de bonde

TRAM, Barcelona

O Tram

Barcelona conta com seis linhas de bonde, o Tram, operadas pelo organismo local de transportes (TBM). É um transporte de superfície, rápido, moderno e não contaminante. Você pode consultar o mapa com as linhas do Tram aqui.

TRAM, Barcelona

  • As linhas T1, T2 e T3 circulam pelo oeste da cidade, saindo da parte alta da Avenida Diagonal em direção ao oeste de Barcelona.
  • As linhas T4, T5 e T6 circulam pelo leste da cidade, em direção a Badalona e Sant Adrià.

A linha T4 é provavelmente a mais interessante. Sua primeira estação está ao lado de uma das entradas do Zoo de Barcelona, no Parc de la Ciutadella, e perto da Vila Olímpica; passa bem em frente da Torre Agbar e segue até a moderna zona do Parc del Fòrum e do Parc Diagonal Mar.

Se a rede de bondes de Barcelona fosse mais ampla, seria nosso meio preferido para deslocamentos na cidade. Como não é tão extensa, acabamos escolhendo o metrô.

TRAM, Barcelona

O Tram está integrado com o sistema de transporte da cidade de Barcelona. Por isso, as mesmas passagens válidas para o metrô e o ônibus podem ser usadas no Tram. Veja mais informações no texto sobre as passagens e os bilhetes do transporte público em Barcelona.

Também é possível combinar o Tram com outro meio de transporte, sem pagar mais por isso, sempre que o tipo de bilhete permita combinações e dentro do prazo limite para as baldeações (75 minutos contados a partir da primeira utilização da passagem).

O site oficial do Tram contém muitas informações sobre o sistema.

O Tramvia Blau

Tramvia Blau

ATENÇÃO: O Tramvia Blau deve parar de funcionar em fevereiro de 2018, quando começará uma profunda renovação do serviço, que por enquanto não tem data para finalizar e pode durar até o 2020.

O Tramvia Blau (bonde azul) é um bonde turístico e muito antigo, foi inaugurado em 1901! Percorre a distância entre a estação Avinguda Tibidabo, na L7 do metrô, e o começo do Funicular del Tibidabo (veja mais informações em se locomovendo de funicular).

Tramvia Blau

Apesar de ser operado pela TBM (o consórcio público de transportes de Barcelona), o Tramvia Blau não está integrado no sistema de transporte da cidade. Assim sendo, não é possível utilizar a mesma passagem de transporte público. Será necessário comprar uma passagem específica para o Tramvia Blau, que custa €4,20 (confira os valores atualizados aqui).

Tramvia Blau

No seguinte mapa do passaporte BCN, você pode conferir o percurso do Tramvia Blau e suas duas estações:


Visualizar BCN transporte em um mapa maior

ATENÇÃO: O Tramvia Blau não circula de segunda a domingo. Confira os dias e horários de funcionamento no site oficial do Tramvia Blau.

7 comentários em “de bonde”

  1. Avatar

    Boa note!
    Até que hs há trafego de bonde?
    Há transporte publico de madrugada?
    Aiiii, estou tensa de ter feito uma ma escolha no hotel – gran derby!

    Muito obrigada!

    1. Tony

      Bruna, há várias linhas de ônibus noturno, o metrô só funciona de madrugada durante o final de semana. O bonde não vai ser muito útil para você, ele leva para endereços longe do centro de Barcelona. Unicamente será útil para visitar o Camp Nou, o estádio do Barça. Abraço.

      1. Avatar

        Tony boa noite. Para ir ao Camp Nou de Bonde, qual o local mais proximo da praça Catalunya para pega-lo?

      2. Tony

        Prezado Francis, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 7 de outubro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

      3. Tony

        Já estamos de volta, Francis. Não há um ponto de bonde próximo da Plaça Catalunya. Se você quer ir ao Camp Nou, o melhor seria pegar, na própria Plaça Catalunya, a linha verde do metrô até as redondezas do estádio. Para ir de bonde você teria que fazer uma combinação de ônibus + bonde, perdendo bastante tempo. Os ônibus em direção ao Camp Nou partem da Plaça de Francesc Macià. Abraço.

  2. Avatar

    Olá, gostaria de informar que o TRAMVIA BLAU agora só funciona aos fins de semana e feriados. Perdi a viagem indo até o ponto de partida hoje (segunda-feira).

    1. Tony

      Obrigado Thiago, quando redigimos o texto acima, colocamos um link para a página com os horários de funcionamento do Tramvia Blu com o intuito de evitar que as pessoas percam sua viagem. Demos agora ainda mais destaque para o aviso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *