Barcelona, cidade de estrangeiros

Uma das marcas mais fortes da identidade de Barcelona é seu caráter multiétnico e multicultural. Em 2012, a BTV, a televisão pública da cidade de Barcelona, realizou um estudo que ilustra bem esta característica da cidade. Esse raio-X da população estrangeira de Barcelona, revela quantos e como são os estrangeiros que moram na cidade.

Segundo o levantamento, 17,4% dos residentes, com endereço legal em Barcelona, são estrangeiros. Esse número realmente deve ser muito mais alto, considerando os estrangeiros sem permissão de residência e os residentes originários de outros países da União Europeia, que não fizeram seu cadastro na prefeitura. E quando se contabilizam os filhos de imigrantes nascidos em Barcelona, a quantidade aumenta ainda mais.

A maioria dos imigrantes vem do Paquistão, seguidos pelos da Itália, os da China, os do Equador e os da Bolívia. Os brasileiros aparecem no 14º lugar da lista.

Os estrangeiros se concentran principalmente na Ciutat Vella, a parte antiga de Barcelona. O bairro com mais estrangeiros residentes é o El Raval, seguido pelo Barri Gòtic e Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera.

Deixe um comentário