Menu

Vall de Núria

Que é o Vall de Núria?

Vall de Núria é um pequeno vale no Pireneu da Catalunha, na província de Girona, muito perto da fronteira com a França. Vall em catalão quer dizer “vale”. Veja a localização exata nesse mapa aqui. O acesso ao vale é feito exclusivamente com um trem cremalheira, o que confere ao passeio um charme especial.

Vall de Núria

O que vou encontrar?

Vall de Núria oferece dois bate-voltas diferentes.

  • No periodo do inverno, entre dezembro e abril, é um bate-volta para brincar na neve, esquiar e contemplar as montanhas todas brancas. Indicado para quem quer curtir um friozinho e uma paisagem com neve.
  • No periodo do verão, entre maio e outubro, é a época para passear pelas montanhas e contemplar o verde que domina a paisagem. Indicado para quem gosta de passear entre lindas paisagens de montanha.

Em ambos os casos, o bate-volta inclui um passeio de trem cremalheira pela montanha.

Voltei para agradecer a super dica de Vall de Nuria, estive lá semana passada e é realmente muito lindo, muita neve, foi um “Uau” coletivo quando o trem chegou na neve, muito legal, paisagem de cartão postal! – Kátia, leitora do passaporte BCN

Estive em Vall de Núria no fim de abril e foi o lugar mais bonito que já fui na vida. É algo fora da realidade para os brasileiros, é algo muito diferente. Ainda havia um pouco de neve nos topos da montanhas e tava bem frio, mas eu e minha esposa curtimos muito, foi maravilhoso. – Murilo, leitor do passaporte BCN

Realmente Vall de Nuria é um bate-volta perfeito! Fui com meu marido e nós simplesmente amamos! É tudo do jeito que vocês realmente descrevem! Chegado em Vall de Nuria aproveitamos para fazer o reconhecimento de área e dar umas voltas por umas trilhas. Optamos por não esquiar porque estávamos com vontade apenas de conhecer o lugar. Ah, e apenas para constar para quem ainda não foi ou está em dúvida quanto à logística para chegar em Vall de Nuria: basta seguir o passo-a-passo daqui do site que não tem erro! Tudo perfeito! – Mariana, leitora do passaporte BCN

Pegamos todas as dicas aqui para ir conhecer a neve e valeu muito a pena!!! Fui com meu marido e meus filhos de 6 e 10 anos. Optamos por passar a noite no hotel e foi sensacional. É tudo como descrito aqui: paissagem belíssima, hotel agradável, comida boa e brincadeiras inesquecíveis na neve! – Viviane, leitora do passaporte BCN

Estive hoje em Vall de Núria. O lugar é lindo, está “atolado” de neve, a visita é um passeio agradável e, principalmente, seguro, com todos os dados que vocês nos fornecem neste passaportebcn.com!!! Já havia pesquisado algo na internet, mas nada foi tão completo e correto quanto o que obtive aqui. Parabéns!!!! – Washington, leitor do passaporte BCN

Como chegar: passeio organizado

Se você gosta de ser levado, sem ter que se preocupar pela logística do transporte, há um ótimo passeio de ônibus que visita Vall de Núria e que o passaporte BCN testou e adorou. Pode ver mais detalhes sobre o passeio lendo o texto passeio até Vall de Núria nos Pireneus.

O passeio Pirineos – Vall de Núria deve ser comprado antecipadamente.

passeio com desconto

O passeio pode ser comprado online na Visit Barcelona Tickets, que é a loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Compre seu passeio online, com um desconto exclusivo, aqui.

Como chegar: por conta própria, a viagem é parte da aventura

A viagem até Núria é composta por dois trajetos:

  • 1. De Barcelona até o vilarejo de Ribes de Freser. A viagem é feita de trem.
  • 2. Do vilarejo de Ribes de Freser até Vall de Núria. A viagem é feita com o trem cremalheira.

Como chegar: de Barcelona até Ribes de Freser

Para chegar de Barcelona até Ribes de Freser é preciso pegar um trem da linha regional número R3. É um trem que tem como ponto de partida L’Hospitalet de Llobregat e que você poderá pegar, na cidade de Barcelona, nas estações Sants, Plaça Catalunya ou Arc de Triomf. Escolha a que fique mais perto do seu hotel.

A viagem dura por volta de duas horas. A paisagem é muito interessante: primeiro você vai atravessar a periferia industrial de Barcelona para depois se adentrar no rico interior agrícola da Catalunha. Na parte final da viagem, o trem passa pelo fundo de vales abrigados pelas montanhas dos Pireneus.

Vall de Núria

Em qualquer uma das três estações, procure a bilheteria dos trens de Rodalies de Catalunya, que são os trens regionais da Catalunha, que são operados pela RENFE, a empresa estatal. Normalmente estão perto da bilheteria do metrô. Com as passagens compradas, procure o caminho que indica a plataforma onde passa a linha R3, direção Vic ou Puigcerdá.

Vall de Núria

Para conferir os horários e preços dos trens, entre na página dos trens da Catalunha. Na parte superior da tela, preencha as seguintes informações:

  • 1. em Origen, selecione sua estação de partida
  • 2. em Destino, selecione Ribes de Freser
  • 3. em Salida coloque a data da sua viagem

Na seguinte tela você pode conferir os horários e preços. Clique em Los horarios de vuelta para el mismo día para ver os horários de retorno esse mesmo dia. O preço que aparece é da passagem individual para um único trajeto. A ida e volta custa o dobro da ida.

Fique atento, pois pelas plataformas das estações circulam trens com destinos diferentes. Preste atenção para subir no trem correto. Você verá que nas estações existem telas informando qual será o próximo trem que irá parar na estação. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar a outros passageiros!

Vall de Núria
Vall de Núria

Chegando em Ribes de Freser, desça na estação. É uma estação pequena com uma sala de espera e também um barzinho onde é possível tomar um café ou fazer uma refeição rápida.

Vall de Núria

A estação do trem cremalhera, chamada de Ribes-Enllaç, fica muito perto da estação do trem, veja no final do texto o mapa do passeio com a identificação de cada estação.

Como chegar: de Ribes de Freser até Vall de Núria

Vall de Núria

Se você já comprou as passagens para o trem de cremalhera, é so aguardar sua saída. Caso contrário, dê uma passadinha pela bilheteria.

Vall de Núria

A segunda parte da viagem é feita em um trem cremalhera amplo e confortável.

Vall de Núria

A viagem tem um percurso de 12,456 km. O ponto de partida, em Ribes-Enllaç, está a 905 metros de altura com relação ao nível do mar. Ao chegar no Vall de Núria você estará a 1.964 metros de altura!

Vall de Núria

O trem leva aproximadamente 45 minutos para subir mais de 1.000 metros.

Vall de Núria

A viagem parecerá curta com as lindas paissagens de montanha que irão se sucedendo. No camino, o trem para nas estações de Ribes-Vila, Rialb e Queralbs.

Vall de Núria

No inverno, a maior parte do caminho está coberta de neve. No verão, o branco da neve é substituído pelo verde do gramado.

Veja no seguinte vídeo uma versão acelerada do percurso do trem cremalhera entre Vall de Núria – Ribes de Freser. Muito legal!

Confira os preços e horários do trem cremalheira aqui. Verifique os horários dos trens de Barcelona e a combinação com o trem cremalheira, para aproveitar ao máximo seu tempo em Vall de Núria. Veja que no inverno, na baixa estação, principalmente durante a semana, as frequências do trem cremalheira são menores. Uma combinação mal feita pode significar uma longa espera em alguma estação no meio do caminho.

Como funciona o trem cremalheira?

Vall de Núria

Sempre há alguma exposição interessante nas áreas comuns em Vall de Núria. Há exposições que explicam o funcionamento do mecanismo do trem cremalheira, um sistema que permite que o trem suba grandes desníveis em segurança. É possível ver mais informações sobre o sistema na estação Ribes-Vila, no museu do trem. Daremos mais informações no final do texto.

Vall de NúriaVall de Núria

Não perca!

No alto de Vall de Núria

Vall de Núria

Chegando na última estação, você vai entender logo mais como é o vale. Existe um lago e um grande prédio central, que abriga um Santuário, um hotel, um centro de informações e diferentes serviços, incluindo o aluguel de equipamentos para esquiar. Um teleférico sobe até a parte mais alta do vale. No inverno, muito provavelmente, tudo vai estar coberto pela neve, incluindo as montanhas onde estão as pistas de esqui. No verão, o verde vai dominar a paisagem.

O Santuario de la Virgen de Núria

Vall de Núria

Junto com a virgem de Montserrat, a virgem de Núria é a que tem maior importância simbólica para os catalães. A lenda da presença da virgem no vale se remonta até o século VIII.

Vall de Núria

O santuário, no centro do vale, está em uma construção moderna e dentro dele pode ser contemplada a valiosa imagem da virgem.

Vall de Núria

Preste atenção às datas de 29 de junho, 1 de setembro e 8 de setembro, quando muitos devotos sobem em peregrinação até Vall de Núria.

O Hotel do Vall de Núria

Vall de Núria

Junto ao santuário está o Hotel de Vall de Núria, de 3*. É um hotel com quartos modernos e muito aconhegantes, ideal para quem quiser passar a noite e curtir a montanha até as últimas horas do dia.

Vall de Núria
Vall de Núria

Veja mais informações, incluindo preços, no site do hotel.

O prédio principal

Vall de Núria

No prédio principal você encontrará todos os serviços. Subindo até Núria com o trem cremalheira, dá para aproveitar as diferentes exposições, que contam a história da vida no vale, a construção da estrada de ferro e muitos dados sobre a fauna e a flora da região. Os painéis explicativos são muito completos e dá para ficar um tempão conhecendo muitas coisas interessantes.

Vall de NúriaVall de Núria
Vall de NúriaVall de Núria

No mesmo prédio principal está o restaurante que funciona no sistema de buffet, muito delicioso, aliás.

Vall de Núria
Vall de Núria
Vall de Núria

Um café muito agradável, com vistas para as montanhas, completa a oferta gastronômica.

Vall de Núria

Vall de Núria no inverno

Passeio de trem e a possibilidade de brincar na neve? Um bate-volta perfeito para um brasileiro!

Vall de NúriaVall de Núria

Vall de Núria é uma excelente chance de brincar na neve, para quem estiver em Barcelona entre dezembro e abril. Atenção, pois Vall de Núria fecha no mês de novembro, para preparar a temporada de invierno.

Vall de Núria

Para quem esquia, Vall de Núria é uma pequena estação de esqui com várias pistas de dificuldades variadas.

Vall de Núria

Na mesma página você pode consultar o custo de alugar equipamento, que inclui os esquis, as botas e os bastões, além de tábua de snowboard ou raquetes de neve. Não é possível alugar roupa de inverno (calças, casaco, etc), você deve subir na estação com ela (veja nosso texto sobre onde comprar roupa esportiva e de esqui em Barcelona).

Vall de Núria
Vall de Núria

Para quem não esquia e está com crianças, existe um Parque lúdico com trenós e outras diversões apropriadas para todas as idades.

Vall de Núria

Veja mais informações sobre o Parque lúdico aqui, incluindo os preços (o uso do parque é pago por horas).

Vall de Núria

Para quem só quiser botar a mão na neve, basta sair do prédio principal e curtir a paisagem branca por todo canto! Diversão pela qual não é preciso pagar nada. Se quiser caminhar um pouco pela neve, use um bom tênis, tipo de trekking, para não escorregar tanto. Óculos escuros também são indispensáveis.

Dica do passaporte BCN para quem for em Vall de Núria no inverno. Escolha bem o dia do seu passeio, ninguém merece ir para a montanha em dia de tempo ruim. Veja aqui o pronóstico do tempo para os próximos 7 dias em Queralbs, o municipio onde encontra-se Vall de Núria. Também, aproveite as webcams de Vall de Núria (na parte superior do site) para saber se há neve no vale.

Vall de Núria no verão

Vall de Núria

Se você estiver em Barcelona entre maio e setembro, não vai ter a chance de encontrar neve em Vall de Núria. Se você gostar de passeios nas montanhas e caminhadas ao ar livre, Vall de Núria continua sendo um bate-volta muito lindo.

Vall de Núria

Além do Parque lúdico, que continua funcionando no verão, oferecendo atividades sem neve, a principal oferta de Vall de Núria são as trilhas.

Uma parada no caminho

Vall de Núria

Descendo de Vall de Núria, e se você tiver tempo até a saída do trem para Barcelona, aproveite para descer na estação Ribes-Vila, que fica uma estação antes da final.

Vall de Núria

Bem do lado da estação encontra-se o museu do trem, com muitos trens que foram usados antigamente no vale. Se você se interessa por trens, vai curtir muito a visita.

Vall de Núria

Para chegar na estação Ribes-Enllaç, onde parte seu trem de volta para Barcelona, calcule 15 minutos a pé, caminhando tranquilamente. É tudo descida! Veja no mapa o caminho que deve seguir.

Pacotes combinados

Vall de Núria oferece alguns pacotes combinados, incluíndo a passagem de trem cremalheira e comida ou atividades, onde é possível economizar vários euros. Veja todas as informações aqui.

É possível também fazer um excelente passseio de ônibus visitando Ripoll e o Vall de Núria. Conheça os detalhes aqui.

Existe também um combinado de transporte, que permite economizar vários euros, e que inclui o trem Barcelona-Ribes e o trem cremalheira. Veja mais detalhes aqui. O combinado de transporte deve ser comprado nas bilheterias do trem em Barcelona.

Passeio para brincar na neve

Durante os meses de inverno, e unicamente nos sábados, o Catalunya Bus Turístic oferece um passeio muito legal para brincar na neve. O passeio parte de Barcelona às 8 da manhã e leva até o Vall de Núria. O passeio inclui o ônibus até Ribes de Freser, trem cremalheira até o Vall de Núria, telecabine na estação de esqui e passeio guiado com raquetes de neve, além de bastante tempo para curtir a neve. Os menores de 8 anos viajam de graça!

Veja todos os detalhes do passeio aqui. Aproveite para comprar ele com desconto exclusivo para compras online, na loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN.

Mapa do passeio


Ver Vall de Núria em um mapa maior

Site oficial

Visite o site oficial de Vall de Núria, que tem muitas informações de interesse sobre o passeio. É um site muito completo.

Precisa de ajuda?

Está querendo ir para Núria e precisa de alguma ajudinha? Pergunte para a gente e tentaremos ajudá-o a preparar seu passeio!

—————————————————–
Os autores do passaporte BCN escolheram escrever sobre o Vall de Núria por saber que certamente seria um assunto de interesse para nossos leitores. Na viagem ao Vall de Núria contamos com o apoio de FGC Turisme i Muntanya. As opiniões, comentários, avaliações e fotografias publicadas aqui refletem nossa experiência pessoal e nosso compromisso com nossos leitores.

Quer ganar o e book “50 dicas para aproveitar Barcelona ao máximo?

É só curtir a página do passaporte BCN no Facebook clicando aqui.

327 comentários em “Vall de Núria”

  1. Avatar

    Tony, parabéns pelo site! Pegamos todas as dicas aqui para ir conhecer a neve e valeu muito a pena!!! Fui com meu marido e meus filhos de 6 e 10 anos. Optamos por passar a noite no hotel e foi sensacional. Eh tudo como descrito aqui: paissagem belíssima, hotel agradável, comida boa e brincadeiras inesquecíveis na neve!

    1. Tony

      Prezada Viviane, ficamos muito felizes ao saber que sua experiência em Vall de Núria foi ótima. Maravilha! Obrigado por ter compartilhado sua alegria com a gente. Feliz Natal!

  2. Avatar

    Ola tony. Amei as suas dicas principalmente sobre a cremalhera. Vamos para barcelona em abril com as criancas e queriamos mostrar a neve para elas. Achei essa regiao uma boa opcao mas acho que vai ser bem dificil achar neve. Estaremos la dos dias 20 a 24. O que acha? Marcia

    1. Tony

      Prezada Marcia Tereza, no final de abril é muito provável que não haja mais neve na região. Vai ter que acompanhar as webcams de Vall de Núria para ver como estão as coisas. Este ano a neve chegou muito tarde e se você entrar hoje na webcam do Vall de Núria vai ver que está longe de ter muita neve, o que não é normal. Abraço.

  3. Avatar

    Tony e Cecília!
    Realmente Vall de Nuria é um bate-volta perfeito!
    Fui no dia 02/01/2015 com meu marido e nós simplesmente amamos! É tudo do jeito que vocês realmente descrevem!
    Na estação da Praça da Catalunha compramos no guichê da empresa de trem tanto o trem que chega a Ribes de Freser quanto a cremalheira que chega a Vall de Nuria. Total de 30 euros por pessoa.
    Depois disso, é só curtir a viagem, que é suuuper tranquila e linda!
    Chegado em Vall de Nuria aproveitamos para fazer o reconhecimento de área e dar umas voltas por umas trilhas. Optamos por não esquiar porque estávamos com vontade apenas de conhecer o lugar, mas pra quem quiser e não tiver roupas próprias, basta comprar na Decatlhon! Bem mais em conta que aqui no Brasil e é diversão garantida!
    Almoçamos no restaurante do hotel de Vall de Nuria (acho que 19 euros por pessoa, não me lembro) e que é sensacional! O valor parece ser um pouco acima da média, mas vale cada centavo! Buffet livre (salada, fideuá, massas, pães e frios em geral) além de um prato principal à escolha (peixe, carne ou frango) e sobremesa liberada!

    Ah, e apenas para constar para quem ainda não foi ou está em dúvida quanto à logística para chegar em Vall de Nuria: basta seguir o passo-a-passo daqui do site que não tem erro! Tudo perfeito!

    1. Tony

      Mariana, muitíssimo obrigado pelo detalhado relato. Ficamos muito felizes com o retorno e a experiência gratificante de muitos leitores, depois de terem estado em Núria. Grande abraço!

  4. Avatar

    Olá Tony,
    Estarei com minha esposa no final de Abril (entre 20 e 24) em Barcelona e gostamos deste bate-volta (já peguei dois roteiros no seu site – Montjuic e Montserrat). Será que ainda terá neve em Vall de Nuria?? Você acha que valerá a pena subir a montanha nesta época?

    Um abraço
    Daniel

    1. Tony

      Prezado Daniel, no final de abril é muito provável que não haja mais neve na região. Vai ter que acompanhar as webcams de Vall de Núria para ver como estão as coisas. Sem neve o bate-volta não é tão espetacular, mas nada impede que seja feito, pela beleza do passeio e pela paisagem. Abraço.

  5. Avatar

    Bom Dia Tony!

    Estive em Vall de Nuria no último domingo. O lugar é muito bonito e as instruções do seu site são precisas como de costume. Por isso parabéns!

    Gostaria de aproveitar o espaço para um alerta.

    Fiquei surpreso com o desinteresse dos profissionais da estação (pista) de ski em auxiliar. As pessoas caiam na pista, enfrentavam dificuldades normais pela falta de prática e era nítido que os profissionais estavam interessados apenas em cuidar daqueles que pagavam pelas aulas.

    Já estive em outros lugares para esquiar e os profissionais sempre passam as instruções básicas para evitar acidentes ou lesões. Contei 03 pessoas que se lesionaram em função de choque com outras pessoas e que precisaram de auxilio para serem retiradas da pista.

    1. Tony

      Prezado Diego, vamos fazer algumas consultas com a estação e quando tivermos um retorno compartilharemos com você aqui. Precisaríamos saber mais detalhes de como aconteceram os choques nas pistas. Foi entre esquiadores experientes e pessoas inexperientes compartilhando a mesma pista? Abraço.

      1. Tony

        Prezado Diego, ficamos aguardando os detalhes do que você presenciou na estação. Sem eles, não podemos pedir esclarecimentos para a estação de esqui. Não ficou muito claro no seu relato e se houve uma confusão entre os profissionais da estação responsáveis pelas pistas e os professores de esqui. Estes últimos são responsáveis somente pelo grupo que estão guiando, ainda mais se tratando de esquiadores inexperientes. Não são responsáveis pelas pistas. Ficamos no aguardo. Abraço.

  6. Avatar

    Seu site é magnífico!!!! Estou aproveitando todas as dicas para a viagem que farei com meu esposo em 03/2015.

    Parabéns pelo serviço e tenha certeza que todos somos muito gratos pela atenção que você dá para cada postagem.

    Abraços!

    1. Tony

      Muito obrigado pelo carinho, Isabel. Por volta do dia 24 de fevereiro deveremos publicar o calendário de eventos para o mês de março, com muitas ideias para ocupar seu tempo. Poderá consultá-lo clicando no banner azul “Acontece em BCN” que aparece na coluna direita do site. Abraço.

  7. Avatar

    Caro Tony,
    seguindo sua dica, estou pensando em levar meus dois filhos para um bate e volta em Vall de Núria para brincar na neve, porém não temos as roupas externas impermeáveis e fico apreensivo deles ficarem encharcados e com as temperaturas tão baixas sentirem muito frio. Você sabe se tem algum lugar (de preferência no caminho ou lá mesmo) que aluguem as botas, calças e casacos impermeáveis para a neve? Desde já agradeço.

    1. Tony

      Prezado Marcos, se você for esquiar, precisa de equipamento adequado para a atividade. Já se o intuito do passeio for brincar na neve, o mais importante é ir muito bem agasalhado e com bom calçado. Em Vall de Núria é possível alugar equipamento para esquiar, incluindo botas de esqui. Mas não conhecemos nenhum lugar em Barcelona onde você consiga alugar botas para caminhada, calças ou casacos. Você também não vai achar esse serviço em Vall de Núria. Nossa dica é dar uma passada por uma loja da rede Decatlhon, que costuma ter roupa de inverno muito em conta. Há uma loja bem próxima da Plaça Catalunya, no coração de Barcelona (fica aqui). Pode ler o comentário da leitora Mariana, publicado no 15 Janeiro, que fez exatamente isso. Abraço.

  8. Avatar

    Olá Tony,

    Me perdoe se estiver errado, mas ao ler esta excelente explicação sobre Vall de Nuria, percebi que temos duas opções de combinação de pacotes:
    1º – Combinar o trem de Barcelona a Ribes, com a cremalheira, ou;
    2º – Combinar a cremalheira com os ingressos do Vall de Nuria (Cremalheira + pistas de esqui, cremalheira + esqui + almoço, + café da manhã, etc).
    É isso mesmo, ou pulei algo?

    Um abraço e obrigado pela atenção.

    1. Tony

      Prezado Daniel, você entendeu corretamente. Está faltando um combinado que inclua o trem, o cremalheira e atividades em Vall de Núria, que não existe. Você precisa fazer contas e ver qual de todos os combinados é mais interessante para você. Precisando de novos esclarecimentos, não hesite em perguntar. Adoramos tentar ajudar! Abraço.

  9. Avatar

    Tony, pelas nossas contas e objetivos valerá mais a pena comprar apenas o trem ida e volta saindo de Barcelona e mais um pacote de cremalheira + parque lúdico. Pelo que entendemos o parque lúdico é pago por hora e no pacote seria livre. Quanto aos horários dos trens, precisamos comprar horário fechado ou podemos trocar o horário ? Vimos que o último cremalheira sai de Nuria às 17:20, sendo que os últimos trens de Ribes partem às 18:05 e 19:43. Da tempo de pegar esse das 18:05 ?

    1. Tony

      Prezada Alessandra, a combinação de pacotes escolhida por você é a mais interessante, sim, sendo que não existe uma combinação que inclua trem, cremalheira e atividades. A passagem de trem é aberta (para a data na qual for comprada), você pode pegar o trem que quiser. Os assentos não são marcados. Em teoria, o cremalheira que parte de Núria às 17:20h chega na estação inicial (Ribes Enllaç) às 18:00h. A estação do trem para Barcelona fica bem do lado, deveria dar tempo de pegar o trem das 18:05h. Abraço.

  10. Avatar

    Boa noite,
    Para aqueles que não querem esquiar, mas aproveitar outras atividades na neve, você recomendam ir para Vall de Núria ou para La Molina??
    Obrigada!!!

    1. Tony

      Marina, respondemos sua consulta no texto sobre La Molina. Por favor, deixe sua consulta em um único lugar para não complicar a vida da gente. Abraço.

  11. Avatar

    Olá! Eu vi no site de Vall de Núria um “billete de temporada”, com o custo de 122 euros por pessoa adulta. Gostaria de saber do que se trata? É possível utilizar a telecabina sem utilizar a pista de esqui? Grato.

    1. Tony

      Igor, o “billete de temporada” do trem cremalheira é um passe que permite utilizar de forma ilimitada o trem pagando 122€. Faz sentido para quem vai subir muitos dias para Vall de Núria e rentabilizar o valor do passe.
      A subida e descida no telecabina tem um custo de 1,80€ se comprada em Ribes de Fresser no momento de comprar a passagem do trem de cremalheira. Abraço.

  12. Avatar

    Estive em Vall de Núria no fim de abril e foi o lugar mais bonito que já fui na vida.
    É algo fora da realidade para os brasileiros, é algo muito diferente.
    Ainda havia um pouco de neve nos topos da montanhas e tava bem frio, mas eu e minha esposa curtimos muito, foi maravilhoso.
    O site está muito bom e aproveitei várias dicas na minha passagem por Barcelona!

    1. Tony

      Prezado Murilo, muito obrigado pelo seu retorno. Ficamos muito felizes de saber que seu passeio até Vall de Núria foi um sucesso. Vamos compartilhar sua felicidade com outros leitores do passaporteBCN. Abraço.

  13. Avatar

    Olá,
    Gostei muito da dica deste bate e volta, se Deus abençoar estaremos em março por ai, e não quero perder a oportunidade de ver neve e viajar de cremalheira!! Você acha melhor ir em um domingo ou segunda-feira? Tem alguma diferença quanto horários e preços?
    Att.

    1. Tony

      Prezada Katia, na segunda-feira tudo deve estar mais tranquilo, durante o final de semana muitas pessoas aproveitam para esquiar na estação. Não há diferença de preços entre domingo ou segunda, apesar de que pode ter pacotes especiais oferecidos unicamente em dias especificos da semana. A neve está mais garantida no começo do mês. Abraço.

    1. Tony

      Eric, Vall de Núria não é uma cidade, não é sequer um vilarejo. É uma igreja, um hotel e uma estação de esqui. Parece que durante os finais de semana o trem-cremalheira vai funcionar. A estação de esqui ficará fechada, até porque em novembro ainda não vai ter neve para esquiar. É a época quando é feita a manutenção dos equipamentos para deixá-los prontos para o começo da temporada. Tudo indica que o hotel estará fechado em novembro também. Deverão ser oferecidas atividades que não dependam da presença da neve.

      1. Avatar

        Perfeito, não esperava que tivesse neve mesmo, não vai me prejudicar, haha. Quero só chegar pertinho da fronteira com a França e passear perto dos Pirineus. Muito obrigado mesmo! Um abraço!

  14. Avatar

    Olá Toni!
    Estou maravilhada com o seu trabalho…me ajuda muito porém, já te enviei três mensagens e não obtive resposta!!!!
    Irei com meu filho de 12 anos em janeiro de 2016 e gostaria de sugestões para os passeios, além do jogo do Barça; ficaremos dez dias!
    Abraço!
    Rosanhela

    1. Tony

      Prezada Rosângela, aqui só temos registrada uma consulta sua anterior, que foi respondida no mesmo dia que você a deixou. Veja a resposta aqui. Por favor, para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com o passeio até o Vall de Núria. Abraço.

      1. Avatar

        Olá Toni!
        Fiquei confusa onde procurar sua resposta…desculpe-me! Creio que é a ansiedade em chegar até ai e aproveitar muito!

        Obrigada mais uma vez!
        Rosangela

  15. Avatar

    Olá Toni!

    Estou com dificuldade para adquirir o bate-volta para Vall de Núria.
    Cliquei nos locais citados nos textos acima porém, não obtive êxito! Há uma página em manutenção e em outra é para o hotel
    Caso nâo consiga comprar pela internet, posso comprar quando chegar em Barcelona? Se sim, qual o local?
    Obrigada!
    Rosangela

    1. Tony

      Prezada Rosangela, realmente um dos links no texto encaminhava para uma página que Vall de Núria tirou do site deles. Os detalhes sobre as passagens combinadas para a próxima temporada de inverno ainda não foram publicados, mas você poderá comprar sem problemas quando já estiver em Barcelona, não é necessário fazer reserva prévia. Precisa comprar em uma estação da RENFE, a operadora dos trens espanhóis. Tem uma no coração de Barcelona, na Plaza Catalunya. Mais próximo da data da sua viagem, pergunte de novo para a gente e daremos uma conferida nos pacotes promocionais para você. Abraço.

  16. Avatar

    Ola estou indo para Nuria Apos ler seu post dia 6 ao dia 9 de janeiro agora! eles sao muito ruins para responder pelo site oficial! sabe me dizer se snowboard etc.. tem professores aluguel equipamento e se precisa marcar antes ou nao?

    1. Tony

      Alexandre, é verdade que dependendo do lugar é muito difícil obter respostas por email, mas cumprimentar, pedir as coisas por favor e agradecer costuma facilitar muito o intercâmbio de informação. Há três escolas de esqui e snowboard na estação, pode ver os detalhes de cada uma delas e pedir maiores informações nesta página.

  17. Avatar

    Boa tarde Tony!

    Muito frio em Barcelona?
    Já saíram os pacotes para Vall de Nuria?
    Pretendo ir para lá dia 16/01/2016.

    Abraço!

    Rosangela

    1. Tony

      Rosangela, veja sobre o tempo aqui. Estamos viajando e agora mesmo nâo conseguimos conferir as informações sobre Núria. Pergunte para a gente até o fim do mês. Abraço.

  18. Avatar

    Boa Noite!! Primeiro quero parabenizar pelas preciosas informações contidas no site e peço ajuda em relação ao melhor horário para sair de Barcelona ( pensando em um bate volta), bem como, preciso saber onde compro os pacotes? na estação de trem qdo for comprar as passagens? desde já agradeço

    1. Tony

      Prezada Christine, bem-vinda ao passaporteBCN. Se você quiser comprar unicamente um passe combinado de trem + trem cremalheira, pode comprá-lo na bilheteria da estação de trem em Barcelona (veja na seção “Como chegar de Barcelona até Ribes de Freser” informações mais detalhadas). Já se forem pacotes com comida, hospedagem ou mais complexos, compre no site do Vall de Núria. Quando antes você sair de Barcelona, maior será o aproveitamento do seu dia. Como há várias horas de viagem (entre a ida e a volta), não sairíamos de Barcelona mais tarde das 9 da manhã. Abraço.

  19. Avatar

    Olá Tony
    Adorei o site, parabéns! Estamos chegando em Barcelona no dia 24/04, será que conseguiremos ver alguma neve? Gostaríamos de fazer um passeio diferente com nossa filha de 3 anos, o que vc indica? Vale a pena ir a Nuria? Desde já, obrigada pela atenção.

    1. Tony

      Prezada Agatha, este inverno há menos neve do que é normal, mas mesmo assim, indo a Vall de Núria vocês vão conseguir brincar na neve, sem dúvida. Indicamos a consulta das imagens disponibilizadas no site oficial de Vall de Núria aqui. Clique no ícone “Webcams”, que fica na parte superior direita da página, para ver o estado atual da neve em Vall de Núria. O destino é muito legal para quem viaja com crianças pequenas, há um pequeno parque lúdico onde vocês vão se divertir. Abraço.

  20. Avatar

    Olá Tony!

    Preciso de sua valiosa ajuda para interpretação de um termo, entrei no site de Vall de Núria e encontrei uma promoção que parece interessante, mas não entendi direito:
    Los lunes són los días del esquiador en Vall de Núria! El billete (ida y vuelta) del Cremallera y el forfait de día te saldrá a un 50% de descuento haciendo tu compra online! Adulto (a partir de 15 años): 15 €
    Nessa frase eu só não entendi o que é um “forfait de día”. Você pode me auxiliar?

    Obrigada!!

    1. Tony

      Prezada Kátia, para quem esquia, o “forfait” é um passe que permite o uso ilimitado dos serviços da estação de esqui, principalmente o telecabina, os telesquis, e as telecadeiras. Se você não for esquiar, não faz sentido comprar o forfait. Abraço!

  21. Avatar

    Olá Tony,

    Muito obrigada pela explicação! Mas me restou uma dúvida, pelo que eu entendi nas segundas – feiras esse valor de 15 euros inclui ida e volta do trem Cremallera, nesse caso parece vantajoso, pois o valor normal da passagem de ida e volta que aparece no site é 22,80 euros, será que é isso mesmo? Se for isso é um super desconto! Estou louca pra comprar, mas tenho medo de ter interpretado mal!!

    Obrigada! 🙂

    1. Tony

      Prezada Kátia, sua lógica está certa, estudamos com atenção a promoção da “segunda-feira” e realmente o valor do cremallera + passe de esqui sai mais em conta que o cremalhera comprado avulso. Mesmo que você não for usar o forfait, continua compensando! Ótima descoberta. Sempre lembrando que a promo é válida unicamente nas segundas-feiras. Abraço e um ótimo passeio!

  22. Avatar

    Tony. Minha duvida: vc falou para evitar Vall de Nuria com tempo ruim, mas pretendemos ir entre os dia 17 e 22 de dezembro. Para ficar no Hotel há necessidade de reserva com antecedência?? Ou encontramos disponibilidade para o período nos dias que antecedem o passeio?? Nosso temor é não reservar e não conseguir vaga, ou reservar e pegar tempo ruim. Obrigado, novamente.

    1. Tony

      Marcelo, na verdade, indicamos evitar qualquer bate-volta com tempo ruim, não é legal estar ao ar livre quando está fazendo muito frio e chovendo, por exemplo. Mas há lugares onde é necessária uma certa programação. O ideal seria conseguir fazer uma reserva cancelável no hotel. Pode tentar no Booking aqui. Abraço.

    1. Tony

      Marcelo, no alto de Vall de Núria há unicamente um hotel e um hostel. O Apartments Fontalba que você menciona, e outros que você vai achar na internet, ficam em Queralbs ou Ribes de Freser, na base da linha de trem cremalheira que sobe até Vall de Núria. Não faz sentido se hospedar por lá, o charme está em ficar no alto do vale. Abraço.

  23. Avatar

    Tony. Tenho consultado sempre o Booking para tentar uma reserva no Hotel Vall de Nuria para dezembro de 2016, contudo acredito que as reservas ainda não estão liberadas. Observei que o Booking indica que todos os quartos já estão reservados, porém a mesma informação se dá para novembro e dezembro de 2016 e janeiro de 2017, o que me levou a acreditar que, em verdade, ainda não liberaram as reservas. O que achei interessante é que o Booking sempre anota que houve um reserva há poucas horas para o período de meu interesse, mas estou a acreditar que o sistema está querendo me enganar (rs).

    1. Tony

      Prezado Marcelo, deve ser tal qual você está descrevendo, os quartos para as datas do fim do ano ainda não foram introduzidos no sistema. Pense que ainda estamos em março! Sobre a mensagem do Booking, pois é, são estratégias de marketing… Abraço.

  24. Avatar

    Olá Tony,

    Chegamos em Barcelona hoje e estamos animados para conhecer Núria. Pensei em ir na Segunda (14/03), será que é um bom dia p/ conhecer? Gostaria muito de ver Neve, pelo que entendi estará nevando.. Será que é isso mesmo? Vc acha que vai ser um bom dia Tony? Fico em Barcelona até dia 18.

    Grande abraço!

    1. Tony

      Fran, a previsão é de neve e muito frio (temperatura máxima de -1°, mínima de -7°). Subam até Vall de Núria unicamente se vocês estiverem preparados para o frio extremo. Abraço.

  25. Avatar

    Tony estamos pensamos em ir para Nuria no dia 26 de abril, e gostaríamos de ver os horários, porém nos sites que você descreve, aparece sem disponibilidade nessa data, é por que está muito antecipado??

    1. Tony

      Prezada Ágatha, acabamos de conferir os horários e aparecem corretamente (veja aqui). Em 2016, a temporada de esqui deve finalizar no começo de abril. Não vai ter muita atividade em Núria, e pouca neve no destino. Pode não ser a melhor data para ir até lá. Abraço.

  26. Pingback: quando visitar a Espanha, mês a mês | Espanha Total

  27. Avatar

    Olá!
    Voltei para agradecer a super dica de Vall de Nuria, estive lá semama passada e é realmente muito lindo, muita neve, foi um “Uau” coletivo quando o trem chegou na neve, muito legal, paisagem de cartão postal!
    Nós ficamos meio confusos na ida na estação de Sants, por ser muito grande e com muita gente, não encontravamos o guiche de compra , e pegamos um trem que a última parada foi em Vic, esperamos outro que demorou um pouco pra chegar, o que nos deixou apreensivos se estavamos no caminho correto… Mas deu tudo certo, super valeu a pena!!!
    Recomendo ?⛄❄

    1. Tony

      Prezada Kátia, muito obrigado pelo seu fantástico feedback. Ficamos muito felizes sempre que algum leitor relata sua felicidade após conhecer Vall de Núria. É um lugar muito lindo mesmo! Que ótimo que vocês gostaram do passeio! A estação de Sants é meio confusa mesmo, às vezes fica melhor pegar o trem em uma estação bem menor, como Arc de Triomf, onde não há possibilidade de se enganar. Abraço!

  28. Avatar

    Oi, Tony! Estamos em Barcelona, num ape em Gracia, e amando a cidade – ainda mais com as dicas do seu fantástico site! O clima está bem mais quente do que imaginávamos – contrariando tudo o que havia lido a respeito e os próprios sites de meteorologia, posso dizer que, de dia, está fazendo calor, sim. Minha dúvida é se você acha que vale a pena a ida a Val de Nuria neste momento. Será que vamos ver neve? É um bom momento, em termos climáticos, para fazer trilhas por lá? Como deve estar a vegetação?

    Por outro lado, justamente devido ao calor, também estamos até pensando em pegar até uma praia em Sitges ou Tossa del Mar. Acha uma boa ideia? Abraços e obrigado!

    1. Tony

      Prezado Leandro, que ótimo que vocês estão curtindo a cidade. A primavera é assim mesmo, tem características do inverno e do verão. Há 10 dias nevava muito nas montanhas e o tempo em Barcelona estava chuvoso. Ficamos felizes de vocês terem pego o tempo bom! Se você entrar no site do Vall de Núria e clicar no botão Webcams que aparece na parte superior direita, vai conseguir ver como está o visual do destino agora mesmo. A maioria da neve sumiu. Quando isso acontece, aparece a vegetação que ficou coberta pela neve. O visual não é bonito, porque a grama tem a aparência de estar queimada. Mesmo com o tempo bom, não indicariamos subir em Vall de Núria se o propósito for se divertir com a neve ou caminhar por trilhas que provavelmente estarão muito encharcadas. Com tempo bom, e mesmo que a temperatura do mar esteja um gelo, um passeio até Sitges ou Tossa de Mar parece uma alternativa muito melhor. Abraço!

      1. Avatar

        Olá Tony. Parabéns pelo site fantástico. Na sua opinião vale a pena ir em Vall de Nuria ou La Molina? Não quero esquiar, contudo gostaria de conhecer a paisagem se tivesse neve.
        Abs

      2. Tony

        Olá de novo, Átila. Como informamos na nossa resposta à sua consulta no texto sobre La Molina, no site de Vall de Núria você também pode conferir o estado das montanhas através das webcams. Agora mesmo tem pouca neve e as montanhas não estão muito bonitas porque o gramado ainda não está verde. Abraço!

  29. Avatar
    Lea Jaimovick Frydman

    Oi, Tony! Vou viajar amanhã para Barcelona com meu marido e 3 filhos pequenos. Eu vi que tem previsão de neve (bem pouca) neste final de semana em Núria. Eles nunca viram neve! Acha que vale a pena fazer o passeio para tentar ver neve? Tem o que aproveitar mesmo se não tiver muita neve lá? Qual a sua recomendação de hospedagem (1 noite sáb/dom)? Grata, Lea

    1. Tony

      Prezada Lea, entre no site do Vall de Núria e clique no menu Webcam, na parte superior da página. Você vai ver que a montanha não está bonita, a neve quase sumiu e o gramado não está verde ainda. Não seria uma boa época para fazer o passeio. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar. Abraço.

  30. Avatar

    Boa noite Tony. Primeiramente gostaria de agradecer pela grande ajuda do site. Em segundo, gostaria de saber, pois irei viajar para Vall de Nuria em dezembro, se as estradas até Ribes de Freser estarão com neve, pois irei de carro e talvez perigoso e vagaroso dirigir com neve na estrada?

    1. Tony

      Prezado Levi, seja bem-vindo ao passaporte BCN. As autoridades espanholas mantêm as estradas limpas de neve. Mas se tiver caído neve recentemente, ou estiver caindo, a limpeza pode demorar. Por isso sempre indicamos conferir a previsão do tempo antes de pegar o carro para ir até as montanhas. Se você não tiver experiência de dirigir na neve usando correntes, não deveria nem tentar. A vantagem de subir de trem até o Vall de Núria é que você se despreocupa com o estado das estradas. Abraço.

  31. Avatar

    Olá Tony! Tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo site! As informações aqui contidas são extremamente importantes para quem vai viajar pra Espanha! É quase leitura de cabeceira. rs

    Minhas dúvidas (como a da maioria, pelo que percebo) são:
    1 – No começo de dezembro (entre os dias 03 e 07), quais as chances de ver e ter contato com a neve?
    2 – Há necessidade de compra antecipada dos bilhetes de trem a Ribes de Freser e da cremalheira? Pergunto isso porque na data que pretendo ir não há disponibilidade. Espero que não seja porque os bilhetes esgotaram! rs.
    3 – Caso não tenham esgotado (espero!), vc recomenda comprar assim que estiver disponível ou dá pra comprar lá em Barcelona?
    4 – Pelos horários, percebi que na volta, o trem cremalheira que pretendemos pegar, sai de Val às 17h20 e chega às 18h em Ribes. E o trem de Ribes para Barcelona sai às 18h05. Dá pra confiar? Eles esperam o trem cremalheira como se fosse uma espécie de “conexão” ou é arriscado e preferível comprar em outro horário?

    Bom, desculpe pelas muitas perguntas (rsrs), mas a insegurança de quem não tem experiência em viagem ao exterior é gigante!

    Forte abraço e obrigado desde já!

    1. Tony

      Prezado Daniel, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Vamos tentar resolver suas dúvidas. Não se preocupe, não são muitas perguntas, não, e sabemos como é importante contar com informações confiáveis na hora de realizar o planejamento da sua viagem.
      1. É difícil dizer. Normalmente a temporada de esqui costuma começar no feriado da Inmaculada (8 de dezembro), mas nem sempre é assim. Se você quiser perguntar novamente, uma semana antes do passeio, como está a situação da neve, daremos uma conferida para você.
      2. Pode comprar os bilhetes no mesmo dia da viagem.
      3. Compre em Barcelona
      4. O trem para Barcelona não aguarda pelo trem cremalheira, são trens operados por diferentes companhias. 5 minutos deve ser tempo suficiente, sendo que as estações estão uma ao lado da outra, mas o mais mínimo atraso pode fazer com que você perca o trem.
      Não sabemos se você viu que existe um passeio muito legal que leva você até Vall de Núria. Veja os detalhes no texto passeio até Vall de Núria nos Pireneus. A vantagem do passeio é que permite que você se despreocupe por completo com a logística da viagem. O passeio vai ser oferecido aos sábados durante os meses de inverno.
      Abraço.

  32. Avatar
    Jonathan de Carvalho Luz

    Vou estar em Barcelona no início de Dezembro. Gostaria de saber se vale a pena ir a Vall de Núria? Já vai ter neve? Aprecio muito o trabalho de vocês, grande abraço.

    1. Tony

      Prezado Jonathan, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Não sabemos se vai ter neve em Vall de Núria no começo de dezembro. O melhor seria que você voltasse por aqui para perguntar de novo faltando uma semana para sua viagem. Desse jeito, poderemos conferir a situação da neve em Vall de Núria nesse momento. Abraço.

      1. Avatar

        Seria interessante atualizar o ligar de saída do passeio dos Pirenéus que acontecesse do outro lado da Praça da Catalunha, 14. Ao lado do Aerobus. Acabei de pegar hoje esse ônibus para o passeio (quase perco por estar no lado errado da Praça, no el corte inglês).

      2. Tony

        Jonathan, ficamos muito confusos com seu comentário. O Aerobus fica grudado no El Corte Inglés! Na terceira foto do texto passeio até Vall de Núria nos Pireneus você pode ver os ônibus do Catalunya Bus Turistic e o El Corte Inglés ao fundo. Os passeios partem de um ponto que fica entre o ponto do Aerobus e El Corte Inglés. A única explicação que conseguimos achar para seu comentário é que você tenha se confundido com alguma outra unidade menor do El Corte Inglés que fica também na Plaça de Catalunya. Mas se você perguntar para qualquer pessoa onde fica El Corte Inglés vão te apontar o prédio gigantesco que ocupa um quarteirão. Na página de vendas do passeio existe um mapa com a localização exata do ponto do ônibus (“delante del Corte Inglés”). Na hora que voltarmos para casa, vamos colocar esclarecimentos mais precisos para evitar confussões. Esperamos que aproveite muito o passeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima