roteiro: El Raval

roteiro: El Raval

O roteiro El Raval percorre o bairro mais étnico e multicultural de Barcelona, El Raval, que forma parte da Ciutat Vella, a Barcelona antiga. É um bairro de contrastes, com muita população imigrante da África e da Ásia e que em tempos recentes está virando um dos lugares da moda em Barcelona.

O roteiro

Quer dar uma conferida no formato e numa pequena parte do roteiro completo, do jeito que aparece no guia Barcelona em 15 roteiros? Apresentamos aqui um extrato do guia, incluindo a primeira página do roteiro. Clique aqui para abrir a amostra do roteiro.

Gostou da amostra do roteiro? Você encontrará esse e mais 14 roteiros exclusivos, desenhados e testados pelos autores do passaporte BCN. No guia Barcelona em 15 roteiros, que pretende ser uma ferramenta prática e descomplicada, você encontrará muitas informações úteis e atualizadas, além de incluir mapas customizados de cada roteiro e dicas de restaurantes, bares e outras comidinhas ao longo dos roteiros.

E não esqueça que, como comprador do guia BARCELONA EM 15 ROTEIROS, você conta com acesso gratuito e exclusivo à nossa consultoria de roteiros!

Dados práticos

Na versão do roteiro que aparece no guia Barcelona em 15 roteiros falamos sobre a duração do roteiro, o melhor período do dia para completá-lo, o nível de esforço, a adequação para crianças, o transporte necessário e algumas orientações para ajudar que você decida se é adequado para seu perfil e intereses. No guia também indicamos qual é a melhor combinação do roteiro pelo Parc de la Ciutadella e El Born com os demais roteiros da coleção.

42 comentários em “roteiro: El Raval”

  1. Estou amando seu blog,farei uma viagem para cadiz e resolvemos conhecer Barcelona,foi uma pena não ter lido sua dicas antes de reservar as diarias,achei que 5 noites ficaria demais opteis,3 e 2 noites para passar em lisboa.

    1. Tony

      Marcia Regina, aproveite o tempo que você ficar em Barcelona e já comece a planejar uma nova viagem, com certeza você vai querer voltar! Abraço.

  2. Oi de novo, pessoal! Gostaria de saber em quanto tempo este roteiro pode ser feito. No meu último dia em Barcelona, pego o trem em Barcelona Sants às 12h40, mas gostaria de aproveitar a manhã antes de partir. Vocês acham possível percorrê-lo se eu acordar cedo? Obrigada! 🙂

    1. Tony

      Fernanda, nossos roteiros não estão pensados como uma corrida contra o relógio, e sim como um descobrimento prazeroso da cidade. Por isso não indicariamos nenhum roteiro para o dia da sua partida, sendo que você vai ter que terminar seu roteiro bem antes do meio dia para dar tempo de voltar para o hotel e dali para a estação de trem. Seria melhor escolher uma única atração turística para visitar nessa última manhã em Barcelona. Se você quiser tentar o roteiro, vai nessa, mas sempre sendo ciente que é um roteiro pensado para durar meio dia. Abraço.

  3. A vista panorâmica é fantástica mas esta zona do Raval tem um mau aspecto como eu nunca vi.

    Foi o único sitio em que me senti inseguro em toda Barcelona.

    1. Tony

      João, que pena que você sentisse essa insegurança. Foi durante o dia? O Raval é um dos bairros onde a gente se sente mais confortável em Barcelona. Nunca vimos nada acontecer por lá, e olha que somos visitantes frequentes. Já no Bairro Gótico, sempre andamos com mais cuidado, e nem te conto em Las Ramblas. O Raval tem uma população predominantemente asiática que é muito tranquila. O bairro está tão na moda que estamos presenciando a abertura de lojas e restaurantes que antes você só encontrava em bairros mais chiques como o El Born. Porém, há uma parte do bairro, sobre o qual falamos no texto El Raval, que não é nada recomendável, ainda menos no periodo da noite. É o pedaço entre a rua Nou de la Rambla e o mar. Nosso roteiro evita esse pedaço. Abraço!

      1. Foi durante o dia. Foi numa que fica pertinho da Rambla del Raval e senti alguns olhares menos simpáticos e que pareciam trazer “segundas intenções”. Mas como tinha referido… a vista panorâmica valeu completamente a pena ter passado por ali. Achei um pouco estranho um edificio tão moderno num sítio tão antigo mas é a vista que oferece é do outro mundo. Em relação ao Bairro Gótico, senti-me bem seguro. Foi o meu sitio favorito de toda a cidade.

      2. Tony

        João, antes da construção do Hotel Barceló, a Rambla del Raval estava ocupada por blocos de moradias precárias. Imagine como devia ser o lugar antes! El Raval foi durante muito tempo um lugar maldito; felizmente, hoje virou um dos bairros mais interessantes de Barcelona e, ao contrário que o Gótico, um bairro onde existem moradores reais. Os habitantes do Gótico foram “expulsos” para outras partes da cidade para abrir espaço para a crescente maré de turistas. Muito obrigado sempre por suas contribuições. Abraço.

  4. Pingback: Mochilão 2012 : Hola, Barça! | Pick a Click

  5. O site é incrível e o mais completo que eu já vim, em busca de informações de viagem. Parabéns!
    Tenho uma dúvida: Há roteiros que possam ser combinados de forma a fazê-los 3 em um único dia? Quais
    OBS: Eu gostaria apenas de conhecer os bairros, e não pretendo perder muito tempo com detalhes, entrando nos lugares que não sejam os principais pontos, como igrejas e etc.

    Pode enviar-me a resposta por e-mail?

    1. Tony

      Prezado Lucas, bem-vindo ao passaporteBCN! Começando pelo final, não respondemos consultas por email, se você quiser um atendimento por email aconselhamos entrar em contato com um agente de viagens. O intuito do nosso guia é compartilhar informações através do site para benefício de futuros e presentes leitores do passaporteBCN. Oferecemos um atendimento personalizado mas sempre via site.
      No texto roteiros você vai encontrar uma seção chamada “Dá para fazer mais de dois roteiros no mesmo dia?” que responde sua dúvida. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site. Abraço.

  6. Olá,
    Seu site é maravilhoso e ajuda a muitos viajantes com dicas preciosas. Vou daqui uma semana para a Europa e estou há dias olhando tudo por aqui para organizar meus dias em Barcelona. Estou com algumas dúvidas e vou comentar nos tópicos específicos. Sobre o roteiro de Raval, gostaria de saber como combiná-lo com o roteiro Las Ramblas. Começarei o dia pelo roteiro Las Ramblas (pois estarei perto da P. Catalunya) e pretendo finalizar ele no Centro Comercial Maremagnum. Como começar esse roteiro El Raval a partir dali? Consigo nesse mesmo dia fazer os dois roteiros + o roteiro 8 Park Güell e Gràcia?

    Obrigada.

    1. Tony

      Prezada Daniela, bem-vinda ao passaporteBCN. No texto roteiros damos nossa opinião sobre a combinação de mais de dois roteiros no mesmo dia. Agora, como você está indo em agosto, com luz até bem tarde, e o roteiro pelas Ramblas é curto, seria possível fazer o seguinte:
      – comece cedo o roteiro pelo Park Güell.
      – terminado o roteiro em Gràcia, peque a linha verde do metrô até a estação Paral.lel para começar o roteiro pelo Raval.
      – o roteiro pelo Raval finaliza próximo do começo do roteiro pelas Ramblas. Você terminaria o dia no Maremagnum.
      Abraço.

  7. Olá Tony!
    Passarei 3 dias e 4 noites em Barcelona… pensei em fazer esse roteiro por volta das 19h, achas que é tranquilo em termos de segurança?

    1. Tony

      Prezada Tainah, desenhamos e testamos todos nossos roteiros no começo da manhã ou no começo da tarde, para serem feitos com luz natural e dentro dos horários de abertura dos lugares visitados ao longo do roteiro. Não temos como avaliar como ficaria o presente roteiro começado às 19h, sendo que não foi desenhado para ser realizado nesse horário.

  8. Estarei hospedada no bairro Eixample, a 200 metros da Sagrada Família em abril. Como posso chegar até o Gato de Botero? Como não conheço a cidade ….o mapa não me ajudou muito! Se eu sair da Sagrada Família que ruas devo seguir?Posso ir apé?
    Obrigada
    Mirian

    1. Tony

      Prezada Mirian, veja nosso texto sobre o Gato de Botero aqui. Se você tiver alguma dúvida sobre ele, aproveite para deixará-la por lá e daremos todas as orientações. Abraço.

  9. AURELIO FIORILLO

    Prezadíssimo, tudo bem?

    Estou pensando em visitar a SAGRADA FAMÍLIA no SÁBADO, 28 de maio.

    E á tarde, depois de visitar algum mercado (nâo o Boqueria…), fazer o passeio EL RAVAL.

    Só que eu quero ENTRAR nos dois museus (CCCB e o MACBA)

    Dá? E à noite, com os famigerados skatistas, tem problema?

    Agradeço

    Tudo de bom SEMPRE, que você merece.

    1. Tony

      Prezado Aurelio, a turma dos skatistas é tranquila. Tudo bem que às vezes eles não prestam toda a atenção que deveriam aos pedestres que circulam pela região mas, repetimos, é tranquilo. Abraço.

  10. Tony,

    Pretendo fazer o El Raval numa sexta pela manhã e gostaria de visitar o MNAC à tarde, fica complicado? Qual a melhor logística de transporte pra isto?
    Grata

    1. Tony

      Prezada Rosana, sua ideia não é complicada e a logística é muito fácil. Terminado o roteiro pelo El Raval, entre na estação de metrô Universitat e pegue a linha vermelha do metrô até a estação Espanya, que fica na entrada do Parc de Montjuïc. Logo mais você vai ver na sua frente a silhueta do Palau Nacional, o prédio onde fica o MNAC. São 15 minutos de agradável caminhada (veja aqui o percurso). Se você fizer o passeio de sábado, o ingresso ao museu depois das 15h é grátis. Abraço.

      1. Obrigada, Tony!

        Vou anotar tudo. O passeio seria numa sexta, mas acho que vou remanejar para o sábado para aproveitar sua dica do ingresso grátis! E acho que fica bem casado com um jantar no terraço do Museu, se não me engano, tem restaurante por lá, correto?

  11. Tony,

    A outra opção seria visitar o MNAC no dia em que farei, pela manhã, Sagrada Família e o Hospital SP e, à tarde, o roteiro do Parc de Montjuic. Dá tempo de visitar o MNAC após o Parc, e ainda ver as fontes? Fica muito corrido? Ou deixo pra dia do El Raval mesmo?

    1. Tony

      Rosana, deixe para o dia de El Raval. Vai ficar corrido demais. Além disso, você estaria visitando muitos lugares excepcionais no mesmo dia, é melhor vê-los aos poucos para poder apreciar melhor. Se você quiser ajuda com a distribuição da sua programação em Barcelona, escolha no menú Roteiros a seção correspondente ao número de dias que você está pensando ficar em Barcelona, e daremos nossa opinião. Abraço

  12. Tony

    Chego no dia 2 de dezembro e fico até dia 12, vou pegar os quinze roteiros do passaporte BCN, pretendo andar muito de metro aproveitar ao máximo, poderia me falar sobre a localização do Hotel em que vou ficar (Hotel Colonial)

  13. Oi, Tony! Estarei em Barcelona num final de semana e num feriado. Fazer esse roteiro do El Raval, de Grácia e El Born num domingo ou no feriado perde-se muito, não? Principalmente devido ao fechamento de lojas e afins? Muito obrigado!

  14. Olá,

    Gostaria de saber se podemos acessar facilmente o elevador que dá acesso ao terraço circular com vista panorâmica, e se tem algum custo para acessar.

    Obrigada.

    1. Tony

      Prezada Bianca, o terraço é gratuito, mas fica dentro de um hotel, por isso podem eventualmente existir restrições. Fale que você está indo tomar um drink no terraço caso for questionada. Abraço.

  15. Tony, fiz vários roteiros de vcs e adorei. Esse foi mt legal, pois tive a sensação de uma Barcelona mais natural, menos turística. E a parte do ” Hotel Barceló Raval”, qnd li no roteiro não dei muita atenção, mas acabamos entrando e ADORAMOS a vista de lá!!!!!! Ao lado do hotel ainda deu para comer Durum num restaurante turco.

  16. Tony

    Seus roteiros são fantásticos este aqui eu fiz também, Tony retire o bar Muy Buenas do roteiro, continua fechado pra reforma (02/06/17), no entanto o caminho me levou para o restaurante Los 3 Hermanos, restaurante simples com atendimento fantástico, garçom muito simpático, preço muito bom, se não me engano fica no n59 em uma esquina um pouco antes de chegar no bar que ainda está em.reforma.

    Aos que pretendem vir eu digo, não deixem de subir no hotel Barcelo reval.

  17. GILZA C F F ALMEIDA

    Oi Tony, mais uma vez venho pedir ajuda no meu roteiro. Gostaria de fazer o roteiro El Raval à tarde do domingo dia 25/2, sendo que pela manhã farei o roteiro 1. Como vc diz que os dois roteiros podem ser combinados sem usar trasporte,a partir de onde começo o roteiro 4? Não s visitarei nesse dia o Mercado da Boqueria, já que estarei hospedada perto e vou lá no dia que cheb gar m à Barcelona, onde terei pouco tempo .
    Obrigada mais uma vez.

    1. Tony

      Gilza, do ponto final do roteiro 1 até o ponto inicial do roteiro 4 é uma caminhada de 10 minutos percorrendo a rua Nou de la Rambla. Veja aqui o percurso. Abraço.

  18. Olá, Tony!!Estou amando suas dicas de roteiros para Barcelona mas estou precisando de ajuda. Estarei visitando no segundo dia da minha viagem a Sagrada Família e o Hospital de Sant Paul, a tarde o Park Guell, vc acha que ainda dá para incluir o roteiro de El raval para terminar o dia??Estarei lá na primeira semana de Setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *