viajando de AVE, o trem-bala, entre Madri e Barcelona

Sabia tudo sobre o trem-bala espanhol através dos seguintes textos:

Você sabia que é possível ir de Madri a Barcelona com o conforto e modernidade do trem-bala espanhol? O AVE (iniciais de Alta Velocidad Española), o trem-bala espanhol, faz o percurso Madri-Barcelona em duas horas e meia a três horas, no caso das viagens que tem mais paradas no trajeto.

AVE, o trem bala espanhol
AVE, o trem bala espanhol

O trem é operado pela RENFE, a empresa estatal de trens da Espanha. Além de ser um meio de transporte muito confortável e moderno, é incrivelmente rápido, chegando a viajar a mais de 300 km/h.

AVE, o trem bala espanhol
AVE, o trem bala espanhol

Se você pretende se deslocar de Barcelona a Madri, ou vice-versa, considere a possibilidade de viajar entre as duas cidades utilizando o trem-bala. Pode se um meio de transporte muito competitivo frente ao avião, considerando que não é necessário chegar com tanta antededência na estação de embarque e nem ficar aguardando pela saída da bagagem na chegada. Além de não precisar se deslocar até o aeroporto, pois você chega e sai, tanto do centro de Madri, como do centro de Barcelona.


Consultando preços e horários

Entre no site da Renfe.

Selecione origem e destino, datas e número de passageiros na parte superior.

Para pesquisar selecione:

  • Escolha Ida ou Ida y vuelta.
  • Em Origen, escolha Madrid-Puerta de Atocha.
  • Em Destino, escolha Barcelona-Sants.
  • Em Salida, escolha a data de saída.
  • Em Regreso, escolha a data de retorno (no caso de passagens de ida e volta).
  • Em Viajeros escolha o número de pessoas que vão viajar.

Na seguinte janela, você vai ver uma lista de trens com seus números, horários de saída e chegada, tempo de viagem e os preços nas diferentes classes tarifárias (Turista, Turista Plus e Preferente). Se você fizer a pesquisa com uns dois meses de antecedência, é provável que não apareçam trens ou apareçam com a informação de indisponíveis. Ocasionalmente, a RENFE faz mudanças no site e as ferramentas de pesquisa não geram resultados.

Passando o mouse acima dos símbolos você vai ficar sabendo das regras tarifárias associadas com cada um deles. O símbolo mais interessante é a letra P (Promo, a passagem mais barata). Saiba mais lendo os textos as diferentes classes no trem-bala espanhol e o preço das passagens no trem-bala espanhol.


Comprando as passagens

Saiba tudo sobre o processo de compra de passagens lendo o texto como comprar sua passagem do trem-bala.

Posso comprar as passagens quando estiver na Espanha? Pode, sem dúvida. Comprando com algum dia de antecedência, ou até no mesmo dia, é bem provavél que você encontre passagem. O problema é que as passagens com bons descontos são vendidas com muita antecedência e se esgotam rapidamente. Comprando na última hora você vai pagar a tarifa cheia. Veja o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala.


Saindo de Madri – Estação de Atocha

Estación de Atocha, Madri

Os AVEs com direção a Barcelona partem da estação de Atocha no centro de Madri. Aproveite para dar um rolê pela estação antiga, que é muito bonita, antes de se dirigir a sua plataforma de embarque, na parte moderna, onde ficam estacionados os AVEs. E não perca nossas dicas sobre Madri!

Estación de Atocha, Madri

Você embarca no AVE de forma parecida a como embarca em um avião. Tem que passar a bagagem por raio-X no controle de acesso e então descer com a bagagem até a plataforma de onde sairá seu trem. Confira o número do vagão e cuidado ao subir os dois degraus do trem com a bagagem.

Os trens tem espaço para acomodar a bagagem, mas costuma estar lotado, por não ser muito grande. Malas de tamanho pequeno podem ser colocadas na parte superior dos assentos, mas a bagagem mais volumosa precisa ficar na área de bagagens.

Veja o texto que dedicamos para responder à pergunta quanta bagagem posso levar no trem-bala?


