Casa Batlló ou La Pedrera, qual escolher?

Casa Batlló, Barcelona

Não há a mais mínima dúvida de que tanto a Casa Batlló (veja como comprar ingressos para a Casa Batlló) quanto a La Pedrera (Casa Milá) (veja como comprar ingressos para La Pedrera), ambas obras de Antoni Gaudí, são duas das atrações imperdíveis de Barcelona.

La Pedrera

Porém nem todo mundo viaja com orçamentos ilimitados, e algumas escolhas têm que ser feitas. Já tivemos várias consultas de leitores buscando uma orientação, alguma sugestão para tomar uma decisão: qual casa escolho, a Casa Batlló ou La Pedrera? O seguinte texto tenta ajudar com a escolha.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

Escolher entre a Casa Batlló e La Pedrera é um pouco como responder aquela pergunta impossível: de quem que você gosta mais, do papai ou da mamãe? As duas casas contam com méritos mais do que suficientes para justificarem a visita. Cada uma no seu estilo, permitindo conhecer um pouco mais a genialidade de Antoni Gaudí.

Não é à toa que ambas as casas foram declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Casa Batlló, Barcelona

A escolha do passaporte BCN

Tendo que escolher, e conscientes de que se trata de uma escolha muito difícil, nossa opção seria visitar a Casa Batlló. Nossa escolha está baseada no conjunto de maravilhosas, surpreendentes e arrojadas soluções arquitetônicas criadas por Antoni Gaudí, uma mente muito a frente do seu tempo.

Sem dúvida, o terraço de La Pedrera é maravilhoso, mas o conjunto interior da Casa Batlló atinge o sublime.

Fique sabendo que, seja qual for sua escolha, você vai visitar um lugar extraordinário, uma obra de uma mente prodigiosa.

Outros textos de interesse: compra antecipada de ingressos para as atrações de Barcelona | atrações imperdíveis de Barcelona | top 5: modernismo em Barcelona | top 5: a Barcelona de Gaudí

23 comentários em “Casa Batlló ou La Pedrera, qual escolher?”

  1. Olá,

    Parabéns mais uma vez pelo vosso site!

    São ambas maravilhosas, mas concordo com a escolha da Casa Batlló. É Mágica!

    Cumprimentos,

    Elsa Simão

  2. Oi Tony, adorei o post! realmente acho muito válido, uma vez que já vi várias pessoas te perguntando sobre essa escolha!

    Fui comprar o ticket pra casa Batlló e fiquei com uma dúvida: tem o ingresso comum e o Fast Pass. voce sabe me dizer a diferença dos dois? porque, pra mim, quem compra o ingresso comum já poderia entrar na casa logo, nao??? tem fila também??

    obrigada!!

    Steffi

    1. Tony

      Prezada Steffi, vamos atrás de um esclarecimento para esse assunto do Fast Pass logo mais em janeiro. Antes, quem comprava o ingresso online entrava sem ficar na fila, mas não sabemos como fica agora. Achamos muito salgado o valor do Fast Pass. Abraço.

      1. Olá; também estava com essa mesma dúvida. Vocês conseguiram alguma informação sobre o fastpass?

    1. Tony

      Prezada Patrícia, La Pedrera vai estar fechada durante essa semana. Tem várias atrações de Barcelona que aproveitam que janeiro é o mês mais tranquilo do ano para fechar as portas. Abraço.

  3. Olá Tony!

    Concordo plenamente com você… estive em Barcelona em dezembro e visitei as duas casas. La Pedrera é fantástica, seu terraço inacreditável, gigantesco, mas, a Batllò, como você disse, atinge o sublime. Não há palavras pra descrever o que é aquela casa. Sua fachada, seu interior e o terraço, não há um highlight, ela é toda uma obra prima.
    Pra quem acha caro a entrada, no valor já está embutido um completíssimo áudio guia disponível em português. Não pense nem meia vez!

    Abraços.

    1. Tony

      Obrigado pelo retorno, João. A parte interessante do dilema Casa Batlló/La Pedrera é que qualquer uma das duas escolhas pode deixar você feliz! Abraço.

  4. Tony,

    Concordo com sua recomendação.
    Mas como arquiteto visitei as duas Casas, além de outras obras espetaculares de Gaudi.

    Parabéns pelo site, foi excelente para ajudar a planejar minha primeira viagem a Barcelona.

    1. Tony

      Prezado Roberto, obrigado pelas suas palavras. Ficamos felizes de termos ajudado a planejar sua viagem. Acabamos redigindo o presente texto por causa do número de consultas de leitores que queriam escolher entre uma ou outra casa. Mas no caso de um arquiteto, ou de qualquer pessoa interessada em arquitetura, em geral, e no modernismo, em particular, nossa indicação seria mesmo visitar as duas casas, junto com outros destaques modernistas da cidade. Você foi no Hospital de Sant Pau e no Palau de la Música Catalana? São obras maravilhosas do arquiteto Domènech i Montaner, contemporâneo de Gaudi. Abraço.

  5. Boa tarde, estarei em Barcelona durante 3 dias de maio, na primavera, você acha que devido ao sol se pôr mais tarde, eu consigo conhecer a casa batló pela manhã, sagrada familia + hospital pela tarde e ir ao parc guell no começo da noite? estarei hospedada no eixample, 5 minutos a pé da casa batló.:) Adorei seu blog! Muito bem detalhado, dá pra ver que é feito com muito amor! 🙂

    1. Tony

      Prezada Nayara, seja bem-vinda ao passaporteBCN. No seguinte texto tentamos ajudar com a escolha entre a Casa Batlló e La Pedrera. Um bom lugar para deixar sua consulta (e obter uma resposta) é 3 dias em Barcelona. Se você fizer a gentileza de deixar sua consulta por lá, responderemos o antes possível. Abraço.

    1. Tony

      Obrigado, Catarina. São escolhas que prefeririamos não ter que fazer mas, sendo obrigados, a Casa Batlló seria nossa primeira eleição.

  6. Olá Tony! Quando fomo, optamos pela Casa Batlló, pois achamos que seria mais interessante por estarmos com nosso filho, com 6 anos. E ele adorou o passeio com o guia interativo e as formas de animais que Gaudí usou!

  7. Décio Lavos Coimbra

    Tony, eu também gostei bastante da Casa Batlló, tanto pelo seu conteúdo quanto pela forma de visita, com o uso de realidade expandida que, quando eu fui (há mais de dois anos) nem era comum. Infelizmente não consegui visitar La Pedrera, porque chovia (taí outro ponto a favor da Casa Batló caso esteja chovendo), e, na verdade, um detalhe me deixou chateado com La Pedrera: por estar chovendo não se podia visitar o terraço (que, pelo que dizem, é muito legal), mas nem por isso o preço era diminuído. Não sei como está hoje em dia, mas certamente eu teria insistido em La Pedrera, no dia de chuva, caso houvesse um desconto pela área do terraço não ser acessível. E ainda que fora do tópico, terraço por terraço adorei o do Palácio Güell. Abraços.

    1. Tony

      Prezado Décio, mais uma razão para voltar para Barcelona! No nosso entender, o grande destaque de La Pedrera é o terraço, por isso você fez bem em não visitá-la. Realmente, cobrar o mesmo preço por uma visita reduzida não é justo. O terraço do Palácio Güell é bonito, mas as chaminés são obras do final do século XX. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *