Menu

um cruzeiro no MSC Bellissima partindo de Barcelona

MSC Bellissima

Esta é a segunda resenha de um cruzeiro partindo de Barcelona que publicamos no passaporteBCN (a primeira foi dedicada ao Norwegian Epic). Aqui no site estamos sempre de olho nos assuntos que mais interessam aos nossos leitores. Sabemos que muitos embarcam em cruzeiros em Barcelona, e para eles já dedicamos vários textos: como chegar no porto de Barcelona, como ir do aeroporto ao porto de Barcelona e como é o embarque e o desembarque de um cruzeiro no porto de Barcelona.

Vamos relatar aqui nossa experiência em mais um novo cruzeiro com origem e retorno a Barcelona, no navio MSC Bellissima da companhia italiana MSC. Embarcamos na viagem inaugural do Bellissima, no mês de março de 2019.

1. Check-in e embarque

porto de Barcelona

O MSC Bellissima estava ancorado no Moll Adossat, o grande pier usado pelos maiores cruzeiros que visitam Barcelona. Chegando no terminal, procuramos a entrada do prédio onde funcionários da armadora davam orientações para os passageiros. Como já tínhamos feito o check-in online antes de sair de casa, entregamos nossa bagagem já etiquetada, que foi rapidamente embarcada pelos funcionários da empresa. A bagagem foi entregue na porta da nossa cabine antes do final do dia.

porto de Barcelona

Logo depois de entregar a bagagem, nos dirigimos ao terminal, passando pelo arco de metais, onde tivemos que aguardar aproimadamente por uma hora até nosso turno de embarque. O número de funcionários nos postos de check-in era muito pequeno (cinco ou seis), quando comparado com outras empresas. A conferência da documentação foi rápida e logo recebemos um cartão cada um, destinado a entrar e sair do navio, acessar a cabine e aproveitar os serviços do cruzeiro.

Ao contrário do que é prática em outras companhias, não é no momento do check-in que você cadastra seu cartão de crédito (para debitar qualquer despesa adicional à bordo e que não esteja incluída no seu pacote). Você deve fazer isso já dentro do navio, se encaminhando ao balcão de serviços ao passageiro. Achamos esse trâmite adicional bastante chato.

MSC Bellissima

O embarque no Bellissima é feito por passarelas. Na entrada do navio passamos por outro controle de segurança. Estávamos dentro do cruzeiro!

2. A cabine

MSC Bellissima

Para nosso cruzeiro, escolhemos uma cabine interior, mas ganhamos um upgrade para uma cabine com vistas ao mar. Nossa cabine de 19m2 contava com uma cama de casal, um sofá e um pequeno móvel, onde se encontravam o frigobar, algumas gavetas e o secador de cabelo (fixo dentro de uma das gavetas).

MSC Bellissima
MSC Bellissima

Ao se tratar de uma cabine exterior, o aproveitamento do espaço é bastante bom, apesar de que sentimos falta de um local para guardar nossa mala. A cabine contava com um pequeno armário, com prateleiras e o cofre.

MSC Bellissima

O banheiro, equipado com pia e box com chuveiro é de um tamanho bastante aceitável. São oferecidos sabonete líquido para mãos e para o corpo, além de shampoo.

Além dos ítens já mencionados, a cabine contava com telefone, ar condicionado e uma tv interativa. Aliás, sentimos muita falta de um canal mostrando as vistas desde a ponte de comando do barco, como é comum em outras companhias. Sendo que, como veremos mais adiante, resulta impossível ter acesso às vistas da proa do barco para a grande maioria de passageiros. Essas imagens teriam sido muito bem-vindas.

MSC Bellissima

A assistente pessoal Zoe é um dos equipamentos mais badalados do Bellissima. Mas, na verdade, nossa experiência com o equipamento foi muito negativa.

  • 90% do tempo simplesmente não funcionou, gerando uma mensagem de erro no servidor.
  • Zoe começou a falar várias vezes no meio da noite, sem ter sido interpelada.
  • nas poucas vezes que Zoe funcionou, ficou difícil conseguir que entendesse termos simples como SIM ou NÃO.

A impressão que Zoe deixou foi ter sido uma despesa desnecessária. Mesmo funcionando perfeitamente, o que não aconteceu na nossa viagem, a ajuda que o sistema oferece é muito limitada. Não permite consultar as despesas realizadas, não permite confirmar reservas em restaurantes, não permite realizar reservas em shows. Qualquer ajuda que você pedir que envolva acesso aos seus dados pessoais, você vai receber uma resposta do tipo “consulte no balcão de atendimento ao cliente”. Uma verdadeira pena.

MSC Bellissima

3. Visão geral do navio

Tanto antes como depois do embarque, o Bellissima impressiona pelo seu tamanho. É um navio gigantesco, com 315 metros de comprimento de fora a fora e quilômetros e quilômetros de corredores.

MSC Bellissima

No seu desenho chamam a atenção os espaços recuados nas laterais do barco. Quem tiver uma cabine nos espaços recuados deve saber que a visão do mar fica bastante prejudicada, muito especialmente no primeiro e último deck.

MSC Bellissima

Os recuos geram corredores com inúmeras curvas e contra-curvas, e inclusive corredores paralelos, com cabines à esquerda, um corredor, uma divisória, um corredor e cabines à direita. Certamente não parece um bom aproveitamento do espaço interior do navio. O fato de não contar com grandes corredores retos faz que o deslocamento por seus corredores seja mais complicado do que deveria ser. Não ajuda o fato de não existir nenhuma sinalização simples mostrando o caminho até o elevador mais próximo.

Nos decks inferiores, o Bellissima não conta com corredores ao ar livre, na parte externa do navio, como é o caso em outros grandes navios. Igualmente, e essa foi a falha de design que deixou a gente mais triste, no Bellissima quem gosta de curtir a navegação no mar aberto ou a entrada nos portos deve saber que não há como chegar na proa do navio sem ter pago pelas cabines mais caras do barco. Todos os decks superiores da parte frontal do Bellissima são de acesso restrito, e não existe nenhum ponto que permita enxergar a proa do barco, nem nos andares inferiores nem nos superiores. Como para a gente curtir o mar é uma parte fundamental da experiência de estar em um cruzeiro, esta limitação virou um fator que tornará bastante improvável que repitamos em um cruzeiro com um design similar ao Bellissima.

4. Entretenimento ao ar livre

MSC Bellissima

O divertimento ao ar livre oferecido no MSC Bellissima está concentrado nos decks superiores do navio.

MSC Bellissima
MSC Bellissima

A principal atração é o parque aquático, que conta com vários tobogãs e um circuito de arvorismo.

MSC Bellissima

O complexo esportivo do Bellissima conta com uma grande quadra de basquete coberta.

MSC Bellissima

No deck da parte traseira há um espaço para sentar, deitar e aproveitar o sol com mais tranquilidade.

MSC Bellissima

O Bellissima conta com duas piscinas principais, as duas na parte central do navio. Uma piscina fica ao ar livre, com um grande telão na sua frente, outro recurso que nos pareceu bastante mal aproveitado durante a viagem.

MSC Bellissima

A segunda é uma piscina coberta. Ambas estão rodeadas por várias jacuzzis de diferentes tamanhos.

Considerando o tamanho gigantesco do navio, ficamos surpresos pelo pequeno tamanho das piscinas. Como fizemos a navegação no inverno, não vimos as mesmas lotadas, mas suspeitamos que conseguir entrar na piscina durante a temporada de calor deve ser uma façanha.

5. Entretenimento dentro do navio

MSC Bellissima
MSC Bellissima

Os decks inferiores concentram a oferta de entretenimento interno do navio, articulada ao redor do grande corredor e seu espetacular teto formado por uma gigantesca tela LCD onde são projetadas imagens que mudam ao longo do dia.

MSC Bellissima
MSC Bellissima

Na parte da proa encontra-se o teatro do navio. A programação do teatro é variada e muda ao longo do ano.

MSC Bellissima
MSC Bellissima

Os shows estão incluídos no preço da passagem, mas é necessário reservar previamente seu ingresso escolhendo o horário no qual você vai querer assistir o espetáculo. A reserva pode ser feita muito facilmente nas telas interativas espalhadas pelo navio. Há três apresentações diárias.

MSC Bellissima

Espalhados pelo navio, há um grande número de bares e também espaços onde é possível escutar música à noite.

MSC Bellissima

Finalmente, um simulador de F1 e duas pistas de bowling, ambos de pago, oferecem divertimento para quem não quiser sair nos decks abertos.

6. Cirque du Soleil

MSC Bellissima

A MSC assinou um contrato exclusivo com o Cirque du Soleil para poder apresentar shows nos navios da empresa. O Bellissima conta com dois espetáculos diferentes, que são apresentados em um espaço muito lindo que fica na popa do barco. Os shows não estão incluídos no preço do cruzeiro.

MSC Bellissima

O espetáculo é muito bom. É muito legal também comprovar que a visibilidade do teatro onde acontecem é ótima, independente da localização do seu assento. O que já não é tão legal é o processo de reserva do show, que é uma grande confusão. E sim, você deverá reservar o show antecipadamente, porque ele esgota.

Reservamos (e pagamos) nosso show pela internet, antes do começo do cruzeiro. Escolhemos data e horário. Quando chegamos no navio, quisemos comprovar que nossa reserva estava correta. Para conseguir essa informação, foi uma peregrinação, sendo que o balcão de serviços ao passageiro não conta com acesso às reservas do show: existe um balcão específico para os shows do Cirque du Soleil. Lá fomos nós e conferimos a reserva, reparando que tinha sido feita para outra data e outro horário diferentes do escolhido pela gente. Isso é muito chato. Também, em momento nenhum, durante o processo de reserva, você é perguntado qual dos dois shows você quer presenciar. Aliás, não existe informação sobre a existência de dois shows diferentes.

Uma dica final. Não vale a pena reservar o show com jantar. O jantar acontece antes do show, e as mesas de quem pagou pelo jantar são as mais distantes do palco.

7. Restaurantes e comida

MSC Bellissima

No MSC Bellissima existe um horário pré-determinado para jantar nos restaurantes que estão incluídos no preço do cruzeiro.  No seu cartão de embarque você vai encontrar o nome do restaurante e o horário do jantar que corresponde à sua reserva.

MSC Bellissima

Você pode optar por não jantar no restaurante (aproveitando a comida do buffet), mas se quiser jantar, deve fazê-lo sempre no mesmo restaurante e no horário marcado. O horário é cumprido à risca. Nosso turno era o último, 21:30h, e o restaurante unicamente liverava o acesso dos hóspedes às 21:30h mesmo.

MSC Bellissima

O jantar é à la carte. O passageiro escolhe uma entrada, um prato principal e uma sobremesa entre uma boa lista de opções. Achamos as porções servidas de um tamanho bastante escasso, ideal para quem quer controlar o ganho de peso (um sério risco em qualquer cruzeiro) mas complicado para quem é bom de garfo.

MSC Bellissima

Em geral, a comida era saborosa.

MSC Bellissima

Já a organização da sala de jantar deixou muito a desejar. Entrando no restaurante às 21:30, demorou mais de uma hora até sermos servidos.

Algo que nos deixou bem chateados foi o fato da MSC não servir água como cortesia durante o almoço ou o jantar nos restaurantes. A água é cobrada, e no nosso caso, foi servida em garrafa PET. Para piorar ainda a situação e dar uma imagem de muquiranice extrema, foi cobrada uma taxa de serviço de 15% sobre o valor da água em garrafa PET.

MSC Bellissima

O Marketplace é o restaurante buffet do MSC Bellissima. Achamos esse espaço lindo, um dos mais bonitos que já vimos. Conta com grandes janelas que permitem contemplar as vistas do mar.

MSC Bellissima

Nos diferentes balcões, encontram-se diferentes propostas culinárias: há balcões de comida americana (burguers e hot-dogs), italiana e muitas outras. Balcão de pães, de sobremesas e de fruta. Os balcões se repetem para facilitar que mais pessoas consigam se servir ao mesmo tempo.

MSC Bellissima

Em geral a comida era de uma qualidade razoável e bastante desigual. Sentimos falta de pratos asiáticos e achamos que os pratos italianos não eram da qualidade que você espera de uma companhia italiana. Bons pães e pizzas e sobremesas aceitáveis também. As únicas bebidas servidas como cortesia no buffet são água, café e chá. Não há sorvetes como cortesia no Bellissima.

O Marketplace é um dos dois endereços do navio onde é servido o café da manhã. Durante o dia e no final da tarde e começo da noite, fica aberto permanentemente e por isso é o lugar ideal para quem estiver com fome. Nos horários mais movimentados, e apesar do seu grande tamanho, o buffet pode ficar muito tumultuado.

Restaurantes pagos

MSC Bellissima

O Bellissima conta com quatro restaurantes que não estão incluídos no preço do cruzeiro, os quais não chegamos a experimentar. A lista de restaurantes pode ser conferida aqui. Entre outros, conta com um restaurante do estrelado chef espanhol Ramón Freixa.

Outras comidas

Apesar do tamanho do MSC Bellissima, o barco não oferece comidinhas como cortesia fora do buffet e dos restaurantes incluídos no pacote básico. Não há balcão de pizzas e comida fast-food próximo da piscina, não há pizzeria, não há sorveteria. Tudo o que você quiser comer fora dos lugares mencionados será pago.

8. As escalas

Nosso cruzeiro, que partiu de Barcelona, teve duas escalas programadas: uma em Marselha, na França, e outra em Génova, na Itália. A descida nas escalas foi bastante simples, apesar de não haver a mais mínima informação sobre o procedimento de desmbarque.

9. O desembarque

MSC Bellissima

As instruções sobre o procedimento de desembarque foram entregues no último dia. Você não escolhe o horário de desembarque, que é marcado pela companhia. Viajamos em dois casais e fomos colocados em horários de dembarque diferentes (problema que foi resolvido rapidamente no balcão de atendimento ao passageiro).

A MSC permite que você desembarque com suas próprias malas, sem depender de terceiros. Como não estávamos viajando com bagagem volumosa, esta foi nossa escolha, que permitiu que desembarcássemos no horário de nossa escolha.

10. Avaliação final do passaporteBCN

MSC Bellissima

O que mais gostamos do MSC Bellissima

  • o barco novo. Parece evidente, mas em barco novo, tudo é novo e resplandescente.
  • a estabilidade do navio. A pesar de enfrentarmos ventos de mais de 100 km/h, a experiência de navegação foi bastante tranquila e confortável.
  • as telas interativas, espalhadas pelo cruzeiro, que permitem realizar reservas e consultar informações de forma fácil e rápida.
  • os horários das escalas foram bastante razoáveis.
  • o show do Cirque du Soleil é muito bom e vale o valor pago.

O que menos gostamos do MSC Bellissima

  • o barco pode ser enorme, mas seu design prejudica a quem gosta de curtir o mar. Não permitir o acesso à metade frontal do navio, en nenhum deck, tira de quem gosta de ver o barco navegar uma grande parte da curtição de fazer um cruzeiro.
  • acostumados com a amabilidade dos funcionários em outras empresas de cruzeiros, ficamos bastante chocados com a falta de simpatia de muitos funcionários do Bellissima.
  • não nos sentimos bem-vindos no barco. Parece que a companhia não faz um esforço por criar um astral especial. O capitão não comprimentou os passageiros pelos falantes uma única vez, e não houve nenhum tipo de comunicação por esse mesmo meio  compartilhando informações sobre o barco ou as atividades.
  • relacionado com o ítem anterior, não houve absolutamente NADA no Bellissima que fizesse lembrar que estávamos na viagem inaugural do barco. Uma oportunidade perdida.
  • ficamos ainda mais espantados com as práticas de higiene no navio. Acostumados com a estrita higiene (beirando na paranóia) de outras companhias, onde você não consegue entrar nem sair dos restaurantes sem higienizar suas mãos, no MSC Bellissima não existe nenhum funcionário que cuide de incentivar a prática da higiene entre os passageiros. A surpresa foi ainda maior considerando o histórico da MSC no quesito intoxicações alimentares.
  • assistente pessoal Zoe é um grande fracasso (veja nossos comentários sobre o assunto acima). Igualmente, o app MSC for Me foi mais uma dor de cabeça que uma ajuda. Cadastramos corretamente nossas fotos e cartão de crédito no app, mas quando embarcamos no navio, esse trabalho não serviu para nada, tivemos que fazer o recadastramento de novo. Não conseguimos fazer funcionar o serviço de chat que, em teoria, permitiria mandar mensagens para outros companheiros de viagem embarcados no navio.
  • cobrar, com o acréscimo do serviço, pela água servida em garrafa PET nas refeições dos restaurantes foi uma prática bem pouco simpática.
  • a organização dos restaurantes que estão incluídos no preço do pacote básico deixou a desejar, com um serviço absurdamente lento.
  • a forma de reservar o espetáculo do Cirque du Soleil é pouco clara.
  • o casal que acompanhou a gente no cruzeiro recebeu sua fatura com os gastos cobrados. A gente, não.

A experiência no MSC Bellissima ficou aquém do esperado. Sonhávamos com uma viagem inaugural especial e encontramos um barco novo e espetacular,  mas com um padrão de serviço irregular e muitos pequenos erros que acabaram tirando parte da curtição de fazer um cruzeiro.

10. Alguma dúvida?

E você, está com alguma dúvida sobre como é embarcar em um cruzeiro em Barcelona ou querendo saber mais detalhes sobre o MSC Bellissima? Aproveite a caixa de comentários para perguntar.

——————

O passaporte BCN navegou no MSC Bellissima de forma anônima, pagando todos os gastos relacionados com a viagem.

2 comentários em “um cruzeiro no MSC Bellissima partindo de Barcelona”

  1. Avatar

    Boa tarde,
    Muito Obrigada pela sua partilha. Fiquei um pouco desanimada … Espero que, entretanto, a companhia tenha melhorado os aspectos negativos.
    Vamos fazer um desses cruzeiros e estamos com algumas dúvidas: sabe se no piso 8 as cabines têm vista obstruída pelos barcos?
    A chocolateria é paga à parte?
    O mini bar do quarto está incluído no pacote de bebidas?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Ana. Relatamos nossa experiência pessoal no navio, que está também muito relacionada com outras experiências em navios de outras empresas. O que para um pode não agradar para outro pode ser ótimo. Esperamos que, apesar de tudo, vocês curtam muito seu cruzeiro! Sobre o piso 8, tudo depende da localização da sua cabine na lateral do barco, se estiver na parte recuada da lateral, você vai ter os barcos de resgate na sua frente. Eles não obstruem completamente a vista mas são uma presença marcante. A chocolateria é paga à parte, sim (quase todas as coisas bacanas do barco são pagas à parte). Sobre o mini bar, acreditamos que não esteja incluído no pacote de bebidas, mas seu agente de viagens deve saber responder essa dúvida, sendo que nós não contratamos o tal pacote. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima