Menu

Turó de la Rovira, história com vistas de Barcelona

Turó de la Rovira, Barcelona

O Turó de la Rovira (turó, em catalão, significa morro) é um daqueles lugares que faz um grande sucesso entre os barceloneses, mas que ainda não foi descoberto pelos turistas. No alto do Turó de la Rovira, no distrito de Horta-Guinardó, encontram-se os restos das baterias antiaéreas que protegeram Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola.

Turó de la Rovira, Barcelona

O Turó de la Rovira combina história com umas vistas maravilhosas de Barcelona. É um dos grandes balcões sobre a cidade.

A história

Turó de la Rovira, Barcelona

Em 1938, durante a Guerra Civil Espanhola, foi construída uma bateria antiaérea no alto do Turó de la Rovira. A finalidade era defender Barcelona dos constantes bombardeios da aviação franquista, que contava com o apoio de aviões das forças aéreas de Hitler e Mussolini. Os bombardeios fascistas causaram muita destruição em Barcelona durante o periodo da guerra.

Turó de la Rovira, Barcelona

Quando terminou a guerra, o lugar ocupado pelas baterias foi transformado em moradias improvisadas, ocupadas por imigrantes, dando origem ao bairro de Los Cañones. O bairro foi abandonado em 1990.

Já no século XXI, teve início o trabalho de recuperação e restauração das estruturas das baterias, visando a preservação do testemunho do pasado histórico mais recente de Barcelona. Os trabalhos terminaram em 2011, quando foi inaugurado o novo espaço, que hoje forma parte do MUHBA (Museu d’Història de Barcelona). Foram instalados cinco painéis informativos que ajudam a entender a história do local.

Em 2012, a atuação feita no Turó de la Rovira recebeu o Premio Europeo del Espacio Público Urbano, em reconhecimento ao trabalho feito para facilitar o acesso ao mirante e a recuperação do legado histórico.

As vistas

As vistas de Barcelona do alto do Turó de la Rovira são muito bonitas e alcançam a cidade toda. Veja algumas fotos:

Turó de la Rovira, Barcelona
Vista de Barcelona com a torre de controle do aeroporto no fundo à esquerda

 

Turó de la Rovira, Barcelona
Vista dos arranha-céus da Diagonal Mar

 

Turó de la Rovira, Barcelona
Vista da Torre Agbar

 

Turó de la Rovira, Barcelona
Vista do Hospital de Sant Pau

 

Turó de la Rovira, Barcelona
Vista da Sagrada Familia

 

Turó de la Rovira, Barcelona
Vista do distrito de Nou Barris

O Turó de la Rovira no final do dia

Turó de la Rovira, Barcelona

O Turó de la Rovira se transformou, em tempos recentes, em um dos grandes points da cidade para contemplar o fim do dia. Multidões de barceloneses, principalmente jovens universitários, se concentram no local para ver a cidade banhada pelos últimos raios do sol.

Infelizmente, junto com a grande afluência de visitantes chegou também o vandalismo (El Vandalismo sube al Turó de la Rovira), com acúmulo de lixo e pixações. O consumo de álcool e drogas diversas rola solto no pedaço.

Como chegar

O Turó de la Rovira fica muito fora de mão, mas felizmente não é difícil chegar até lá. A nova linha de ônibus de número V17 parte do Port Vell, perto do mar, e sobe até o bairro de El Carmel, atravesando o Eixample e Gràcia no seu percurso. Faça o download do mapa da linha aqui.

Continue no ônibus até o ponto final. Descendo do ônibus, continue caminhando em frente e siga o caminho que marcamos no seguinte mapa. É um percurso de 10 minutos até o local onde está o mirante e as baterias antiaéreas.


Visualizar Turó de la Rovira em um mapa maior

Horários e ingressos

O mirante das baterias antiaéreas fica aberto 24 horas. O ingresso é gratuito.

A opinião do passaporte BCN

O Turó de la Rovira é uma visita muito interessante para quem quer fugir dos turistas em Barcelona. As vistas da cidade, a partir do local onde estiveram instaladas as baterias antiaéreas, são espetaculares.

Durante o dia o Turó de la Rovira é um lugar muito tranquilo. No final da tarde, a grande presença de jovens, com algums comportamentos um pouco além do esquisito, e o consumo generalizado de álcool e outras drogas pode não agradar a todo mundo.

16 comentários em “Turó de la Rovira, história com vistas de Barcelona”

    1. Tony

      Carmem, é um passeio com umas vistas maravilhosas. Não dá para falar que é um segredo, sendo que muitíssimos barceloneses visitam o lugar, mas as massas de turistas ainda não chegaram no Turó de la Rovira. Abraço.

  1. Avatar

    Mesmo com o alto consumo de drogas e álcool é seguro? Não me incomodo com o comportamento deles, apenas com a segurança.

    Obrigado, o site de vocês é excelente

    1. Tony

      Douglas, é seguro. É que a gente não gosta muito de multidões, ainda menos quando tem bébados no meio. Mas é tranquilo e nunca ouvimos nenhuma notícia sobre incidentes no Turó. Os vizinhos é não estão nada contentes pela bagunça e pela a sujeira que acabam deixando. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigado Tony, vou tentar conhecer. E mais uma vez parabéns pelo site belo, organizado e conteúdo excepcional.

  2. Avatar

    tony, boa noite.
    qual a melhor forma de ir do turó de la rovira até a entrada do park guell? e quanto tempo vc imagina que gasta pra visitar o turó?

    muito obrigado!

    1. Tony

      Prezado Leonardo, se você abrir o link da linha de ônibus V17 (veja aqui), você vai ver que o ônibus passa muito perto do Park Güell. Mas se você não estiver familiarizado com a região, pode se perder, sendo que há inúmeras encostas. Pelo Parc do Carmel é possível chegar até o Park Güell. Você poderia se arriscar e descer no ponto chamado de Gran Vista – Doctor Bové para perguntar na rua o caminho do Park Güell. O Turó é pequeno, tudo depende do tempo que você quiser ficar contemplando as vistas de Barcelona. Conta com um pequeno museu que foi inaugurado agora há pouco. Calcule entre 30 minutos e 1 hora. Abraço.

      1. Avatar

        muito obrigado.
        teria apenas como confirmar que a estação do turó é o ponto final do ônibus. e não entendi em qual ponto mais perto do park guell devo descer.

        ainda, saberia dizer quanto tempo levo do turó ao park guell de ônibus?

        por fim, para chegar ao turó irei peguei a linha v17 na parada via laietana 34. calculei o trajeto em 1 hora, estou equivocado?

        muito obrigado pela paciencia e ajuda! vc é 10! =)

      2. Tony

        Leonardo, veja o texto o acima e o mapa que elaboramos, o ponto final do ônibus não fica no Turó, você vai precisar dar uma caminhada de 10 minutos para chegar até lá. No link que colocamos na resposta você vai ver um mapa da rota do ônibus V17, com alguns (mas não todos) os pontos identificados. Para ver todos os pontos da rota, abra este outro link, onde aparece identificada a localização do ponto Gran Vista-Doctor Bové. Pode pedir ajuda para o motorista, falando que você está querendo ir no Park Güell. Se você acha que vai se perder, viaje no ônibus até o ponto Vallcarca e peça orientações sobre o caminho a seguir para subir no Park Güell. 1 hora para ir da Via Laietana até o final do trajeto no Turó de la Rovira é um bom cálculo, se o trânsito estiver pesado pode demorar um pouco mais, mas não muito mais do que isso. Abraço.

  3. Avatar

    entendi Tony, vlw pela ajuda.

    ficou apenas pendente a seguinte questão..quanto tempo levo do turó ao park guell de ônibus?

    obrigado!

    1. Tony

      Leonardo, o Turó é muito próximo do Park Güell, de ônibus não deve dar nem 10 minutos até o ponto onde você deve descer. Depois calcule outros 10 minutos a pé para entrar no parque pela sua parte mais elevada. Abraço.

  4. Avatar

    Oi Tony!

    Estou pensando em ver o nascer do sol no Turó de la Rovira (vai encaixar melhor no meu roteiro). Você acha que é perigoso subir até lá ainda no escuro, antes do sol nascer?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho!

    1. Tony

      Prezado Marcos, o lugar é bastante ermo e, apesar de Barcelona ser uma cidade relativamente segura, não seria um passeio que a gente encarararia. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Dá para subir de bicicleta, mas é uma subida muito íngreme e na parte final há uma escadaria estreita. Não seria nossa escolha de meio de transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima