de trem

Estación de Francia, Barcelona

A Espanha tem uma excelente rede ferroviária e o trem pode ser uma boa opção para chegar a Barcelona.

Partindo de outros destinos na Espanha

Todas as cidades importantes da Espanha têm trens com destino a Barcelona. A RENFE é a operadora pública do serviço de trens da Espanha. Seu site permite consultar preços e horários. Você vai encontrar trens diretos, partindo de Madri, de Valência e de cidades do norte da Espanha. Partindo da Andaluzia, você vai precisar trocar de trem em Madri.

A grande vantagem de viajar em trem na Espanha é poder utilizar o AVE, o trem-bala espanhol. A linha de alta velocidade entre Madri e Barcelona permite percorrer a distância entre as duas cidades em apenas 2 horas e meia, quase um terço do tempo que leva a viagem de ônibus.

Veja mais detalhes sobre a viagem em viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona. E não deixe de consultar nosso super dossiê sobre o trem-bala em tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha.

Uma passagem de trem-bala com tarifa reduzida é bastante competitiva, quando comparada com a do ônibus. Mas o valor da tarifa normal costuma ser três vezes superior ao preço de uma passagem de ônibus. No caso do trajeto Madri-Barcelona, a passagem de AVE tem um custo muito parecido com o de uma passagem de avião.

Outra linha de trem de alta velocidade, inaugurada recentemente, sai de Barcelona con destino a fronteira francesa, até Girona e Figueres.

Partindo de outros destinos na Europa

Existem duas ligações diretas por trem entre Paris e Barcelona.

  • Paris-Barcelona em trem-bala. O tempo de viagem entre Paris e Barcelona é de 6 horas e 30 minutos.
  • Paris-Barcelona em trem-hotel. Viagem realizada em trem da RENFE espanhola. O tempo de viagem entre Paris e Barcelona é de 11 horas e 27 minutos. O preço não é nada convidativo. Você deve verificar o custo/benefício de acrescentar uma perna Paris-Barcelona, na sua passagem internacional, contabilizando também a cansativa viagem de trem.

Veja mais informações em como ir de Barcelona a Paris.

Tudo sobre o trem-bala

Saiba tudo sobre o trem-bala espanhol através dos seguintes textos do Espanha Total:

As estações de trem de Barcelona

A principal estação de trem de Barcelona é a Barcelona Sants. Leia todas as informações em a estação de trem Barcelona Sants.

Existe outra estação de trem importante, a Estació de França. Leia todas as informações em a estação de trem Estació de França.

Os trens metropolitanos e regionais partem também de toda uma série de estações menores espalhadas pela cidade. Veja mais informações em como se locomover em Barcelona de trem.

156 comentários em “de trem”

  1. Oi, Tony!
    Vc poderia tirar umas dúvidas?
    Vou ficar em Barcelona no hotel Chic & Basic Zoo (Passeig Picasso, 22, Ciutat Vella
    Barcelona, 08003). Vou chegar via trem bala de Paris. Depois irei de trem para Sevilha (aliás comprei seu guia de Sevilha e estou devorando…rs) e ficarei no Hotel Derby Sevilla (Plaza del Duque de la Victoria, 13 41002 – Sevilla).
    1 Qual é a melhor maneira de fazer o trajeto estação- hotel – estação nesses lugares???
    2 – Vc conhece o hotel Chic & Basic Zoo ? É legal? Região legal? Perigosa???
    Nossa, que interrogatório!!!! Queria aproveitar para te parabenizar pelo Passaportebcn… leio muito na net e pesquiso demais antes de viajar, mas é difícil de encontrar um site com explicação tão detalhadas!!! Muuuiiiito bom!!!!
    Abraços,

    Responder
    • Olá Maira! O Chic & Basic Zoo fica em zona muito boa, entre o lindo Parc de la Ciutadella e o bairro de El Born. A região é segura, mas evite as ruas mais estreitas e escuras no final do dia. O AVE de Paris chega na a estação de trem Barcelona Sants. Daí até o hotel há duas opções: táxi (dependendo do horário deve custar ao redor de 20€) ou metrô. Se você estiver viajando com malas grandes, saiba que nem toda estação de metrô tem escada rolante ou elevador. Já na estação de metrô de Sants é preciso descer vários lances de escadas a pé. Se for de metrô, pegue a linha azul até a estação Verdaguer e faça baldeação para pegar a linha amarela até a estação Barceloneta. Da estação Barceloneta até o hotel são de 10 a 15 minutos a pé.
      Por favor, faça a gentileza de deixar sua dúvida sobre Sevilha no texto Sevilha em dois dias, responderemos a consulta lá, tudo bem? Abraço.

