uma sede do Hermitage Museum em Barcelona

No último trimestre de 2012, anunciaram a construção de uma sede do Hermitage Museum em Barcelona (El Hermitage abrirá una filial en Barcelona, Un Hermitage con muelle propio). A decisão de abrir uma sede do museu na cidade foi resultado de um acordo entre o presidente da Generalitat (o governo da Catalunha) e os responsáveis pelo museu.

A área prevista para a construção do museu está próxima ao porto de Barcelona, ocupando três grandes galpões e bem perto do icônico hotel W Barcelona. A proposta é que o Hermitage de Barcelona conte com uma coleção permanente e também com espaço para abrigar exposições temporárias.

Agora há pouco, o responsável de cultura do governo da Catalunha afirmou que o projeto está avançando (Mascarell afirma que el Hermitage de Barcelona avanza y quiere traer una buena colección).

Porém, as dúvidas são grandes, principalmente no quesito financiamento. Barcelona está bombando turisticamente, mas as finanças, tanto da prefeitura da cidade como o do governo da Catalunha, estão em uma situação crítica e o financiamento externo do projeto ainda não se materializou.

Os críticos do projeto afirmam que se trata de uma operação de especulação urbanística, abrindo espaço para a construção de um centro comercial luxuoso. Por trás do projeto não existe um plano museológico e os responsáveis são especialistas em boutiques de luxo.

O tempo vai dizer para onde caminha o projeto do Hermitage de Barcelona.