Menu

o chaflán (xamfrà)

chaflán

No bairro do Eixample de Barcelona é possível apreciar uma característica bastante pitoresca nos vértices dos quarteirões: o chaflán (xamfrà em catalão). O chaflán é o desenho em forma reta das esquinas dos quarteirões.

chaflán

Veja na imagem de satélite como os quarteirões não acabam em cotovelo e sim em uma linha reta, formando uma espécie de largo, no cruzamentos dessas ruas.


Ver xamfrà em un mapa maior

Ildefonso Cerdà, o criador do projeto do Eixample de Barcelona (veja mais informações aqui), foi o primeiro a utilizar, de forma generalizada, esta solução arquitetônica.

O chaflán facilitava o giro dos veículos nas esquinas, pela amplitude e excelente ângulo de visão nos cruzamentos.

Os exemplos de chaflán são muito numerosos em toda a região. A parte térrea dos chaflanes geralmente está ocupada por comércios, além de ter as portas de acesso para as moradias.

Os chaflanes conferem um charme todo especial ao bairro de Eixample, deixando bastante espaço para que a beleza das casas modernistas possa ser admirada em vários ângulos.

6 comentários em “o chaflán (xamfrà)”

  1. Avatar

    otima soluçao para as esquinas! Deveria ter sido copiada para as cidades brasileira. Alem da beleza deixando os cruzamentos mais espaçosos e arejados tem tambem a questao da segurança para o transito aumentando a area de visao

  2. Cecília

    Olá Mauro, a solução urbanística do bairro de Eixample é algo para ser admirado tanto caminhando por suas ruas como também pode ser visto a partir dos mirantes mais altos do Park Güell. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima