Menu

confira a validade do seu passaporte e evite um desgosto

aeroporto de Barcelona El Prat

Uma leitora do passaporte BCN, que preparou com todo carinho sua viagem para Barcelona, foi impedida de embarcar no avião, ainda no Brasil. Recebemos, com muita tristeza, seu relato do ocorrido na semana passada.

A razão? Quando o funcionário da companhia aérea, que ela utilizaria para chegar na Espanha, conferiu a validade do passaporte e constatou que expirava dentro de 45 dias, não permitiu que ela embarcasse na aeronave. Dos males talvez tenha sido o menor, pois se tivesse feito a viagem, sua entrada na Espanha teria sido negada.

Na PF do RIO, aonde fui muito bem atendida por sinal, me falaram que anda acontecendo rotineiramente, e que as CIAS deveriam fazer uma forte campanha para alertar os clientes sobre a data de vencimento do passaporte.

Como algo assim pode estragar toda uma programação de férias e ainda custar muito caro para você, leia com muita atenção o texto imigração e vistos e confira a data de vencimento do seu passaporte. A regra é muito clara: seu passaporte deve ter uma validade mínima de 3 meses a partir da data de saída da Espanha. Aproveite também para reservar cinco minutos e confirmar todos os documentos que podem ser exigidos a quem visita a Espanha como turista.

Quer evitar uma dor de cabeça? Siga o pitaco do Ricardo Freire, que já alertou sobre o assunto no seu Viaje na Viagem:

Nunca deixe seu passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar.

Evite que suas tão sonhadas férias acabem se transformando em um pesadelo.

14 comentários em “confira a validade do seu passaporte e evite um desgosto”

  1. Avatar

    Obrigada pelo alerta….é super necessário, já salvei a viajem de duas amigas por conta dessa “experiência”.

    Ando avisando todo mundo agora.

    ABS

    1. Tony

      Prezada Giovanna, esperamos que sua experiência sirva para “salvar” as viagens de muitas outras pessoas. Como anda a preparação da sua “segunda” viagem para Barcelona? Abraços.

  2. Avatar

    Os preparativos estão meio “congelados” já que será final de setembro.
    Mas já espichei a viaje com 3 dias a mais, pra ir a Lisboa!
    Mas todos os dias ” estudo” um pouquinho…

    Abraços,

  3. Avatar

    Oi Tony, estou cada vez mais encantada com seu site!

    Verifiquei que meu passaporte vence em 20 de dezembro/2014. Vou para França e Espanha de 20/07 a 05/08/2014.
    Será que pode haver algum problema?

    Obrigada

    1. Tony

      Sandra, leia o texto com atenção: “A regra é muito clara: seu passaporte deve ter uma validade mínima de 3 meses a partir da data de saída da Espanha.” É só fazer as contas. Veja também a dica do Ricardo Freire no final do texto. Abraço.

  4. Avatar

    Olá eu estou estou morando em paris, estou querendo ir para Barcelona em julho desse ano, mas quando entrei na França eles me deram um visto de 3 meses certo ? Esse visto já venceu ano passado, será se corre risco deu entrar em Barcelona ???

    1. Tony

      Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na França ou na Espanha, caso a estadia não exceda 90 dias. Se você não solicitou um visto no consulado francês no Brasil, entrou entrou na França como turista e sem visto. Veja aqui as exigências para quem visita a Espanha. Entre a França e a Espanha não existe um controle de imigração permanente mas, atenção, o fato de não existir controle de imigração na Espanha não dispensa a necessidade de cumplir com todas as exigências da imigração espanhola (saiba mais lendo imigração e vistos). São raros, mas existem controles randômicos realizados por agentes da polícia espanhola nos aeroportos de Madri e Barcelona.

  5. Avatar

    Olá bom dia tenho uma dúvida fiquei na Europa 3 meses voltei para Brasil voltei de novo agora 24/09/18 fui para Abu Dhabi dia 25/10/18 quando voltei para Malaga ele me deram outro carimbo do dia 29/10 eu posso ficar mais 90 dias ou tenho que voltar para Brasil até o dia 29 de dezembro ???

  6. Avatar
    Viviane Villa de Macedo

    Olá… sei que está dito acima sobre a validade do passaporte, porém tenho feito algumas pesquisas e ainda há confusão quanto a esse assunto. Meu passaporte vence em 18/12/2019 e tenho viagem programada para a Espanha no dia 10/06/2019 e retorno no dia 19/06/2019. Terei problemas?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Viviane, não sabemos qual é a confusão sobre o assunto que você menciona no texto acima. Conferimos todas nossas publicações com o maior rigor, ainda mais quando são questões que podem impactar seriamente nas viagens de nossos leitores. A regra é muito clara, não existe confusão nenhuma. Como indicado no texto acima, “seu passaporte deve ter uma validade mínima de 3 meses a partir da data de saída da Espanha”. Pode conferir a fonte oficial aqui.
      Dica: na hora de procurar informações sobre assuntos como saúde e imigração, confie exclusivamente em sites que coloquem links para textos em fontes oficiais, a única forma de garantir a idoneidade das informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima