Menu

Torre Glòries (antiga Torre Agbar)

Torre Agbar, Barcelona

A vista panorâmica de Barcelona incorporou, em 2003, seu ícone mais moderno e um tanto polêmico: a Torre Glòries, até 2013 conhecida como Torre Agbar.

Torre Agbar, Barcelona

A torre de 144 metros de altura é obra do arquiteto Jean Nouvel e do estúdio b720 de Barcelona. Pertenceu ao grupo Agbar, companhia multinacional que gestiona recursos hídricos, e foi vendida em 2013 para um grupo imobiliário que vai instalar escritórios dentro dela.

Torre Agbar, Barcelona
Torre Agbar, Barcelona

Admitem que a inspiração para a torre veio de diferentes fontes:

  • os campanários da Sagrada Família, de Antoni Gaudí, e de um outro projeto de Gaudí, um hotel em Nova Iorque que nunca foi realizado. O revestimento exterior da torre, formado por lâminas de vidro multicolorido, faz uma referência ao trencadís, fragmentos de cerâmica com funções decorativas, tão utilizado por Gaudí.
  • os rochedos muito característicos da montanha de Montserrat, todo um símbolo para a Catalunha.

Torre Agbar, Barcelona

A estrutura externa do edifício está composta por lâminas de vidro, que apresentam distintas cores no interior. Os tons avermelhados dominam a parte inferior, enquanto os azuis e brancos estão na parte superior.

Torre Agbar, Barcelona
Torre Agbar, Barcelona

Nas semanas anteriores ao Natal, a torre se transforma em uma imensa árvore de Natal, com uma espetacular iluminação.

Torre Agbar, BarcelonaTorre Agbar, Barcelona

Visita

A Torre Glòries é um edifício privado e não está aberto à visitação.

Como chegar

A Torre Glòries está no bairro de El Parc i la Llacuna del Poblenou, no distrito de Sant Martí. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Gloriès na linha 1 (vermelha).

Dica do passaporte BCN

A Torre Glòries é especialmente interessante depois de escurecer, quando a iluminação a torna ainda mais espetacular. Querendo comer ou jantar depois de visitar a torre, aproveite o lindo Mercat de Glòries, que fica dentro do vizinho shopping Glòries.

10 comentários em “Torre Glòries (antiga Torre Agbar)”

  1. Avatar

    Muito obrigada pelas inúmeras dicas sobre Barcelona.
    Relativamente à Torre Agbar, li uma notícia em que deixaria de existir iluminação e depois outra a dizer que seria mantida.
    Pode informar-se qual é a situação actual e, em caso de se manter a iluminação, qual o horário? É todos os dias ou somente alguns e horas.
    Obrigada

    1. Tony

      Prezada, a Torre Agbar foi comprada por um grupo de investidores para se transformar em um hotel de luxo. As obras de adaptação da torre para seu novo uso devem começar em breve e por isso não sabemos como vai funcionar a iluminação nos próximos meses. Não planeje seu passeio até a torre unicamente para conferir a iluminação. Aliás, nas inúmeras vezes que fomos até o pedaço, descobrimos que a iluminação nunca começa no mesmo horário nem segue um mesmo padrão semanal. Abraço.

  2. Avatar

    Será que me podia recomendar vários locais (uns mais próximos, outros mais distantes) de onde se pode tirar uma boa foto nocturna da torra Agbar?

  3. Avatar

    Eu visitei a torre ao fim da tarde e por sorte com bastante sol… Tenho fotos lindissimas da torre… Mas o k eu keria mesmo era puder visitar por dentro .. Mas adorei…. Tambem ainda procuro um bom sitio ( ou angulo) para tirar fotos da torre sem ter k m deslocar a mesma… Mas vale a pena…

  4. Avatar

    Olá Tony
    Você sabe dizer se em julho a torre fica iluminada de noite?
    Em caso afirmativo, quais são as noites/horários?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Maristela, a torre costuma ficar iluminada toda noite, mas como é um edifício privado, que mudou de dono recentemente, não há um site oficial onde consultar o horário de iluminação. Em julho escurece muito tarde, e por isso será necessário aguardar até bastante tarde para ver a torre iluminada.

  5. Avatar

    Tony
    Muitíssimo obrigada pelas informações e por todo o cuidado e atenção que você dispõe aos inúmeros leitores do seu site.
    Estou preparando minha viagem e tenho consultado muito todas as informações que você disponibiliza e posso lhe dizer que ter um local de consulta como esse faz toda a diferença!
    Obrigadíssima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima