Menu

o Encants, a grande feirinha de Barcelona

Encants, Barcelona

Para quem gosta de conhecer as feirinhas e mercados de rua das cidades que visita, existe um lugar imperdível em Barcelona: o Encants de Bellcaire, também conhecido como a Fira de Bellcaire ou, simplesmente, Encants.

Aliás, seu nome oficial, a partir de setembro de 2013, é Encants Barcelona.

Um pouco de história

encants
Panel em Encants Barcelona lembrando o “Encants Vells”, o antigo mercado.

O Encants é uma das feirinhas mais antigas da Europa. Sua orígem remonta à Idade Média, com notícias documentadas de atividade comercial no século XIV, muito anterior a outras feirinhas famosas de grandes capitais europeias.

Encants, Barcelona

O Rastro de Madri, por exemplo, é de 1740; o Marchés aux Puces de Paris é de 1885 e o Portobello Road Market de Londres data de 1940, como o Waterloplein de Amsterdã.

Encants, Barcelona

Durante sua história, o Encants mudou várias vezes de localização dentro da cidade de Barcelona, até se establecer, de forma provisória, em um espaço ao ar livre na Plaça de les Glòries Catalanes, onde funcionou até setembro de 2013.

Um novo projeto para o Encants

Encants, Barcelona

Em 2008, a Prefeitura de Barcelona acordou com a maioria dos comerciantes do Encants Vells (o antigo Encants) seu traslado para uma nova e moderna localização. Pela primeira vez, os vendedores contariam com uma estrutura com proteção do sol e da chuva.

O projeto do novo mercado tem a assinatura do escritório de arquitetura b720 Fermín Vázquez Arquitectos (com vários projetos no Brasil, como a revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre) e foi inaugurado em setembro de 2013.

O novo mercado é um grande vão livre, aberto nas laterais e com vários andares conectados por uma rampa contínua.

Encants, Barcelona

Embaixo de uma maravilhosa cobertura está uma grande praça onde se distribuem centenas de banquinhas com os mais diversos produtos.

Encants, Barcelona

Sem dúvida, o destaque do projeto é a espetacular cobertura assimétrica, formada por chapas de aço inox na cor dourada, polidas como um espelho. Tem diferentes ângulos de inclinação que privilegiam a entrada de luz.

O que vou encontrar no Encants?

Encants, Barcelona
Encants, Barcelona

O Encants conta atualmente com três tipos de instalações onde as atividades comerciais são desenvolvidas:

  • 78 lojas, de diferentes tamanhos e que vendem principalmente roupas, tecidos, móveis, artigos de cozinha e antiguidades.
  • 156 bancas (chamados de parades em catalão e puestos em espanhol). É o tipo de banca comum em feirinhas de toda a Espanha, onde se vende roupa (nova e ousada), complementos, sapatos, eletrônica, objetos de decoração, artigos de cozinha, itens de colecionadores e antiguidades. Todas as bancas contam com um armário na parte posterior, no qual as mercadorias podem ser armazenadas.
  • 40 espaços para subastas (leilões), a marca registrada da feirinha. Ficam na praça inferior do Encants e acontecem nas segundas, quartas e sextas, entre 8:00h e 9:30h. No leilão são vendidos grandes lotes de objetos, normalmente de mobília antiga, roupas, sapatos ou ferramentas. Acabado o leilão, o comprador dos lotes revende de forma individual os objetos comprados no mesmo espaço central do Encants.

Encants, Barcelona

No Encants você encontrará antiguidades e objetos de decoração, calçados, joias, objetos para o lar, roupa nova e usada, artesanato, eletrodomésticos, produtos elétricos, artigos para mascotes, perfumaria e cosmética, maquinária, móveis, accessórios, tecidos, brinquedos, papelaria, objetos de colecionadores.

Encants, Barcelona

O aspecto de algumas bancas, principalmente de roupas, pode ser assustador. Montanhas de roupas, várias delas de grandes marcas, todas misturadas, sem ordem alguma. É possível garimpar alguma coisa interessante, só é preciso ter paciência e olho clínico.

Encants, Barcelona

Para fazer uma boquinha

Encants, Barcelona

O novo espaço do Encants teve um grandíssimo upgrade para a parte de alimentação do mercado, que agora conta com 1 restaurante, 2 bares e 6 banquinhas de comida e bebida, todas bem arrumadinhas.

Encants, Barcelona

Quando visitar

O Encants funciona às segundas, quartas, sextas e sábados, de 9:00h a 20:00h.

Como chegar

As novas instalações do Encants Barcelona está na Avenida Meridiana, bem do lado da Plaça de les Glòries e muito próximo do antigo local que ocupava. Veja aqui a localização no mapa.

A estação de metrô mais próxima é a Glòries da linha 1 (vermelha).

Também é possível chegar de bonde. A estação Sant Andrià da linha T4 do tram (bonde) fica bem em frente da feirinha.

Para saber mais

Ficou com curiosidade? A Prefeitura de Barcelona tem um site completissimo sobre o novo mercado. Veja aqui.

Dicas do passaporte BCN

Encants, Barcelona

Aproveite a viagem até a feirinha do Encants para conhecer de perto um ícone da Barcelona moderna, a incrível Torre Agbar. Aliás, vão ser dois ícones da modernidade de Barcelona em uma viagem só!

20 comentários em “o Encants, a grande feirinha de Barcelona”

  1. Avatar

    Fomos ontem aos Encants porque amanheceu chovendo em Barcelona e, das dicas do site para dias de chuva, era a que ficava mais perto da Sagrada Família, para a qual já tínhamos ingresso comprado. Verdade que minha esposa e minha mãe acharam roupas bacanas (e saíram de lá com elas), mas no geral não ficamos tão impressionados assim com a feira (mas a estrutura, sim, é linda, com o teto espelhado). Nos pareceu basicamente uma mistura de Feira do Largo da Ordem (em Curitiba) com Leroy Merlin.

    1. Tony

      Marcio Antonio, eu vejo os Encants como uma experiência sociológica. A arquitetura é espetacular mesmo em um dia de chuva, mas a feira não é bonita mesmo. Agora, vocês deveriam ter conhecido o terreno ao ar livre onde ficava antes a feira. O “novo” Encants é um hotel 7 estrelas comparado com aquilo. Que bom que sua esposa e mãe fizeram umas comprinhas! A Cecília também costuma garimpar alguma coisa legal, quando vamos para lá. Tem umas lojinhas com utensílicos de cozinha e objetos de decoração que podem ter coisas interessantes. O passeio vale também para ver a Torre Agbar mais de perto. Abraço.

  2. Avatar

    Tony, talvez nós é que estejamos mal-acostumados por morar em Curitiba e ter à disposição uma feira como a do Largo da Ordem 🙂

    Vimos a Torre Agbar e a achamos parecidíssima com o “Gherkin” londrino (oficialmente conhecido como 30 St Mary Axe). Tem alguma relação entre ambos?

    1. Tony

      Marcio Antonio, conhecemos a feira do Largo da Ordem. Aliás, amamos Curitiba! A Torre Agbar foi inaugurada um ano depois do Gherkin, mas fora o fato que a construção começou mais ou menos na mesma data, não há outra relação entre eles. É verdade que são parecidos. Veja este texto do Guardian sobre ambos edifícios. O interessante é que o Gherkin é mais alto que a Torre Agbar, mas como fica encaixotado entre os novos gigantes da City de Londres, não se destaca tanto no skyline da cidade quanto a Torre Agbar. Agora, à noite, achamos a Torre Agbar iluminada muito mais linda e tem até uma espécie de arquibancada que dá para sentar e ficar admirando a torre. Não deixam de ser dois prédios maravilhosos. Abraço.

  3. Avatar

    Tony,estou gostando muito do seu site!! Vou para Barcelona em Fevereiro. Gostaria de saber onde encontro artesanato da região. Tem feiras, lojas,algum lugar como a Vila Madalena de São Paulo? Obrigada. Ana

    1. Tony

      Prezada Ana, a cidade de Barcelona não conta com uma forte tradição de artesanato local, o que você vai encontrar são lojas onde é vendido artesanato da Catalunha e de outras partes da Espanha também. Uma das melhores (e maiores) lojas é a Art Escudellers, que conta com um endereço muito central no carrer de Escudellers, no Bairro Gótico. Pode dar um passeio virtual pela loja aqui. A loja conta com outras duas unidades menores também no centro de Barcelona.
      O mais parecido com a Vila Madalena (e olha que é bem diferente), seria o El Born, onde há vários ateliés, mas onde o foco costuma ser o design moderno.
      Abraço.

      1. Avatar

        Tony, muitíssimo obgd. Acho que ainda vou te perguntar muita coisa…kkkkk. Como disse, estou adorando este site ainda mais podendo ter respostas especificas para minhas questões. Parabéns pelo trabalho!!

  4. Avatar

    Boa Tarde Tony,
    Estarei em Barcelona de 07 a 11 de março de 2017..
    Estou pensando em ficar no hotel Gran Via, devido a sua localização (perto de uma estação de metrô e perto das Las ramblas)..
    Estou correto? É uma boa localização?
    Minha esposa gosta de shopping…
    De dia visitas aos principais pontos turísticos: Basílica da Sagrada Família,Catedral Gótica, Camp Nou, Barceloneta,etc..
    Gosto de bons bares e restaurantes à noite, estarei bem servido ou tens melhores sugestões de hotel na faixa de 120 euros/diaria?

    1. Tony

      Prezado Sérgio, seja bem-vindo ao passaporte BCN (e também ao Espanha Total, nosso site dedicado a informar sobre destinos em outras regiões da Espanha fora da Catalunha). Adoramos ajudar nossos leitores, mas para isso pedimos só uma gentileza: deixar suas consultas em textos relacionados com o assunto delas. No presente texto tiramos dúvidas sobre a feirinha de Encants. Contamos com uma consultoria gratuita de hospedagem onde você pode aproveitar para deixar suas dúvidas sobre o hotel. Abraço.

  5. Avatar

    Tony,

    Gosto de visitar o mercado municipal das cidades que visito…
    Em Barcelona só existe o de Barceloneta, ou existe outro?

    Continuo minha viagem para a região de La Rioja…
    Vc tem sugestão de hotel dentro de vinícola?
    É melhor alugar um carro ou ir de trem?
    E pra seguir viagem pra cidade do Porto em Portugal, existe trem?

    Muitíssimo Grato

  6. Avatar
    Zelma Jane Pereira

    Bom-dia,
    Estou pensando em ir a Barcelona em dezembro a partir do dia 10/12 , talvez ficar uns 7 dias , a escolha tem ha ver com conhecer a Espanha no inverno sem passar muito frio. Assim tenho algumas duvidas que gostaria de esclarecer.
    Os dias de inverno tem sol? conseguirei tirar boas fotos?
    Terei muita dificuldade em entender a língua, já que não falo espanhol?? Terei dificuldades em entender um cardápio na hora de comer por exemplo?
    Estou do lado Catalão da Espanha é isso? o que não posso fazer ou dizer que cause um incidente diplomático rsrsr.
    O que não posso deixar de fazer? ou conhecer?
    Desde ja agradeço a atenção.

    Zelma

    1. Tony

      Bom dia, Zelma. Por gentileza, escolha um texto do site relacionado com o assunto das suas consultas para deixar suas perguntas. No presente texto respondemos dúvidas sobre a feirinha dos Encants. Estaos achando que o melhor para você seria começar lendo o texto dúvidas frequentes sobre Barcelona, onde vai encontrar respostas para muitas das suas dúvidas. Se você pretende visitar outras cidades da Espanha, aproveite também nosso site Espanha Total. Abraço.

      1. Avatar
        Zelma Jane Pereira

        Bom-dia

        Desculpe Tony, me empolguei e fui falando tudo de uma vez :), ja estou corrigindo minha gafe , rsrs.
        e fazendo as peguntas no lugar certo . Estou adorando o site e as informações. Adoro feirinhas, nos passeios . Imagino que Encants, seja como a Feira da Ladra em Portugal, só que em um espaço fechado, me corrija se estiver errada…Vou continuar minhas pesquisas. Um abraço

        Zelma

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Bom dia, Zelma, sim, você está certa, o Encants lembra em parte a Feira da Ladra (e também o “Rastro” de Madri), mas também tem lojas convencionais. A grande diferença é o espetacular e moderno espaço onde acontece a atividade comercial. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Francisco. Pela informação que aparece no site do Encants, e que devemos reproduzir na agenda para o mês de janeiro que publicaremos amanhã, sim, deve abrir no dia 6.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima