A Generalitat de Catalunya, o governo da Catalunha, acaba de anunciar uma novidade que vai beneficiar os turistas que visitam a Catalunha. O turista não vai ter que aguardar até o último momento da sua viagem para solicitar a devolução de parte do imposto pago nas suas compras, já no aeroporto (veja mais informações sobre a devolución do IVA aqui).
A novidade é que os turistas que tenham realizado compras na Catalunha poderão solicitar a devolução de parte do imposto nos escritórios de turismo das capitais catalãs, sem ter que aguardar até o aeroporto.
No caso de Barcelona, trata-se do escritório de turismo localizado no Palau Robert, no número 107 do Passeig de Gràcia, esquina com a Avenida Diagonal (veja aqui sua localização no mapa). O estação do metrô mais próxima é a Diagonal.
A Generalitat vai adiantar a devolução do dinheiro. Não é um gesto desinteressado. O intuito da medida é fazer com que o turista, com um dinheiro extra no bolso, acabe gastando um pouquinho mais na Catalunha, antes de voltar para seu país de origem.
Com o luxuoso Passeig de Gràcia às portas do escritório onde vai ser feita a devolução do dinheiro, razões para sair gastando não vão faltar!
Olá.
Inicialmente parabéns pelo site. Tem me ajudado muito.
Uma dúvida. Eu necessariamente tenho que ter comprado o eletrônico em Barcelona? Eu entro por Madrid e volto por Barcelona, mas pretendia comprar um celular em Madrid. Posso pedir o reembolso conforme descrito acima, ou só mesmo no aeroporto?
Ana Lucia, sua pergunta é muito interessante. Acredito que não seja possível fazer o que você quer, que só seja possível no caso de compras realizadas na Catalunha. Isso porque a Generalitat (o governo da Catalunha) adianta ao turista a devolução de um imposto que ela vai arrecadar mais para frente. No caso de compras feitas fora da Catalunha, a Generalitat não vai intervir na arrecadação do imposto. Vai ter que pegar no aeroporto mesmo. A próxima semana daremos um pulo até o escritório onde é feita a devolução do imposto para tirar a dúvida. Abraço.
Ana Lucia, fomos até o escritório onde é feita a devolução do imposto e informaram que a devolução do IVA é feita sempre que o produto tenha sido comprado em qualquer parte da Espanha. Não está restrita a produtos comprados na Catalunha. Abraço.
Podem deixar qualquer consulta sobre o assunto no texto a devolução do IVA.