      Responder
  2. Prezados,

    Antes de nunca é demais elogiar uma página tão completa e fundamental (ao menos para mim) para entender melhor como planejar a viagem para Barcelona. Parabéns!
    A dúvida que espero esclarecer diz repeito ao fato que em muitas passagens de trem há o termos con transbordo. Poderia esclarecer o que isso significa?
    Muito Obrigado, Marcelo.

    Responder
    • Marcelo, “transbordo” significa que você vai ter que trocar de trem em algum ponto do percurso. Que bom que nosso site está ajudando no planejamento da sua viagem. Abraço.

      Responder
  3. Tony,

    Muito obrigado pela pronta resposta.
    Sem querer abusar, tinha uma outra dúvida no assunto trem: se pegar um trem de sevilha para Madrid que passa por Cordoba, saberia dizer se é possivel descer em Cordoba, passear, e mais tarde prosseguir viagem em outro trem rumo a Madrid, no mesmo dia claro?
    Muito Obrigado novamente.

    Responder
    • Marcelo, o pit-stop em Córdoba é muito fácil, mas você vai precisar comprar duas passagens de trem diferentes: uma para o trecho Sevilha-Córdoba e outra para o trecho Córdoba-Madri. Abraço.

      Responder
  4. Olá Toni: chegarei com meu marido em Barcelona , de trem AVE , vindos de Málaga dia 21/maio. Nosso hotel é o AB Viladomat .Qual a melhor maneira de sair da estação do trem p/ esse Hotel( segura e não muito cara) sem ficar arrastando malas pelas ruas)?
    Estou adorando a leitura do seu completíssimo Guia! Obg. Isa

    Responder
    • Isa, o hotel fica a seis quarteirões da estação de trem. Você poderia pegar uma combinação de metrôs que ia te deixar a quatro quarteirões do hotel, mas a subida e descida de escadas dentro do metrô não compensa a economia de dois quarteirões. Devido à localização do hotel, as alternativas para chegar até ele são um táxi rápido ou uma caminhada de máximo 15 minutos. Pode ver a rota que você deve seguir clicando aqui. Abraço.

      Responder
      • Toni, valeu ! realmente andar normalmente por 1,5 +_ é simples, mas carregando malas , depois de uma viagem… vamos mesmo pegar um taxi.Obg, Mais uma perguntinha: como os taxis cobram? é por bandeirada (sabe um valor médio p/ corridas dentro da cidade?
        Obg mais uma vez.Isa

  5. Tony:valeu sua informação p/ chegada de trem.
    Mais uma perguntinha: como funciona com os táxis: eles cobram por bandeirada (como em S.Paulo)? por quilometro rodado? quanto se gastaria em media p/ se circular entre trajetos mais “manjados”por Barcelona?
    Estou adorando ler seuGuia BCN. É completíssimo!
    abraço,Isa

    Responder
    • Isa, você resolveu o problema com o URL, não resolveu? Se não tiver site/blog próprio, não precisa colocar nada. Veja nosso texto sobre os táxis de Barcelona aqui. Os táxis cobram por bandeirada, distância percorrida e tempo de viagem. Em geral, só são interessantes para visitar lugares mais afastados e se forem quatro passageiros. Pode calcular o custo aproximado da corrida aqui. Abraço.

      Responder
  6. bom dia , vou chegar em barcelona e ficar 3 dias hospedados na av dell parahell, depois vou de trem para paris, eu consigo comprar a passagem direto daqui do brasil no site da renfe ,

    abraços

    Responder
    • Eliezer, se seu cartão de crédito contar com o sistema de segurança Verified by Visa ou MasterCard SecureCode (consulte a operadora do seu cartão) vai poder comprar sem problemas. Sem esse sistema, você pode ter problemas na hora de finalizar a compra. Só testando que você vai descobrir. Compare o preço de viajar de trem com o preço de voar, veja mais detalhes no texto como ir de Barcelona a Paris. Abraço.

      Responder
  7. Olá
    Muito obrigada pelas informações.
    Só uma dúvida?
    Estaremos indo a paris em setembro e dia 21 estaremos embarcando de trem bala para Barcelona.
    Vale a pena a viagem de trem?
    A paisagem compensa e tempo de viagem?
    Temos pouco tempo. 4 pernoites e depois voltamos a paris.
    Conseguimos comprar passagens agora? Tentamos e não conseguimos.
    Obrigada
    Cristiane Lima

    Responder
    • Cristiane, pode ver todas as informações que temos sobre a viagem que você está querendo fazer aqui: como ir de Barcelona a Paris. No momento, o trem-bala ainda não é competitivo frente ao avião, mas é uma viagem que dá para encarar. As passagens para a data da sua viagem ainda não estão disponíveis no sistema. Prestem atenção, vocês estão planejando visitar Barcelona durante as festas da Mercè, o feriado local mais importante do ano, com alta ocupação nos hotéis da cidade. La Mercè é comemorada no dia 24 de setembro, e as “festas” extendem-se três o quatro dias antes e depois da data. As datas oficiais para 2014 ainda não foram anunciadas. Abraço.

      Responder
  8. Olá, Tony. Eu e meu irmão já estamos em Madri (20/05). Gostaria de saber o melhor custo beneficio para viajar de Madri a Barcelona (ida (21/05 e volta 25/05). Estamos pensando em trem, realmente é a melhor opção? Obrigada.

    Responder
  9. Olá Tony
    Excelentes dicas! Parabéns.
    Estou com uma dúvida. Quero comprar passagens de trem Madrid-Barcelona (para agosto). Não sei se compro pela Renfe ou pela Rail Europe. Entrei no site das duas empresas e há diferença de horários e preços.
    Gostaria de sair do Brasil com os tickets em mãos. É possível?
    Agradeço a atenção.

    Responder
    • Sandra, comprando pela RENFE vai sair mais barato porque você não paga nenhuma comissão. Completada a compra, os bilhetes são encaminhados para você por email, para serem impressos em casa. O único empecilho é o sistema de pagamento. Se seu cartão de crédito não tiver o sistema de segurança “Verified by VISA/Master Card” pode ficar difícil completar o pagamento. Consulte a operadora do seu cartão, informe que está planejando fazer uma compra de passagens de trem no site da RENFE na Espanha. Se não conseguir no site da RENFE, então tente fazer a compra na RailEurope. Abraço.

      Responder
  10. Oi Tony, agradeço muito pelas dicas!
    Preciso sim de mais uma ajuda, estou indo de Toulouse a Barcelona, passando por Latour de Carol. Tenho dúvidas nas trocas de trens entre os trechos e também de horários. Tens como ajudar? 😀

    Responder
    • Maria, há um trem direto viajando entre Latour-de-Carol e Barcelona (felicidade!). É a linha R3 dos trens regionais da Catalunha (Rodalies de Catalunya), operados pela RENFE. Pode pesquisar os horários aqui. Selecione como estação de partida La Tor de Querol (Latour-de-Carol em catalão). Abraço.

      Responder
  11. Boa noite, Tony!
    Antes de mais, parabéns por esta página. É sensacional! Vou estar em Barcelona em Agosto e já estou planeando tudo, sempre consultando a sua página, obtendo dicas e informações bem valiosas sobre a cidade. No entanto, gostaria de lhe colocar algumas dúvidas e agradeço se puder me ajudar. Vou chegar a Barcelona de comboio, de manhã e apenas ficarei na cidade 2 dias antes de embarcar num cruzeiro pelo Mediterrâneo. Minha maior dúvida é, uma vez que chego na Estação de Sants de manhã cedo e meu hotel é na zona da Sagrada Família e, com certeza, o quarto ainda não estará pronto, o que devo fazer? Em primeiro lugar como ir até ao hotel? Pensei em comprar o bilhete para o Bus turistic e aproveitar logo para dar uma volta de sightseeing pela cidade, saindo na Sagrada Família, perto do hotel. Mas será que posso utilizar o Bus logo na saída da estação, indo com a bagagem e tudo, aproveitando o Bus como viagem panoramica e “transporte” para o hotel? E no dia do embraque, posso utilizar esse Bus até o Porto? Se não, o que você aconselha? Será que me pode ajudar?

    Responder
    • Prezada Helena, no momento estamos viajando, com acesso precário à internet. Se você puder aguardar, no dia 22, já de volta em casa, vamos responder a sua consulta com carinho e atenção. Abraço.

      Responder
      • É claro que aguardarei!
        Desde já, muito obrigada pela atenção. Ficarei a aguardar a sua resposta e entretanto vou continuando na exploração de sua página. Boas férias!

    • Prezada Helena, sabendo qual é seu hotel fica mais fácil ajudar com as informações sobre como chegar até ele. O ônibus turístico não é uma forma de transporte indicada para quem viaja com bagagem (não há espaço para bagagem, costuma viajar lotado e além de ter um custo muito alto, é muito mais rentável pegar um táxi). Mesmo que você não possa ocupar o quarto do hotel assim que chegar, eles podem guardar sua bagagem e liberar você para sair e passear pela cidade. Veja também como chegar no porto de Barcelona (se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, deixe sua consulta no texto sobre como chegar no porto). Abraço.

      Responder
      • Oi, Tony!
        Espero que tenha corrido tudo bem nas suas férias. 🙂
        Antes de mais, muito obrigada pela sua resposta. O hotel onde ficaremos é o Ibis Sagrada Família. Como chegaremos na estação de Sants pela manhã (cerca da 9h), pensei que seria mais prático entrar logo nos Bus turístico para ir para o hotel. Desta forma, conseguia aliar á viagem uma vista geral de grande parte de Barcelona até chegar ao hotel (estudei suas rotas), e se o quarto de hotel não estivesse ainda pronto na chegada, aproveitaria para ver a Sagrada Família pois está bem próxima do hotel (ver por fora, já li aqui que por dentro compensará levar bilhete já comprado com hora marcada). Não pensei foi que a bagagem seria um problema, daí ter questionado se a ideia era viável. Muito obrigado por ter elucidado essa questão. Mas a opção de táxi não será muito cara? Somos um grupo de 6 pessoas com bagagem, seriam necessários 2 táxis, não? A distância ainda é considerável… E no dia de saída, do hotel para o porto, considera que a melhor opção é também o táxi? Desculpe tanta questão mas as dúvidas ainda são muitas e tento organizar tudo da forma mais prática e economica. Mais uma vez, obrigada por sua preciosa ajuda.

      • Prezada Helena, na verdade não tiramos férias, era uma viagem à trabalho em benefício dos leitores do site 🙂 Quase duas semanas acordando cedo, deitando tarde e não parando um segundo! Não éramos conscientes de que vocês estavam viajando em um grupo de seis (o que complica ainda mais o uso do ônibus turístico com as bagagens). Não sabemos qual é o volume da sua bagagem e a disposição para caminhar, mas uma opção seria, chegando na estação de Sants, pegar a linha azul do metrô no sentido Vall d’Hebron para descer na estação Verdaguer, que fica a quatro quarteirões do hotel. Alertamos que nem todas as estações de metrô têm escadas rolantes e/ou elevador, veja mais informações aqui: informações sobre acessibilidade no metrô de Barcelona. Outra opção um pouco mais cara, mas menos puxada seria tomar o ônibus do aeroporto até o ponto final (Plaça Catalunya), e aí caminhar um quarteirão para pegar a linha lilás do metrô (fica no encontro do Passeig de Gràcia com a Gran Via de les Corts Catalanes) no sentido Badalona Pompeu Fabra. Vão descer na estação Sagrada Família (bem na frente da catedral), que fica a três quarteirões do hotel. Para ir no porto, peguem o metrô, linha lilás, até o ponto final no Paral-lel e aí um táxi (dois) até o porto, que fica muito próximo. Abraço.

  12. Tony, espero então que tudo tenha corrido bem na sua viagem de trabalho. Como leitora de site posso apenas agradecer sua dedicação. 🙂
    Quanto às suas informações, não pensei que seria tão complicado assim chegar no hotel.:( A bagagem que levaremos ainda não sei…talvez uma mala por pessoa, mais maleta/mochila pequena (ao todo 5 ou 6 malas e mochilas pequenas). Contudo, a maioria das pessoas do grupo tem mais de 60 anos, por isso não convinha andar demais com a bagagem… Será que a corrida de táxi para essa distancia fica muito cara? Com tudo o que você me facultou, comecei pensando em alternativas:
    – Uma delas é cancelar a reserva que fiz no Ibis e nos hospedarmos no hotel Barceló Sants. Assim não teríamos que nos preocupar com a bagagem e poderíamos deixar as malas no hotel, aproveitando o Bus turistico para uma primeira introdução à cidade. O hotel é mais caro e não há muito para ver ali na área, mas talvez compensasse para não ficar apanhando táxi de cá para lá… O bilhete para o Bus turístico eu vou comprar na mesma, pois me parece uma boa maneira de nos movermos na cidade. A pior parte seria o transporte para o porto…aí não há linha de metro direta e seria mesmo necessário táxi. Como a distancia é maior, a despesa será maior. Que você acha? Será que compensa?
    – A outra alternativa, seria manter a reserva no Hotel Ibis e, estudando atentamente o site do metrô que você facultou, vejo que seria também possível apanharmos o metrô na própria estação de Sants (linha azul) direto para Plaza Sagrada Famila. Ambas as estações têm escadas rolantes e a linha é direta tendo apenas 4 paragens, pelo que deve ser bem rápido (para além disso, a primeira imagem do centro da cidade seria a Sagrada Familia, o que era um bom princípio:) ) Depois, na ida para o porto, seguiria a sua sugestão indo de metrô (linha lilás, como você sugeriu) da estação Mallorca/Marina (que tem elevador) e direto para estação “Avinguda Paral·lel”. Daí ao porto parece ser um passeio breve, talvez nem seja necessário táxi, e no porto apanhar o Port Bus.
    Qual você considera a melhor alternativa?

    Responder
    • Olá de novo, Helena. A diferença de preço entre o Ibis e o Barceló Sants deve ser considerável. Será que não compensa ficar no Ibis e pegar dois táxis da estação de Sants até o hotel? Podem pegar a linha azul do metrô na estação de Sants até a Sagrada Família, sim. Vejam que na estação de Sants existem vários lances de escadas que vão ter que ser descidos a pé com a bagagem. Existem escadas rolantes para sair da estação, mas para descer nas plataformas terá que ser feito por escadas normais. Se vocês querem pegar o ônibus do porto, considerem usar a linha verde do metrô até a estação Drassanes, que é a que fica mais perto do ônibus do porto. Consideramos que às vezes uma economia de 20€ não compensa o tormento que é subir e descer escadas com as malas, mas cada um é cada um. Abraço.

      Responder
      • Oi, Tony.
        Estive analisando novamente o mapa das linhas de metrô e realmente a estação de Drassanes parece bem mais perto! Muito obrigada pela dica! 🙂
        Quanto aos hoteis, estive investigando e a diferença realmente é considerável…:( O fato de termos que carregar as malas no metrô em Sants também não é uma ideia confortável. 🙁 Você saberia dizer quanto custará a corrida de táxi da Estação de Sants até o Ibis Sagrada Família?

  13. Oi, Tony!
    Falei com meus amigos e realmente não compensa a estadia no Barceló Sants. E decidimos ir de taxi, pois será cansativo carregar as malas pelas estações de metrô que têm lances de escada. A este respeito, apenas mais uma questão: você sugeriu a utilização da linha verde do metrô desde a Sagrada Familia até a estação de Drassanes, que fica mais perto do Porto. Estas estações têm escada rolante ou são lances de escada?

    Responder
  14. Caro Tony,
    me desculpe a falha. Como vinha na sequência das questões anteriores, nem percebi a mudança do tema. Já coloquei a questão no local certo. Me desculpe mais uma vez e muito obrigada pela enorme ajuda que está me dando.
    Helena

    Responder
  15. Olá Tony,
    Seu site sobre Barcelona é fantástico. Estarei chegando a Barcelona a partir de Madri pelo tem AVE, tenho uma dúvida, qual o melhor que linha do metro devo usar para chegar até a Plaza Catalunya? Estou confuso, consultando o site do Metro fala na L1, porem pelo que pesquisei apenas a L3 e a L5 passam pela estaçã Sants.

    Responder
    • Eduardo, pegue a linha 3 (verde) no sentido Trinitat Nova. A linha verde tem uma estação na Plaça Catalunya. A L1 não passa por Barcelona Sants. Abraço.

      Responder
  16. Olá Tony,
    Tenho uma dúvida sobre a compra de bilhetes de trem.
    Pretendo sair de Valência para Barcelona no dia 25/08. Consultei o site da Renfe e vi vários tipos de bilhetes, sendo o mais barato por 18 euros por pessoa (o trem é o EUROMED).
    Pela sua experiência, se eu deixar pra comprar no dia da viagem, será que eu consigo por esse preço?
    Obrigada

    Responder
    • Prezada Priscilla, você conhece nosso dossiê especial sobre o trem-bala? Ele contém muitos textos que devem ser de interesse para você, especialmente o Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala. Via de regra, os preços das passagens de trem funcionam como as de avião, ou seja, as passagens promocionais são as primeiras a serem vendidas. Comprando no dia da viagem, é muito provável que você acabe pagando a tarifa cheia, arriscando ainda não encontrar assento. Agosto é alta temporada na Espanha, com muitos deslocamentos em trem. Abraço.

      Responder
  17. Prezado Tony,
    Vamos embarcar meu marido e eu de Barcelona. para Paris em meados de outubro.Somos um casal senior e ficamos assustados quando vimos a mudança que sofreu a estação Sants.Ora,com bagagens,elevadores,
    plataformas subterraneas e uma estação imensa, estamos temerosos.Será fácil conseguir alguem que nos transporte,nos auxilie e nos leve até a plataforma para evitar stress?Se voce puder nos orientar e talvez até indicar um pessoa que faça isso,ficaremos muito gratos.
    Abraços,
    Katia e Jose Carlos Magalhães

    Responder
    • Prezada Katia, no momento estamos batendo perna testando três novos bate-voltas para a guia. Na quinta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      Responder
      • Prezada Katia, vocês não precisam ficar com medo, não. A estação de Sants não é o lugar mais bonito do mundo, mas dá para encarar com muita calma. O embarque é muito tranquilo. Vocês vão passar primeiro pelo controle da bagagem, e depois aguardar o embarque em uma sala onde unicamente podem estar as pessoas que vão embarcar no trem. Peguem um elevador para descer na plataforma. Há muitos funcionários da RENFE espalhados na área de acesso ao AVE, orientando os passageiros sobre o caminho a ser seguido, a localização do vagão, etc. Além disso, a RENFE tem um serviço de acompanhamento para pessoas com problemas de mobilidade e também para pessoas idosas, o nome do serviço é Atendo e podem ler mais sobre ele aqui. Chegando na estação, perguntem pelo serviço Atendo, uma pessoa da RENFE acompanhará vocês até o assento no trem. O serviço não tem custo nenhum. Abraço e uma ótima viagem.

      • Prezado Tony,
        Muito obrigada pelas suas explicações.agora,confesso que estou mais tranquila.
        Grande abraço
        Katia

  18. Olá Tony, parabéns pelo site passaporte BCN, está sendo de grande ajuda para o planejamento de nossa viagem à Barcelona. Já compramos os ingressos para a Sagrada Família através do site. A dúvida que temos é a seguinte: qual a melhor opção de como irmos da estação Sants para o nosso hotel Rablas, na Rablas 33 Barcelona, táxi ou metrô ou otras opções? Vamos de trem-bala de Madrid para BCN. O nosso grupo é de 4 pessoas (2 casais). Obrigado. Abç.

    Responder
    • Prezado Mario, no momento estamos batendo perna testando novos lugares e serviços para o guia. Na segunda-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      Responder
    • Mario Francisco, se vocês não estiverem com bagagem muito pesada, a opção mais fácil é tomar o metrô na própria estação de Sants. Entrem na linha 3 (verde), sentido Trinitat Nova, e viagem até a estação Drassanes. O hotel (tomem cuidado ao soletrar o nome, é Ramblas) fica a menos de cinco minutos a pé da estação. Um táxi deve custar por volta de 15€, como vocês estão em quatro pode ser uma opção interessante. Sendo que vocês vão viajar de trem-bala pode interessar dar uma olhada no nosso super dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha. Abraço.

      Responder
      • Obrigado pela atenção Tony, e parabéns pelo site Espanha Total que será de grande ajuda para nós, considerando que viajaremos agora em set/out por várias partes da Espanha. Prometo não “comer” mais o “m” de Ramblas. Grande abraço a você e à Cecília.

  19. Tony, parabéns pelo site e pela presteza nas respostas.

    Duas perguntas relacionadas ao tema “De Trem” :

    1) Seremos 4 pessoas, no percurso MAD/BCN a tarifa “P” está em 32 euros, enquanto a tarifa “4M” sai a 42,70 por pessoa. Vale pagar mais 10,70 por pessoa para ficarmos numa mesa?

    2) Não encontrei nada no seu site sobre o Trenhotel que faz o percurso BCN/A Coruña. Você já usou?

    Responder
    • Prezado Marcos, no momento estamos batendo perna testando novos lugares e serviços para o guia. Na segunda-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      Responder
    • Prezado Marcos, a tarifa 4M vale a pena quando está mais barata que a P. Mas, para sermos sinceros, os assentos ao redor da mesa são menos confortáveis que os assentos individuais, sendo que o espaço entre as pessoas é menor e você fica batendo sua perna com a perna da pessoa que está na sua frente, principalmente se são pessooas altas. O interessante é que viajando com amigos dá para conversar, conferir anotações ou tomar alguma coisa juntos.
      Nunca fizemos o percurso no trenhotel. Demora 14 horas em cubrir a distância entre BCN/La Coruña. Se você comprar o assento mais barato, vai chegar no destino destruído. Já a cama pode compensar. Mas como a maioria dos brasileiros que visitam a Espanha o fazem com muito pouco tempo, nossa indicação seria pegar um voo entre as duas cidades. Abraço.

      Responder
  20. Tony,

    Preciso de uma opinião sua…
    Estarei em Madrid entre 10 e 16 de outubro. Obtive informações em sites de viajantes, que dizem ser possível e tranquilo a compra de passagens de trem Madrid-Barcelona com alguns dias de antecedência. Inclusive que, se pagando em dinheiro na RENFE, eles vendem a passagem com maior desconto. Estava planejando comprar a passagem para Barcelona (AVE) e mais Segóvia, Ávila e Toledo (TREM) na manhã do dia 10, com uso dessas passagens para os dias 14 em diante. Me indicaram no caso de compra de passagens pela internet, o site raileurope
    Essa informação procede? Acha muito arriscado deixar a compra para 5 dias antes da viagem, na própria Madrid? Na época que tomei essa decisão, não conhecia seu site! Eu li sua página sobre os trens, mesmo assim gostaria de consultar o bom senso de quem vive na Espanha…
    Forte abraço e mais uma vez, obrigado!!!
    Dalton

    Responder
    • Prezado Dalton, no nosso Espanha Total temos um completíssimo dossiê sobre o trem-bala: tudo sobre o trem-bala na Espanha. Indicamos muito a leitura, pois contém respostas para as dúvidas mais frequentes e para algumas pouco frequentes também. Veja especialmente o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala. Resumindo, não sabemos quem escreveu que a RENFE dá desconto para pagamento em dinheiro, mas é uma informação incorreta. A regra é, quanto antes você comprar, mais barato vai pagar. A Rail Europe é uma revendedora de passagens da RENFE. Comprando com eles você vai pagar o valor da passagem acrescido da comissão da Rail Europe. Sempre que possível, compre no site da RENFE. Por favor, se tiver qualquer outra dúvida sobre o assunto, deixe-a no Espanha Total e teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

      Responder
  21. Tony,
    Estarei com minha família na Espanha em dezembro e farei o trajeto Madri X Barcelona de trem dia 20/12 e retorno dia 25/12. Há algum tempo tento comprar pelo site da RENFE mas desde então o último dia disponível para venda é 13/12. As passagens para o fim de ano costumam aparecer mais próximas da data de viagem? Acredita que dê para ficar tranquilo quanto a conseguir vagas para tais datas? Agradeço seu auxílio e parabéns pelo site. Abraços.
    Paulo Prado

    Responder
    • Prezado Paulo, veja o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala, onde comentamos a situação que você está encontrando: “Nos últimos três anos, as passagens para dezembro e especialmente o periodo de férias do final do ano somente começaram a ser comercializadas com poucas semanas de antecedência. Não sabemos se passará o mesmo nesse final de ano também, mas é bom saber que quando chega o fim do ano a RENFE costuma fazer esse tipo de coisa.” É sempre um estresse conseguir passagens para dezembro, aparecem tarde, as tarifas promocionais somem rápido e acabam restando unicamente as mais caras. Não há o que fazer. Mas tirando algumas datas críticas, sempre há assentos. Abraço.

      Responder
  22. Tony,
    Não estou conseguindo efetuar a compra dos bilhetes de trem no site da RENFE.
    Tem alguma coisa especial para fazer? Sei lá, alguma pegadinha?
    Att,
    Cinthia.

    Responder
    • Prezada Cinthia, a RENFE aprontando mais uma vez. A página da RENFE no Facebook está cheia de reclamações parecidas com a sua, estrangeiros que não conseguem comprar de jeito nenhum no site da RENFE. Uma alternativa é tentar comprar atravès de um terceiro que comercialize as passagens da RENFE. A mais famosa é a RailEurope, mas não costumamos indicá-la porque cobra uma taxa de serviço que, na maioria das vezes, é escandalosa. Cinthia, por que é que você não tenta compra no site espanhol da Logitravel. É uma agência de viagens online idônea, que até tem site brasileiro. No site espanhol você compra passagem de trem. A taxa de serviço deles é bem mais amiga que a da RailEurope. Se você conseguir comprar com eles, você faria a gentileza de voltar por aqui para relatar como foi a experiência? Abraço.

      Responder
    • Muito obrigado, Cinthia. Se sua compra com a Logitravel der certo vamos explorar a possibilidade de fazer uma parceria com a empresa para viabilizar a compra de passagens de trem para aqueles que não estão conseguindo comprar atravès do site da RENFE. Mas antes queremos ter certeza de que deu tudo certo com você. Aguardamos seu retorno. Abraço.

      Responder
  23. Tony,
    Estou voltando para dizer que consegui comprar os bilhetes no site da RENFE ontem.
    Fiz o desbloqueio para compras internacionais e deu certo. Usei o MasterCard.
    Pela pesquisa que fiz na Logittavel, há aumento no custo da passagem. O trecho Madrid-Cordoba aumentava quase 30 euros.
    Ab
    Cinthia.

    Responder
    • Cinthia, que ótimo que você conseguiu finalizar a compra no site da RENFE. Todas as empresas que revendem passagens da RENFE acabam cobrando uma comissão, algumas mais elevadas que outras. Uma ótima viagem para vocês!

      Responder
  24. Boa noite. Estou em Paris e amanhã logo cedo vamos para Barcelona de Renfe. Tenho uma duvida, posso levar “comida”? Agua, bolacha?? Obrigada… seu site tem nos ajudado muito! 😉

    Responder
  25. Olá!!!
    Estou indo para Europa semana que vem e planejo visitar barcelona de trem no inicio de março. Descendo na estação sant voce sabe me indicar algum ponto turistico por ali mesmo que eu possa conhecer? Vou ficar hospedada no hotel Saint Jordan Rock (fica em balmes) e gostaria de chegar em barcelona e já ir direto fazer passeios turisticos para depois ir pro hotel. O que voce me recomenda?
    Beijos,

    Responder
  26. Olá Tony! Nossa, excelente o trabalho que vc faz aqui. Não tem como ser mais completo, estou adorando!!
    Estou iniciando o planejamento de uma viagem a Barcelona que inicialmente incluirá Madrid e arredores e sul da França. Outra possbilidade seria Lisboa, e por isso gostaria de saber se há trens bala de Lisboa a Barcelona ou trem noturno. A Renfe é espanhola, certo?
    Obrigada!

    Responder
  27. Boa Tarde, Tony,

    Há meses sou frequentador assíduo do site e, vejo o motivo de tantos elogios, o seu trabalho e dedicação de vcs é digno, de fato, de todos elogios.

    Estamos indo pela 1a vez à Espanha. Chegaremos por Madrid (3 noites) e em 09.05.15 (sábado) partiremos 2 casais pelo AVE Madrid / Barcelona (3 noites).

    Estamos em busca de uma passagem 4m. Cheguei a achar no valor 42,7 por passageiro com uma duração média de 3:00 a viagem. O valor está razoável? Tenho receio de deixar p comprar mto próximo e não achar nada mto convidativo os preços.

    Mas a minha maior duvida é como seria mais eficaz nos deslocarmos da estação final do AVE BARCELONA-SANTS para o nosso Hotel Praktik Garden que fica no bairro de Eixample. Há alguma opção de conjugar metro (quais estações/linhas) ou, como estaremos em 4 pessoas c bagagens, compensará mesmo um taxi?

    Desde já, agradeço pela atenção .

    Responder
    • Prezado João Victor, muito obrigado pelos seus elogios! A tarifa 4M que você achou (42,70€) é bem razoável, sim. Se você aguardar mais tempo, pode sumir do sistema ou acabar aparecendo uma tarifa mais cara. Sendo que vocês estão planejando viajar de trem-bala, pode interessar dar uma olhada no nosso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha, que está disponível no Espanha Total, nosso site destinado a ajudar com o planejamento de viagens pela Espanha.
      Para ir da estação de Sants até o Hotel Praktik Garden existem duas possibilidades:
      – o táxi que, estando em quatro pessoas, deve compensar pela rapidez e conforto. Um táxi até o hotel deve custar por volta de 12€, mais um suplemento de 2,10€ por sair da estação e 1€ por mala transportada.
      – o trem. Vamos explicar esta opção. Chegando na estação de Sants, peguem qualquer trem (isso mesmo, trem, não metrô) das linhas R2, R2N ou R2S com parada na estação Barcelona-Passeig de Gràcia. Da estação até o hotel são 10 minutos a pé (veja a rota a ser seguida aqui). Como vocês vão chegar em Barcelona de trem-bala, podem aproveitar o “combinado cercanías” para emitir as passagens do trem local sem pagar por elas (vejam o link para saber mais).
      Mas, sinceramente, estando em quatro acho que o melhor será dispensar dores de cabeça para entender como funciona o sistema de trens dentro de Barcelona e pegar um táxi mesmo.
      Vamos testar o Hotel Praktik Garden dentro de duas semanas, até a data da sua viagem já devemos ter publicado uma resenha. É um hotel que acaba de ser renovado por completo, faz parte da rede Praktik, que tem hotéis muito legais. Abraço.

      Responder
      • Tony, muitíssimo obrigado pelas dicas e pelo pronto atendimento.

        De fato, creio ser o táxi um ótima opção, considerando o fato de estarmos em 4. Mas já valeu à pena conhecer um pouco sobre o trem de BCN e o “combinado cercanías”.

        Qto aos hotéis, olhei bem os seus comentários nas consultorias de outros colegas e defini o bairro Eixample e tb o hotel da rede Praktik. Qria msm o Bakery, mas o preço não estava tão convidativo.

        Fico feliz que o Hotel Praktik Garden tenha entrada garantida na sua lista de hotéis testados. =) Conte com o meu humilde comentário e relato da experiência após a viagem p agregar ao post sobre o hotel.

        Mais uma vez, parabéns a vcs do Passaporte BCN.

        Gde abraço.

      • Obrigado de novo, João Victor. Ficaremos felizes de saber qual foi sua experiência no Praktik Garden. Precisando de qualquer outro esclarecimento, você já sabe que conta com as caixas de comentários do site. Abraço.

  28. Olá Tony.

    Gostaria de saber se existe muita “disputa” para conseguir colocar a mala grande no bagageiro da Renfe.

    Olhando pelas fotos, parece que o espaço não é suficiente para acomodar as malas grandes de todos os passageiros.

    Caso não consiga colocá-la no compartimento, temos que viajar com ela ao nossos pés?

    Se puder orientar, agradeço.

    Obrigado
    Igor

    Responder
    • Prezado Igor, a disputa varia muito. Depende do tipo de trem (veja mais informações em a operadora e os tipos de trem-bala espanhóis), sendo que a RENFE utiliza vários modelos diferentes de trens, cada um com uma configuração distinta de bagageiro, e da época do ano. O acúmulo de bagagens costuma acontecer nos períodos de férias e também quando há algum grupo organizado viajando no trem. Não há espaço para colocar malas grandes aos seus pés. Elas vão ter que ficar em pé junto ao bagageiro. Se você estiver pegando um trem que inicia o trajeto de viagens nessa estação, tente embarcar o antes possível para garantir um espaço no bagageiro. O embarque costuma ser liberado 20 minutos antes do horário de partida do trem. Abraço.

      Responder

Deixe um comentário