Há várias semanas, o consórcio americano Mobilona conquistou as manchetes com notícias sobre seu novo projeto: construir um espetacular hotel sobre o mar de Barcelona, um Burj al Arab exagerado. O gigantesco hotel teria 2.400 quartos e seria construído sobre uma ilha artificial, perto da costa de Barcelona. A ilha seria chamada de “Isla Barcelona” e o hotel de “Space Hotel“.
Quais são as chances de um projeto desse tipo seguir adiante? No contexto da profunda crise financiera pela qual está passando a Espanha (e a Catalunha também está se saindo bastante mal), não parece que um projeto extravagante como o Isla Barcelona tenha muitas chances de emplacar. Além disso, existe uma legislação ambiental que protege as costas espanholas e que, em teoria, impediria a construção do hotel (não temos conhecimento do que houve com essa legislação, quando autorizaram a construção do hotel W, na mesma orla de Barcelona).
Mas agora que Madri conseguiu seu Eurovegas, não surpreenderia que Barcelona quisesse dar o troco com um projeto ainda mais mirabolante. Aliás, Barcelona já está dando o troco com seu Barcelona World.
Seguimos acompanhando as notícias para ver onde vai dar.