nem Barcelona nem Madri são bate-voltas

Plaza Mayor, Madrid

Vira e mexe algum leitor do guia pergunta se é possível visitar Madri ou Barcelona como um bate-volta, saindo de uma ou outra cidade e voltando no mesmo dia. É uma proposta que nos deixa um pouco frustrados e tristes.

Frustrados porque a linha editoral aqui no passaporte BCN sempre foi deixar que o leitor tome suas próprias decisões. A tentação é responder simplesmente, “isso é loucura!”, mas precisamos respeitar as decisões do leitor. Podemos explicar nossa opinião, podemos orientar, podemos apontar dados, mas a viagem não é nossa. Quem trabalhou duro para juntar o dinheiro para fazer a viagem foi o leitor, e é ele que é soberano supremo, ele decide como, quando e onde investe seu tempo e seu dinheiro.

Tristes porque cogitar visitar Barcelona ou Madri em um único dia revela uma forma de entender as viagens que está no extremo oposto da filosofia do “menos é mais” que tentamos transmitir aqui. Não somos defensores do maraturismo, o turismo-rally deixa a gente com os cabelos em pé. Gostaríamos tanto que as pessoas levantassem o pé do acelerador para poder desfrutar e sentir as belezas que têm na sua frente!

No nosso entender, Barcelona como um bate-volta saindo de Madri, ou Madri como bate-volta saindo de Barcelona, equivale a uma visita ao restaurante mais maravilhoso do mundo para experimentar um único prato em 5 minutos, engolindo tudo que puder em duas garfadas.

Park Güell, Barcelona

Dá para se fazer? Dá, sem dúvida. Em como ir de Barcelona a Madri você encontra os dados práticos de como se locomover entre as duas cidades. Há muitos bate-voltas teoricamente possíveis: dá para visitar Londres saindo de Madri no mesmo dia; dá para ir até Paris saindo de Barcelona e voltando nesse mesmo dia. É possível pegar um avião de manhã cedo, saindo de São Paulo, para ir até Buenos Aires, dar um rolê pela cidade e voltar para o Brasil no final do dia.

É isso que você quer? Não sabemos. Mas nossa opinião é, levante o pé do acelerador para poder curtir os lugares visitados com carinho e atenção que merecem.

Não consegue dedicar mais do que um dia para Madri ou Barcelona? Deixe essa visita para uma próxima viagem. Se você estiver em Madri, troque a ida até Barcelona por um bate-volta perfeito como é Toledo (ainda mais perfeito com nosso guia Toledo em um dia). Se você estiver em Barcelona, esqueça Madri e embarque em outro bate-volta perfeito como é Montserrat.

Não defendemos o slow-travel mais puro, até porque a disponibilidade de tempo das pessoas é limitada em 99% dos casos. Não estamos defendendo que você dedique uma semana para conhecer Barcelona (apesar de acharmos que você iria curtir muito esses sete dias). Mas queremos uma vez mais transmitir um pensamento simples de entender: mais é menos, menos é mais. Vale mais a pena conhecer decentemente uma cidade que visitar aloucadamente duas. Se você visita 7 cidades em uma semana, na Espanha ou na Europa, quais vão ser suas lembranças na volta para casa? A correria para pegar o seguinte transporte? O abrir e fechar de malas todos os dias? As diferentes camas de hotel nas quais dormiu?

O mundo é grande demais e você não vai conseguir conhecê-lo nem que tivesse várias vidas. Dê um passo de cada vez e se permita o luxo de transformar uma viagem-maratona em uma viagem de lazer. O dia que você conseguir se libertar da escravidão de marcar no mapa “estive em“, suas viagens vão começar a ter uma cor diferente e você passará a conhecer lugares e não apenas ter estado neles.

Nota: uma pessoa que já defendeu muito o princípio do “menos é mais” é o querido Ricardo Freire, autor de Viaje na Viagem. Indicamos a leitura do texto Como montar seu roteiro de viagem à Europa para ver o “menos é mais” sendo aplicado à elaboração de roteiros.

21 comentários em “nem Barcelona nem Madri são bate-voltas”

  1. Adoro vosso blog, parabéns! Estou indo com minha esposa para Espanha na última quinzena de setembro 2014 para passar 16 dias. À priori, nossa ideia é dedicar uns dias à Madrid, outros à Barcelona e alguns em Portugal, incluindo talvez outras cidades além de Lisboa que é de onde partiremos de volta ao Brasil. Tenho mil perguntas mas vamos às mais importantes. Conto com vossa experiência! Como dividir esses 15, 16 dias? Eu ficarei em casa de amigos em Madrid e estou inclinado a passar mais tempo lá do que em outras cidades, ainda mais pelos vários bate-e-voltas disponíveis. Nosso perfil é de um casal que busca simplicidade e a possibilidade de conhecer mais o dia-a-dia local do que focar só nos famosos pontos turísticos. Como já li, somos mais viajeros do que turistas. Sei que não há a fórmula certa, longe disso, mas gostaria de uma simples indicação de vocês. Estamos abertos a todos conselhos e dicas, já li muito seu blog, quase todo na verdade, mas queria uma opinião mais pessoal de vocês, se não for incomodar. No mais, parabéns mais uma vez e obrigado por sempre nos responder tão prontamente.

    1. Tony

      Prezado Anderson, no momento estamos viajando, com acesso precário à internet. Se você puder aguardar, no dia 22, já de volta em casa, vamos responder a sua consulta com carinho e atenção. Abraço.

    2. Tony

      Prezado Anderson, aqui no passaporte BCN nosso foco é Barcelona e bate-voltas saindo da cidade. Estamos colocando no ar um novo site, o Espanha Total, onde respondemos consultas sobre viagens pela Espanha. Pode deixar sua consulta aqui, tentaremos responder o mais breve possível. Abraço.

  2. Pingback: os melhores bate-voltas a partir de Madri | Espanha Total

  3. Oi Tony!

    Antes de tudo, parabéns pelo site! (sim, vale o clichê!!!)
    Bom, em Janeiro/16 vou passar 15 dias estudando em Barcelona e me restarão 3 dias até o meu retorno ao Brasil.
    Fico livre de sexta a noite até segunda (de Carnaval) a tarde, quando embarco por Barcelona.

    O que você me recomenda nesses 3 dias? Madrid mesmo ou outra(s) cidade(s) mais próximas de Barcelona?
    Estarei sozinha e nunca estive na Espanha antes.

    Um abraço.
    Giu

    1. Tony

      Prezada Giu, bem-vinda ao passaporteBCN! Como você vai estar em Barcelona, nossa dica seria aproveitar para conhecer os destinos mais próximos da cidade (deixando outras partes da Espanha para um futura viagem). Você gasta menos tempo viajando, economiza no seu orçamento e faz seu tempo render ao máximo. Escolha entre os excelentes bate-voltas que podem ser feitos saindo de Barcelona. Girona e Tarragona são duas cidades muito legais, mas você vai ver que existe um grande leque de opções de passeios. Abraço.

  4. Pingback: dicas sobre Madri | Espanha Total

  5. Bom dia!!! Vamos pra Madrid passar sete noites e pensei em dividir, ou seja passar 3 noites em Barcelona e quatro em Madrid. O que vc acha?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Patricia. Barcelona merece mais dias que Madri mas, de qualquer jeito, você precisa escolher entre conhecer Madri bem e ainda realizar vários excelentes bate-voltas a partir da cidade, ou conhecer Madri e Barcelona de forma apressada e incompleta, sem bate-voltas. Nossa orientação seria aproveitar para conhecer Madri e cidades como Toledo, Segóvia ou Ávila. Abraço.

  6. Boa tarde!
    Eu e minha noiva chegaremos em Barcelona no dia 16 de maio e sairemos em um Cruzeiro pelo mediterrâneo no dia 21 de maio. Gostaria de saber se vale a pena ficar 3 dias em Barcelona e mais 2 dias em Madri, ou este será um bate-volta que não vale tentar. Grato pela atenção e informações de grande valia.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Claudio, cinco dias é pouco tempo para dividí-lo entre Barcelona e Madri, duas cidades com muito conteúdo (e nem se fala nos excelentes bate-voltas). Aproveitem que já estão em Barcelona para conhecer e curtir a cidad. Abraço.

  7. Este texto é ótimo, especialmente o último parágrafo antes da “nota”. Também concordo que mais vale conhecer uma cidade em condições (se tiver muita coisa para visitar) do que andar sempre aos trambolhões!

  8. Oi, Tony!
    Conheci o Passaporte BCN através do Viagem na Viagem e agora sou “obrigada” a consultar os dois sites para montar o meu roteiro de viagem à Espanha. As informações daqui são preciosas, obrigada por compartilhá-las conocsco!
    Queria uma ajuda, se possível. Tenho 20 dias inteiros para aproveitar e não sei como dividí-los entre Madri e Barcelona, com os bate-voltas. Pensei em 10 dias para cada, o que acha?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Virna, seja bem-vinda ao passaporte BCN e também ao Espanha Total (onde falamos sobre outros destinos na Espanha, inclusive com mais de 50 textos dedicados a Madri). Nossa resposta à sua pergunta vai depender muito do seu perfil de viajante, 10 dias em cada cidade rendem muito, seria até possível incluir algum destino no caminho entre ambas. Também, a logística da viagem deve depender do seu ponto de entrada na Espanha e do seu ponto de saída. Se quiser aproveitar nossa consultoria de roteiros, um serviço gratuito para os leitores dos nossos guias, teremos o maior prazer em ajudar a aperfeiçoar seu roteiro. Abraço.

  9. Olá! Estaremos na Espanha eu, meu marido e nossa filha de 07 anos, no período de 07 a 15/02/19, com chegada e partida de Barcelona. Pensei em ficarmos 04 dias em Barcelona e 03 em Madri. É uma boa opção ou ficamos os 07 dias em Barcelona e aproveitamos os bates e voltas próximos mesmo? Agradeço muito a ajuda.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Ana, somos do princípio de que “menos é mais”, indicaríamos ficar em Barcelona e aproveitar para conhecer a cidade e fazer algum bate-volta legal (como Montserrat, as vinícolas, Girona ou Tarragona). Pense que se você for para Madri, vai perder grande parte de um dia no deslocamento da ida (tem que sair de um hotel, viajar, e entrar em outro) e outro no deslocamento da volta. Deixem Madri para uma futura viagem à Espanha que inclua também a Andaluzia. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *