade para pescar o caminho exato a ser seguido, já que a indicações não estavam muito precisas. Senti isso no passeio de Barceloneta, quando fiquei um pouco perdido para achar o lado exato para sair do metrô, e no do Bairro Gótico, em que alguns nomes de ruas não eram mencionados. Deixo as sugestões para que fique ainda mais legal. Mas reitero os parabéns, e desejo que o site tenha vida muito longa!

    Responder
    • Olavo, que bom que você adorou Barcelona. Agradecemos muitissimo suas críticas construtivas, são elas que ajudam a melhorar o guia. A saída das estações de metrô é complicada mesmo, o que a gente faz sempre e olhar o mapa da região que você encontra na parte central da plataforma onde circulam os trens. A saída da estação de La Barceloneta é meio confusa mesmo, vamos tentar melhorar as indicações. Sobre o Bairro Gótico, você poderia apontar para a gente onde sintiu que estava faltando uma menção ao nome da rua? Dei uma olhada rápida aos 29 pontos do roteiro e sempre mencionamos as ruas. É importante saber onde falhamos para poder melhorar o texto. Uma vez mais, muito obrigado pelos comentários, são muito apreciados. Abraço.

      Responder
  6. Tony,
    Depois de 53 dias viajando e ha uma semana de volta para casa, lembrei de agradecer pelas suas excelentes dicas.
    Ficamos 6 dias em Barcelona e adoramos! Não ha pergunta sem resposta no seu blog!
    Super obrigada!
    Tata e família
    Brasília

    Responder
  7. Olá Tony, seu site é maravilhoso, tem todas as informações que precisamos.
    Gostaria de saber o custo por roteiro? Pois irei para Barcelona em Junho e ficarei 04 dias.

    Responder
    • Andreia, no passaporte BCN trabalhamos unicamente com informações sobre Barcelona, que disponibilizamos de forma gratuita para todos nossos leitores. Não somos prestadores de serviços. Acreditamos que Barcelona é uma cidade muito, muito fácil para quem viaja por conta. Com as informações do site, incluindo os roteiros, é possível desvendar a cidade sem nenhum problema. Mesmo assim, se você estiver procurando uma pessoa que ofereça roteiros guiados, nossa dica é que procure alguém que exerça a profissão de forma legal. Existe um problema em Barcelona com a atuação de guias turísticos ilegais, sem permissão para agir como guias, que não emitem nota fiscal, etc. Tome cuidado. Abraço.

      Responder
  8. Tony, obrigada pela resposta em relaçao ao Montjuic. Pensei em fazer Barri Gotic pela manha e El Born à tarde(roteiro 2). Sera q da pra incluir El Raval à tarde? Vi que la tem um restaurante de paella muito bom, seria interessante p jantar.

    Responder
    • Alzirene, no final da primavera e começo do verão, quando as horas de sol são longas, dá para tentar incluir algum ponto a mais entre um roteiro e outro. Mas três roteiros no mesmo dia fica muito corrido. Mas se você quiser entrar para jantar no El Raval, nada o impede.

      Responder
  9. Olá! Parabéns pelo site, ele é perfeito 🙂
    Mas tenho uma dúvida, estarei em Abril em Barcelona por 3 dias, ficarei no Hotel Vincci Bit, qual seria a ordem dos roteiros que deveria seguir?
    Por onde devo iniciar, tendo o hotel como ponto de partida? Muito obrigada 🙂

    Responder
    • Iracema, imagino que você já deva ter visto nossa resenha do Vincci Bit: Hotel Vincci Bit. É um hotel muito bonito, mas fica fora de mão. Para chegar até o ponto inicial de todos os roteiros, você vai precisar pegar o metrô. Por isso, a ordem dos roteiros não importa muito. Abraço.

      Responder
  10. Boa noite! Parabéns pelo site está muito completo.
    Em Abril estarei em Barcelona pela 1ª vez durante 2 dias (sab/dom), e ficarei na Residência Núria (Roger de Lluria) e gostaria que me ajudasse com o roteiro que devo escolher e qual seria a ordem dos roteiros que deveria seguir?
    Obrigada pela a ajuda!

    Responder
  11. Gostaria de saber o melhor horário pra começar os roteiros pela manhã, visto que muitos restaurantes e estabelecimentos fecham no período pós almoço.
    Obrigado e parabéns pelo site.

    Responder
    • Olá Renato, o horário para começar algum roteiro no período da manhã pode depender de muitas variáveis. Pensando em algumas: localização do seu hotel com relação ao roteiro escolhido, se você vai querer fazer outro roteiro no período da tarde, se você pretende parar para almoçar (por volta das 14h) ou se vai fazer uma degustação de tapas aqui e ali, da época do ano que você estará em Barcelona… Também vai depender do seu pique. Abraços.

      Responder
  12. Caramara…eu estou impressionado com o Blog. Voltei de Barcelona a poucos dias. Na verdade Barcelona nem era meu destino no início do meu “projeto” de viajar a Europa. Meu Objetivo era Lisboa. Barcelona entrou apenas por causa do Camp Nou e por isso fiquei só 02 dias. Mas vou ser bem franco. Saí de lá desesperado pq a cidade é espetacular e eu só fiquei 02 dias. Seu blog está neste momento servindo de “Coluna central” de um roteiro para no mínimo 07 dias em BCN na próxima viagem. Amei Barcelona e parabéns pelo trabalho no Blog.

    Responder
    • Jairo, que ótimo que você amou Barcelona. Volte para 7 dias, sim, já viu que a cidade tem muita coisa para oferecer e se você ainda acrescenta vários bate-voltas, acaba faltando tempo! Abraço!

      Responder
  13. Fiz ontem e roteiro e amei. Tenho certeza que não conseguiria ver tantos detalhes se não estivesse com este roteiro impresso em mãos. E além disso poupa o nosso tempo porque dá detalhes de locomoção.

    Muito obrigada mais uma vez!

    Monike

    Responder
    • Ficamos muito felizes por receber seu comentário e avaliação do roteiro! Nosso trabalho só pode ser aperfeiçoado com os comentários e dúvidas de nossos leitores. Muito obrigada por compartilhar sua opinião. Abraço!

      Responder
      • Gledson, fomos conferir e a pequena porta com uma grade metálica continua aberta. Há um portão, à esquerda, dando acesso direto à igreja, que está fechado, mas nosso roteiro utiliza a pequena porta metálica (que aparece na foto que ilustra o roteiro). Abraço.

  14. Olá, Tony!

    Estou fazendo o meu roteiro para 3 dias em Barcelona (muito pouco!!) e estou pensando em colocas Las Ramblas e o bairro gótico no primeiro dia, já que meu hostel é tão perto e vai ser meu primeiro dia aprendendo a me virar em Barcelona. Como vou no verão, você acha que dá para ver tudo do bairro gótico pela tarde? Ou é melhor mudar o passeio para outro dia pela manhã?

    Ah, também pretendo colocar ao passeio a Sagrada Família pela manhã e Park Güell a tarde no segundo dia. E queria comprar os ingressos antecedência, quais são os melhores horários na sua opinião?

    Responder
    • Stephanny, como você viaja no verão, muito provavelmente vai dar para percorrer todo o Bairro Gótico. Para a Sagrada Família, tente pegar um horário por volta das 10h para dar tempo de percorrer o templo com calma e ver também como a movimentação do sol lá fora vai criando efeitos muito bonitos na iluminação natural dentro do templo. Abraço.

      Responder
  15. Qual o roteiro posso combinar com a Sagrada familia. chego do Porto a Barcelona por volta de 12;00 e fico mais dois dias ou seja fico 4 noites pois pela manha pego o trem bala para Madrid. O que sugere.? estes rotiros posso fazer a pé? Vou agora em agosto.

    Responder
    • Rogerio, este texto é para dúvidas sobre o roteiro pelo Barri Gòtic, se você tiver alguma, por favor, aproveiter para perguntar. Para manter a informação organizada, pedimos aos nossos leitores a gentileza de deixar suas consultas em textos relacionados com elas. No seu caso, pode aproveitar o texto 4 dias em Barcelona para deixar sua consulta. Abraço.

      Responder
  16. Muitos parabéns pelo site, É simplesmente 5 estrelas e estou a planear a minha estadia unicamente por aqui. Fantástico! Vou ficar no hotel Marvi e chego por volta das 16h de domingo (em Agosto). Ainda consigo fazer o roteiro Gótico no dia de chegada? É que só fico mais 2 dias para além do dia de chegada e quero muito conhecer o máximo. Obrigada e quase de certeza que volto a “chatear”.

    Responder
    • Prezada Alexandra, obrigado pelos elogios. Se você puder sair pela porta do seu hotel às 16h, ainda pode tentar fazer o roteiro curto pelo Bairro Gótico. Seu hotel fica bem próximo do começo do roteiro. Agora, se você estiver chegando no aerporto às 16h, é pouco provável que você consiga sair do hotel antes das 18, sem tempo para um roteiro pelo Bairro Gótico. Faça o roteiro pelas Ramblas, o mercado de la Boqueria estará fechado por ser domingo, mas o passeio ainda vale a pena. Abraço.

      Responder
  17. Pessoa, tentei clicar no link do mapa do roteiro, mas aqui abriu um mapa cheio de pontos com restaurantes. O link por acaso está errado? Gostaria muito de acessar o mapa! Parabéns pelo blog! Obrigada 🙂

    Responder
  18. Ola Tony, parabens pelo exelente site. Voce acha possivel fazer o Barri Gotic e Las Ramblas saindo da Placa de Catalunya as 14:00. Vou chegar em Barcelona dia 26/08, vindo de trem de Madri, as 11:30 e fico ate dia 30/08 as 8:00. Grato.

    Responder
    • Alexandre, veja no texto roteiros nossa opinião sobre a combinação de dois roteiros em meio dia. Pode tentar fazer, mas não temos como dar orientações, sendo que os horários de funcionamento de atrações e estabelecimentos podem não bater. O roteiro por Las Ramblas, por exemplo, inclui a visitação ao fascinante Palau Güell, que fecha às 20 horas (bilheteria fecha às 19h). Abraço.

      Responder
  19. Olá!
    Viajei pela primeira vez para a Europa mês passado. Fui sozinha para Barcelona onde permaneci por 28 dias. Quando pensei em fazer essa viagem, comecei a pesquisar na web e encontrei este blog… Ele foi totalmente essencial para o sucesso de minha viagem, que, diga-se de passagem, foi MARAVILHOSA!!!
    Com as dicas do blog, fui do aeroporto para o apartamento que havia alugado de trem com a maior facilidade e gastando muito pouco. Segui TODOS os roteiros sugeridos, fiz bate-voltas, comprei ingressos online…se não fosse o blog, não teria aproveitado 50% do que a cidade oferece de cultura, lazer, diversão e beleza!!!
    Obrigada, Tony, por me proporcionar as férias mais agradáveis e inesquecíveis que já vivi.
    Isabel

    Responder
    • Isabel, tanto a Cecília quanto eu ficamos super felizes com sua mensagem. Amamos saber que você fez uma viagem fantástica e que tivemos uma parcela de colaboração! Um grande abraço.

      Responder
  20. Olá! Visitei recentemente Barcelona e vim agradecer o Passaporte BCN! Sem o site de vocês eu não teria conseguido visitar tanta coisa em tão pouco tempo. Muito obrigada pelos roteiros, foi essencial para meu deslocamento.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para sugerir uma nota nesse roteiro. Quando fui visitar a catedral, o guardinha não deixou eu entrar pq eu não estava com roupas apropriadas, pois estava de short! Então vale o aviso, que não entra de short e nem blusa de alça. Sorte que na frente tem uma barraquinha que vende uns lenços a 1,50 € e eu comprei e enrolei nas pernas, e assim me deixaram entrar. Já que a catedral não cobra entrada, quem acaba lucrando é essa barraquinha! Vi várias pessoas comprando lenços por lá… Acho que vale avisar isso no post… No mais, parabéns pelo site!!

    Responder
  21. Tony,
    Acabei de achar seu site e fiquei impressionado com a riqueza de detalhes dos roteiros… Vou para Barcelona, por 8 dias agora em Outubro. Fico no Axel hotel. Queria saber sobre a temperatura nessa época do ano, e quais os passeios nos arredores de Barcelona voce diria que são imperdíveis, já que estou pensando em deixar tres, desses oito dias, para sair um pouquinho da cidade)?

    Responder
  22. Oi Tony,
    Desculpe a gafe! Fiquei tão empolgado com o site que antes mesmo de visitá-lo por completo, já estava mandando minhas dúvidas. Agora, já tendo lido bastante, vi que voce respondeu essas dúvidas, outras que eu tinha, e outras que eu nem imaginava que teria! Está de parabéns, MESMO! Uma coisa que vi em vários comentários e com a qual concordo plenamente é que é uma pena não existir um site tão completo assim pra cada cidade turística do planeta! Estou montando meu roteiro com suas dicas e estou realmente grato por tudo… E as dicas de comes e bebes pelos caminhos… Que coisa boa! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho tão bem feito! Depois digo como foi a viagem! Abraço!

    Responder
    • Não se preocupe, Genilson. Somos um pouco chatinhos porque gostamos da informação bem ordenada para benefício de nossos leitores. Muito obrigado pelas suas palavras, ficamos muito lisonjeados. Se você quiser levar os roteiros durante a viagem, não deixe de dar uma olhada em nosso guia Barcelona em 15 roteiros. Esperamos que você volte por aqui para contar sobre sua viagem e experiências, adoraremos saber como foi tudo. Abraço.

      Responder
  23. Olá Tony, tudo bem?

    Amigão, achei seu post sobre o Bairro Gótico tão incrível que incluí uma porção de coisas pra conhecer por lá, mas agora não sei dá pra incluir a Barceloneta neste dia ou o Bairro Gótico vai me tomar o dia todo.
    Meu roteiro ficou assim: Els 4 Gats, Plaça Nova, Plaça de Sant Felip Neri, Carrer del Bisbe, Catedral, Casa de l’Arcadia, Plaça Sant Jaume, Plaça del Rei, Patio Museu Frederic Marès, Templo de Augusto.
    Coloquei a Santa Maria del Pi (por fora) e a Plaça Reial no roteiro das Ramblas, mas se o roteiro gótico passar do meio dia, pensei em inclui-las também.

    Valeu. Um abraço.

    Responder
    • Prezado João, você já deve ter visto que disponibilizamos um roteiro de 1/2 dia pelo Bairro Gótico e um roteiro de 1 dia completo. Desse jeito, você decide qual quer seguir. Você também sempre pode improvisar seu próprio roteiro. Abraço.

      Responder
    • João, como você já deve ter descoberto, elaborar um roteiro é uma tarefa muito complicada que exige um grande conhecimento do lugar que você está visitando. Aqui no passaporte BCN não elaboramos roteiros personalizados (existem outras pessoas que o fazem para outras cidades, cobrando por um serviço que é profissional e demanda muito tempo). Nossa escolha foi investir muito tempo (e dinheiro!) para desenvolver 15 roteiros prontos que cobrem todos os pontos de interesse turístico da cidade. São roteiros testados onde todo foi tido em conta na hora de estruturar um passeio perfeito pela cidade. Você é livre de seguir nossos roteiros, e de pedir tantas quantas orientações você quiser sobre eles, ou de fazer seus próprios roteiros. Neste caso, não temos como dar suporte personalizado. Não temos os recursos para dar esse tipo de suporte, preferimos focar no desenvolvimento de novos roteiros prontos. Abraço.

      Responder
  24. Pingback: Look Barcelona: Cós alto + Pelúcia | Mirella Cabaz
  25. Pingback: Um sábado em Barcelona! | Mirella Cabaz
  26. Pingback: Barcelona – Espanha | Los amantes pasajeros
  27. Olá! Gostaria de saber se dá mais jeito ir no mesmo dia ao Park Guell e à La Pedrera e Casa Batlló, ou ao Park Guell e à Sagrada Família.
    Obrigada!

    Responder
    • Prezada Maria. Para que a informação do passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com nosso roteiro pelo Bairro Gótico. Um texto onde você poderia deixar sua consulta é atrações imperdíveis. Abraço.

      Responder
  28. Olá Tony, agradeço pela simpatia e parabenizo, mais uma vez, pelo site.
    Como chego a Barcelona com minha mãe dia 08/03/2015 (domingo – 17h10) e estarei hospedado no Hotel Rialto (no Bairro Gótico) queria saber se há alguma sugestão do que fazer e onde comer nas imediações do Barri, para não “perdermos” esta primeira noite.
    Obrigado 😉

    Responder
    • Prezado Mauricio, indicação de comida às cegas, sem conhecer a pessoas, os gostos ou o orçamento, é muito complicado. Pode ver aqui nossa lista de restaurantes prediletos de Barcelona e aqui a lista completa de restaurantes testados, para avaliar qual vai mais com seu gosto e seu bolso. Sem indicar um lugar em particular, uma ideia pode ser percorrer Las Ramblas até o shopping Maremagnum, no meio do porto, um passeio muito agradável no final do dia. No centro comercial, tanto no andar térreo como no terraço, escolham o lugar que mais agradar. Abraço.

      Responder

Deixe um comentário