Menu

a cripta da Sagrada Família

Apesar de ter sido declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a cripta da Sagrada Família é a parte mais desconhecida da atração turística mais famosa de Barcelona.

cripta da Sagrada Família, Barcelona

Quando Antoni Gaudí começou a trabalhar na Sagrada Família, a cripta já estava construída. Gaudí transformou os pilares e elevou a abóbada da cripta.

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

cripta da Sagrada Família, Barcelona

Na imagem acima, um detalhe do centro da abóbada central, com relevo policromado dedicado à Anunciação, obra do artista Joan Flotats.

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

A cripta está formada por sete capelas dedicadas à Sagrada Família: São José, o Sagrado Coração, a Imaculada Concepção, São Joaquim, Santa Ana, São João e a capela de Santa Isabel e São Zacarias. Há ainda outras cinco capelas alinhadas em linha reta. A capela central, onde encontra-se o altar, está dedicada à Sagrada Família.

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

No chão, rodeando a cripta, há um lindo mosaico romano representando os símbolos da Eucaristía, o vinho e o trigo.

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

O próprio Gaudí fez algumas das luminárias da cripta. Por orientação médica, Gaudí se dedicava a trabalhos manuais para combater o reumatismo.

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

Á esquerda do altar, na capela de Nossa Senhora do Carmo, está o túmulo onde está enterrado Antoni Gaudí.

Até que a construção da Sagrada Família não esteja finalizada, a cripta segue cumprindo a função de igreja paroquial.

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

A cripta foi reabilitada entre 2007 e 2009, quando foram instaladas as novas fundações para sustentação do novo desenho do templo, que se levanta acima da cripta. É importante lembrar que o novo projeto da Sagrada Família está unicamente inspirado nas ideias de Gaudí, mas que se trata de um projeto arquitetônico completamente novo.

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

Os projetos desenvolvidos por Gaudí para a construção da Sagrada Família se perderam em um incêndio provocado durante um ataque contra o templo, que ocorreu no começo da Guerra Civil Espanhola em 1936.

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

Informações práticas

Sagrada Familia

Poucas pessoas sabem, mas o ingresso à cripta da Sagrada Família é gratuito. O acesso é realizado por um portão metálico que fica logo à esquerda da bilheteria da Sagrada Família, na rua Sardenya. Se você pretende visitá-la pela manhã, é muito possível que a entrada esteja escondida pela fila de pessoas aguardando para comprar os ingressos para a Sagrada Família.

O acesso à cripta é independente do acesso ao templo. Se você quiser ir do templo à cripta, vai ter que sair da Sagrada Família. Uma vez que estiver fora do templo, não poderá retornar e entrar novamente. Tente visitar a cripta ou antes ou depois da visita à Sagrada Família.

O horário é bastante restrito:

  • de segunda a sábado, de 9h a 10h e de 18h a 21h.
  • domingos e feriados, de 9h a 14h e de 18h a 21h.

A opinião do passaporte BCN

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

Dentre as obras de Antoni Gaudí declaradas como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, a cripta da Sagrada Família é a única com ingresso gratuito. Não há justificativa para não conhecê-la. O único motivo seria a limitação de seus horários de visitação.

Se você for seguir nosso roteiro Sagrada Família e Hospital de Sant Pau, marque um horário de visita à Sagrada Família no primeiro horário da manhã e aproveite para ver a cripta também.

37 comentários em “a cripta da Sagrada Família”

  1. Avatar

    Tony,

    A cripta é uma pequena joia mesmo. Marquei meu horário na Sagrada Família para as 16.00hs e deu muito certo.
    Como era dezembro, consegui ver a basílica tranquilamente com as luzes da tarde e depois com a iluminação noturna. Mágica! Perto das 18hs me dirigi à cripta. O timing foi perfeito. Recomendo!

    Abraços.

  2. Avatar

    Ao comprar o ingresso para as 09:00 para a Sagrada Familia, é preciso entrar exatamente neste horário? porque se eu for a Cripta antes só entrarei na Sagrada mais tarde já que a visitação a cripta é de 09 as 10. Quais horários vc sugere comprar a entrada para que eu possa visitar a cripta antes. Não queria visita-la depois pra não correr o risco de passar das 10 e não conseguir entrar. Quanto tempo leva em média a visita a cripta e a visita a Sagrada Familia? Tem visitações pra Sagrada Familia com algum tipo de guia ou audio guia??
    Obrigada

    1. Tony

      Prezada Isabella, se você comprar o ingresso para as 9:0h0, deve entrar às 09:00h. Há uma pequena margem de 15 minutos, mas se você quiser entrar às 10:00, não vai conseguir e vai perder o ingresso. A visita a cripta pode ser feita em uma hora; já a visita à Sagrada Família pode demorar entre duas e três horas. Existe um audioguia (com versão em português de Portugal) para percorrer a Sagrada Família e achamos que vale muito a pena pagar pelo seu aluguel. Na hora de comprar o ingresso, escolha “Visita audioguiada”. Abraço.

  3. Avatar

    Boa tarde Tony,

    Gostaria de saber se costuma haver muita fila para entrar na cripta de 2f a 6f, pois pensei comprar bilhete para a Sagrada Familia as 10h ou 10h30 e iria ver a cripta por volta das 9h, isto se tiver uma entrada tranquila sem ter de esperar horas para visitar a mesma. Já agora aos Domingos na Sagrada Familia costuma haver algum tipo de missa de modo a impedir a visita “normal” durante esse periodo?

    Obrigado

    1. Tony

      Prezado Alexandre, a maioria dos turistas nem sabe que existe a cripta da Sagrada Família. Costuma ter muitos visitantes, mas nunca vimos filas para entrar. Todas as missas na Sagrada Família acontecem na cripta. No grande templo unicamente há missas em datas muito especiais. Na cripta, no domingo de manhã, há missa às 9h, às 10:30h e às 11:45. O domingo não é o melhor dia para visitar a cripta por conta das missas. Abraço.

  4. Avatar

    Olá Tony, tudo bem?

    Já estive em Barcelona em 2012 e passarei novamente agora em maio. Você sabe onde consigo informações das missas celebradas na cripta? Estou tentando conciliar minha visita a Sagrada Família e a cripta com alguma missa.
    Obrigada!

      1. Tony

        Mesmo não tendo conhecido antes, aproveite as caixas de comentários do site para deixar suas perguntas, estamos por aqui para tentar ajudar. Abraço.

  5. Avatar

    nao consegui entrar….pena mas conhecendo por aqui……………..sempre deixo algo p retornar a barcelona e nyc…deixo uma visita inacabada p ter ganas de retornar…..

  6. Avatar

    Tony, estarei em Barcelona em 16/09 e gostaria de visitar a Sagrada Familia e a cripta. Os ingressos são vendidos no local, precisamos comprar com antecedência? Não entendi quando disseram que tem que marcar horário… E qual o valor do ingresso? Vi que pra cripta é gratuito. Grata!

    1. Tony

      Prezada Adriana, você precisa entender que a Cripta da Sagrada Família é um lugar, e a Basílica da Sagrada Família é outro diferente, apesar de compartilharem o mesmo espaço. O presente texto está dedicado à cripta. O ingresso na cripta é gratuito. Para saber mais sobre a basílica, leia os textos Sagrada Família e como comprar ingressos para a Sagrada Família. Você vai descobrir que é absolutamente imprescindível chegar na Sagrada Família com seu ingresso comprado antecipadamente. Abraço.

  7. Avatar
    maria teresa perez

    Boa tarde Tony
    Vou a BCN em setembro e estava pretendendo subir na torre da Sagrada Familia. A minha duvida é se tem elevador oué feita só por escadas?
    Obrigada

      1. Avatar
        MARCELO DESTEFANO

        Tony,
        Acredito que tenha havido algum equívoco. A pergunta dela é sobre a forma como se chega ao topo de uma das torres? Se é por escada ou uma pessoa idosa chegará lá sem problemas? Tem elevador?

      2. Tony

        Prezado Marcelo, pois é, o equívoco foi perguntar pelas torres da Sagrada Família no texto dedicado à cripta. Sabemos que para quem não conhece pode parecer confuso, e por isso tentamos explicar bem no texto sobre a Sagrada Família. A cripta é uma parte da Sagrada Família que não está conectada com o resto da basílica, tem um acesso separado e com ingresso livre. As torres ficam dentro da basílica, não dentro da cripta. Não há acesso às torres através da cripta. Por isso indicamos a leitura do texto Sagrada Família, onde falamos sobre as torres e descrevemos como é feito o acesso a elas. Não são indicadas para pessoas idosas pelas razões que você vai achar no texto sobre a Sagrada Família. Abraço.

  8. Avatar

    Tony bom dia, primeiro gostaria de te parabenizar pelo site e pela prontidão nas repostas. Gostaria de saber se existe algum site onde eu possa confirmar os dias e horários de abertura da cripta para visitação. Muito obrigado.

    1. Tony

      Prezado Vinicius, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Não existe um site com essas informações, por isso colocamos essa informação no texto acima, torcendo para que continuem sendo válidas. Pode confirmar o horário das missas na cripta aqui. Abraço.

  9. Avatar

    Obrigada pela dica perfeita! Visitei ontem a Sagrada Famìlia e estava imaginando o que deveria fazer pra entrar na cripta. E era mais simples do que imaginei! Hoje retornei lá apos ler esse texto.
    O horário da tarde é realmente as 18hrs. Da manha acredito que ainda esteja o mesmo. Obrigada!!!!!

  10. Avatar

    Tony, tudo bem ?
    Eu li todo o texto e tb comentarios. Irei visitar a Cripta no dia 29/01/18 ( segunda feira ) e gostaria de aproveitar para ver uma missa, mas nao consigo entrar no link que vc mandou ( misas.org ). Estou tentando há um tempo e nao vai.. nao sei se é minha conexao ( acredito que nao pois o resto acesso normal ) ou o site.
    Vc sabe me dizer se tem alguma missa na Cripta durante a semana?
    E tb se havendo missas comprete a visitacao ? Pensei em ver depois do termino do evento, vc sugere isso ?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá de novo, Ivani. Conseguimos abrir o link para os horários das missas na cripta sem muitos problemas. Tente este link. Finalizada a missa, e dentro do horário de visitação da cripta, que é muito restrito, você pode compltar a visita, sim. Abraço.

  11. Avatar

    Oi Tony, tudo bem?

    Por favor, você saberia me dizer se é possível “dar o nome” de algum parente para a missa em intenção desta pessoa? Como é feito aqui no Brasil.

    Muito obrigada!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Verônica, existe esse costume sim, mas cada paróquia trabalha de uma forma diferente e, de qualquer jeito, você teria que conversar isso pessoalmente com o pároco. Abraço.

      1. Avatar
        Veronica Rodriguez

        Tony,
        Eu esqueci de avisar, consegui a celebração em nome de meu tio sim. Descobri, pelo link que tem em seu texto, o e-mail da Paróquia, eles me responderam e deu tudo certo. Minha tia ficou bem emocionada, fiz uma surpresa à ela.

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Mas que fantástico, Verônica, ficamos felizes ao saber que você conseguiu que seu tio fosse lembrado. Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima