CaixaForum

CaixaForum, Barcelona

CaixaForum é o nome de um centro cultural e social da institução financeira catalã La Caixa.

CaixaForum, Barcelona

O centro foi instalado na antiga fábrica têxtil Casaramona, do empresário Casimir Casaramona, depois de uma ampla restauração e adequação desse belo exemplar da arquitectura industrial modernista de Barcelona.

CaixaForum, Barcelona
Casimir Casaramona encomendou o projeto da fábrica ao arquiteto modernista Josep Puig i Cadafalch, que trabalhou na construção entre 1910-1913.

CaixaForum, Barcelona

A fábrica é um exemplo único de arquitetura industrial modernista, com toques neogóticos característicos de Puig i Cadafalch. Em 1940, com o abandono da atividade fabril, as instalações passam a ser usadas como estábulos da polícia espanhola.

CaixaForum, Barcelona

Vários anos se passaram, desde a aquisição por La Caixa, em 1963, e sua reabertura, em 1992, como centro cultural, social e educativo. Em 2002, o prédio antigo se integra harmoniosamente com a arquitetura moderna da sua entrada e com ampliações do espaço interno, dando origem ao CaixaForum.

CaixaForum, Barcelona

O CaixaForum é hoje um centro cultural de primeira ordem, com exposições temporárias muito interessantes que vão se sucedendo durante o ano.

CaixaForum, Barcelona

Também contém uma mostra sobre a história do prédio e o trabalho de restauração e adequação pelo qual passou.

Visita ao CaixaForum

O centro cultural abre de segunda a domingo e fecha unicamente de 1 e 6 de janeiro e 25 de dezembro. Os horários de funcionamento atualizados podem ser conferidos aqui.

A web oficial do CaixaForum contém todas as informações sobre o programa de exposições.

Ingressos

O ingresso ao CaixaForum custa 4€.

ingresso com desconto

A Visit Barcelona Tickets é a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui. Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para o CaixaForum com desconto exclusivo aqui.

Como chegar

O CaixaForum encontra-se na Avinguda Francesc Ferrer i Guàrdia, 6-8. Apesar de estar no bairro de La Font de la Guatlla, encontra-se ao lado do Parc de Montjuïc. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Plaça Espanya nas linhas 1 (vermelha) e 3 (verde).

Dica do passaporte BCN

CaixaForum, Barcelona

O centro cultural conta com um agradável café, decorado com móveis de design e preços muito camaradas. E você ainda tem wifi de graça! Ótimo lugar para um pit-stop.

Não deixe de visitar o terraço do edifício que tem um curioso relevo e lindas vistas dessa parte da cidade.

CaixaForum, Barcelona

8 pensamentos sobre “CaixaForum”

  1. Ceci, parabéns pelo blog!! Você da o caminho das pedras de cada atração!! O Caixa Fórum não fazia parte da minha lista, porque sequer sabia da existência dele, mas como ele fica para os lados da plaza de espanha, a qual faz parte do meu roteiro, resolvi incluí-lo!! Mas, pelas fotos tiradas que fazem parte da ilustração da sua página, juro que não sei o que é mais belo, se visitá-lo durante o dia ou à noite, aproveitando que ficará aberto até às 23:00h no verão!! Alguma sugestão?! Bjo

    1. Tony

      Olá Amanda, agora sou eu te respondendo. Obrigado pelos elogios, ficamos felizes de saber que estamos ajudando! O CaixaForum é bem bonito à noite mas em agosto escurece tarde e você vai ter que forçar muito a barra para vê-lo no escuro. Não esquenta com isso e vá quando for mais conveniente para você. Aliás, o CaixaForum fica ao lado da Font Màgica, se você for no final do dia, tente combinar os dois na mesma visita. Abs.

  2. PARABÉNS!!! Assim mesmo, em caixa alta pra
    mostrar que estou aplaudindo de pé!
    Estou em Barcelona aproveitando cada segundo
    dos roteiros apresentados aqui. O trabalho de vcs é primoroso! Obrigada!

    1. Tony

      Muito obrigado, Erika. Ficamos muito felizes com seus elogios e ainda mais por saber que colaboramos para transformar seus dias em Barcelona em momentos muito especiais. Grande abraço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *