viajando de AVE, o trem-bala, entre Madri e Barcelona

AVE, o trem bala espanhol

————————————————————–
Saiba tudo sobre o trem-bala espanhol através dos seguintes textos:

————————————————————–

Você sabia que é possível ir de Madri a Barcelona com o conforto e modernidade do trem-bala espanhol? O AVE (iniciais de Alta Velocidad Española), o trem-bala espanhol, faz o percurso Madri-Barcelona em duas horas e meia a três horas, no caso das viagens que tem mais paradas no trajeto.

AVE, o trem bala espanhol
AVE, o trem bala espanhol

O trem é operado pela RENFE, a empresa estatal de trens da Espanha. Além de ser um meio de transporte muito confortável e moderno, é incrivelmente rápido, chegando a viajar a mais de 300 km/h.

AVE, o trem bala espanhol
AVE, o trem bala espanhol

Se você pretende se deslocar de Barcelona a Madri, ou vice-versa, considere a possibilidade de viajar entre as duas cidades utilizando o trem-bala. Pode se um meio de transporte muito competitivo frente ao avião, considerando que não é necessário chegar com tanta antededência na estação de embarque e nem ficar aguardando pela saída da bagagem na chegada. Além de não precisar se deslocar até o aeroporto, pois você chega e sai, tanto do centro de Madri, como do centro de Barcelona.

Consultando preços e horários

Entre no site da Renfe.

Selecione origem e destino, datas e número de passageiros na parte superior.

Para pesquisar selecione:

  • Escolha Ida ou Ida y vuelta.
  • Em Origen, escolha Madrid-Puerta de Atocha.
  • Em Destino, escolha Barcelona-Sants.
  • Em Salida, escolha a data de saída.
  • Em Regreso, escolha a data de retorno (no caso de passagens de ida e volta).
  • Em Viajeros escolha o número de pessoas que vão viajar.

Na seguinte janela, você vai ver uma lista de trens com seus números, horários de saída e chegada, tempo de viagem e os preços nas diferentes classes tarifárias (Turista, Turista Plus e Preferente). Se você fizer a pesquisa com uns dois meses de antecedência, é provável que não apareçam trens ou apareçam com a informação de indisponíveis. Ocasionalmente, a RENFE faz mudanças no site e as ferramentas de pesquisa não geram resultados.

Passando o mouse acima dos símbolos você vai ficar sabendo das regras tarifárias associadas com cada um deles. O símbolo mais interessante é a letra P (Promo, a passagem mais barata). Saiba mais lendo os textos as diferentes classes no trem-bala espanhol e o preço das passagens no trem-bala espanhol.

Comprando as passagens

Saiba tudo sobre o processo de compra de passagens lendo o texto como comprar sua passagem do trem-bala.

Posso comprar as passagens quando estiver na Espanha? Pode, sem dúvida. Comprando com algum dia de antecedência, ou até no mesmo dia, é bem provavél que você encontre passagem. O problema é que as passagens com bons descontos são vendidas com muita antecedência e se esgotam rapidamente. Comprando na última hora você vai pagar a tarifa cheia. Veja o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala.

Saindo de Madri – Estação de Atocha

Estación de Atocha, Madri

Os AVEs com direção a Barcelona partem da estação de Atocha no centro de Madri. Aproveite para dar um rolê pela estação antiga, que é muito bonita, antes de se dirigir a sua plataforma de embarque, na parte moderna, onde ficam estacionados os AVEs. E não perca nossas dicas sobre Madri!

Estación de Atocha, Madri

Você embarca no AVE de forma parecida a como embarca em um avião. Tem que passar a bagagem por raio-X no controle de acesso e então descer com a bagagem até a plataforma de onde sairá seu trem. Confira o número do vagão e cuidado ao subir os dois degraus do trem com a bagagem.

Os trens tem espaço para acomodar a bagagem, mas costuma estar lotado, por não ser muito grande. Malas de tamanho pequeno podem ser colocadas na parte superior dos assentos, mas a bagagem mais volumosa precisa ficar na área de bagagens.

Veja o texto que dedicamos para responder à pergunta quanta bagagem posso levar no trem-bala?

Como é viajar no AVE

viajando no AVE

Logo depois de partir, você vai reparar que é possível saber a velocidade do trem, por uma tela instalada no princípio e final so seu vagão. Sai devagar e logo atinge grande velocidade, superando os 300 km/h em alguns momentos da viagem, sem que você se dê conta disso.

viajando no AVE

O mais interessante, ou pelo menos é a nossa impressão é a da maioria das pessoas com quem falamos, é que você não sente que o trem esteja andando tão rápido assim. É muito tranquilo. Porém, se você andar até o vagão onde fica a lanchonete, vai sentir de forma mais nítida os efeitos do balanço do trem.

viajando no AVE

Antes de cada parada, são feitos anúncios sobre a próxima estação.

Aproveite para curtir as distintas paisagem dessa parte da Espanha. O percurso entre Madri e Zaragoza é cheio de montanhas. O percurso entre Zaragoza e Lleida atravessa o desserto dos Monegros. Nos arredores de Lleida você vai ver muitas plantações de frutas. Mais perto de Barcelona, o AVE atravessa uma região onde são cultivadas as uvas, com as quais é produzido o cava, o champagne espanhol. Do lado esquerdo da janela, você vai ver a linda silhueta da serra de Montserrat.

Chegando em Barcelona – Estação Barcelona Sants

O ponto final da viagem é a estação Barcelona Sants. Leia mais informações em a estação de trem Barcelona Sants.

Estación de Sants, Barcelona

A parte final do percurso é feita através de túneis. A estação de Sants é toda subterrânea. Para sair da plataforma, pegue a escada rolante ou, se estiver com bagagem, utilize os elevadores.

Mais informação sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

427 comentários em “viajando de AVE, o trem-bala, entre Madri e Barcelona”

  1. Olá Tony! Parabéns pelo site.
    Preciso da sua ajuda…Preciso ir de Barcelona para Madri em 06/10 e consultando os horários dos trens AVE, não aparece nenhum trem veloz nesta data e, tem trens até depois desta data. Será que tem algum problema neste dia? manutenção ou algo assim? Devo aguardar ou decidir por outro transporte?
    Agradeço antecipadamente pela atenção.
    Abraços

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Silvia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Não se preocupe, por razões que desconhecemos, a Renfe ainda não inseriu no sistema os trens para a data que você está pesquisando. Costuma acontecer, datas mais tardias contam com os trens, uma data anterior ainda não. Vai ter que aguardar mais para comprar as passagens. Não deixe de consultar nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala lá no nosso Espanha Total. Abraço.

      1. Está acontecendo o mesmo comigo. Quero comprar pro dia 9 de outubro e também não tem. Bate o nervosismo e todo o dia abro o site pra ver se já saiu, não queria ter que ir de avião.

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Débora, você vai ter que aguardar. Pelo que sabemos, a RENFE está prevendo obras na infraestura durante o período, e está trabalhando em uma nova grade de trens que deverá disponibilizar para a venda em breve.

  2. Antonio Cesar Moita de Andrade

    Parabéns pelo Blog, estou tentando comprar passagem no trem bala Madri Barcelona no site da RENFE desde junho de 2018, para o dia 15/10. No entanto, não há disponibilidade de trem AVE no período de 06/10 a 16/10. Quando pesquiso para o dia 05/10 ou para o dia 17/10 há diversos horários, mas para qualquer dia do período 06/10 a 16/10 não há horários no AVE , ha somente alguns que não são AVE. Sabem informar se há algum problema pra viagens AVE nesse período 06.10.2018 a 16.10.2018?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Antonio, seja bem-vindo ao passaporteBCN. Você, e muitos outros leitores, estão sendo vítimas das “cositas” da RENFE, que não está disponibilizando ainda passagens para datas no meio de outubro sem nenhuma razão específica. Será necessário aguardar e continuar tentando até que as passagens entrem finalmente no sistema. Abraço.

  3. Fiz a compra em 21/12/18 e não tive nenhum problema, aliás foi bem rápido e ao final já consegui fazer o download do bilhete em pdf. Acho que eles devem ter modernizado o sistema. Blog, super obrigado, foi MEGA útil todo o detalhamento das informações 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *