Menu

uma bebida para este verão em Barcelona

moritz

Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu, uma série de posts sobre o verão na Europa, produção conjunta do passaporte BCN e outros blogs brasileiros sobre cidades europeias, comemorando a chegada desta tão esperada estação do ano.

Quem leu nossos textos sobre Barcelona em julho e Barcelona em agosto já sabe que, durante os meses do verão, o calor e a humidade pegam para valer em Barcelona. Escolher uma bebida para se refrescar é uma necessidade quase vital.

Hoje vamos falar da bebida mais popular entre os barceloneses, uma bebida que tem uma longa história, na qual Barcelona foi pioneira na Espanha: a cervesa (cerveza em espanhol).

Em breve, vamos falar de outras bebidas muito tradicionais em Barcelona como a orxata, o cava, a sangria de cava ou o vermut. Mas hoje o destaque está por conta da cerveja e de dois de seus fabricantes.

Damm e Moritz

estrelladamm

Dois cidadãos da Alsácia, que se instalaram em Barcelona, foram responsáveis pelo surgimento das primeiras cervejas na Espanha. Louis Moritz Trautmann fundou a Moritz en 1856 e August Kuentzmann Damm fundou a Damm em 1897. Atualmente são os dois grandes nomes cervejeiros em Barcelona.

A Damm é hoje a fabricante mais importante e a Estrella Damm sua cerveja mais conhecida. É uma cerveja tipo lager que você vai encontrar em qualquer canto de Barcelona. Mas o fabricante tem outros produtos muito interessantes. Se você for cervejeiro, não deixe de experimentar a Voll-Damm, uma cerveja tipo Marzënbier de alto teor alcoólico, uns 7,2°, que é elaborada utilizando o dobro de malte na receita.

Enquanto a Damm é uma marca conhecida muito além das fronteiras da Catalunha, encontrar a cerveja Moritz, fora de Barcelona, é um evento. A cerveja Moritz deixou de ser fabricada em 1978 e retoma sua produção fora da Catalunha no ano de 2004. É interessante observar que a cerveja, muito asociada com os ideais do nacionalismo catalão, hoje é fabricada, sob supervisão catalã, por La Zaragozana, em Zaragoza.

“Claras”, no estilo de Barcelona

moritz

Na Espanha é muito comum misturar a cerveja com algum refrigerante. A mistura tem como resultado uma bebida menos amarga e mais agradável de beber, quando você não quer encarar uma cerveja pura.

Em muitos lugares esta mistura é conhecida como clara, termo que tem diferentes significados, dependendo da cidade espanhola:

  • em Barcelona uma clara é cerveja misturada com refrigerante de limão, o shandy inglês.
  • em Madri uma clara normalmente é cerveja misturada com gaseosa (um tipo de refrigerante adocicado e com leve sabor de limão, usado para ser misturado a outras bebidas). Querendo a mistura com refrigerante de limão, é só pedir uma cerveza con limón.
  • em Sevilha é preciso especificar se você quer a clara com limão ou com gaseosa (clara con blanca).

E as “tapas”?

tapas

Se você já ouviu falar da tradição de servir uma pequena tapa, um tira-gosto, com cada cerveja consumida, saiba que essa tradição é própria de algumas cidades da Espanha (principalmente, mas não exclusivamente, do sul) e não de Barcelona. Se você quiser uma tapa com sua cerveja vai ter que pedir e pagar por ela.

Há vários bares em Barcelona pensando em implantar essa gostosa tradição de servir a tapa de cortesia com a bebida, mas o número é ainda bem pequeno. Com sorte, o máximo que podem servir são umas batatinhas fritas ou algum milho torrado.

Pronto para encarar o verão?

Esperamos que você tenha entrado no clima e esteja pronto para encarar o calor de Barcelona da melhor forma possível. Uma cervejinha em uma praça do bairro de Gràcia, na terraça de um hotel ou na beira do mar em La Barceloneta é tudo de bom!

————–

Para ver os demais posts da Blogagem do Verão Europeu, e ficar por dentro das bebidas do verão em outros países do continente, visite:

4 comentários em “uma bebida para este verão em Barcelona”

  1. Avatar

    Bom dia Tony ! como esta ? seu site ja faz parte do meu dia a dia rsrs antes da viagem….uma coisa que gostaria de perguntar e nao sei se voce saberia me responder . Sou grande fã de cervejarias artesanais , sera que voce nao saberia indicar um lugar para tomar e para comprar tambem ?

    obrigado

      1. Avatar

        nossa ! muito obrigado…inclusive o primeiro link que eu abri no primeiro bar…fica no eixample..relativamente perto do meu hotel e com 30 torneiras de chope ! show ! ehhe

        obrigado pela indicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima