uma bebida para este verão em Barcelona

moritz

Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu, uma série de posts sobre o verão na Europa, produção conjunta do passaporte BCN e outros blogs brasileiros sobre cidades europeias, comemorando a chegada desta tão esperada estação do ano.

Quem leu nossos textos sobre Barcelona em julho e Barcelona em agosto já sabe que, durante os meses do verão, o calor e a humidade pegam para valer em Barcelona. Escolher uma bebida para se refrescar é uma necessidade quase vital.

Hoje vamos falar da bebida mais popular entre os barceloneses, uma bebida que tem uma longa história, na qual Barcelona foi pioneira na Espanha: a cervesa (cerveza em espanhol).

Em breve, vamos falar de outras bebidas muito tradicionais em Barcelona como a orxata, o cava, a sangria de cava ou o vermut. Mas hoje o destaque está por conta da cerveja e de dois de seus fabricantes.

Damm e Moritz

estrelladamm

Dois cidadãos da Alsácia, que se instalaram em Barcelona, foram responsáveis pelo surgimento das primeiras cervejas na Espanha. Louis Moritz Trautmann fundou a Moritz en 1856 e August Kuentzmann Damm fundou a Damm em 1897. Atualmente são os dois grandes nomes cervejeiros em Barcelona.

A Damm é hoje a fabricante mais importante e a Estrella Damm sua cerveja mais conhecida. É uma cerveja tipo lager que você vai encontrar em qualquer canto de Barcelona. Mas o fabricante tem outros produtos muito interessantes. Se você for cervejeiro, não deixe de experimentar a Voll-Damm, uma cerveja tipo Marzënbier de alto teor alcoólico, uns 7,2°, que é elaborada utilizando o dobro de malte na receita.

Enquanto a Damm é uma marca conhecida muito além das fronteiras da Catalunha, encontrar a cerveja Moritz, fora de Barcelona, é um evento. A cerveja Moritz deixou de ser fabricada em 1978 e retoma sua produção fora da Catalunha no ano de 2004. É interessante observar que a cerveja, muito asociada com os ideais do nacionalismo catalão, hoje é fabricada, sob supervisão catalã, por La Zaragozana, em Zaragoza.

“Claras”, no estilo de Barcelona

moritz

Na Espanha é muito comum misturar a cerveja com algum refrigerante. A mistura tem como resultado uma bebida menos amarga e mais agradável de beber, quando você não quer encarar uma cerveja pura.

Em muitos lugares esta mistura é conhecida como clara, termo que tem diferentes significados, dependendo da cidade espanhola:

  • em Barcelona uma clara é cerveja misturada com refrigerante de limão, o shandy inglês.
  • em Madri uma clara normalmente é cerveja misturada com gaseosa (um tipo de refrigerante adocicado e com leve sabor de limão, usado para ser misturado a outras bebidas). Querendo a mistura com refrigerante de limão, é só pedir uma cerveza con limón.
  • em Sevilha é preciso especificar se você quer a clara com limão ou com gaseosa (clara con blanca).

E as “tapas”?

tapas

Se você já ouviu falar da tradição de servir uma pequena tapa, um tira-gosto, com cada cerveja consumida, saiba que essa tradição é própria de algumas cidades da Espanha (principalmente, mas não exclusivamente, do sul) e não de Barcelona. Se você quiser uma tapa com sua cerveja vai ter que pedir e pagar por ela.

Há vários bares em Barcelona pensando em implantar essa gostosa tradição de servir a tapa de cortesia com a bebida, mas o número é ainda bem pequeno. Com sorte, o máximo que podem servir são umas batatinhas fritas ou algum milho torrado.

Pronto para encarar o verão?

Esperamos que você tenha entrado no clima e esteja pronto para encarar o calor de Barcelona da melhor forma possível. Uma cervejinha em uma praça do bairro de Gràcia, na terraça de um hotel ou na beira do mar em La Barceloneta é tudo de bom!

6 comentários em “uma bebida para este verão em Barcelona”

  1. Bom dia Tony ! como esta ? seu site ja faz parte do meu dia a dia rsrs antes da viagem….uma coisa que gostaria de perguntar e nao sei se voce saberia me responder . Sou grande fã de cervejarias artesanais , sera que voce nao saberia indicar um lugar para tomar e para comprar tambem ?

    obrigado

    Responder
  2. Boa noite, Cecília e Tony. Estou começando a rascunhar uma viagem a Barcelona com minhas amigas. Somos do Rio de Janeiro, Brasil. Estou há alguns dias estou maratonando tanto o site quanto o canal do youtube de vcs. Ambos são maravilhosos! Mas já já irei comprar os guias de Barcelona e das tapas, pois iremos precisar pra fazer uma viagem perfeita. Bom, como me deparei com esse post queria aproveitar pra saber se em Barcelona tem alguma cerveja que se pareça com a Pilsen?

    Responder
    • Bom dia, Tatiana, sejam bem-vindas ao site e ao canal! Há duas cervejas tipo Pilsen elaboradas em Barcelona, uma é a Estrella Damm e a outra é a Moritz Original. Abraço!

      Responder

Deixe um comentário