Como é viajar no AVE

viajando no AVE

Logo depois de partir, você vai reparar que é possível saber a velocidade do trem, por uma tela instalada no princípio e final so seu vagão. Sai devagar e logo atinge grande velocidade, superando os 300 km/h em alguns momentos da viagem, sem que você se dê conta disso.

viajando no AVE

O mais interessante, ou pelo menos é a nossa impressão é a da maioria das pessoas com quem falamos, é que você não sente que o trem esteja andando tão rápido assim. É muito tranquilo. Porém, se você andar até o vagão onde fica a lanchonete, vai sentir de forma mais nítida os efeitos do balanço do trem.

viajando no AVE

Antes de cada parada, são feitos anúncios sobre a próxima estação.

Aproveite para curtir as distintas paisagem dessa parte da Espanha. O percurso entre Madri e Zaragoza é cheio de montanhas. O percurso entre Zaragoza e Lleida atravessa o desserto dos Monegros. Nos arredores de Lleida você vai ver muitas plantações de frutas. Mais perto de Barcelona, o AVE atravessa uma região onde são cultivadas as uvas, com as quais é produzido o cava, o champagne espanhol. Do lado esquerdo da janela, você vai ver a linda silhueta da serra de Montserrat.


Chegando em Barcelona – Estação Barcelona Sants

O ponto final da viagem é a estação Barcelona Sants. Leia mais informações em a estação de trem Barcelona Sants.

Estación de Sants, Barcelona

A parte final do percurso é feita através de túneis. A estação de Sants é toda subterrânea. Para sair da plataforma, pegue a escada rolante ou, se estiver com bagagem, utilize os elevadores.


Mais informação sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

443 comentários em “viajando de AVE, o trem-bala, entre Madri e Barcelona”

  1. Tony, estou indo com a família para a Espanha em abril, já comprei o passagem de trem pelo site da renfe de ida de Madrid-Barcelona, consegui pelo paypal, mas tento comprar a volta mas não estou conseguindo, já estou tentando a uns 4 dias, tento com o cartão e com o paypal, já mudei o navegador e nada, o que você me aconselha. Esqueci de comentar, estou gostando muito de suas dicas e estou anotando tudo. Abraços.

    Responder
      • Tony, consegui a compra, como já tinha feito uma compra anterior eu logava com meus dados na hora de preencher com os dados dos passageiros e toda vez no final do processo de compra não processava dando a mensagem de que não podia continuar com a venda, eu então não fiz o login e cadastrei todos os passageiros na hora e consegui pelo paypal, fica mais uma dica eu estava no mozilla firefox. Abraços.

      • Obrigado pelo feeedback, Alexandre. Deve ajudar outros leitores com problemas parecidos. Até hoje não tínhamos ficado sabendo de ninguém que tivesse problemas pagando com PayPal. Ficamos felizes de que tudo tenha dado certo. Uma ótima viagem para vocês! Fique a vontade para tirar outras dúvidas sobre sua viagem! ABraço.

      • TONY, estou pegando varias dicas aqui com você e li em outro comentário seu o site espanha total e lá obtive a informação de que ao comprar passagem do trem-bala você adquire o “combinado cercanías” que lhe da o direito de 1 passagem de trem local, me ajude mais uma vez por favor, eu chego de Barcelona vindo de Madri estação Puerta de Atocha no dia 27/04 as 15:10 e embarco no aeroporto no mesmo dia no terminal 2 as 19:10 você acha que consigo utilizando esta opção do trem (tem o trem que sai de Atocha e desembarca no terminal 4 do aeroporto) e depois pegar o ônibus que liga um terminal ao outro, ou na Estação Puerta de Atocha pegar o Línea Exprés Aeropuerto, sei que vai ser bem apertado o tempo, o trem faz o trecho em 25 min e o ônibus em 40 min. Mais uma vez obrigado.

      • Prezado Alexandre, ficamos um pouco confusos com a descrição da sua viagem “eu chego de Barcelona vindo de Madri”. Pelo resto da descrição entendemos que você está chegando em Madri, não é? No Espanha Total temos um texto detalhando como chegar no aeroporto de Madri. Sendo que sua consulta é sobre Madri, você faria a gentileza de deixá-la no texto sobre como chegar no aeroporto, para que possamos respondê-la com a atenção que merece? Não esqueça de indicar se seu voo e nacional ou internacional. Abraço.

  2. Olá Tony! Estou com uma dúvida sobre a compra a passagem de trem Barcelona/Madri. A viagem será dia 22/05, encontramos a passagem para mesa de 4 pessoas por 50 euros. Acontece que um dos passageiros ainda não recebeu o passaporte, posso colocar o número do identidade? Vi a dúvida que vc tirou sobre o passaporte vencido, mas nesse caso não exite passaporte ainda.

    Responder
  3. Oi, Tony!
    Preciso comprar a passagem de trem de madrid a barcelona, ida e volta, e pelo site da Rail Europe está mais barato que no site da Renfe, escolhendo primeira classe. Será que estou fazendo algo errado? Pq geralmente é o contrário, certo? A Renfe é mais barata. A diferença é de quase 20,00.

    Responder
    • Prezada Erica, você foi até a última tela de compra no site da RailEurope, onde é mostrado o valor total que você vai pagar? A RailEurope cobra taxas salgadíssimas que são acrescidas ao valor das passagens mostrado nas telas iniciais de pesquisa. Nunca vimos uma passagem no site da RailEurope que saisse mais em conta que no site da RENFE, o que não significa que não possa acontecer. Abraço.

      Responder
      • Por nada, Erica. Para a gente, site que não mostra logo no começo o preço final que o consumidor vai pagar, não tem um compromisso com o cliente. Aqui na Europa esse tipo de prática não é permitida. Precisando de qualquer ajuda para comprar suas passagens no site da RENFE, consulte a gente. Abraço!

  4. Tonny, por favor, qual opção eu escolho no momento da compra das passagens de trens? Aparece Dto. Familia Generosa, fam. numerosa general ? Ou tanto faz ?

    Responder
  5. Ola, seu site é muito util para quem vai fazer uma viagem pela Espanha, obrigada ! Gostaria de uma informação, vou fazer o trecho Madri Barcelona daqui uns 20 dias . Quando compro a passagem , é possível imprimir na hora ??? Ou é necessário aguardar a chegada da passagem por correio ? Só tenho 20 dias ? Dá tempo de esperar correio ?

    Responder
    • Prezada Luciana, comprando no site da RENFE, você vai receber as passangens na sua caixa postal logo depois de finalizar a compra. E só imprimir e levar. Aproveite para conhecer nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol e tire outras dúvidas aqui. Abraço.

      Responder
  6. Olá, estou com a viagem marcada para jun/2015, com hoteis reservados, passagens de trens compradas, etc.. tudo prontinho, fiquei com um dúvida, meu bilhete de trem MADRI-LISBOA-MADRI, diz que é um TRENHOTEL, não sei o que isto significa, imagino que seja com cabines com biliches… é isto? comprei segunda classe… (mas barato né…)
    Aliás… os questionamentos acima, são ótimos e suas respostas melhor ainda… parabéns… todos nos ajudam a viajar..

    Responder
  7. Olá, Tony! Eu novamente rs…
    Então, estou tentando realizar compra de passagem pelo RENFE na modalidade BARCELONA – MADRI. No entanto, aparecem tão somente essas opções das estações saindo de Barc:

    La sagrera meridiana
    Sant andreu condal
    Arc de triomf
    Clot arago
    Estacio de Franca

    Não aparece Barcelona-Sants… Ou uma dessas é justamente a Sants??
    Meu hotel fica próximo perto da Fonte Máfica..
    Desde já agradeço!!

    Sâmara

    Responder
  8. OLá, Tony. Estou tentando comprar a mesa, pois somos uma família de 4, para Madrid Barcelona, em julho. Sinceramente, a Renfe merece as reclamações que fazem dela na internet sobre a questão do pagamento. Já tentei com cartão, que nem chega ao sistema de segurança ( o meu é internacional e já usei em vários países), já tentei com Paypal meu, da minha mulher, nada funciona. Sempre aparece a mensagem Se ha producido un error al realizar la operación, disculpe las molestias (V002). Não sei mais o que fazer mesmo… Já li todas as orientações deles, faço tudo certo, mas sempre dá o erro. Você teria uma luz salvadora? Lembrando que não estou procurando em outros sites de revenda, porque, além de mais caros, não oferecem a 4m

    Responder
      • Prezado Alex, respondemos sua consulta anterior antes de ler que você tinha finalizado a compra com sucesso. Você consegue entender o que possibilitou a compra? Foi uma troca de navegador? Conte para a gente como aconteceu, pode servir de ajuda para outros leitores. Uma ótima viagem de trem-bala para vocês!

    • Prezado Alex, há muitos leitores que relatam para a gente que conseguiram finalizar a compra de passagens no site da RENFE. Você fez um cadastro de usuário no site da RENFE na hora de fazer a compra? Tente com ou sem o cadastro. No texto como comprar sua passagem do trem-bala damos várias dicas. Se seu cartão de crédito tiver serviço de concierge, pode pedir ajuda.
      O fato do cartão de crédito ser internacional não significa que conte com o sistema de segurança Verified by VISA/MasterCard. Muitos cartões brasileiros não contam com esse sistema, que está na raíz dos problemas para fechar a compra. Mas com o PayPal a compra deveria ser simples. Recentemente uma leitora relatou que conseguiu comprar depois de tentar com vários navegadores (ela fechou a compra usando o Internet Explorer). Se você tiver qualquer outra dúvida sobre o processo de compra, aproveite nosso texto do Espanha Total linkado anteriormente para deixar a consulta.
      E sim, os sites de revenda são muito mais caros. Abraço.

      Responder
      • OI, Tony. Obrigado pela atenção. Eu tinha cadastro na Renfe. Meu cartão não tem o Verified by VISA e liguei para o concierge. Eles me disseram que nesse caso é uma relação direta entre cliente e banco, porque é fornecido um código de segurança e não poderiam ajudar nessa etapa.
        No meu caso, a Porto Seguro é a operadora do cartão, a atendente sequer sabia o que é Verified by VISA e pelo jeito não fui o primeiro, pois buscando no google achei relatos assim.
        Todavia, no meu caso, quando escolhia pagamento com cartão nem chegava a pedir o código, dava erro antes.
        De qualquer forma, eu já havia decidido pelo Pay pal, exatamente para não ter o problema com o Verified by VISA. Mesmo assim dava erro, sem explicação alguma, não fechava.
        Imaginei que era congestionamento de sistema e tentei, sem exagero algum, cerca de cinquenta vezes até dar certo, assim, apenas repetindo o mesmo procedimento.
        Gravei os quatro nomes como passageiro frequente, para não ter que ficar escrevendo todos os dados novamente, esperava cerca de dois ou três minutos entre uma e outra operação, para que os assentos retornassem ao sistema, fazia a busca novamente e tentava, foi assim até fechar.
        Eu poderia ter comprado da Rail Europe, da Tam Viagens, CVC e outras listadas no site da Renfe como revendedores internacionais ou das revendedoras on line espanholas e vi que há varias, como a Corte Inglês, etc. Todavia, em nenhuma delas havia a opção 4m (quatro na mesma mesa), que era a mais vantajosa para mim, pois somos uma família de 4. Também achei sites de revenda por terceiros de passagens da Renfe, algo como um mercado livre de passagens e, ainda, outros sites que compram a mesa 4m, para revender as passagens compartilhadas. Não confiei em nenhum deles, simplesmente porque não conheço e também porque o preço igualmente ficava acima da Renfe. Então, o que fiz foi insistir mesmo, sem parar, até conseguir. Esse é o meu relato.
        Reitero o agradecimento pela atenção.
        Abs
        Alex

      • Prezado Alex, desculpe a demora em dar um novo retorno para você, estamos no meio de uma viagem com acesso limitado à internet. Agradecemos muito seu detalhado feedback, e admiramos sua persistência, que foi finalmente recompensada com o fechamento da compra. A RENFE é uma caixinha de surpresas mesmo, você não sabe como gostariamos que as coisas fossem mais simples com ela. Agora é só curtir seu passeio de trem-bala! Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site. Abraço.

      • outra coisa, tentei com Internet Explorer, Mozilla e Chrome. O problema foi o mesmo nos três. Fechei usando Chrome, mas considerando que os três tiveram as mesmas dificuldades, não me parece, a princípio, que o problema estivesse no navegador, mas no site da Renfe mesmo…

  9. Oi, Tony. Gostaria de parabenizá-lo pela excelente qualidade de seu trabalho.
    Viajo para a Espanha em julho e o Passaporte BCN me ajudou muito na organização da viagem.
    As dicas foram extremamente valiosas.
    Como o trecho final de minha viagem é Barcelona/Madri, pesquisei no site da RENFE os preços das passagens para agosto. Parece-me que no mês de agosto a frequência dos trens é menor, pois só localizei trens de hora em hora. Nos outros meses existem trens no intervalo das horas. Será que a RENFE vai disponibilizar mais opções até la?
    Desde já agradeço a atenção.
    Um forte abraço.

    Responder
    • Prezada Marcia, agosto é o mês de férias na Espanha e por isso a frequência de trens é menor. O viajante business, que sustenta o sistema do trem-bala, desaparece durante o mês de agosto, e por isso a RENFE retira vários trens do sistema. Pode saber mais sobre o trem-bala na Espanha lendo nosso completo dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha. Abraço.

      Responder
  10. bom dia Tony, vou fazer uma viagem de lua de mel e meados de outubro/2015 para a Espanha e gostaria de uma indicação de algum site/blog de Madri tão completo quanto o Passaporte BCN.
    forte abraço

    Responder
  11. Oi!

    Gostaríamos de saber se vão entrando novos horários de trem no site da Renfe. Viajaremos em setembro e já queremos comprar as passagens de uma cidade a outra da Espanha. Vimos no site que no trajeto Sevilha – Barcelona há apenas uma opção de horário de saída no período da manhã. Vocês sabem se costuma ser assim mesmo?

    Obrigada.

    Wal e Lu.

    Responder
    • Prezada Walkyria, o sistema já mostra todos os trens diretos entre Sevilha e Barcelona, há poucos trens diretos por dia. A alternativa é comprar um Sevilha-Madri e um Madri-Barcelona. A troca de trens é feita na estação de Atocha em Madri. Imaginamos que vocês já tenham visto nosso dossiê especial com tudo sobre o trem-bala na Espanha. Precisando qualquer outra orientação sobre o trem-bala, aproveitem as caixas de comentários do dossiê. Abraço.

      Responder
  12. Olá Tony!

    Estou passando somente para relatar que passei horas lendo todos os comentários neste post sobre como viajar de ave de Madrid para Barcelona e posso dizer que estou muitíssimo bem informada a respeito.
    Viajarei para Madrid em novembro com meu marido, será a nossa primeira viagem à Europa, e depois de muito pesquisar encontrei este site que além de super didático e prático, oferece ótimas dicas de viagens com respostas simples, fáceis e rápidas que ajudam muito a turistas cheios de dúvidas como eu, por exemplo.
    Parabéns pelo empenho e dedicação em compartilhar seus conhecimentos. Esteja certo de que virei sua seguidora e também irei acessar e seguir o Espanha Total.
    Sucesso sempre!

    Responder
  13. Passo para deixar um feedback. Acabei de comprar minhas passagens pelo site da Renfe usando meu cartão Travel Money. Muito tranquilo! Fica a dica! Abraços a todos!

    Responder
    • Prezado Amilton, bem-vindo ao passaporteBCN. É possível ir até Nice, sim. Queríamos pedir uma gentileza para você. Para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos consultas sobre a viagem de trem-bala entre Madri e Barcelona. Por favor, deixe sua consulta no texto como ir de Barcelona a …, e daremos os detalhes da viagem que você está querendo fazer. Abraço.

      Responder
  14. Tony, boa noite
    Parabéns pelo site. Muito interessante. Já aproveitei várias dicas.
    Pretendemos sair de Barcelona, com destino a Madri no dia 08/12/15. Entrei no site da Renfe e vi que nessa data as possibilidades de horario estão bem escassas, assim como os valores muito altos. Será por ser um período de baixa estação e por isso não terei muitas opções de horário ou provavelmente ainda não estão todas as passagens disponíveis?
    Muito obrigada

    Responder
  15. Hoje mesmo comprei barcelona valencia na Renfe sem problemas com o pay-pal, mas tive antes que alterar a moeda de pagamento para euro . Aparece primeiro o valor convertido em reais, e um campo com a cotação. Se clica nesse campo aí aparece a opção em moeda estrangeira,é só dar um enter e fica em em euro. Se ficar com a opção em real o site não aceita.

    Responder
  16. Ola Tony blz? vou para barcelona em Dezembro de 2015…e gostaria de fazer uma viagem de trem bala…mas para uma cidade mais perto…pois até gostaria de conhecer Madrid tbem…mas o tempo vai ser curto e não dá para perder tanto tempo com a viagem…obg

    Responder
    • Prezado Jairo, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 7 de outubro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

      Responder
    • Prezada Lorena, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 7 de outubro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

      Responder
  17. Olá Tony ,eu e minha família estamos querendo ir de trem de Madri para Barcelona dia 18/12/2015 e volta dia 24/12/2015 para Madri novamente ,mas pelo site da rende e raileurope não estão sendo disponibilizados passagens para o dia 24/12! Há algum tipo de paralisação dia 24/12? O que vc me recomenda?

    Responder
    • Prezada Anna, no texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala explicamos o que está acontecendo: nos últimos três anos, as passagens para dezembro, e especialmente no periodo de férias do final do ano, somente começaram a ser comercializadas com poucas semanas de antecedência. Os trens devem circular normalmente no dia 24, especialmente no período da manhã. Não costumamos indicar a compra de passagens de trem na RailEurope por causa da incrivelmente salgada comissão que eles cobram. Às vezes, o valor da comissão pode superar o valor da passagem! Indicamos a compra direta no site da RENFE (veja aqui como comprar sua passagem do trem-bala). Você vai ter que aguardar até o começo de dezembro, quando as passagens devem entrar no sistema. Abraço.

      Responder
  18. Oi Tony….tdo bem?
    Consegui tempo agora de contar um pouco como foram os 12 dias em Barcelona e posso dizer que foram mto legais, com um porém.
    Quem for visitar Barcelona e Madrid, visite primeiro Barcelona, se encante pela cidade, eu entendo que são completamente diferentes, colonizadas por povos diferentes, mas Madrid é sensacional.
    A viagem de trem bala (ave) é mto tranquila, vc só sente realmente algo enquanto está de pé indo ao banheiro ou na parte de trás para ir comer algo. A paisagem é bem tranquila, quando para na estação de Zaragoza (que é belíssima) é uma das vistas mais legais.
    Compensa a compra antecipada e de ida de uma cidade para a outra (recomendo que vc desça de avião por El Prat e vá de trem bala para Madrid e depois vá embora da Espanha de avião por Barajas mesmo, é bem mais vantajoso financeiramente).
    A velocidade máxima do trem chegou a 303 km mas em média ele ia a 285 km por hora.
    Ah e é por vc o controle de acesso ao seu vagão e ao seu acento, tipo se vira…rs….óbvio que é tudo bem sinalizado é distribuído fone de ouvido para ouvir música, não tem ponto para carregar o celular (recomendo levar dois carregadores portáteis durante a viagem) e é isso!
    Espero ano que vem estar de volta à Espanha 😀

    Responder
    • Prezado Diego, agradecemos muitíssimo sua gentileza voltando por aqui para compartilhar tantas informações sobre sua viagem. Muito obrigado mesmo. Vamos responder seus comentários em cada texto separadamente, tudo bem? A sensação de velocidade no trem-bala é tal qual você a descreve, só quando você fica em pé sente a movimentação do trem. No texto como é uma viagem de trem-bala explicamos com detalhe como é feito o embarque no trem. Os modelos mais modernos de trem-bala já vem com tomada nos assentos. Os antigos não. Aguardaremos sua volta à Espanha no próximo ano! Na próxima vez estamos achando que vai dar Andaluzia! Se você quiser compartilhar suas experiências em Madri no nosso Espanha Total, convidamos você a fazê-lo no texto destinos: Madri. Grande abraço.

      Responder
  19. Olá Tony,
    Vou para Madri dia 06/02 e pretendo ir de trem para Barcelona no dia 07/02, no entanto, muito me preocupa o volume de bagagens e os pesos. Eu e meu marido devemos levar 3 malas, mas o peso é algo que ainda não temos ideia. Como têm funcionado a fiscalização das malas? Eles seguem a risca ou é tranquilo?

    Minha outra preocupação é que iremos para Roma posteriormente, saindo de Barcelona, mas neste caso, pretendemos pegar um avião. Tendo em vista que todas as cias aéreas controlam rigidamente o peso e tamanho, pesquisei bastante e vi que há lockers em Barcelona. Você conhece algum seguro e com preço mais acessível? Há alguma outra recomendação ou sugestão para deixar as bagagens por alguns dias?
    Inclusive, não vi nenhuma alternativa de lockers em Madri. Você conhece algum?

    Obrigada!

    Responder
  20. Olá Tony,

    Estou tentando comprar uma passagem de Barcelona para Madrid para o dia 18/04 porém no site da Renfe só tem passagens entre essas duas cidades até o dia 10/04.

    O que achei estranho é que pra outras cidades tem passagens até pra maio, menos entre Barcelona e Madrid.

    Sabe o que pode estar acontecendo?

    Grato,

    Marcelo Figueira

    Responder
    • Prezado Marcelo, são coisinhas da Renfe, tem disponibilidade para alguns trechos, mas não tem para outros. A solução é seguir monitorando a inclusão de novas datas até chegar na data de seu interesse. Não se preocupe, as passagens não estão esgotadas! Abraço.

      Responder
  21. Boa tarde!! Parabéns pelo site e pelo cuidado com todos os detalhes. Aprendi muito com apenas minutos de leitura. Viajo para Barcelona dia 01/06 e ficarei hospedada próximo à praça Catalunya. Minha dúvida é com relação as estações que levam até Madrid. Existe AVE saindo da estação de Catalunya? No site da Renfe eu só vi passagens saindo da estação de Sants. Obrigada!

    Responder
  22. Tony! Primeiramente, excelente todo o conteúdo!!!!
    Olha só, vou de Madri à Barcelona no dia 09/06 (apenas ida pois vou continuar a viagem turistando em Barcelona e arredores)… Consultei a RENFE e tem passagens (apenas ida) com trem:
    “AVE” à 106,7 euros com 3h viagem, (classe Turista)
    “AVE-LD” à 27,65 com 5h29 viagem (classe Turista con Enlace) e
    “AVE-TGV” à 84,3 com 2h59 de viagem (classe Turista)
    Pergunto, a única diferença é o tempo? O trem AVE LD tbm é “bala”? O que seria este “turista con enlace”?

    Se eu comprar a mais barata (“AVE-LD” à 27,65 com 5h29 viagem (classe Turista con Enlace)) chegarei de trem bala em Barcelona?!

    Muito obrigada!!!

    Responder
    • Prezada Angela, bem-vinda ao passaporteBCN. Não sabemos se você já viu que, no nosso Espanha Total, temos um extenso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha. Dê uma olhada nos textos, que vão ajudar você a que sua viagem de trem-bala seja ainda melhor. Também temos muito conteúdo sobre a cidade de Madri que pode interesssante para você.
      Respondendo sua consulta, o AVE-LD é a única opção que não escolheriamos, não é um trem direto, você vai ter que ir de trem-bala até Valência e lá trocar por um trem lento até Barcelona (não há trem-bala entre Valência e Barcelona). O AVE-TGV é um trem-bala com destino a França, mas em termos de serviço é idêntico ao AVE que você mencionou no primeiro lugar.
      Abraço.

      Responder
  23. Olá Tony,

    Estou com passagem da Renfe comprada de Barcelona para Madrid, porém, estou com um problema de saúde na família e precisarei adiar por 1 semana a viagem. Já mandei email para a Renfe. Esse tipo de alteração é comum? Terei facilidade para isso? Terei algum custo? Obrigada pelo retorno, usei o Passaporte BCN para planejar toda minha viagem, porém, estamos com esse imprevisto.

    Responder
    • Prezada Roberta, cada tarifa tem uma regra específica sobre cancelamento. Pode ver maiores esclarecimentos sobre o assunto no texto O preço das passagens no trem-bala espanhol, do nosso Espanha Total. Sem saber qual o tipo de tarifa que você comprou, não podemos dar uma resposta à sua pergunta. Se você quiser deixar essa informação no texto mencionado, daremos uma resposta o mais breve possível. Abraço.

      Responder
  24. Tony, vou desembarcar de navio MSC em percurso no mediterrâneo no Porto de Barcelona dia 11 de novembro, está marcado para as 14,00 hs,, quero viajar para Madri ainda de dia para aproveitar o visual, sei que nesta época anoitece às 18 hs, então preciso tentar chegar o mais rápido na estação Sants.
    Para isto preciso ter antecipado a compra de passagem do trem, mas há como comprar um bilhete sem hora definida para chegar e embarcar NO TREM DE IMEDIATO? ou só vendem antecipado com horário pré- marcado? Ou você acha que devo por exemplo comprar para as 20,00 hs e depois antecipar caso chegue na estação às 16 hs?
    Se for possível comprar sem hora definida, você me aconselha comprar lá em Barcelona a passagem(bilhete) vou estar lá 8 dias de antecedência, ou é melhor tentar pelo site das operadoras ?
    Agradeço antecipado sua resposta.
    João Gomes

    Responder
    • Prezado João, tanta coisa pode acontecer no dia da chegada de um cruzeiro (só para você ter uma ideia, um nevoeiro pode atrassar as operações no porto, como já aconteceu em 2015), que não arriscariamos uma conexão rápida barco-trem. No nosso Espanha Total, onde informamos sobre destinos na Espanha fora da Catalunha, temos um dossiê muito extenso sobre o trem-bala na Espanha. Nele você vai achar um texto que responde parte das suas dúvidas: Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala. Todas as passagens são com horário e assento marcados. Se você comprar no último momento, pode ser que não tenha assento disponível e você vai pagar a tarifa cheia. Dependendo da tarifa escolhida (veja mais informações no texto O preço das passagens no trem-bala espanhol), você poderia optar por um trem anterior ao que havia comprado, sempre em função da disponibilidade de assentos e das condições da tarifa escolhida. Resumindo, compre, o antes possível, um trem para o final do dia pagando uma tarifa que permita a troca de horário.
      Se você estiver indo para Madri vai gostar muito da nossa extensa coleção de dicas sobre Madri. Abraço.

      Responder
  25. Oi Tony

    Estava olhando o site e fiz o que você sugeriu, porém não apareceram os horários e valores.
    Quero sair dia 14 de novembro de 2016 com meu marido de Barcelona para Madri. Entrei no site da RENFE e não aparecem os trens horários e valores.

    Responder
  26. Boa tarde!
    Estou tentando comprar passagem no site da Renfe Barcelona /Madrid mas gostaria da tarifa ida e volta que ficaria mais barato. Quando clico no retorno aparece o preço dobrado. Se eu clico somente na ida fica dizendo que o retorno não foi selecionado.
    Sabe qual seria o procedimento?

    Obrigada!

    Responder
    • Prezada Elisabeth, o que deve estar acontecendo com você é uma interpretação errada da tarifa ida e volta. O nome da tarifa pode enganar. Apesar de ser chamada de “Ida y Vuelta”, a tarifa é aplicada a cada trecho da sua viagem. O valor que aparece na sua primeira pesquisa, na tarifa “Ida y Vuelta”, corresponde ao trecho de ida. Para o trecho de volta você precisa selecionar uma nova tarifa que será acrescentada ao valor total da viagem de ida e volta. Quando você acrescenta o valor da volta, o total aparece dobrado. A tarifa “Ida y Vuelta” nem sempre é mais ventajosa, gerlamente uma tarifa Promo tem um valor bem menor. No texto O preço das passagens no trem-bala espanhol, do nosso dossiê especial com tudo sobre o trem-bala na Espanha, apresentamos em detalhe cada uma das tarifas. Se você tiver qualquer outra dúvida sobre o assunto, aproveite para deixar sua pergunta por lá, responderemos o antes possível. Abraço.

      Responder

Deixe um comentário