Menu

a numeração das ruas em Barcelona

A numeração das ruas

Como acontece no Brasil, os números pares ficam de um lado da rua, os ímpares do outro. Mas aqui acabam as semelhanças.

Em Barcelona (como no resto da Espanha), os números das ruas não representam a distância em metros entre o número e o começo da rua. Correspondem ao número de prédios ou casas existentes na rua. O número da rua se incrementa a cada prédio ou casa. No lado ímpar, vem primeiro o número 1, depois o 3, depois o 5. Como as larguras das fachadas dos prédios são diferentes, a numeração da rua não colabora para que se tenha uma ideia da distância que ainda falta percorrer ou da localização exata do endereço que queremos visitar.

Um bom exemplo é a conhecida Avenida Diagonal, que tem 10 quilômetros de comprimento, e que só tem 712 números!

Por isso, tentar se orientar em Barcelona, tendo como base a numeração das ruas, não costuma dar muito certo. É quase obrigatória a consulta de um mapa, especialmente para ruas e avenidas muito extensas.

As imagens e os mapas do Google Maps podem ajudar com a numeração das ruas, uma vez que é possível vê-las também com o Street view (arrastando o homenzinho amarelo até o local desejado). Utilizando o zoom sobre o mapa, dá para visualizar os números, como mostra o exemplo abaixo:


Visualizar o mapa ampliado

Atenção no Eixample

Um lugar de Barcelona onde é preciso prestar muita atenção no quesito número das ruas é o Eixample. Isso porque as ruas que cortam o Eixample de esquerda à direita são intermináveis. É bom prestar atenção especialmente na hora de escolher seu hotel. Não é a mesma coisa o Carrer de Mallorca, 1 (endereço do Hotel Expo Barcelona), que fica do lado da estação de trem Barcelona Sants, que o Carrer de Mallorca, 606 (endereço do Hotel Acta Ink 606), que fica no distrito de Sant Martí. Entre ambos endereços há um distância de mais de 5km!

Rolar para cima