o metrô de Barcelona para principiantes

metro paso a paso, Barcelona

Sempre recebemos um variado repertório de sugestões de textos, pedidos de orientações, esclarecimentos e opiniões, voltados a facilitar a vida dos marinheiros de primeira viagem.

Então, atendendo uma dessas solicitações, preparamos um texto para aqueles que têm diversas dúvidas sobre um dos meios de transporte público mais úteis em Barcelona: o metrô.

Temos leitores que ainda não experimentaram como é simples utilizar o metrô, pois em suas cidades não contam com esse meio de transporte ou nunca tiveram a oportunidade ou necessidade de utilizá-lo.

Assim sendo, consideramos que o presente texto será interessante para aqueles que desconhecem como funciona esse meio de transporte. Foi redigido com muita atenção e carinho, porque algumas vezes é fácil esquecer que sempre houve uma primeira vez.

Como o metrô de Barcelona funciona de forma similar a outros sistemas de metrô em grandes cidades do mundo, as explicações do presente texto podem ser aproveitadas para entender como funciona o metrô em outros destinos que façam parte da sua viagem.

Símbolo do metrô de Barcelona

logo-metro-BCN

O símbolo que identifica o metrô de Barcelona é uma grande letra M dentro de um losango vermelho. O metrô é operado pela TMB, um consórcio público responsável pelo transporte público na cidade de Barcelona.

A rede do metrô de Barcelona

O metrô de Barcelona está organizado em forma de rede. A rede está integrada por linhas, que são caminhos pelos quais circulam os trens, com uma estação inicial e final. Quando os trens chegam no final da linha, voltam a percorrer o mesmo itinerário no sentido contrário.

O metrô de Barcelona conta com 11 linhas, estando cada linha identificada pela leta L, um número e uma cor. Junto com a identificação de cada linha aparece o nome da primeira estação e o nome da última estação. As linhas são:

  • L1, vermelha. Hospital de Bellvitge – Fondo.
  • L2, lilás. Paral·lel – Badalona Pompeu Fabra.
  • L3, verde. Zona Universitària – Trinitat Nova.
  • L4, amarela. La Pau – Trinitat Nova.
  • L5, azul oscuro. Cornellà Centre – Vall d’Hebron.
  • L6, violeta. Plaza de Catalunya – Reina Elisenda.
  • L7, marrom. Plaza de Catalunya – Avinguda Tibidabo.
  • L8, cor de rosa. Plaza Espanya – Molí Nou | Ciutat Cooperativa.
  • L9, cor de laranja. La Sagrera – Can Zam e Zona Universitária – aeroporto.
  • L10, azul celeste. La Sagrera – Gorg.
  • L11, verde claro. Trinitat Nova – Can Cuiàs.

A grande maioria das linhas atravessa o centro da cidade e muitas delas estão interligadas, permitindo inúmeras combinações e baldeações muito úteis.

O mapa da rede do metrô de Barcelona

mapa-metro-bcn

A melhor ferramenta para entender, interpretar e aproveitar o metrô de Barcelona é o mapa da rede. Sabendo “ler” o mapa do metrô, você vai conseguir aproveitar este sistema de transporte ao máximo.

O mapa do metrô está disponível em todas as estações do metrô, tanto nas plataformas com na zona das bilheterias. Aparece também em inúmeros folhetos turísticos de Barcelona e em muitos mapas também. Você pode conseguir um mapa, de forma gratuita, solicitando-o na bilheteria do metrô a primeira vez que você entrar no sistema. Peça: quería um mapa del metro, por favor. Clique aqui para abrir o mapa do metrô de Barcelona no seu computador.

O primeiro que você vai ver são muitas linhas de diferentes cores cortando a cidade. Ao longo das linhas, há pontos quadrados e redondos, que correspondem às estações. O mapa oficial do metrô de Barcelona mostra também as linhas do tram (= bonde), que vamos desconsiderar aqui.

Vamos aprender a ler o mapa com um exemplo prático. Para isso será necessário que você abra o mapa do metrô (veja o link no segundo parágrafo da presente seção).

  • Procure a linha vermelha, que corta o mapa da esquerda para a direita. Corresponde ao percurso da linha 1, vermelha.
  • No extremo esquerdo da linha vermelha está localizado o nome da primeira estação da linha, no caso Hospital de Bellvitge. Junto com o nome aparece o símbolo do metrô e a identificação da linha (L1).
  • No extremo direito da linha vermelha está localizado o nome da última estação da linha, no caso Fondo. Junto com o nome aparece o símbolo do metrô e a identificação da linha (L1).
  • Entre a primeira estação e a última há muitos pontos intermediários, que identificam as estaçãoes. Podem ter duas formas diferentes. Seguindo com exemplo da linha vermelha, logo depois da estação Hospital de Bellvitge (esquerda do mapa), aparece a estação Bellvitge, simbolizada por um quadrado vermelho sobre a linha. É uma estação normal. A seguir, aparece a estação Av. Carrilet, simbolizada por um círculo. O círculo representa que nesta estação a linha vermelha encontra-se com outra linha, sendo possível fazer “baldeação”, isto é, trocar para outra linha diferente do metrô. Então, estação em forma de quadrado é uma estação de uma linha onde não há cruzamento com outras linhas do metrô. Estação em forma de círculo é aquela estação onde há cruzamento de linhas, permetindo mudar de linha sem sair da estação.

Fazer “baldeação”, mudar de uma linha para outra sem sair da estação, é uma forma muito útil de usar o metrô de Barcelona, permitindo chegar em qualquer parte da cidade. Mais tarde falaremos sobre as baldeações com mais detalhes, agora unicamente queríamos que você entendesse como o mapa do metrô identifica aquelas estações onde é possível fazer baldeação.

As estações

metro paso a paso, Barcelona

As estações do metrô são os pontos pelos quais os usuários acessam o serviço, tanto para entrar como para sair. Como a maioria da rede do metrô de Barcelona circula pelo susbolo da cidade, as estações ficam abaixo do nível da rua. A entrada às estações está sempre identificada com o símbolo do metrô. Sempre há escadas para descer na estação. Um grande número de estações contam também com escadas rolantes.

metro paso a paso, Barcelona

E possível entrar em um número mais reduzido de estações utilizando um elevador. Saiba mais lendo o texto informações sobre accessibilidade no metrô de Barcelona.

Comprando um bilhete do metrô

metro paso a paso, Barcelona

Descendo as escadas, você vai chegar na zona das bilheterias. Todas as estações de metrô têm bilheterias nas entradas, mas nem todas estão sempre abertas. Por isso, além das bilheterias, há máquinas de venda de passagens. Fizemos um texto explicando como comprar uma passagem de metrô passo a passo. Dê uma olhadinha para saber mais!

metro paso a paso, Barcelona

Na zona das bilheterias você sempre vai encontrar um mapa da rede do metrô e um mapa da região correspondente à estação onde você está no momento.

Passando pelas catracas do metrô

metro paso a paso, Barcelona

Como o sistema conta com estações mais antigas e outras mais modernas, você pode encontrar diferentes tipos de catracas. As mais modernas tem um sinal luminoso indicando aquelas que estão destinadas à entrada e à saída da estação, respectivamente com setas verdes ou com um “X” vermelho, bastante intuitivo.

metro paso a paso, Barcelona

metro paso a paso, Barcelona

Para liberar a catraca, você deve introduzir o bilhete na parte frontal da catraca. No exemplo da foto, o espaço está claramente indicado por setas vermelhas e tem uma ilustração indicando onde e como introduzir o bilhete.

metro paso a paso, Barcelona

O bilhete tem uma setinha que indica o sentido no qual deve ser introduzido na catraca para validação.

T-10

Após validado, você deve recolhê-lo antes de passar pela catraca. É muito importante que você guarde o bilhete até o final da viagem de metrô, mesmo que já esteja esgotado/usado.

T-10

Acessando a plataforma de embarque

metro paso a paso, Barcelona

Antes de mais nada, você deve ver com atenção qual a direção que pretende seguir, e então se encaminhar até a plataforma correta. Você sempre encontrará cartazes indicando a direção e as estações da respectiva linha, bem como todas as interligações de linhas onde você poderá realizar baldeações (trocas de linhas).

Na foto que temos como exemplo, você verá em detalhe a informação de conexões disponíveis e em qual estação deverá descer para acessá-las, caso seja necessária uma troca de linhas. Assim, na estação Catalunya, por exemplo, o cartaz indica que você vai poder trocar para as linhas L7, L6 e L1.

metro paso a paso, Barcelona

Em geral, as direções de uma linha estão separadas pelos trilhos. No caso de ter descido na plataforma no sentido errado, basta subir novamente até o ponto de acesso à plataforma correta.

metro paso a paso, Barcelona

Na plataforma, você verá sinais luminosos indicando quanto tempo falta para a chegada do próximo trem.

metro paso a paso, Barcelona

Subindo no trem

Tenho que fazer alguma coisa para abrir a porta do trem?

metro paso a paso, Barcelona

Sim, dependendo do tipo de trem, você tem que apertar um botão ou acionar uma alavanca para abrir a porta, tanto externa quanto internamente, para embarcar e desembarcar respectivamente.

metro paso a paso, Barcelona

Esse procedimento só não será necessário se algum outro passageiro já acionou o botão ou a alavanca para a abertura da porta do vagão.

É bom lembrar que devemos deixar que os passageiros saiam do trem antes de querer entrar.

metro paso a paso, Barcelona

Conferindo as estações durante a viagem

metro paso a paso, Barcelona

O nome de cada estação é anunciado pelo sistema de alto-faltantes do trem. Além disso, há um indicativo de estações da linha próximo às portas de todos os vagoões. As plataformas contam também com letreiros indicativos com o nome das estações.

metro paso a paso, Barcelona

Desembarcando do trem

metro paso a paso, Barcelona

Lembrando que você deve acionar o botão ou a alavanca, quando o trem já estiver parado na plataforma.

Aqui você pode trocar de linhas de metrô quantas vezes quiser e tantas quantas for necessário, desde que você não saia pela catraca. Uma vez que tenha passado pela catraca, será cobrada uma nova passagem.

Todas as estações estão dotadas de mapas informativos com as conexões com outras linhas, caso queira realizar uma baldeação. Também encontrará mapas da região indicando as saídas disponíveis. Veja qual será a melhor opção no seu caso, dependendo do seu destino.

metro paso a paso, Barcelona

Confira sempre os mapas antes de deixar a plataforma, isso poderá evitar que você fique andando à toa.

metro paso a paso, Barcelona

Os mapas que trazem o detalhe do entorno da estação são particularmente úteis para definir a melhor saída a pegar, dependendo do seu destino final. Aqui também encontrará as informações sobre a acessibilidade da estação.

metro paso a paso, Barcelona

Se for uma estação adaptada para cadeirantes, você encontrará um elevador tanto para sair da plataforma, como para levar até no nível da rua. Abaixo, uma ilustração da típica botoeira de elevador.

metro paso a paso, Barcelona

Já tínhamos mostrado anteriormente como é uma saída de uma estação mais moderna; aqui você pode ver como é a saída de uma estação mais antiga.

metro paso a paso, Barcelona

Utilizando a rede da FGC

metro paso a paso, Barcelona

A rede da FGC (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya) também está interligada com o sistema de metrô de Barcelona. Você também poderá utilizar as linhas locais da rede FGC nas suas baldeações.

A única diferença aqui é a necessidade de passar o bilhete pela catraca para poder liberar a saída da estação.

Um último aviso importante

É seguro utilizar o metrô de Barcelona. Você só deve tomar um cuidado especial com batedores de carteira. É muito comum que se aproveitem de distrações e aglomerações para aplicarem seus golpes. Então, tome muito cuidado com bolsas, bolsos, documentos, celulares, dificultando ao máximo o acesso aos seus pertences. Saiba mais lendo nosso texto segurança e precauções.

31 comentários em “o metrô de Barcelona para principiantes”

  1. Avatar

    TONY, qual a melhor forma de chegar ao hotel Ibis styles Barcelona La Pedrera (Carrer de Provença, 340,08037 Barcelona,Espanha) a partir do Aeroporto?? Estou na dúvida entre pegar o ônibus do aeroporto e depois um taxi ou talvez o metro, ou então pegar o trem do aeroporto e ir andando. Fico na dúvida se é um boa ideia andar essa distância com malas.

  2. Avatar

    Boa Noite Tony!
    Seu texto sobre o metrô é excelente e diria que não é só para principiantes não! Mesmo para quem está acostumado com esse meio de transporte (como eu) é sempre bom saber como funciona o sistema em outros países. Lembro que, quando tomei o metrô em Paris pela primeira vez, não sabia que o usuário é quem deveria abrir as portas, pois no Brasil isso não é necessário.
    Obrigada pelas dicas!

    1. Tony

      Prezada Célia, pois é, sempre há alguma coisinha que é diferente de uma cidade para outra. Redigimos o texto com o intuito de facilitar a vida de quem vai usar o metrô de Barcelona. Abraço.

  3. Avatar

    Boa Noite,
    Fiquei confusa com as linhas existentes na estação Catalunya – pelo mapa aparece linhas 6, 7, 1 e 3 , porém quando entro no Google maps e clico em cima da estação Catalunya só aparecem as linhas 6 e 7.
    Você poderia me informar quais as linhas desta estação ?
    Obrigada

    1. Tony

      Prezada Gisele, na estação Catalunya você pode pegar as linhas 1, 3, 6 e 7 do metrô de Barcelona. A confusão se deve ao fato das linhas 1 e 3 serem operadas por uma empresa, a TMB, enquanto as linhas 6 e 7 são operadas por outra, a FGC. Elas contam, inclusive, com acessos diferentes. O Google Maps é uma boa ferramenta para o planejamento da sua viagem, mas às vezes dá umas pisadas na bola. Precisando esclarecer qualquer outra dúvida, aproveite para perguntar. Abraço.

  4. Avatar

    Primeiramente parabens pelo seu trabalho aqui neste blog. Gostaria de saber como saber o sentido das estaçoes que o metro esta seguindo.Como saber para qual extremidade ele esta indo ? Obrigado

    1. Tony

      Prezado Ricardo, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Na seção “Acessando a plataforma de embarque” tentamos responder sua dúvida. Veja que na primeira foto aparece, à direita, o nome da estação Trinitat Nova. Isso significa que nessa plataforma circulam os trens indo no sentido Trinitat Nova. Logo à direita, na mesma foto, aparecem todas as estações da linha. Veja que no extremo inferior aparece “Trinitat Nova”. Sabendo onde você embarca, para onde você está indo, e consultando o mapa da linha, você vai conseguir saber onde embarcar. Nas telas que estão nas plataformas também aparece a informação do sentido no qual está viajando o trem que passa nessa plataforma (veja foto mais para baixo).
      Igualmente, nas plataformas há mais um esquema da linha (veja a foto que aparece logo depois do texto “Desembarcando do trem”). Veja as setas que indicam a direção na qual estão indo os trens. O trem está vindo das estações que ficam na cor branca (ele já passou por elas) e está indo no sentido das estações na cor verde (ou na cor da linha que você estiver querendo usar). Em caso de dúvida, pergunte! Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigado .Seu blog é um sucesso. Já estou viajando nele . Suas dicas sao muito boas e bastante ilustrativas. Parabens pelo grandioso trabalho.

  5. Avatar

    Olá, Tony.
    Parabéns pelo blog.
    Vamos viajar em outubro para Barcelona. Nosso hotel fica próximo à estação Sants (Expo Barcelona).
    Gostaríamos de saber se é possível ir do aeroporto direto ou com baldeações até à estação Sants.
    Ou se é melhor pegar um táxi. Somos principiantes, não temos metrô em nossa cidade.
    O que você sugere.
    Grato.

  6. Avatar

    Fui há pouco tempo para Barcelona e usei bastantes informações disponíveis no site, que foram muito úteis na minha viagem. Nas estações de metrô em Barcelona, eu achava sempre estranho o desnível entre a plataforma e o trem, que nem sempre facilita a vida de quem está com malas e volumes pra levantar na hora de embarcar ou desembarcar. Pensei ser um erro de projeto que ainda não foi resolvido. Vocês têm a resposta a essa dúvida que me encuca até hoje? Parabéns pelo serviço de utilidade que prestam nesse site! Admiro bastante.

    1. Tony

      Eros, que ótimo que nossas informações ajudaram você. O problema do desnível acontece nas linhas mais antigas, onde hoje rodam trens mais modernos. Nas linhas mais modernas o nível dos trens e da plataforma é o mesmo. Para facilitar o embarque, nas linhas antigas, no extremo da plataforma, costuma existir uma rampa que permite embarcar sem que exista desnível. Abraço.

  7. Avatar

    Bom dia Tony. Vou ficar 05 dias em Barcelona e comprarei o HOLA 5 dias. Ele é um cartão que insiro como são os passes. Ou tem algum visor ótico.

    1. Tony

      Prezada Mara, contamos com um texto com todos os detalhes sobre o passe Hola BCN! Clique no link para saber mais sobre ele. É uma passagem de papel similar ao T-10. Você deverá validá-lo cada vez que for usar um transporte. Abraço.

    1. Tony

      Valeria, caminhe até a estação Arc de Triomf onde você vai pegar a linha 1 (vermelha) do metrô, no sentido Hospital de Bellvitge. Ela vai deixar você na estação Espanya. Abraço.

  8. Avatar

    Bom dia!
    Estava planejando minhas rotas e pelo jeito vou andar bastante de metrô. rsrs
    Nunca andei de um antes e, pra variar, este site me ajudou bastante.
    Tem como me confirmar se estas rotas estão corretas? Links encurtados para não poluir tanto o site.

    HOTEL -> CAMPNOU
    https://goo.gl/4nwNwl

    CAMPNOU -> OPENCAMP
    Pretendo seguir sua sugestão de ir até a estação Paral-lel e depois pegar o funicular (Está funcionando?). Me parece o trajeto mais rápido.
    Mas aqui parece que teria que sair da estação. Dai teria que pagar 2 bilhetes. Ou pegando o metro no campnou consigo ir direto à Paral-lel?
    https://goo.gl/UXeHgg

    Da saída do funicular é perto para o OpenCamp?

    OPENCAMP -> ROTEIRO 10
    Voltaria andando para a estação superior do funicular e seguiria o roteiro

    FINAL DO ROTEIRO 10 -> HOTEL
    https://goo.gl/ORquIF

    DIA 18/12
    CAMP NOU -> HOTEL
    https://goo.gl/noZ9mR

    Obrigado!

    1. Tony

      Prezado Felipe, vamos com suas dúvidas:
      – hotel > Camp Nou. Está correto.
      – Camp Nou > Open Camp. A linha verde do metrô que você vai pegar próximo do Camp Nou vai levar você até a estação Paral.lel. Na hora que você chegar na estação de metrô Paral.lel, você não vai precisar sair dela para pegar o funicular. Ele fica dentro da estação, procure pelas indicações que mostram o caminho. Chegando na estação superior do funicular, são 10 minutos a pé até o Open Camp. Saindo da estação do funicular, vire à esquerda e caminhe pela avenida até chegar no estádio Olímpico. É um passeio tranquilo por uma avenida arborizada.
      – Open Camp – roteiro 10. Com a visita ao Camp Nou e o Open Camp, não vai sobrar tempo para mais nada. Finalizada a visita ao Open Camp, siga a parte final do roteiro 10. A volta ao seu hotel está correta, peguem a linha vermelha do metrô.
      – Camp Nou > Hotel. Também dá para voltar pegando a linha verde do metrô próxima da estação Palau Reial, fica ao norte do Camp Nou. Na saída do jogo pode não ser fácil conseguir entrar no metrô, é muita gente saindo ao mesmo tempo. Se for o caso, comecem a caminhar no sentido do hotel, muita gente vai fazer a mesma coisa.
      Abraço.

  9. Avatar

    Bom dia,

    Estou estudando qual o melhor bilhete de metro comprar para conhecer Barcelona, e estou um pouco confusa quanto as zonas. A zona 1 é a que engloba os pontos turísticos, como a Sagrada Família, Praça Espanha e a Praça Catalunha?

    Vou com meus pais e teremos pouco tempo para conhecer a cidade porque estaremos em viagem de cruzeiro, acredito que não compense pagarmos o ônibus turístico, por isso estou pensando em conhecer apenas alguns lugares de metrô.

    Obrigada.

    Abraços.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Muito obrigado, Luciane, precisando de qualquer esclarecimento, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  10. Avatar

    Olá, me ajudou muito tuas explicações.
    Só para ver se eu entendi direitimnho: estarei hospedada no Ibis Barcelona Centre pertinho da estação de metrô Verdaguer.
    Para eu ir até o Camp Nou de metrô, tenho que pegar a Linha 5 na estação Verdaguer e descer na estação Collblanc. É isso?

    Muito obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Ana Paula, você entendeu corretamente, com a linha 5 (Verdaguer>Collblanc) você chega rapidamente no Camp Nou. Abraço e um feliz natal para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *