Menu

Tarragona em um dia

 Tarragona

A maioria das pessoas que visita Tarragona, como um bate-volta partindo de Barcelona, conta unicamente com 12 horas para conhecer a cidade. Neste texto apresentamos um roteiro de visitação que fará seu tempo render ao máximo em seu dia por Tarragona. Veja a sequência de lugares que poderão ser visitados e continue lendo para saber os detalhse do roteiro.

  • 1. Chegada na estação de trem.
  • 2. Portal del Roser.
  • 3. Maquete da Tárraco romana.
  • 4. Muralhas (Passeio Arqueológico).
  • 5. Carrer del Comte (Pilon’s street).
  • 6. Catedral de Tarragona.
  • 7. Pretori e Circo romanos.
  • 8. Museu Nacional Arqueológico.
  • 9. Anfiteatro romano.
  • 10. Mausoléu de Jaume I.
  • 11. Monumento a los Castellers.
  • 12. Balcó del Mediterrani.
  • 13. Volta à estação de trem.

O texto o que ver em Tarragona contém todas as informações sobre os diferentes pontos visitados ao longo do roteiro, incluindo descrições, horários e preços.

1. Chegada na estação de trem

A estação de trem de Tarragona

Para começar este roteiro, partimos do pressuposto que você estará chegando na estação de trem convencional de Tarragona. Se você estiver chegando na cidade usando outros meios de transporte, pule para o ponto 2 do roteiro. No texto como chegar em Tarragona demos detalhes das diferentes opções de transporte para chegar na cidade.

2. Portal del Roser

O Portal del Roser

O roteiro de Tarragona em um dia começa no Portal del Roser, uma porta na muralha romana de Tarragona. Da estação de trem até o Portal del Roser há uma caminhada de 15 a 20 minutos. Veja o caminho a ser seguido aqui. No final da rua Pau del Protectorat, você vai aproveitar várias escadas rolantes para subir sem esforço até a parte alta da cidade.

Atravesse o Portal a caminho do seguinte ponto no roteiro. Continue em frente e quando a rua vira à direita, siga por ela. Logo a sua direita deverá estar o prédio da Antiga Audiencia, onde encontra-se a maquete da Tárraco romana.

3. Maquete da Tárraco romana

Vista da grande maquete da Tárraco romana

A melhor forma de começar uma visita a Tarragona é contemplando a maquete da Tárraco romana e entendendo o uso do espaço urbano da cidade. Na maquete você poderá ver como era a grande cidade romana. E também entenderá como, posteriormente, os prédios romanos foram substituídos por construções medievais.

Volte agora por onde você veio, atravesse de novo o Portal del Roser e vire à direita para chegar no seguinte ponto do roteiro. Antes de entrar na muralha, e se você não estiver ainda com um mapa de Tarragona, aproveite que há um escritório de turismo próximo para pegar seu mapa.

4. Muralhas (Passeio Arqueológico)

As muralhas de Tarragona

As muralhas de Tarragona oferecem a chance de realizar um lindo passeio de mais de um quilômetro de extensão pelo perímetro externo da muralha.

Se você estiver planejando entrar nos principais restos arqueológicos romanos de Tarragona, agora é o momento de comprar o ingresso combinado que permite visitar as muralhas, o anfiteatro e o pretori e circo romano, lugares que serão visitados ao longo do roteiro.

No passeio pelas muralhas, você percorrerá o mesmo caminho duas vezes, para ir e voltar. Por isso, quando você achar que já viu o suficiente, pode iniciar o caminho de volta, sem precisar chegar até o final.Terminado o passeio pela muralha, volte a entrar pelo Portal del Roser, chegue até a Antiga Audiencia, onde está a maquete de Tárraco, e continue o caminho pelo Carrer del Cavallers, entrando na primeira rua à esquerda, o Carrer del Comte.

5. Carrer del Comte (Pilon’s street)

Os postes de ferro do Carrer del Compte

Percorra o Carrer del Comte, de uma ponta a outra, e contemple a divertida intervenção artística nos postes da rua.

Siga até o fim da rua e continue caminhando sempre em frente até chegar no Carrer de les Escrivanies Velles. Entre nele à direita e caminhe até chegar na Plaça de Santiago Russinyol. Na sua frente, à esquerda, levante-se o seguinte ponto do roteiro, a Catedral de Tarragona.

6. Catedral de Tarragona

Fachada da catedral de Tarragona

É hora de visitar uma das principais atrações turísticas de Tarragona. Entre no templo para conhecer a igreja, o Museu Diocesano e o delicioso claustro. Calcule aproximadamente uma hora para percorrê-los. Se você for subir no campanário da catedral, acrescente outra hora.

A saída da catedral é feita por um portão diferente ao da entrada. Saindo da igreja, volte até a porta principal. Desça a escadaria aà sua frente e continue caminhando em frente pelo Carrer Major, uma rua com muitas lojas charmosas. Na rua, no primeiro quarteirão, à esquerda, está o principal escritório de turismo da cidade.

Entre à esquerda no Carrer de la Nau e caminhe até o fim da rua. O prédio que você vai enxergar no final da rua é o próximo ponto do roteiro, o Pretori.

Hora do almoço

O restaurante El Llagut, na Plaça del Rei, uma dica para seu almoço

Dependendo da velocidade na qual você tenha percorrido o roteiro, pode já ser o horário do almoço. A escolha do local para comer vai depender do que você achar mais simpático e daquilo que você tiver vontade de comer. No texto onde comer em Tarragonaa você vai encontrar várias indicações de restaurantes. Bem na frente do Pretori, na Plaça del Rei, está uma das nossas indicações, o restaurante El Llagut. Veja o texto sobre a comida em Tarragona para saber mais.

Se ainda não for hora de almoçar, aproveite agora para visitar o Pretori e o circo.

7. Pretori e Circo romanos

O Pretori visto desde dentro do circo romano

O Pretori e o Circo romanos são duas construções diferentes e que são visitadas conjuntamente. O ingresso às duas é realizado pelo Pretori. Dica: tente pegar o elevador para subir no terraço do Pretori, a subida a pé é muito cansativa.

Finalizada a visita, saia do Pretori pelo ponto onde você entrou. Na sua frente, à direita, você vai ver o seguinte ponto do roteiro, o Museu Nacional Arqueológico.

8. Museo Nacional Arqueológico

Porta de acesso ao Museu Nacional Arqueológico

O Museu Nacional Arqueológico é uma visita opcional para aqueles mais interessados em museus e em vestígios da civilização romana.

Tanto se você visitou o museu como se não, caminhe ao redor do prédio até sair no Passeig de Sant Antoni. Entre nele à direita, para descer por ele até a rotatória. Atravesse o passeio á esquerda pelo sinal e volte a atravessar o Carrer Via Augusta, também pelo sinal. Na sua frente você vai ver um lindo parque e ao fundo está o próximo ponto do roteiro, o Anfiteatro romano.

9. Anfiteatro romano

O parque, o Anfiteatro romano e o mar ao fundo

Entre agora para percorrer o Anfiteatro romano, e desça até a arena que foi palco de lutas de gladiadores.

Finalizada a visita, volte pelo mesmo caminho até a rotátoria. Agora você vai caminhar pela Rambla Vella, que acompanha o muro externo do Circo romano que você visitou anteriormente. Fica a sua frente, à esquerda do Passeig de Sant Antoni por onde você desceu anteriormente.

Depois de um quarteirão, entre no Carrer del Portalet, à direita. Caminhe um quarteirão até sair na Plaça de la Font, uma praça de formato retangular e cheia de bares e restaurantes que vai aparecer à sua esquerda. É uma das principais praças da parte antiga de Tarragona. No fundo da praça está a prefeitura de Tarragona, dentro da qual está o seguinte ponto do roteiro.

10. Mausoléu de Jaume I

O modernista Mausoléu de Jaume I

Entre no Ajuntament (prefeitura) pela porta principal e pergunte pelo Mausoléu de Jaume I, uma obra do famoso arquiteto modernista Domènech i Montaner que fica em um pátio à direita.

Saindo pela porta da prefeitura, caminhe e vire à direita para entrar no Carrer de Sant Fruntuós. Atravesse a Rambla Velha e continue em frente pelo Carrer de Sant Francesc, até chegar na Rambla Nova, a avenida mais famosa de Tarragona. Na Rambla Nova, atravesse para chegar ao boulevard central e vire à direita. Caminhe quatro quarteirões até chegar no penúltimo ponto do roteiro, que fica bem no meio do calçadão central, o Monumento a los Castellers.

11. Monumento a los Castellers

O Monumento a los Castellers

O Monumento a los Castellers, na parte central da Rambla Nova, homenageia as torres humanas, que foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. É uma tradição seguida com paixão em Tarragona.

Volte agora pelo mesmo caminho, percorrerendo a Rambla Nova quase por completo, seguindo em direção ao mar. No final da Rambla está o último ponto do nosso roteiro por Tarragona, o Balcó del Mediterrani.

12. Balcó del Mediterrani

Balcó del Mediterrani

O Balcó del Mediterrani é um lindo mirante sobre o Mare Nostrum dos romanos e um ponto de encontro para os habitantes e os visitantes de Tarragona. Aproveite as sorveterias e cafés da região para descansar antes de pegar o trem de volta para Barcelona.

13. Volta à estação de trem.

A forma mais fácil de chegar na estação de trem, a partir do Balcó del Mediterrani, é a seguinte. Volte pela Rambla Nova e entre à esquerda no Carrer Méndez Núñez. Desça pela rua até chegar nas escadas rolantes (que agora não serão de muita utilidade, sendo que unicamente são de subida), e desça pela escadaria. No final da escadaria, siga em frente pelo Carrer Pau del Protectorat e vire à esquerda na primeira rua, o Carrer d’Orosi. A estação de trem fica no final da rua.

Esperamos que você curta muito seu dia em Tarragona, um passeio pelo tempo dos romanos, pela Idade Média e até pelo modernismo, tudo em menos de 12 horas!

Mapa do roteiro.

Elaboramos um mapa com o percurso do roteiro Tarragona em um dia. Pode conferí-lo clicando aqui.

Mais informações sobre Tarragona

Para saber mais sobre Tarragona, veja nosso índice de informações sobre Tarragona.

Alguma dúvida ou consulta?

Respondemos todas as consultas sobre Tarragona aqui. Deixe sua dúvida na caixa de comentários, tentaremos responder assim que possível.

1 comentário em “Tarragona em um dia”

  1. Tony

    Respondemos todas as consultas sobre Tarragona aqui. Deixe sua dúvida na caixa de comentários, tentaremos responder assim que possível.

Comentários encerrados.

Rolar para cima