O Turó de la Rovira (turó, em catalão, significa morro) é um daqueles lugares que faz um grande sucesso entre os barceloneses, mas que ainda não foi descoberto pelos turistas. No alto do Turó de la Rovira, no distrito de Horta-Guinardó, encontram-se os restos das baterias antiaéreas que protegeram Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola.
O Turó de la Rovira combina história com umas vistas maravilhosas de Barcelona. É um dos grandes balcões sobre a cidade.
A história
Em 1938, durante a Guerra Civil Espanhola, foi construída uma bateria antiaérea no alto do Turó de la Rovira. A finalidade era defender Barcelona dos constantes bombardeios da aviação franquista, que contava com o apoio de aviões das forças aéreas de Hitler e Mussolini. Os bombardeios fascistas causaram muita destruição em Barcelona durante o periodo da guerra.
Quando terminou a guerra, o lugar ocupado pelas baterias foi transformado em moradias improvisadas, ocupadas por imigrantes, dando origem ao bairro de Los Cañones. O bairro foi abandonado em 1990.
Já no século XXI, teve início o trabalho de recuperação e restauração das estruturas das baterias, visando a preservação do testemunho do pasado histórico mais recente de Barcelona. Os trabalhos terminaram em 2011, quando foi inaugurado o novo espaço, que hoje forma parte do MUHBA (Museu d’Història de Barcelona). Foram instalados cinco painéis informativos que ajudam a entender a história do local.
Em 2012, a atuação feita no Turó de la Rovira recebeu o Premio Europeo del Espacio Público Urbano, em reconhecimento ao trabalho feito para facilitar o acesso ao mirante e a recuperação do legado histórico.
As vistas
As vistas de Barcelona do alto do Turó de la Rovira são muito bonitas e alcançam a cidade toda. Veja algumas fotos:






O Turó de la Rovira no final do dia
O Turó de la Rovira se transformou, em tempos recentes, em um dos grandes points da cidade para contemplar o fim do dia. Multidões de barceloneses, principalmente jovens universitários, se concentram no local para ver a cidade banhada pelos últimos raios do sol.
Infelizmente, junto com a grande afluência de visitantes chegou também o vandalismo (El Vandalismo sube al Turó de la Rovira), com acúmulo de lixo e pixações. O consumo de álcool e drogas diversas rola solto no pedaço.
Como chegar
O Turó de la Rovira fica muito fora de mão, mas felizmente não é difícil chegar até lá. A nova linha de ônibus de número V17 parte do Port Vell, perto do mar, e sobe até o bairro de El Carmel, atravesando o Eixample e Gràcia no seu percurso. Faça o download do mapa da linha aqui.
Continue no ônibus até o ponto final. Descendo do ônibus, continue caminhando em frente e siga o caminho que marcamos no seguinte mapa. É um percurso de 10 minutos até o local onde está o mirante e as baterias antiaéreas.
Visualizar Turó de la Rovira em um mapa maior
Horários e ingressos
O mirante das baterias antiaéreas fica aberto 24 horas. O ingresso é gratuito.
A opinião do passaporte BCN
O Turó de la Rovira é uma visita muito interessante para quem quer fugir dos turistas em Barcelona. As vistas da cidade, a partir do local onde estiveram instaladas as baterias antiaéreas, são espetaculares.
Durante o dia o Turó de la Rovira é um lugar muito tranquilo. No final da tarde, a grande presença de jovens, com algums comportamentos um pouco além do esquisito, e o consumo generalizado de álcool e outras drogas pode não agradar a todo mundo.
Que dica maravilhosa!
Carmem, é um passeio com umas vistas maravilhosas. Não dá para falar que é um segredo, sendo que muitíssimos barceloneses visitam o lugar, mas as massas de turistas ainda não chegaram no Turó de la Rovira. Abraço.
Mesmo com o alto consumo de drogas e álcool é seguro? Não me incomodo com o comportamento deles, apenas com a segurança.
Obrigado, o site de vocês é excelente
Douglas, é seguro. É que a gente não gosta muito de multidões, ainda menos quando tem bébados no meio. Mas é tranquilo e nunca ouvimos nenhuma notícia sobre incidentes no Turó. Os vizinhos é não estão nada contentes pela bagunça e pela a sujeira que acabam deixando. Abraço.
Obrigado Tony, vou tentar conhecer. E mais uma vez parabéns pelo site belo, organizado e conteúdo excepcional.
Douglas, precisando de outras informações, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.
tony, boa noite.
qual a melhor forma de ir do turó de la rovira até a entrada do park guell? e quanto tempo vc imagina que gasta pra visitar o turó?
muito obrigado!
Prezado Leonardo, se você abrir o link da linha de ônibus V17 (veja aqui), você vai ver que o ônibus passa muito perto do Park Güell. Mas se você não estiver familiarizado com a região, pode se perder, sendo que há inúmeras encostas. Pelo Parc do Carmel é possível chegar até o Park Güell. Você poderia se arriscar e descer no ponto chamado de Gran Vista – Doctor Bové para perguntar na rua o caminho do Park Güell. O Turó é pequeno, tudo depende do tempo que você quiser ficar contemplando as vistas de Barcelona. Conta com um pequeno museu que foi inaugurado agora há pouco. Calcule entre 30 minutos e 1 hora. Abraço.
muito obrigado.
teria apenas como confirmar que a estação do turó é o ponto final do ônibus. e não entendi em qual ponto mais perto do park guell devo descer.
ainda, saberia dizer quanto tempo levo do turó ao park guell de ônibus?
por fim, para chegar ao turó irei peguei a linha v17 na parada via laietana 34. calculei o trajeto em 1 hora, estou equivocado?
muito obrigado pela paciencia e ajuda! vc é 10! =)
Leonardo, veja o texto o acima e o mapa que elaboramos, o ponto final do ônibus não fica no Turó, você vai precisar dar uma caminhada de 10 minutos para chegar até lá. No link que colocamos na resposta você vai ver um mapa da rota do ônibus V17, com alguns (mas não todos) os pontos identificados. Para ver todos os pontos da rota, abra este outro link, onde aparece identificada a localização do ponto Gran Vista-Doctor Bové. Pode pedir ajuda para o motorista, falando que você está querendo ir no Park Güell. Se você acha que vai se perder, viaje no ônibus até o ponto Vallcarca e peça orientações sobre o caminho a seguir para subir no Park Güell. 1 hora para ir da Via Laietana até o final do trajeto no Turó de la Rovira é um bom cálculo, se o trânsito estiver pesado pode demorar um pouco mais, mas não muito mais do que isso. Abraço.
entendi Tony, vlw pela ajuda.
ficou apenas pendente a seguinte questão..quanto tempo levo do turó ao park guell de ônibus?
obrigado!
Leonardo, o Turó é muito próximo do Park Güell, de ônibus não deve dar nem 10 minutos até o ponto onde você deve descer. Depois calcule outros 10 minutos a pé para entrar no parque pela sua parte mais elevada. Abraço.
Oi Tony!
Estou pensando em ver o nascer do sol no Turó de la Rovira (vai encaixar melhor no meu roteiro). Você acha que é perigoso subir até lá ainda no escuro, antes do sol nascer?
Obrigado pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho!
Prezado Marcos, o lugar é bastante ermo e, apesar de Barcelona ser uma cidade relativamente segura, não seria um passeio que a gente encarararia. Abraço.
Que legal! Dá para ir de bicicleta? Pode subir com ela?
Dá para subir de bicicleta, mas é uma subida muito íngreme e na parte final há uma escadaria estreita. Não seria nossa escolha de meio de transporte.
Olá Tony, ótimas as suas dicas. Adoramos o canal do Youtube também.
Uma dúvida, na página você diz que é aberto 24h, mas na página do MUHBA consta Turó de la Rovira como aberto apenas às quartas, sábados e domingo das 10 as 15h. Seria algum museu que tem lá? Ou mudou e não é mais 24h?
Grato
Bom dia, Jorge, entendemos que a referência do MUHBA aplica-se ao pequeno espaço museístico, o mirante fica aberto 24 horas. Pelo menos, era desse jeito a última vez que subimos nele, em 2022. Mas pode ter mudado. Seria melhor confirmar em um escritório de turismo. Abraço.
Oi, família querida! Poderíamos ir de carro ao Turó? Estaremos chegando em Barcelona no domingo de maio, retornando de montserrat, dai pensei em aproveitar que estaríamos de carro e já ir até lá. Gratos, Vanessa e Patrick
Bom dia, na área do Turó só entram residentes, e na área próxima pode ser muito complicado estacionar. Abraço.