os problemas do Uber em Barcelona

ATUALIZAÇÃO MUITO IMPORTANTE: ante a aprovação de um novo regulamento pelo governo da Catalunha em janeiro de 2019, que obriga a contratar os serviços do Uber com uma antecedência mínima de 60 minutos, a empresa anunciou que deixa de operar na cidade de Barcelona a partir do 1 de fevereiro de 2019.

uber em barcelona

Em março de 2018, Uber voltou a operar em Barcelona. Entre 2014 e 2018 a Justiça proibiou que a multinacional operasse na capital da Catalunha. Para voltar a funcionar em Barcelona de forma legal, Uber teve que fazer importantes adequações.

Para poder avaliar o serviço e dar resposta às perguntas dos nossos leitores, muitos deles acostumados a usar os serviços prestados por Uber em outras cidades do mundo, resolvemos testar a plataforma nos primeiros dias de funcionamento em Barcelona. No processo, encontramos três grandes problemas que ponderamos a seguir.

UberX, o Uber profissional

Para poder operar de novo em Barcelona, Uber o faz com sua plataforma UberX, formada unicamente por motoristas profissionais com licença VTC para o transporte de passageiros. Isso significa duas coisas muito importantes para você:

  • as tarifas do serviço são elevadas. O Uber não trabalha com carros econômicos e motoristas autônomos.
  • o número de motoristas na plataforma é muito pequeno. No momento da volta do Uber para Barcelona, a plataforma contava unicamente com 120 licenças VTC. Esse número não deve mudar significativamente, sendo que é estabelecido pela legislação. Como o número de motoristas é muito pequeno (para você ter uma ideia, Barcelona conta com 10.500 licenças de táxi), o tempo de espera por um carro Uber pode ser muito, mas muito grande. No dia em que testamos o serviço, o motorista que nos levou falou em esperas de 30 ou 40 minutos.

uber em barcelona

os taxistas, em guerra contra Uber

Os taxistas de Barcelona não aceitam a volta do Uber às ruas de Barcelona, e anunciam mobilizações constantes. Pelo que nos relatou o motorista de Ubber que pegamos, a hostilidade dos taxistas é constante. Os motoristas do Uber procuram pegar passageiros de forma discreta e afastados de pontos de concentração de táxis.

Tarifas abertas

O Uber em Barcelona, ao contrário do que acontece em Madri, não trabalha com tarifas fechadas. E isso é um DESASTRE. Em Madri, e em outras cidades do mundo, o app do Uber indica o valor da corrida que você está querendo fazer, e o valor que aparece na sua tela é o valor que você vai pagar. Em Barcelona não é assim.

No teste que fizemos, o app do Uber indicava uma estimativa de 13,35€ para a corrida que queríamos realizar. Era um valor bem abaixo do apresentado pelo app de táxis que costumamos usar. A surpresa foi que que, na hora que chegamos no destino, o valor final da corrida tinha ido para o espaço: acabamos pagando 23,41€. Não houve nada irregular durante o trajeto, o motorista seguiu exatamente a a rota indicada pelo aplicativo, em todo o caminho havia apenas dois faróis, aparentemente o problema está no sistema mesmo. Nos sentimos enganados e lesados, nunca escolheríamos um Uber se tivéssemos sabido que o valor da corrida seria tão alto.

A conclusão: Uber em Barcelona, não, obrigado

Pelas razões expostas acima, não indicamos o uso do Uber em Barcelona. Não vemos absolutamente nenhuma vantagem no uso do sistema frente ao uso dos táxis da cidade. A tarifa do Uber pode parecer mais barata e no final sair quase o dobro, o número de filiados é pequeno refletindo em longas esperas e ainda conta com a hostilidade aberta dos taxistas.

12 comentários em “os problemas do Uber em Barcelona”

    • A legislação que deve cumprir o Uber é a mesma aplicada ao Cabify. Foi a empresa americana que decidiu a data do seu retorno a Barcelona. Retorno que, aliás, foi feito nos mesmos moldes do Cabify. Uma frota minúscula, motoristas com licença VTC, hostilidade dos taxistas. Os preços do Cabify estão longe de ser competitivos, especialmente nas horas de maior demanda, quando a empresa ativa um incremento considerável das tarifas, o que não acontece com os táxis.

      Responder
  1. Obrigada por mais esse esclarecimento, Tony! Você comentou de um app de táxis que utilizam, poderia me dizer qual é? Poder estimar o valor da corrida antes de inicia-la seria muito útil!

    Responder
  2. Quanto me pode custar um taxi normal partindo do Expo Hotel Barcelona – Carrer de Mallorca, 1 , para duas pessoas com 2 malas de viagem com destino ao porto de cruzeiros de Barcelona , pelas 11,00h ?

    Responder
  3. Boa tarde Tony, o Cabify funciona em Barcelona?
    Conhece a empresa GetTransfer? Ela é confiável?
    Tem alguma empresa de transfer para recomendar?
    Obrigado

    Responder
    • Bom dia, Robin. Os problemas do Cabify em Barcelona são similares ao Uber. Com a mudança da legislação na Catalunha, eles operam com uma frota muito reduzida, e devem ser reservados de forma antecipada. Isto é, você não pode chamar um Cabify na hora, como o faria no Brasil. Não conhecemos a empresa GetTransfer nem temos nenhuma empresa para indicar. Os táxis em Barcelona funcionam bastante bem (especialmente com o aplicativo mytaxi) e por isso nunca tivemos a necessidade de procurar uma alternativa de transporte similar. Abraço.

      Responder
      • Obrigado. Vou baixar o MyTaxi.
        Em Madri o Uber também é problemático?
        Obrigado

      • Boa noite!
        tem indicação de app que possa calcular além do My Taxi? Não foi possível cadastrar com o número de celular do brasil e não consigo utilizar sem fazer cadastro. Muito obrigada desde já.

Deixe um comentário