Tarragona

Tarragona

Bem-vindo ao nosso especial sobre Tarragona, uma cidade que está uma hora ao sul de Barcelona, e que ainda conta com um rico passado romano. No especial vamos apresentar tudo aquilo que Tarragona oferece para os visitantes, além de muitas informações práticas.

O que é Tarragona?

Tarragona

Tarragona é a capital da província que leva o mesmo nome, uma das quatro províncias nas quais está dividida a Catalunha (as outras três são Barcelona, Lleida e Girona). Fica a 100 km ao sul de Barcelona e conta com aproximadamente 130.000 habitantes.

A origem de Tarragona está na cidade romana de Tarraco, fundada no ano 218 AC. Tarraco foi uma das cidades mais importantes do império romano e os restos da presença romana estão espalhados pela cidade toda. A importância do seu legado é tão grande que, em 2000, a UNESCO declarou o conjunto arqueológico de Tarraco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Tarragona

Além do passado romano, a Idade Média também deixou suas marcas na cidade de Tarragona, através de magníficos exemplos, como sua esplêndida catedral.

O que fazer em Tarragona?

Tarragona

Veja tudo que é possível fazer em Tarragona, além de muitas outras informações, nos diferentes textos do nosso especial.

Tudo sobre Tarragona

Veja a seguir o índice do especial sobre Tarragona do passaporte BCN:

Informação turística oficial

O site oficial de turismo de Tarragona é o Tarragona Historia Viva. Está repleto de dados interessantes e conta com informação detalhada sobre o turismo na cidade. Recomendamos muito sua consulta.

As autoridades de turismo de Tarragona estão presentes também nas principais redes sociais, incluindo Facebook, Twitter e Instagram.

Dúvidas sobre Tarragona?

Quer visitar Tarragona e ficou com alguma dúvida? Deixe sua consulta na caixa de comentários, vamos tentar te ajudar!

—————————————————–
Os autores do passaporte BCN escolheram escrever sobre Tarragona por saber que certamente seria um assunto de interesse para nossos leitores. Em uma das nossas viagens a Tarragona, contamos com o apoio do orgão público de turismo Tarragona Turisme. As opiniões, comentários, avaliações e fotografias publicadas aqui refletem nossa experiência pessoal e nosso compromisso com nossos leitores.

116 comentários em “Tarragona”

  1. Avatar

    Ola Tony e Cecília,mais uma vez pedindo ajuda p vcs nessa minha viagem p Barcelona em agosto.Estou pensando em fazer um bate-volta em Tarragona que trem eu pego e em qual estação de Barcelona.Desde já obrigada.

    1. Tony

      Prezada Izabel, aproveitando seu pedido, acabamos de inserir no texto as diferentes opções de transporte para viajar de Barcelona a Tarragona. Qualquer dúvida, estamos aqui para tentar ajudar. abraço.

  2. Avatar

    Oi gente! Adorei o blog e estou devorando tudo por conta da minha viagem em dezembro para Espanha.
    Pretendo fazer um bate-e-volta de Barcelona, vocês podem me listar alguns lugares pra ir?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

  3. Avatar

    Tony, boa tarde.

    Fui a Barcelona agora em setembro. E fiz um bate-volta a Tarragona. Para minha sorte, foi um dia de ceu aberto e muito sol!

    A cidade é legal demais!! vale muito a pena! O Anfiteatro, quase que a beira-mar, é um lugar muito bom para se conhecer! E as fotos, com o mar ao fundo, ficam maravilhosas!

    Abraço

    1. Avatar

      Vale deixar o pessoal atento quanto a estação de retorno.

      Quando comprei no site RENFE, a estação de retorno para Barcelona foi Camp Tarra. Essa estação é diferente da estação Tarragona.

      Caso a pessoa tenha que ir para essa estação, ela pode ir andando pela Rambla Nova até a praça Imperial Tarraco. Na praça, basta pegar o ônibus num terminal rodoviário até estação Camp Tarra (cerca de 20 min).

      Acho que vale a dica, porque quando comprei não me atentei para isso (estação de volta diferente da estação de ida). Se não fosse no guiche da RENFE tirar uma dúvida relativa a outro assunto, não teriam me avisado sobre isso e perderia o trem da volta.

      Abraço

      1. Tony

        Rodrigo, já acrescentamos um novo aviso no texto para que ninguém compre passagens para a estação “Camp de Tarragona”. É a estação do trem-bala, que como você descobreu fica longe do centro, no meio do nada. Na Espanha tem várias estações do trem-bala bem afastadas das cidades, produto de operações de especulação imóbiliaria, uma vergonha. Obrigado mais uma vez pelo seu retorno. Abraço.

    2. Tony

      Prezado Rodrigo, Tarragona está na agenda da gente há muito tempo, é o último grande bate-volta que está faltando. Que ótimo que você gostou, todos os amigos e conhecidos que foram para lá gostaram muito também. Abraço.

  4. Avatar

    Tony, você tem alguma informação sobre Vila de Montblanc , um castelo envolto por uma muralha? Acho que é em Tarragona. Ouvimos falar que é muito lindo, mas não temos encontrado informação.

    Obrigada e mais uma vez parabéns pelo site tão completo!

    1. Tony

      Prezada Mariane, estamos tirando umas férias rápidas. Na nossa volta, na terça dia 24, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      1. Tony

        Mariane, já estamos por aqui novamente. Montblanc é uma cidadezinha bonita, uma entre muitas cidades interessantes na Catalunha. A parte mais antiga da cidade está rodeada por uma muralha. Pode ver aqui o site oficial de turismo da cidade.
        Uma viagem exclusivamente para ver Montblanc não se justifica (caso não haja alguma razão especial), mas se você combiná-la com uma visita a Reus e uma esticada até o Monasterio de Poblet, pode ser um roteiro muito gostoso para ser feito de carro. Abraço.

    1. Tony

      Fernanda, quando seria sua viagem? Estamos preparando uma viagem para Tarragona para fazer a pesquisa de campo e produzir um texto completo com dicas sobre a cidade.

      1. Avatar

        Oi Tony! Vamos só em Novembro. Estou começando a me programar, pois vamos ficar 7 dias em Barcelona. Aproveito para parabenizar pelo trabalho de voces! Costumo pesquisar muito antes de qualquer viajem e fiquei encantada com o Passaporte BCN. Muito completo e detalhado. Ja comprei o e-book e estou adorando as dicas

      2. Tony

        Fernanda, até a data da sua viagem já devemos ter produzido o material sobre Tarragona. Vamos fazer a pesquisa de campo em julho. Aproveite as caixas de comentários do site para tirar todas as dúvidas sobre a programação da sua viagem! Abraço.

  5. Avatar

    Tony, o site de vocês é ótimo!!! Parabéns pelo trabalho e obrigada pelas dicas. Estou montando uma viagem de 25 dias pela Espanha em fev/2016. Começaria pela Catalunha fazendo: Barcelona, Valência, Andaluzia (5 cidades), Madri (+ Toledo, Avila e Salamanca) terminando pelo País Basco e deixando a Galícia pra uma viagem junto com Portugal. Só que as sugestões mostradas aqui são tão especiais (adoro de Dalí e Gaudí!!) que já está rolando uma reorganização do roteiro… hehehehe
    Obrigada, obrigada e obrigada!!!

    1. Tony

      Prezada Ana, bem-vinda ao passaporteBCN, um site onde informamos sobre a cidade de Barcelona e os destinos mais próximos. Já para a Espanha temos um outro site, o Espanha Total, onde damos orientações sobre a elaboração de roteiros pela Espanha. Se você quiser saber nossa sugestão sobre seu roteiro, aproveite a caixa de comentários do texto consultas sobre roteiros pela Espanha. Abraço.

  6. Avatar

    Oi, Tony!
    Obrigada =)
    Então… fazendo buscas pro pré-roteiro cheguei ao Espanha Total, que me levou ao Passaporte BCN. Daí refiz o roteiro com a felicidade de visitar as cidades de dois artistas que adoro!!
    Vou escrever lá na área de descontos pros ingressos 😉

  7. Avatar

    Olá Tony!
    estamos fechando nosso roteiro e inicialmente ficamos 7 dias em Barcelona, 1 dia em Tarragona e depois partimos para Valencia. Poderia nos passar dica de onde dormir em Tarragona e como chegar em Valencia a partir de lá? Abs Ale

    1. Tony

      Prezada Alexandra, estamos precisando de um descanso e vamos tirar umas férias. Na nossa volta, no dia 20, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Abraço.

      1. Tony

        Prezada Alexandra, pode ver aqui as diferentes opções de hospedagem em Tarragona, escolha uma que lhe agrade e que de encaixe no seu orçamento e, se quiser, peça nossa opinião sobre sua escolha. A forma mais fácil de viajar entre Tarragona e Valência é o trem, pesquise passagens no site da RENFE. Na hora de escolher a estação de partida, tome cuidado para selecionar “Tarragona” e não “Camp Tarragona”. As dicas que damos no texto Como comprar sua passagem do trem-bala servem também para o trem convencional (não há trem-bala entre Tarragona e Valência). abraço.

  8. Avatar
    Décio Lavos Coimbra

    Tony, depois de muito bem informado sobre Barcelona, volto a lhe pedir ajuda sobre Tarragona. Já peguei o fundamental com o que vocês falam aqui no site, mas ficou me parecendo que, além de segundas, nada fica aberto na cidade aos domingos depois das 14h. Enfim, como vou ficar na cidade sábado e domingo, inteiros, o que mais poderia me sugerir para preencher o resto do fim de semana? Obrigado. Abraço.

    1. Tony

      Prezado Décio, se você tiver esgotado todas as atrações de Tarragona, pode dar um pulo até a vizinha e muito próxima Reus. O ônibus demora 20 minutos e há vários serviços ao longo do dia (pode ver os horários aqui, no final da página, onde está escrito “Diumenges” = domingos). Quando você já estiver no seu hotel em Tarragona, peça orientações para saber como chegar na rodoviária, que fica muito próxima do centro. Abraço.

  9. Avatar

    Tony!
    Ontem fizemos uma parte do seu roteiro por Tarragona e foi ótimo! Só não fizemos inteiro pq chegamos tarde na cidade, mas valeu cada dica. 😉
    Obrigada, Ana.

  10. Avatar

    Olá Tony,

    eu vou comprar as passagens para Tarragona na hora. Como estarei perto das estações Arc de Triomf, Tetuan, por qual estação você sugere eu ir para lá? Outra coisa, dá para comprar as passagens de trem comum nas máquinas, como você explicou para outras cidades? Poderia me passar o passo a passo, por favor?

    Obrigada

    PS: O blog é fantástico!

      1. Tony

        Em qualquer uma das duas opções, o que for mais fácil para você. Todas as atrações incluídas no ingresso combinado o vendem. Abraço!

    1. Tony

      Bárbara, no texto como chegar em Tarragona está explicado com detalhe como chegar na cidade. Lá informamos que os trens para Tarragona partem da estação Barcelona Sants. Para chegar na estação, você vai ter que fazer o caminho inverso ao feito para chegar na sua hospedagem. Não lembramos ter explicado a compra de passagens de trem comum para outras cidades, você lembra onde é que e deixamos tal passo a passo? A orientação é comprar diretamente na bilheteria, é bem mais fácil, eliminando a possibilidade de qualquer confusão. Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony,
        no post como chegar, vc disse poderia pegar nas estações: Estació de França, estação Barcelona-Passeig de Gràcia e na estação Barcelona Sants. Por isso perguntei qual você sugeriria, porque pelo que entendi, somente a de França teria alguma limitação.

        Sobre o passo a passo, você explicou como comprar os tickets para Vall de Nuria e La Molina na máquina, por isso perguntei se você poderia me informar quais opções escolher para Tarragona, já que meu catalão é inexistente, o espanhol é bem ruim e só falo inglês. Medo de não ser bem entendida!! Sempre prefiro lidar com uma máquina!!

        De qualquer forma, obrigada pelas informações.

      2. Tony

        Prezada Bárbara, alguns trens partem da Estació de França, mas não são todos. Passeig de Gràcia e uma estação muito central, o que você precisaria fazer é escolher um horário com trem circulando por essa estação. Se quiser, podemos pesquisar para você, indique o dia e horário preferido. Desculpe insistir, mas não lembramos ter explicado o passo a passo de como comprar passagens de trem. Tanto no texto sobre La Molina quanto no texto sobre Vall de Núria orientamos a procurar a bilheteria dos trens de Rodalies de Catalunya. Acho que você deve estar se confundindo com o texto como comprar uma passagem de metrô passo a passo. Com o horário pesquisado, podemos escrever para você o texto que você pode levar em uma notinha e apresentar na bilheteria. Abraço.

  11. Avatar

    Olá Tony

    Eu e minha filha de dois anos estamos morando em Barcelona há cerca de três meses e ficaremos até julho/2016. Gostaria de leva-la em Tarragona no port aventura e aproveitar para conhecer os pontos turísticos. Você indica agências de viagem, quantidade de dias que são necessários para termos tranquilidade para o passeio cultural e de diversão com minha filhota? Qual a melhor forma de chegar a Tarragona carregando mala nas costas e carrinho de bebê?
    Agradeço sua ateção….seu site sempre me inspira a descobrir novos lugares…abs

  12. Avatar

    Prezado Tony,

    Parabenizando-o novamente pelo excelente site, venho fazer mais uma consultinha…

    Eu e a minha esposa vamos para Barcelona no final de outubro. Como já disse na outra consulta, somos meio atrapalhados para fazer passeios por conta e preferimos excursões. Dai, lendo as dicas de bate-volta, dentre outros, gostamos muito de uma excursão do site Barcelona Turisme que inclui Tarragona, Cambrils, Poblet e Montblanc. Quando fui verificar os dias deste passeio, todavia, constatamos que o mesmo só é oferecido até o início de outubro. Em outros sites, só localizei excursões combinando Tarragona com Sitges, que deve ser um passeio legal, mas quando está mais quente…

    Dai te pergunto? Será que eu consigo contratar, em outro site ou mesmo já lá em Barcelona mesmo, uma excursão semelhante a que nós gostamos? Caso negativo, vale a pena ir a Sitges, mesmo que não seja um período tão quente, ou seria melhor fazer um passeio de apenas meio dia em Tarragona (já que também não achei excursão de dia inteiro apenas para lá)?

    Desde já te agradeço.

    Abraço,

    Evandro.

    1. Tony

      Olá de novo, Evandro, não conhecemos um prestador de serviços que possamos indicar para o passeio que você está procurando. Em um dia de sol, Sitges é um passeio fácil e gostoso. Não iríamos para Tarragona meio dia, é um destino que merece um mínimo de um dia completo. Abraço.

  13. Avatar

    Oi Tony,

    Mais uma vez, eu aqui de novo, (só que agora no passaporte BCN)…

    Você saberia me informar se em Tarragona, existe lugar para guardar a mala nas estações de trem (ou bus)?
    É que como estarei em Barcelona (fazendo alguns bate e volta) e visitarei Tarragona, estou na dúvida se é preferível ir com minha mala até essa cidade, passear o dia todo e de Tarragona seguir no fim da tarde (ou a noite) para Valência ao invés de voltar para Barcelona e no dia seguinte seguir de Barcelona para Valência.
    Se pudesse guardar a mala (em Tarragona) acredito que esse fator otimizaria minha viagem.

    Agradeço muito pela sua atenção!!

    Um abraço,
    Ariadne

    1. Tony

      Prezada Ariadne, não existe guarda-volume na estação de trem convencional da cidade de Tarragona, que é muito pequena. Encontramos referências de um serviço de guarda-volumes no centro da cidade, mas não temos referências diretas dele. Aparentemente, existe também serviço de guarda-volumes na rodoviária, mas também não temos referências diretas dele. Se você puder aguardar, vamos consultar a Secretaria de Turismo de Tarragona para ver se conseguem atualizar essas informações para a gente. Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigada pela resposta!!
        Espero sim o tempo que for necessário para que você consiga essa informação junto à Secretaria de Turismo de Tarragona e ai, poderei saber se (e onde) seria possível guardar a bagagem para passear pela cidade e de lá seguir para Valência.

        Mais uma vez você, com sua atenção e cordialidade, salvando o planejamento da minha viagem!!!

        Um grande abraço,
        Ariadne

      2. Tony

        Já entramos em contato com a Secretaria de Turismo que ficou de dar um retorno para a gente. Na hora que tivermos essa informação, avisaremos você aqui nos comentários.

  14. Avatar

    Olá Tony!

    Também estou com a mesma dúvida da Ariadne, estou planejando uma viagem em Setembro para Barcelona e gostaria de passar um dia em Tarragona e de lá ir para Valencia e ficar dois dias. De Valencia voltaria para Barcelona. Seria um bom roteiro? Alguma dica ou sugestão? Seria uma viagem de 10 dias ao todo.

    Um abraço
    Obrigada
    Eliza

    1. Tony

      Prezada Eliza, sua ideia é boa, um dia em Tarragona e dois dias em Valência (na segunda-feira vamos lançar um novo guia de Valência). Estamos aguardando um retorno da Secretaria de Turismo de Tarragona sobre o assunto do guarda-volumes. Abraço.

  15. Tony

    Prezadas Ariadne e Eliza. Já tivemos um retorno da Secretaria de Turismo de Tarragona. Existe uma empresa, a Tarraco Vespa Tours, que tem um serviço de guarda-volume durante o horário de funcionamento da empresa. É a
    Vespa Tours. O valor é de 5€ por dia para uma mala média (30x40x50cm) e de 7€ por dia para uma mala grande (40x80x50cm). Fica no Carrer Cos del Bou, 20, no centro de Tarragona. Podem ver sua localização no mapa aqui. Abraço.

    1. Avatar

      Prezado Tony,

      Muitíssimo obrigada pela informação!!! Por certo sair de Tarragona será uma ótima maneira de otimizar a viagem.

      Grande abraço,

      Ariadne

  16. Avatar

    Tony,

    Estou planejando a minha viagem para a Espanha e o seu site é MUITO BOM e ÙTIL.

    Você saberia dizer se Tarragona é boa somente para um bate volta apartir de Baarcelona ou dá para fazer um pit stop a caminho de Valencia? saberia dizer se tem guardador de malas na estação de Tarragona?

    Muito obigado

    1. Tony

      Prezado Mauricio, Tarragona é uma cidade muito interessante e rende um passeio de um dia completo (como você já deve ter visto na nossa proposta de passeio pela cidade). Um pit-stop em Tarragona a caminho de Valência é possível, sim. O problema é que não há guarda-volumes na estação de trem, você teria que transportar as malas até o centro da cidade, onde a empresa Tarraco Vespa Tours tem um serviço de guarda-volume durante o horário de funcionamento da empresa (Vespa Tours. Fica no Carrer Cos del Bou, 20, no centro de Tarragona. Podem ver sua localização no mapa aqui). Outra possibilidade, a que provalvelmente escolheríamos, para fazer tudo de uma forma mais tranquila é dormir em Tarragona a caminho de Valência.
      Imaginamos que você já conheça nosso Espanha Total, onde tentamos ajudar com consultas sobre destinos fora da Catalunha, inclusive a espetacular Valência. Abraço.

  17. Avatar

    Boa noite !
    Estou indo com minha esposa e meu filho de 1 ano e 3 meses fazer um cruzeiro saindo de Barcelona na volta terei 4 dias na cidade catalã .
    Tenho muitas dúvidas pois estarei com um bebê .
    É preciso carteira internacional para alugar um carro ?
    Ou vc indicaria alguns passeios contratados ?
    Obrigado e gostei muito do seu blog

    1. Tony

      Prezado Evandro, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Para que a informação contida aqui no site mantenha uma ordem e seja fácil de consultar, pedimos uma gentileza a todos nossos leitores, para que deixem suas consultas em textos relacionados com o assunto delas. No presente texto respondemos dúvidas sobre o bate-volta até a cidade de Tarragona. Veja o texto carteira de motorista para dirigir na Espanha no nosso Espanha Total. Pode visitar Tarragona por conta própria, sem necessidade de contratar um passeio. Igualmente, na companhia do nosso guia Barcelona em 15 roteiros você consegue completar seus passeios por Barcelona sem necessidade de contratar pacotes. O guia contém indicações muito precisas para ajudar você a se locomover pela cidade. Há vários passeios de ônibus fora de Barcelona que indicamos para quem tiver interesse, pode conferí-los no texto passeios. Abraço.

  18. Avatar

    Oi Tony. Como no último dia de nossa estadia em Barcelona (26/27) o preço dos hotéis estão bem salgados, resolvemos ir para Tarragona e dormir lá. Vc acha uma boa opção? Ou tem alguma outra sugestão? Queríamos um lugar perto, porque vamos embora dia 27 á noite. Estaremos de carro. Obrigada.

    1. Tony

      Considerando as circunstâncias especiais da data, com hoteleria muito cara em Barcelona, é uma boa opção, sim. Qualquer outro ponto mais próximo de Barcelona vai sofrer o impacto da celebração do Mobile World Congress. Deixem tempo suficiente para ir de Tarragona até o aeroporto, a rodovia que une os dois lugares é muitíssimo movimentada. Abraço.

  19. Avatar

    Boa noite Tony, antes de mais nada parabéns pelo excelente trabalho!

    Estarei desembarcando em Barcelona no dia 01/03, e o vôo está programado para pousar 19h30m, no terminal 1. Em razão do MWC, os valores das estadias estão elevadíssimas nesse dia (o MWC encerra no dia 02).

    Havia programado fazer um bate e volta para Tarragona no dia 04, mas estou pensando, como mencionado pela Maria, em fazer uma alteração de planos e ir direto do aeroporto para Tarragona e ficar um dia lá. Você acredita que consigo pegar o ônibus das 19h55 da Plana para Tarragona? O ponto de partida desse ônibus é próximo do desembarque internacional?

    Muito obrigado.

    1. Tony

      Bom dia, Sergio. Você está contando com 25 minutos entre a chegada do voo e a partida do ônibus. Se seu voo for internacional, você pode ficar 25 minutos na fila da imigração e 25 minutos aguardando a saída da bagagem. É um prazo de tempo mais do que curto. O único aeroporto do planeta onde você consegue sair nessa velocidade é o de Changi em Singapura. O ponto de partida do ônibus não fica longe do desembarque internacional. Está muito bem sinalizado. Abraço.

  20. Avatar

    Ola, Se puderem comentar quanto minha duvida, agradeço, pois desejo conhecer o Parque de Diversões da Ferrari recém inaugurado em Tarragona (Próximo a Salou).
    Em julho/17 estarei saindo de trem (AVE) de Madrid para Barcelona com esposa e 2 filhos, porem gostaria de mudar um pouco o roteiro e, ao invés de ir direto para Barcelona, pegaria o trem (AVE) saindo logo cedo de Madrid para Tarragona, chegando +-10:30. então pegaremos um táxi (ou ônibus) para o parque da Ferrari, e voltaremos no final da tarde (+-17:00) para ferroviária. O inconivente é que estaremos com as malas, então precisarei deixa-las na ferroviária (espero que tenham maleiros), e então pegar outro trem e seguir para Barcelona, pois temos familiares em viagem que estarão nos esperando chegar nessa mesma noite.
    Esse roteiro é possível? Me preocupa se não tiver um local para deixar 4 malas grandes.

    1. Tony

      Edson, seu plano não vai dar certo. A estação do AVE de Tarragona fica muito distante da cidade e não conta com guarda-volume. Você teria que ir até o centro de Tarragona para procurar um guarda-volume, perdendo um tempo muito valioso. Durante julho e agosto Port Aventura fica lotadaço, se quiser aproveitar o parque, deve chegar nele na hora que abrem as portas, caso contrário, vai perder grande parte do seu tempo nas filas. Tente visitar Port Aventura como um bate-volta saindo de Barcelona.

  21. Avatar

    Oi pessoal! Parabéns pelo site! Muito bom!
    O que me dizem de Tarragona pra morar? Em termos de custo de vida, clima, e acolhimento? E o catalão?
    Aguardo os esclarecimentos e agradeço muitíssimo!
    Um abraço,
    Lília

    1. Tony

      Oi Lilia, o escopo do passaporte BCN está nas viagens turísticas a Barcelona e região. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Abraço.

  22. Avatar

    Estarei em barcelona entre 10 e 13 de setembro. Tinha interesse em visitar vinícolas no Priorado. Sabe se de Tarragona consigo alugar carro ou se existe empresa que faz o passeio. Procurei saindo de Barcelona e diz que no tem o servico justamente nestas datas, so tem dia 15. Obrigado. Belo site.

    1. Tony

      Prezado Alberto, existem várias empresas oferecendo visitas turísticas pela região do Priorat, mas como ainda não testamos os serviços delas não conseguimos indicar nenhuma. Pode ver mais informações aqui e aqui. Você poderia alugar um carro, sim, mas carro e visita a vinícola não costumam combinar bem. As leis de trânsito espanholas são muito estritas.

  23. Avatar
    Aparecido Silva

    Olá, estarei chegando em Terragona no dia 12/10 para um cruzeiro pela Costa Cruzeiro que sairá no dia 13/10 as 19:00, qual o melhor região para se hospedar que não fica longe do cais de embarque ? e como faço pra chegar ao local de embarque do Cruzeiro.

    1. Tony

      Olá, seu cruzeiro muito provavelmente ficará ancorado no novo terminal. Para sair dele é possível caminhar (um longo passeio) ou pegar um táxi. Como a Costa Cruzeiros acaba de começar a usar o porto de Tarragona, não contamos ainda com detalhes sobre o transporte de entrada e saída do terminal. A melhor região para se hospedar é o centro de Tarragona. Tarragona é uma cidade pequena. Abraço.

  24. Avatar

    Olá Tony,

    Estava pensando em ir para Tarragona por trem-bala, mas vou seguir seu conselho e ir por trem convencional. Ao entrar no site da Renfe vi três opções de trens : Euromed, R. Express e o Talgo. Qual a diferença entre eles? Qual voce recomenda?

    1. Tony

      Anderson, o Euromed e o Talgo são trens de um padrão superior, a passagem deve ser mais cara. Já o Regional Express é bem mais antigo e lento, e mais barato também, sem assentos marcados. Escolha aquele que agrade mais seu bolso! As três opções são válidas para chegar em Tarragona.

  25. Avatar

    Tony, tudo bem? Vou para Barcelona em setembro e gostaria de assistir o show do Tarragona Viva em 2 de setembro, que começa 22h e dura cerca de uma hora, segundo o site oficial. A questão é que não tem trem para voltar a Barcelona porque o último horário dele é 22h15. É fácil conseguir um táxi ou Uber de lá até Barcelona por volta das 23h30 ou 24h? Quanto custaria, mais ou menos? Irei com minha filha, de 8 anos. O show é bacana para crianças? Obrigada, Daniela

    1. Tony

      Olá, Daniela. Imaginamos que você esteja falando do festival Tarragona História Viva. É uma reconstrução histórica com recursos audiovisuais e atores, tudo vai depender do interesse da sua filha pela história. Tarragona fica a 100 km de Barcelona, o táxi não é uma opção se você não estiver disposta a pagar uma fortuna (calcule um valor acima de 150€). O Uber é ilegal em Barcelona. Fizemos uma pesquisa rápida e há um trem partindo de Tarragona às 23:10. Abraço.

  26. Avatar

    Boa tarde, estou querendo fazer um bate e volta dos que voces indicam e queria saber se entre eles existe algum guiado, onde eu sairia de Barcelona para o destino com um guia acompanhando pela cidade destino.

    Obrigado, e acompanho todos os post que consigo também no facebook e instagram.

  27. Avatar
    Sueli Germano de Albuquerque Mulé

    Minha mensagem é de agradecimento e, como não sabia onde postar, escolhi Tarragona, que foi um dos roteiros. Obrigada, Tony e equipe, por ter tornado nossa viagem tão fácil e tão pronta para simplesmente ser aproveitada. Foi tudo de bom, Tony, e espero voltar. Grande abraço a todos!!!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Sueli, tanto a Cecília quanto eu ficamos muito felizes ao saber que sua viagem foi um sucesso e que conseguimos ajudar a que ela fosse muito mais fácil. Grande abraço para você também!

  28. Avatar

    Oi Tony! Muito obrigada pelo seu blog!
    Vivo em Barcelona há 4 meses e não saio de casa sem ele! Rsrs
    Vocês já fizeram a Ruta del Císter? Procurei por aqui e não achei nenhum post…
    Estamos pensando em fazer neste feriado de dezembro… alguma dica?
    Desde já obrigada,
    Juliana

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Juliana, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Que ótimo que você acompanha a gente desde Barcelona. Olha, já tentamos fazer trabalho de campo sobre a Ruta del Císter, explorá-la para poder ajudar a desvendá-la. Fizemos até contato com os responsáveis da rota, que acabaram dando cano na gente no último momento, quando nossa viagem estava quase fechada. Aí percebemos que parece um produto turístico em uma fase ainda muito primitiva de desenvolvimento.
      Escolhemos divulgar lugares de fácil visitação. Quando o roteiro fica complicado demais, preferimos não dedicar nosso tempo a ele. ´gostaríamos muito de percorrer a rota no futuro, mas por enquanto não temos nenhum material para compartilhar com você. Abraço!

      1. Avatar

        Obrigada pela pronta resposta Tony!
        Vamos aventurar por lá nesse feriado…voltando, passarei aqui para compartilhar a experiência!

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Adoraremos saber como foi sua experiência. O único lugar da rota que conhecemos é o Monasterio de Poblet, muito lindo e com muita história contida dentro dele. Abraço.

      3. Avatar

        Oi Tony!
        Voltando para deixar nossa impressão…
        Adoramos o passeio pela Ruta! Gostamos tanto de Poblet que ficamos por lá, dormimos no hotel do monastério 2 noites e não fomos conhecer o terceiro monastério…
        Tentando responder ao seu comentário de que ainda não se trata de um produto turístico “redondinho”… tive a impressão de que, nessa ruta del cister, eles estimulem exatamente isso…percorrer a ruta (de bike, a pé ou de carro) sem muito compromisso com agenda…só curtindo a paisagem, a comida e o astral do lugar…
        Adoramos!
        Ah! Aproveitamos para conhecer também Siurana e dormir por lá, (se ainda não conhece, não deixe de ir!) e concluimos o roteiro em Reus!
        Muito obrigada mais uma vez!

      4. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Mas que ótimo, Juliana, muito obrigado pelo seu retorno! Realmente, parece que a “ruta” é um produto turístico pensado para um perfil de viajante muito inusual, aquele que gosta fazer tudo com calma e sem pressa. Muito obrigado também pela dica de Siurana. Abraço!

  29. Avatar

    Bom dia, Tony! Vou viajar agora em janeiro para a Espanha e estou adorando as dicas e roteiros de vocês! Em nosso roteiro, vamos passar o dia de reis em Tarragona, vindo de Barcelona e ficaremos hospedados no Hotel Plaça de la Font. Chegaremos de trem pela Tarragona Estació. Minha pergunta é se podemos pegar o Tarraco Tren com as malas para ir até o hotel. Chegaremos cedo, então a intenção seria deixar as malas no hotel e depois continuar o passeio no Tarraco tren pelo resto do dia. Muito obrigada!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Fernanda. Seu hotel tem uma localização ótima para percorrer Tarragona. O problema do Tarraco Tren é que não é um transporte regular, é um transporte turístico, com horários restritos e espaço reduzido para o transporte de bagagem. Ainda mais, ele não tem um ponto na estação de trem. O mais simples seria pegar um táxi até o hotel. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *