onde ver neve perto de Barcelona

La Molina

Muitos brasileiros visitam Barcelona no inverno da Europa, e aproveitar a oportunidade para brincar na neve costuma aparecer na agenda de muitos deles. Ver a cidade de Barcelona com neve é raridade, e quando acontece vira uma grande celebração. Por isso, quem quiser brincar na neve vai ter que sair da cidade. Felizmente existem três ótimos destinos próximos de Barcelona sobre os quais falaresmos logo mais. Dois deles podem até ser encarados como um bate-volta no mesmo dia; isto é, você pode ir até as montanhas para brincar na neve e voltar para dormir em Barcelona no mesmo dia!

La Molina

Quando vai ter neve?

Antes de falar sobre os destinos, é necessário dar umas orientações gerais sobre quando é possível encontrar neve nas montanhas e quando não. Afinal de contas, não adianta planejar um passeio para brincar com a neve se esta ainda não caiu ou já derreteu.

Você já deve ter ouvido falar sobre a mudança climática. Como resultado, as temporadas de neve são cada vez mais curtas, e fica muito mais difícil prever quando pode nevar e quanto tempo vai demorar para derreter. Em geral, os destinos no Pireneu costumam registrar várias nevadas intensas ao longo do inverno. A neve que cai durante essas nevadas costuma se conservar por semanas e permite que os turistas se divirtam nos meses do inverno.

Podemos distinguir três períodos:

  • final de novembro e começo de dezembro. Deveria começar a nevar para valer nas montanhas. As estações de esqui costumam iniciar a temporada ao redor do feriado do 8 de dezembro. Mas para isso acontecer, deve ter caido bastante neve. Em anos recentes, a falta de neve atrasou o começo da temporada de esqui até datas próximas do Natal.
  • segunda metade de dezembro até o começo de março. É o período quando as montanhas estão mais cobertas de neve e também a melhor época para visitá-las.
  • março e abril. Dependendo de como tiver sido o inverno, pode ter neve nas estações de esqui até o começo de abril. Mas isso não acontece todo ano.

Vall de Núria

Três destinos com neve perto de Barcelona

Como mencionado anteriormente, existem três destinos próximos de Barcelona onde é possível curtir a neve. Os destinos são Vall de Núria, La Molina e Andorra. Clique no nome de cada lugar para acessar as informações completas que temos sobre cada um deles aqui no passaporte BCN.

A seguir, tentaremos ajudar com a escolha entre os três destinos, que vai depender dos seus interesses e perfil de viajante.

VALL DE NÚRIA

Escolha Vall de Núria se…

  • quiser fazer um bate-volta no mesmo dia (apesar de também existir a opção de dormir no destino).
  • estiver viajando com crianças pequenas.
  • for sua primeira vez na neve.
  • estiver procurando um destino familiar.
  • topar uma viagem que é uma verdadeira aventura.

Não escolha Vall de Núria se…

  • estiver atrás de compras ou agito.
  • for um esquiador experiente.

LA MOLINA

Escolha La Molina se…

  • quiser fazer um bate-volta no mesmo dia (apesar de também existir a opção de dormir no destino).
  • estiver viajando com adolescentes.
  • for sua primeira vez na neve.
  • estiver procurando diferentes atividades na neve.
  • for um esquiador experiente.

Não escolha La Molina se…

  • estiver atrás de compras ou agito.
  • estiver com crianças muito pequenas (Vall de Núria seria uma melhor alternativa).

ANDORRA

Escolha Andorra se…

  • contar com um mínimo de três dias completos para realizar a viagem.
  • estiver cogitando a possibilidade de alugar um carro
  • estiver procurando diferentes atividades na neve.
  • for um esquiador experiente.
  • estiver atrás de compras ou agito.

Não escolha Andorra se…

  • quiser fazer um bate-volta no mesmo dia.
  • estiver procurando um passeio descomplicado.

Lembrando…

Publicamos este texto para ajudar com sua escolha de destino para brincar na neve. Toda a informação sobre cada um dos três destinos pode ser consultada em cada um dos textos Vall de Núria, Andorra e La Molina, onde responderemos suas dúvidas específicas sobre eles.

20 comentários em “onde ver neve perto de Barcelona”

  1. Avatar

    Oi Tony!!!

    Está chegando o dia da minha viagem…rs To ansiosa demais !
    Separei entre os dias 15 e 18 para ir a La Molina . Sabe me dizer qual o aplicativo que posso acompanhar para ver se tem neve lá ? Não queria pegar o carro e ir a toa até lá entende?

    Obrigada desde já !
    Abraço

    1. Tony

      Jaque, acompanhe o estado da neve nas pistas de La Molina acessando sua página web. Pode ver o relatório da neve aqui. Pode fazer o download da app de La Molina aqui. Se precisar de qualquer esclarecimento, aproveite para perguntar. Abraço.

  2. Avatar

    Boa noite Tony!
    Muito obrigada por escrever esse guia completo de Barcelona!! Estamos morando aqui há 4 meses e você não tem ideia do quanto “uso e abuso” do seu site!! Já enviei o link para muitos amigos, até para os catalães, que ficaram impressionados!! Rs
    Agora uma dúvida…desculpa mas não encontrei em nenhum texto seu…
    Vamos fazer Vall de Nuria e Andora agora em janeiro…é melhor alugar um carro e fazer as duas cidades? Tem como ir de Vall de Nuria para Andorra de carro? Ou seria melhor ir de trem para Vall de Nuria, voltar para Barcelona e depois ir de carro para Andorra…seremos 2 casais com 2 crianças… e teremos 6 dias!
    Muito obrigada desde já!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Juliana, seja bem-vinda ao passaporte BCN (e, se for visitar outros destinos na Espanha, ao nosso Espanha Total também). Muito obrigado pelas suas palavras! Pensando em fazer Vall de Núria e Andorra como parte do mesmo passeio, vale muito a pena alugar um carro, para evitar perder tempo no deslocamento entre Vall de Núria e Andorra. Você já deve ter visto que não vai poder chegar em Vall de Núria de carro, vai ter que deixá-lo estacionado próximo do trem cremalheira. O percurso de carro entre Vall de Núria e Andorra leva aproximadamente duas horas, por uma estrada com paisagens muito bonitas. Dediquem uma noite a Vall de Núria e o restante tempo a Andorra. Em caso de neve na região, pode ser necessário usar correntes nos pneus do carro, confiram atentamente a previsão do tempo. Abraço.

  3. Avatar

    Boa noite, vou para Barcelona final de março, voce acha que eu posso ter sorte de ainda pegar neve mais especificamente no dia 29/03?! Com base nos outros anos?…
    E das 3 opções qual recomenda que talvez haja neve? qual neva mais? hehehe

    Vou para Madrid também, logo após Barcelona, 31/03… acredita que lá tenha algum lugar para se ver neve? acho que barcelona é melhor, né?

    Obrigada desde já

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Sil, ninguém vai poder falar para você como será o tempo dentro de mais de um mês, não existe a tecnologia necessária para realizar essa previsão. Se você quiser garantir a neve, aguarde até mais próximo da data para saber qual é a situação. Aproveite o texto os melhores bate-voltas a partir de Madri, do nosso Espanha Total, para perguntar pela neve por lá. Mas as chances são melhores a partir de Barcelona. Abraço.

  4. Avatar

    Mais uma pergunta.. vi que existe outra opção: La Masella… recomenda essa também? ( mas verificando temperaturas em Março La Molina foi a que vi com menores temperaturas..) Abraços

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      La Masella e mais uma estação (há um monte delas) próxima de La Molina. Se indicamos La Molina no texto acima é por acharmos que é um melhor destino. Abraço.

      1. Avatar

        Decidi por LA MOLINA mesmo! Obrigada Tony!
        Uma última dúvida , achei esse site para comprar uma espécie de excursão de Barcelona para lá. Vc conhece ? E ah, vou deixar p comprar poucos dias antes, tipo dois dias antes pra acompanhar as câmeras no site se ainda tem neve, acha q esse passeio irá esgotar rápido? Tendo em vista que estarei bem na Semana Santa ! Abraços

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Perfeito. Conhecemos o passe e indicamos ele, sim. O link pertence ao site oficial de turismo de Barcelona, que é nosso parceiro de confiança. Se houver muita neve na estação e a data da sua viagem coincidir com as férias de Semana Santa, o ônibus pode lotar, sim. Por isso, não deixe a compra para o último momento. Abraço.

  5. Avatar

    Tony, eu novamente hehe me diz uma coisa, de acordo com o site que te mandei tem a opção de comprar com equipamentos de esqui ou não, vc acha que posso ir sem os equipamentos? Pq meu intuito é mais para ver a neve e brincar hehe pq não sei esquiar de fato! Acha que eles deixam ficar sem os equipamentos ? Ou se deixar pra comprar lá é um preço diferente ? Sabe informar ?
    OBS: no fim tive q optar por La Masella pois o ônibus faz cada dia um lugar diferente … e meu roteiro bateu com ela! …
    Obrigada novamente e desculpa o incomodo! Abraços !

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá de novo, Sil, se você nunca esquiou, não compre com equipamento de esqui, não. Para esquiar, você precisa ter feito um curso. Aliás, se você nunca esquiou e o intuito do passeio for brincar com a neve, Vall de Núria é uma melhor opção. Abraço.

      1. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Sil, o passeio inclui o forfait, que é o passe para usar os serviços da estação.

  6. Avatar

    boa noite, vc sabe me dizer se de carro de barcelona até ribes de freser corre o risco de pegar neve na estrada e ter que colocar as correntes.
    obrigado

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Rosana, no ficou claro para a gente se você está querendo ir em um destino de neve (assunto do presente texto), fazer algum bate-volta a partir de Barcelona ou explorar a cidade. Aguardamos seus esclarecimentos. Abraço.

  7. Avatar

    Tudo bem?

    Você poderia dizer qual dos destinos é mais rápido(tempo total) para ser feito incluindo a cremalheira.

    Muito bom seu site parabéns!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Alex, seja bem-vindo ao passaporteBCN. Tanto de carro quanto de transporte público, o bate-volta até La Molina é mais rápido. Vall de Núria, um pouco mais demorado, compensa pelo espetáculo da viagem no cremalheira. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *