
Barcelona pode ter outras igrejas maiores ou mais espetaculares, mas nenhuma tem um interior tão impressionante quanto ao de Santa Maria del Mar. Integralmente construída em estilo gótico catalão, surpreende pela amplitude, leveza e grandiosidade.

É uma igreja que cativa pela sua simplicidade. Nela não se vê a recarregada decoração da fachada da catedral. Apesar da construção ter levado pouco mais de meio século, não houve uma sobreposição de estilos arquitetônicos e o templo é um exemplo único do puro estilo gótico catalão.

O estilo gótico que se vê em seu interior é limpo e harmonioso, com as três naves quase da mesma altura, colunas altíssimas e bem espaçadas entre si, fato único em igrejas medievais de todo o mundo. Outro destaque deve ser dado para a acústica, perfeita não só para os atos religiosos, como também para os concertos que já tiveram lugar aí. Os vitrais são elementos que ajudam a criar uma atmosfera muito especial dentro do templo. Além dos vitrais laterais, não deixe de admirar a esplêndida rosácea sobre a entrada principal.

Aliás, se já visitou a catedral, você perceberá que a disposição interior dos dois templos é muito parecida. Enquanto a catedral levou 6 séculos para ser finalizada, Santa Maria del Mar foi construída em apenas 55 anos (1329-1384), para servir aos mercadores e construtores de barcos da Barcelona da época.

Visitas
De segunda a domingo de 10:00h a 20:30h. De segunda a sábado, de 10:00h a 18:00h, o ingresso é pago. No domingo, o ingresso é pago de 13:30h a 17:00h.
Há uma visita de 5€ com direito a visitar o interior do templo, as tribunas e a cripta, e uma visita de 10€ que além disso permitir subir nos terraços do templo. Mais informações aqui.
Como chegar
A igreja de Santa Maria del Mar está no coração do bairro de El Born. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Jaume I e a Barceloneta, ambas as duas na linha 4 (amarela).
Dica do passaporteBCN

Na rua lateral, à direita da igreja, está o Fossar de les Moreres, que imortaliza um episódio importante da história de Barcelona.
Fomos a Santa Maria del Mar no fim da tarde de um sábado, lá pelas 18h, e foi bem curioso: a porta da frente estava fechada, um monte de gente super bem vestida do lado de fora (além dos turistas) com punhadinhos de arroz na mão, sacamos na hora: era um casamento que estava terminando. Não deu outra, após alguns minutos os noivos saíram, arroz pra todo lado, alguns cumprimentos ali mesmo na frente da igreja, depois todos acabaram saindo de lá (foram pra festa, suponho — aliás, também vimos um casal de noivos fazendo ensaios fotográficos no terraço de La Pedrera). A entrada para turistas foi liberada por uma porta lateral e pudemos entrar.
Um parênteses: eu realmente fico feliz de ver uma igreja que, mesmo sendo um ponto turístico bastante visitado, segue sendo usada como igreja — mesmo que isso restrinja um pouco as visitações. A Abadia de Westminster, em Londres, por exemplo, não abre aos domingos (só para as cerimônias religiosas) e, no resto da semana, de hora em hora se pede aos visitantes pelo menos uns momentos de silêncio enquanto se lê uma meditação breve. Na Catedral de Barcelona vimos uma capela só para orações, fechada à visitação turística (quando chegamos estava terminando uma missa); na Sagrada Família nos disseram que também havia, mas não conseguimos ver porque estavam restringindo o acesso a parte do deambulatório por causa de goteiras (como comentei na página da Sagrada Família, tinha chovido forte na manhã do dia em que fomos lá).
Mas, voltando a Santa Maria del Mar, gosto muito do estilo gótico e de construções trabalhadas em pedra, o que explica por que eu fico alucinado em locais como a capela do King’s College de Cambridge ou o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa — ok, nesse caso é mais manuelino que gótico, mas o trabalho em pedra é de cair o queixo. O interior de Santa Maria del Mar não tem essa exuberância dos exemplos que eu dei, mas também é muito bonito, e os aspectos que mais me chamaram a atenção foram a pouca diferença de altura entre a nave central e as naves laterais, a profusão de capelas laterais (o arquiteto não desperdiçou espaço, colocando só uma parede fina de pedra entre uma capela e outra) e a ausência de transeptos. Recomento muito a visita!
Marcio Antonio, Santa Maria del Mar impressiona precisamente por isso, pela sua aparente e cativante simplicidade, sem distrações. É nossa igreja favorita de Barcelona (a Sagrada Familia fica em uma categoria diferente) Abraço!
Olá! Só para acrescer, o acesso à igreja actualmente também já é pago… Há dois preços, um para igreja, e o outro que inclui também o terraço! Infelizmente….
Prezada Telma, obrigado pelo aviso. Na verdade, o que aconteceu é que a igreja introduziu um horário pago ao meio dia, como já faz a catedral há bastante tempo. Mas de 9h a 12h e de 17h a 20h o ingresso continua sendo livre. A subida ao terraço é cobrada separadamente, como já informávamos no texto acima. Acabamos de atualizar o texto, acrescentando a informação sobre o horário pago. Obrigada e um abraço.
Ola, estou um pouco confusa quanto à visitação, no site da Basilica diz:
13:00 to 17:00: Visitas turísticas sin guia. Se puede visitar la Basílica y Cripta
11:00 to 19:00: Visitas turísticas guiadas. Se puede visitar la Basilica, la Cripta y las Terrazas.
Você diz que 9h a 12h e de 17h a 20h o ingresso continua sendo livre, esta informação esta atualizada? Pode-se entrar na Basílica nestes horários que passou como gratuitos?
Obrigada!!
Prezada Giovana, nós também ficamos confusos com as mudanças constantes nas regras de visitação das atrações turísticas de Barcelona. Santa María del Mar é um bom exemplo! Eles já mudaram várias vezes as regras, pelo que o site indica agora parece que o ingresso gratuito seria entre 13:00 e 17:00, mas isso entra em contradição com os horários de abertura do templo mostrados na mesma página oficial (de 9h a 13h e de 17h a 20:30h). Vamos tentar esclarecer a situação a próxima vez que estivermos por lá, mas se você for antes que a gente, por favor, compartilhe a informação encontrada, agradeceremos muito. Abraço.
Olá! No site da atração há uma opção por uma visita guiada. Na verdade, toda a ideia de visitar Barcelona surgiu a partir da possibilidade de visitar essa Igreja que me interessou após a leitura do livro a Catedral do Mar, baseado na história de sua construção. Gostaria de saber se essa visita guiada vale a pena ou se pode ser substituída por um audioguia ou folheto e se é possível comprar o ticket para a visita guiada com terceiros (Visit Barcelona?) pois o site da igreja não aceita meus cartões.
Olá. Nunca fizemos a visita guiada oferecida no site da igreja. Se você olhar no final do texto acima, vai ver a opção de comprar no site da Visit Barcelona a visita ao terraço, às torres e à cripta. Abraço.
Tony, td bem? Passamos hoje na Santa Maria del Mar e não tem mais horário gratuito. Pelo menos foi o que nos informaram… 🙁
Abs.
Deve ter mudado agora há pouco, porque estivemos duas vezes na igreja na nossa visita mais recente a Barcelona e ainda tinha horário gratuito. Voltaremos a conferir a próxima vez.
Pois é, vários turistas estavam espantados e decepcionados, como ficamos, ao saber que agora é pago, independentemente do horário… Todos os sites que vimos continuam informando o que vcs também informam, então as pessoas chegavam e eram barradas na entrada por um guarda não muito amigável que só apontava pra bilheteria.
Dois dias depois, passamos por acaso na frente da igreja e entramos: cerca de 1h antes da missa, a igreja abre as portas para o público, então continua sendo possível visitar gratuitamente dessa forma, circulando em silêncio enquanto a missa não começa.
A igreja é impactante mesmo! Agora, o Fossar de les Moreres, do lado de fora, é de arrepiar!
Ahhhh…como nos lembramos de vcs, Tony e Cecília, em Barcelona!! As dicas de vcs foram excelentes, obrigada!
Abs.
Muito obrigado, Leo. Na próxima viagem para Barcelona iremos até a igreja para pedir esclarecimentos. Acreditamos que o ingresso pago deva permitir subir no terraço da igreja. Abraço.
Alguma novidade sobre os horários atuais da igreja e horário gratuito? Existe muita informação contraditória na internet. Obrigado vosso excelente site.
Boa tarde, Rafael, acabamos de atualizar no texto acima as informações sobre o horário de visitação. Abraço.
Olá Tony e Cecilia! Como estão os horários de visitação agora em 2023? O próprio site da igreja me deixou confusa… Quero visitar no domingo 10 setembro pela manhã e não entendi se tenho que pagar ou se será gratuita, pois pagando (pelo site) somente ao meio dia…
Bom dia, Michele, é tal qual aparece no site da basílica. No domingo, só após as 13:30. Antes é reservado para o culto, inclusive há uma missa. Você poderia entrar para assistir a missa, mas não vai poder percorrer o templo, tirar fotografias, nada disso. Abraço.
Muito obrigada!! Vcs são ótimos! Adoro as dicas de vcs!