Granja Viader

Granja Viader

Em uma rua estreita e minúscula do bairro de El Raval, muito perto das movimentadíssimas Las Ramblas, encontra-se um dos estabelecimentos mais tradicionais de Barcelona, a Granja Viader.

Granja Viader

No texto que dedicamos às granjas de Barcelona já explicamos que uma granja é um estabelecimento derivado das antigas “lecherías” (leiterias), onde se criavam as vacas e se distribuía o leite. Atualmente seguem com a mesma denominação e vocação, mas são muito mais urbanas e saborosas, constituindo algo tipicamente catalão, que não é comum encontrar em outras partes da Espanha. As granjas poderiam ser definidas como um tipo de confeitaria muito tradicional, onde são servidas iguarias derivadas do leite.

Granja Viader

A Granja Viader, fundada em 1870, é a mais antiga de Barcelona. Foi aberta na época em que as muralhas de Barcelona começavam a desaparecer e a cidade se expandir pelo novidadeiro Eixample.

Granja Viader

Atualmente a quarta geração da família continua tocando o estabelecimento. O leite e os ovos continuam vindo de uma propriedade rural no interior da Catalunha, enquanto eles mesmos elaboram queijos frescos e muitos produtos derivados do leite.

Granja Viader

Para um brasileiro pode até não significar muito, mas na Granja Viader foi inventado, em 1931, o Cacaolat, uma bebida de leite e cacau muito popular – e que hoje é propriedade do fabricante catalão de cervejas Damm.

Granja Viader

Entrar na Granja Viader é como viajar ao passado, vendo o uniforme de seus garçons, as mesas de mármore, o piso, janelas e portas da época, um verdadeiro sabor de tradição.

Granja Viader

Há várias pedidas muito tradicionais. A primeira é o suizo, uma xícara de chocolate quente, escuro e espeso, com creme chantilly artesanal no topo.

Granja Viader

A segunda é o mel i mató, uma sobremesa clássica da Catalunha, elaborada com queijo fresco e mel por cima.

Granja Viader

A terceira é a tradicional crema catalana, a sobremesa mais famosa da Catalunha.

Granja Viader

Finalmente, é possível provar também outras iguarias, como a mousse de chocolate caseira e todo tipo de doces que são uma grande ameaça para a balança. Que não seja por falta de aviso!

Localização e como chegar

A Granja Viader está no carrer de Xuclà, 4-6. Veja a localização no Google Maps aqui. A estação de metrô mais próxima é a Liceu, da linha L3 (verde) .

Confira horários de funcionamento e outras informações no site da Granja Viader. Atenção, a Granja fecha por volta do meio dia e só reabre no final da tarde; não abre nem domingos nem feriados.

O passaporte BCN comeu na Granja Viader de forma anônima, pagando todos os gastos relacionados com a refeição.

5 comentários em “Granja Viader”

    1. Tony

      Prezada Aline, estamos precisando de um descanso e vamos tirar umas férias rápidas. Na nossa volta, na quarta dia 27, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *