Provavelmente muitos leitores já saibam que “granja”, em espanhol, significa “propriedade rural”.
Mas em Barcelona é possível encontrar outro tipo de “granja”, derivada das antigas “lecherías” (leiterias), onde se criavam as vacas e se distribuia o leite.
Atualmente seguem com a mesma denominação e vocação, mas são muito mais urbanas e saborosas, constituindo algo tipicamente catalão, que não é comum encontrar em outras partes da Espanha.
As granjas poderiam ser definidas como um tipo de confeitaria muito tradicional, onde são servidas iguarias derivadas do leite.
Essas iguarias, que podem incluir queijos frescos (como o tradicional mató), chocolates quentes e muita nata batida, também podem ser acompanhadas por uma grande variedade de doces, como os típicos “churros” e os também típicos “melindros”.
As granjas podem ser bons lugares para provar uma deliciosa crema catalana.
Entrar em algumas granjas é como viajar ao passado, vendo o uniforme de seus garçons, a mobília centenária, o piso, janelas e portas da época, um verdadeiro sabor de tradição.
Dentro de uma granja, além de outros turistas como você, é muito provável encontrar pessoas da melhor idade, que se reúnem para conversar, ou avôs e netos que compartilham doces momentos de carinho.
Não deixe de entrar em uma granja em sua visita a Barcelona. Nós, do passaporte BCN, já visitamos várias e você poderá ler nossas resenhas das mais tradicionais da cidade: a Granja Viader, a Granja Dulcinea e a Granja La Pallaresa.
Estou ansiosa para degustar e temerosa com o peso que vou retornar.
Parabéns Pelas maravilhosas cidade!
Pois é, “peso” e “câmbio” (de moeda) são dois conceitos que é melhor esquecer durante a viagem… Abraço!