Menu

como é o embarque e o desembarque de um cruzeiro no porto de Barcelona

porto de Barcelona

O passaporteBCN embarcou em um cruzeiro, com início e témino no porto de Barcelona, para poder relatar para nossos leitores, com bastante detalhe, como é o procedimento de embarque e de desembarque.

Se você tiver um cruzeiro programado, saindo e/ou chegando em Barcelona, o presente texto é para você.

1. O Embarque: chegando no terminal

porto de Barcelona

No texto como chegar no porto de Barcelona descrevemos quais são as diferentes opções de transporte disponíveis para chegar até o porto de Barcelona.

porto de Barcelona

Independentemente de estar vindo de ônibus ou de táxi, você vai ter que localizar o pier onde está atracado seu cruzeiro. No caso do ônibus e do táxi, o motororista e o taxista vão saber onde deixar você.

No porto de Barcelona, cada pier conta com um terminal.

porto de Barcelona

A Costa Cruzeiros é a única armadora que conta com terminal próprio, o lindo terminal Palacruceros, propriedade da empresa, uma bela infraestructura de quase 10.000 m2 com dois andares. O terminal fica no Moll Adossat, o grande pier usado pelos maiores cruzeiros que visitam Barcelona.

Costa Diadema

Outras armadoras como a Royal Caribbean, a NCL ou a MSC utilizam outros terminais de terceiros para o embarque e desembarque em seus navios.

Na documentação do seu cruzeiro deve aparecer identificado o ponto de partida do seu cruzeiro. Muito provavelmente será o Moll Adossat mencionado acima.

2. O Embarque: check-in

Costa Diadema

Chegando no terminal, procure a entrada do prédio onde você vai encontrar funcionários da armadora dando orientações para os passageiros que estão chegando.

porto de Barcelona

Os procedimentos de embarque podem variar de uma armadora para outra, mas basicamente a rotina é muito parecida:

  1. chegando no terminal, você vai entregar sua bagagem, que será etiquetada e embarcada pelos funcionários da empresa. A bagagem será entregue na porta da sua cabine posteriormente. Todas as malas são entregues até o fim do dia.
  2. logo depois de entregar a bagagem, você deverá dirigir-se ao balcão de check-in. É muito parecido com o balcão de check-in de um aeroporto, mas conta com muitos mais funcionários. Já pensou a quantidade de balcões que são necessários para conseguir fazer o check-in de uns 4.000 passageiros? No balcão de check-in você apresentará a documentação correspondente ao seu cruzeiro. O funcionário da empresa irá conferir as informações, solicitará um cartão de crédito que será necessário para cobrir qualquer despesa adicional à bordo e que não esteja incluída no seu pacote, e entregará para você e seus acompanhantes um cartão que será usado para entrar e sair do barco, acessar sua cabine e aproveitar os serviços do cruzeiro.

3. O Embarque: entrando no barco

porto de Barcelona

Dependendo do tamanho do barco e da infraestrutura do terminal, o embarque é feito por passarelas ou diretamente no barco a partir do píer. Finalizado o check-in, os funcionários da empresa vão indicar a você o caminho que deve seguir. Em algum momento antes do embarque, você precisará passar por um sistema de raios X parecido com o dos aeroportos.

Então será possível entrar no barco e se dirigir até sua cabine. Mesmo que suas malas não tenham sido entregues ainda, você já pode ocupar sua cabine e começar a se familiarizar com o barco.

4. O Desembarque: o penúltimo dia do cruzeiro

Cada empresa segue um protocolo diferente, mas, via de regra, um dia antes de terminar o cruzeiro, no final do dia, você deverá deixar suas malas fechadas para que os funcionários possam retirá-las. Eles são os responsáveis por desembarcá-las para você e, na chegada no terminal de destino, estarão disponíveis de forma similar a como é feito nos aeroportos.

porto de Barcelona

Algumas companhias permitem que você escolha o horário no qual quer desembarcar. Para isso, disponibilizam etiquetas coloridas associadas com diferentes horários, as quais você deve colocar nas suas malas para que elas sejam entregues no horário da sua saída.

Igualmente, existem companhias que permitem que você desembarque com suas próprias malas, sem depender de terceiros. Se você não estiver viajando com bagagem volumosa, esta é uma excelente opção para desembarcar tranquilamente.

Confira na documentação do cruzeiro, que será entregue na sua cabine, qual é o procedimento de desembarque da bagagem adotado pela sua armadora.

5. O Desembarque: saindo do barco

porto de Barcelona

No último dia do cruzeiro, e no horário estabelecido, você desembarcará do navio. No caso de Barcelona, o desembarque pode ser feito por passarelas ou diretamente no píer.

ATENÇÃO AO CONTROLE DE IMIGRAÇÃO!

Se você estiver chegando a Barcelona em um cruzeiro com origem fora do espaço Schengen, você vai precisar fazer o procedimento de imigração na chegada em Barcelona. É muito importante não esquecer deste passo, para evitar problemas na sua saída da Espanha.

No terminal não costuma haver um posto de imigração. Por isso, é muito importante saber qual é o procedimento adotado por sua armadora. O habitual é que agentes da Policía Nacional espanhola subam no navio para conferir os passaportes daqueles turistas com procedência fora da União Europeia.

Se seu cruzeiro começou em Barcelona ou em algum outro país do espaço Schengen, você não precisará realizar nenhum controle de imigração.

6. O Desembarque: retirando as malas

Se você desceu do barco a pé com sua própria bagagem, pode continuar lendo o ponto 7. Caso contrário, na chegada no terminal de desembarque, você deverá procurar as esteiras onde são entregues as malas, de forma muito parecida com a dos aeroportos.

7. O Desembarque: saindo do terminal

Está na hora de deixar o porto. As opções para chegar no porto explicadas em como chegar no porto de Barcelona servem também para sair dele.

porto de Barcelona

Se você quiser pegar um táxi, verá uma longa fila de taxistas aguardando pelos passageiros que estão desembarcando do cruzeiro. O embarque nos táxis pode ser demorado, mas a fila é bem organizada. A chegada de um cruzeiro em Barcelona pode concentrar até 1.000 táxis no porto!

porto de Barcelona

Se você for pegar o ônibus do porto, procure o ponto mais próximo do seu terminal. Há pontos espalhados ao longo do porto, eles ficam sempre entre os terminais, bem ao lado da grade que separa a área de circulação de carros e ônibus dos barcos. Se o ônibus não estiver no ponto, não se preocupe, logo mais deve chegar um.

Se você está saindo do porto direto para pegar um voo, veja as informações que publicamos no texto como ir do aeroporto ao porto de Barcelona.

————————
veja também no passaporteBCN:

49 comentários em “como é o embarque e o desembarque de um cruzeiro no porto de Barcelona”

  1. Avatar

    Olá, tudo bem?
    Eu farei um cruzeiro pelo mediterrâneo em outubro, e uma das cidades pelas quais ele passará será Barcelona. Eu gostaria de uma ajudinha por favor. Qual é o ponto turístico mais perto da saída do porto? Pois como terei apenas um dia corrido na cidade, estou pensando em tomar um ônibus turístico, provavelmente o Barcelona City Tour, e preciso pensar na maneira mais prática de chegar até ele haha.
    Muito obrigada.

  2. Avatar

    Olá Tony! muito obrigada pelo post. Tenho um cruzeiro de 11 dias que embarca em Atenas e desembarca às 6 da manha em Barcelona pela Carnival Cruises. A questão é: é obrigatório desembarcar esse horário ou podemos curtir o dia na cidade ainda? Obrigada

    1. Tony

      Prezada Marina, cada companhia estabelece seus próprios procedimentos e horários de embarque e desembarque, mas o habitual é que exista um prazo de horas durante o qual pode ser realizado o desembarque. Você pode curtir o dia na cidade do jeito que você preferir. Abraço.

      1. Avatar

        Boa tarde Tony,
        Sabe-me dizer se no Porto de barcelona há algum lugar para deixar a bagagem enquanto esperamos pela hora da entrada para o Barco?
        Ou se há alguma empresa que nos despache as malas do aeroporto para o porto e vice versa?
        Cumprimentos,

      2. Tony

        Prezado Miguel, no porto de Barcelona não há serviço de guarda-volumes. Porém, há uma empresa que presta o serviço que você está procurando, levando sua bagagem do porto para o aeroporto, e vice-versa. Pode ver os detalhes, e contratar o serviço, aqui. Abraço.

  3. Avatar

    Tony, boa noite!

    Por favor, eu tenho um cruzeiro da Pullmantur marcado para março/2017 que parte de Barcelona e tambem termina lá. O horário que esta marcado como final do Cruzeiro e 9 da manhã de um sábado. Gostaria de saber se eu posso marcar um voo local (Barcelona/Tenerife) para 12:05 ou se corre o risco de eu não chegar a tempo ao aeroporto (pretendo pegar um táxi no desembarque para fazer o trajeto do porto ao aeroporto). Como tenho q chegar ao aeroporto 1 hora antes, teria que estar lá 11:05. Você acha que de 9 as 11:05 da tempo de desembarcar, pegar o táxi e chegar ao aeroporto?

    Obrigado!

    1. Tony

      Prezado Rodrigo, há tantos, mas tantos fatores envolvidos no desembarque de um cruzeiro que achamos uma temeridade marcar um voo com um intervalo de tempo menor a 6 horas. O navio pode atrassar (por inúmeras razões, um nevoeiro no porto de Barcelona pode fechar o trânsito de navios durante horas), o desembarque de milhares de pessoas ao mesmo tempo leva horas, não é imediato como no caso de um avião, a entrega das bagagens também demora, você pode demorar muito para encontrar um táxi. Pessoalmente, nunca embarcaríamos em um voo no mesmo dia da chegada de um cruzeiro, mas cada um sabe qual é sua tolerância ao risco. Abraço.

  4. Avatar

    Olá
    Vou fazer um cruzeiro saindo de BCN em outubro. Antes de embarcar no cruzeiro, eu gostaria de ir ao aquário e de lá ir para o porto. Não tem guarda volume no Porto?
    Obrigada

  5. Avatar

    Ola TONY. Parabéns pelas respostas (super uteis) Vou chegar em Savona e embarcar no Costa fazendo a 1ª escala em Barcelona. Naõ estou querendo fazer o SEGURO (Schengen) . Sempre exigem que se apresente esse documento na Imigração ? Grato.

    1. Tony

      Prezado Jeferson, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Veja o texto imigração e vistos, onde poderá conferir que o seguro não é uma exigência da imigração, e também o texto saúde e vacinas, onde apresentamos as razões pelas quais achamos que a contratação de um seguro médico é IMPRESCINDÍVEL, ainda mais no caso de alguém que está embarcando em um cruzeiro. Abraço.

  6. Avatar

    Você tem informação sobre o meio mais eficiente/barato de sair do Porto de Barcelona, até a Estação Drassenes? Pelo Mapa fica algo em torno de 1 km.

  7. Avatar
    Santiago Garcia Caro Cenjor Cenjor

    Boa tarde Tony .Parabéns pelas informações , sempre muito úteis .
    Estarei saindo de Barcelona no Cruzeiro Diadema as 19:00hs , e vindo de Madrid , pretendo ir de Trem AVE , chegando na Estação Sants de Barcelona e demora em média 3 horas . Qual atua recomendação para o melhor horário de chegada e quanto tempo levo da estação de trens até o Pier da Costa?
    Grato Santiago

    1. Tony

      Prezado Santiago, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Assim que começar a operar, fizemos uma visita ao Costa Diadema (pode ver o texto como é o Costa Diadema, a nova joia da Costa Cruzeiros). Da estação de trem Barcelona Sants até o pier da Costa (que é muito bonito), não deve dar mais de 20 minutos de táxi. Você deverá se informar primeiro da antecedência que a companhia exige para o embarque. E planejar o horário de saída de Madri, deixando um intervalo de tempo suficiente para cobrir qualquer atraso no caminho. Abraço.

  8. Avatar

    Boa Noite Tony…
    Estou de viagem marcada a Barcelona em um cruzeiro da Pullmatur prevista para chegar às 09:00 dia 22/03/2017…
    Estou com passagem comprada no TGV para o dia 23/03 às 13:00 da estação de Sants com destino a Paris…
    O tempo entre o desembarque do cruzeiro até essa viagem no TGV está dentro de uma tolerância razoável?
    Você sugeri que façamos o que nesse intervalo?
    Será necessário hospedagem em um Hotel/Hostel ?
    Agradeço desde já qualquer atenção.

    1. Tony

      Prezado JóShua, você está chegando num dia e viajando no dia seguinte? Se a viagem for no mesmo dia do desembarque, o problema é que o horário de desembarque anunciado pela companhia é orientativo. O desembarque é um processo muito demorado, pode levar horas. Se você conseguir desembarcar cedo, vai ter tempo de chegar na estação e relaxar. Se o desembarque atrassar, você vai ter que sair correndo. De qualquer jeito, 4 horas parece um prazo de tempo razoável. Garanta que suas passagens de trem-bala permitem o cancelamento/troca de horário. Caso sua viagem de trem seja apenas um dia depois, você vai ter que dormir em algum hotel. Abraço.

  9. Avatar

    Bom dia,

    Parabéns pelo excelente site. Estarei desembarcando do cruzeiro no porto de Barcelona em março e irei ficar 3 dias em Barcelona.

    Para economizar, pensei em pegar o ônibus do Porto, descer na última parada e caminhar para a estação Drassanes com as malas (1 mala tamanho média e 1 bagagem de mão). Ao pegar o metrô faria a baldeação na estação Barcelona Sants para a estação Plaça Sants, que fica próximo do meu hotel (SmartRoom)

    Qual sua opinião a respeito do percurso? Fico preocupado com a mala. Teria algum problema?

    Grato pelas respostas.

    1. Tony

      Prezado Diego, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Caso você não tenha visto ainda, no texto como chegar no porto de Barcelona há mais detalhes sobre a saída do porto. Sem bagagem, sua ideia não é ruim. Porém, com bagagem, você vai ter que dedicar toda sua atenção (e suas mãos) às malas, e esse é o perfil de turista predileto dos batedores de carteira. Já tivemos leitores furtados enquanto viajavam de metrô com malas. É impossível ficar de olho em todos seus pertences ao mesmo tempo, se segurar para não cair no metrô e ainda estar de olho ao redor. O valor do táxi para chegar no seu hotel não é muito grande (ainda menos quando comparado com o valor do cruzeiro) e se você optar por ele vai garantir um começo tranquilo para suas férias. Abraço.

  10. Avatar

    Boa tarde
    Um duvida
    Vou chegar com uma amiga no porto de barcelona sainde de recife eu tenho a cidadania espanhola e ela não .. vamos ficar na casa de um amigo meu em barcelona uuma semana … sera que a migraçao vai exigir dela alguma reserva em hotel … a migraçao pelo porto é como?

    1. Tony

      Bom dia, Eli, sua amiga deverá cumprir todas as exigências da imigração espanhola para não ser barrada na chegada na Espanha, inclusive uma carta-convite, que demora muitas semanas em ficar pronta. Saiba mais lendo o texto imigração e vistos. O controle de imigração será feito pela Policía Nacional espanhola dentro do navio.

  11. Avatar

    Boa noite, Tony.
    Vou fazer um cruzeiro em julho no fascinosa de Costa Cruzeiros com partida de Barcelona e chegada a Barcelona. Os países que iremos visitar durante a viagem são europeus, eu sou cidadã europeia, e mesmo assim a agência de viagens diz que necessito apresentar passaporte no check in? Não basta o cartão de cidadão, uma vez que estamos em espaço schengen?

    obrigada

    1. Tony

      Bom dia, Susana, o cartão de cidadão português é suficiente para entrar nos países do espaço Schengen. Mas se a agência fala que você deve apresentar o passaporte no check-in, pode ser uma boa ideia seguir as orientações dela, mesmo que a exigência seja desnecessária.

  12. Avatar

    Olá Tony, boa tarde,
    No próximo mês de Agosto farei o cruzeiro no Mediterrâneo no Costa Diadema acompanhado da minha família – 4 adultos e 1 criança de 5 anos, (meu neto).
    A questão que lhe coloco é, se é possível efetuar a reserva antecipada de um táxi que transporte todos os membros da família + bagagem (2 malas grandes, 1 por casal + 4 malas pequenas de cabine) tendo em conta que minha mulher é paraplégica e só se desloca em cadeira de rodas e estando a família hospedada no hotel Ramblas Barcelona.
    Caso seja possível qual o site para efetuar esta reserva?
    Muito obrigado.

  13. Avatar

    Ola Tony, parabéns pela qualidade e dedicação de suas informações.
    Chegarei ao porto de Barcelona partindo da Inglaterra, pelo que entendi terei que fazer imigração certo? Mas acredito que a cia irá providência essa estrutura aos passageiros não? E quanto aos táxis, me assustei coma fila e espera! Tem algum serviço particular que atenda o porto? Ou uber que chegue e, algum ponto? Alguma dica?

    1. Tony

      Prezado Pedro, o porto de Barcelona não conta nem com uma delegacia de policia nem com um posto da imigração. O que acontece quando chega um cruzeiro vindo de um país fora do acordo Schengen é que vários agentes da polícia espanhola sobem no navio para realizar o controle de imigração. Consulte sua companhia para saber como e onde será feito o procedimento, sendo que pode variar de uma companhia para outra. Sobre os táxis, não tem jeito, nem em Barcelona nem em qualquer outro porto do planeta, 5.000 passageiros chegando ao mesmo tempo vão ter que fazer algum tipo de fila antes de poder pegar um táxi. O Uber é ilegal em Barcelona. Você poderia tentar contratar um transfer particular como alternativa à espera do táxi. Abraço.

  14. Avatar

    Boa tarde Tony
    Vou viajar pela companhia Pullmantur, no próximo mês de agosto, com saída ao sábado.
    Gostaria de saber qual a sua opinião sobre o melhor local/garagem para estacionar o carro o mais próximo do embarque.
    Obrigado

    1. Tony

      Bom dia, João. Não existe nenhum lugar para estacionar próximo do porto, o melhor é localizar um estacionamento de longa estadia na cidade e pegar transporte público até o porto. Ou aproveitar ofertas com traslado entre o estacionamento e o porto, como esta. Abraço.

  15. Avatar

    Meu cruzeiro sai e chega em Barcelona. Estou em dúvida como sair do Porto D para a estação Sants.
    Você tem algumas dicas, além de taxi.

    1. Tony

      Joaquina, no texto como chegar no porto de Barcelona você vai encontrar todos os detalhes sobre a chegada e a saída do porto da cidade. A forma mais econômica de chegar na estação de Sants seria uma combinação do ônibus do porto e do metrô, uma opção válida para quem estiver viajando com pouca bagagem. Mas a economia pode ser muito pequena frente ao táxi.

  16. Avatar
    Eduardo Mendonça

    Olá,
    Tenho viagem marcada Barcelona-Civitavecchia (ida e volta).
    Levo automóvel comigo. Qual é o procedimento de embarque com automóvel?
    Obrigado pela informação

    1. Tony

      Olá Eduardo, na verdade você não vai pegar um cruzeiro e sim um ferry. Não sabemos quais são os procedimentos da Grimaldi, mas o site da empresa contém instruções sobre o embarque. O ponto de embarque da Grimaldi fica muito próximo do centro de Barcelona. Abraço.

  17. Avatar

    Gostaria de saber qual o tempo médio para o desembarque final. Estou vendo um cruzeiro com data final para 18/03 e no roteiro informa que o desembarque é as 9hrs (MSC) quero comprar a passagem de volta no mesmo dia para não precisar pegar um hotel na cidade, quanto tempo e o recomendado para não ter problemas para perder o voo?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Tudo depende da companhia, o desembarque pode demorar entre 10 minutos e cinco horas, dependendo do procedimento da companhia e da sua colocação na fila de desembarque. Veja mais detalhes no texto acima.

  18. Avatar

    Tony, parabéns pelos site. Bem esclarecedor, didático e atualizado! Desembarco num cruzeiro em Barcelona no final deste mês, pela manhã e embarco à noite para Paris. Gostaria de aproveitar o dia em Barcelona e fazer o roteiro q vc sugeriu mas tenho uma dúvida com relação às malas. Vc recomendaria o despache das malas pelo serviço Bag&Go, do Porto para o Aeroporto? Assim poderia passear pela cidade sem ter que carregar bagagens. Grato desde já pela resposta!!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezado Claudio, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Nunca usamos o serviço Bag&Go, e por isso não podemos comentar nada sobre ele, mas na verdade resolve um grande problema logístico, o que fazer com as malas. Caso contrário, você teria que procurar um serviço de guarda-volumes na cidade para deixar suas malas. Abraço.

  19. Avatar

    Em seu texto não entendi o processo de imigração, vc diz eles carimbam seu passaporte, no caso de brasileiros. Vc sabe quanto tempo podemos ficar la?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Qual seria a parte do texto que você não entendeu? Pode ver as exigências da imigração espanhola no texto imigração e vistos. Sempre que você chega em um novo país, independente do meio de transporte, você precisa realizar o trâmite da imigração.

  20. Avatar

    Olá, Tony.

    Acredito que pode me auxiliar numa questão: no caso de um cruzeiro iniciado e finalizado em Barcelona, em que já tenhamos entrado espaço Schengen e feito imigração prévia no aeroporto, não é necessário novo controle de imigração no embarque e desembarque, correto?!
    O cruzeiro tem parada em CasaBlanca (Marrocos), então neste caso é necessário passar pela imigração do Marrocos?

    Muito obrigado,

    Muito obrigado

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Silva. Se não existem pontos de embarque/desembarque fora de países do acordo Schengen, não deve existir controle de imigração. Já no caso do Marrocos, você deverá consultar com a companhia do cruzeiro para saber quais são os trâmites de imigração, se houver algum. Abraço.

  21. Avatar

    Olá,
    Estarei desembarcando de um cruzeiro em Barcelona dia 22/06/2019 e tenho que ir no mesmo dia para Málaga. Qual a melhor opção? Desambarcando 9h da manhã e pegando um trem as 15:50h dda tempo de fazer alguma programação?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá Rita. Você teria que ir primeiro na estação de Sants para deixar sua bagagem no guarda-volumens para, mais tarde, escolher algum lugar para visitar entre tantas opções como existem na cidade. Tudo vai depender da hora real do desembarque, que pode deixar você com mais ou menos tempo na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima