Menu

restaurante Can Roca, Girona

restaurante Can Roca, Girona

O Celler de Can Roca, o restaurante dos talentosos irmãos Roca, na cidade de Girona, já foi eleito várias vezes como melhor restaurante do mundo. Para almoçar ou jantar nele, não basta contar com um orçamento generoso. Também será necessário ter muita sorte, uma vez que o agendamento das refeições é feito com uma antecedência de onze meses, e nem sempre é possível encontrar disponibilidade.

restaurante Can Roca, Girona

Mas o presente texto não está dedicado ao Celler de Can Roca e sim ao Can Roca, o quase vizinho restaurante onde a história dos três irmãos Roca começou. O exterior do restaurante não deixa lugar a dúvidas: abandonamos o território da culinária sofisticada e de vanguarda que tem o mundo rendido aos seus pés para percorrer o território mais familiar da culinária espanhola, tradicional e caseira.

Sem que possa nem remotamente ser descrita como uma alternativa à sublime experiência do Celler de Can Roca, o Can Roca é uma curiosidade para quem estiver em Girona no horário do almoço. Continue lendo para saber mais sobre nossa experiência low-cost no mundo da família Roca!

restaurante Can Roca, Girona

Montserrat e Josep, pais de Joan, Jordi e Josep, abriram o Can Roca em 1967. Era, e continua sendo, um restaurante simples, de culinária tradicional. Os irmãos Roca moraram com seus pais no andar acima do restaurante. Hoje o restaurante continua sendo tocado por doña Montserrat. A equipo do Celler do Can Roca costuma almoçar no Can Roca antes de começar o serviço de comidas no Celler. Por isso, se você almoçar no restaurante, que não é muito grande, não se surpreenda com as idas e vindas dos funcionários do Celler, con suas camisetas pretas.

Visitamos o Can Roca no horário do almoço, quando é servido um menú del día que, por menos de 12€, inclui uma entrada, um primer plato, um segundo plato e uma sobremesa, além da bebida. A lista das opções incluídas no menu pode ser vista em um pequeno cardápio que fica na mesa. Da cozinha saem pratos tradicionais da culinária catalã, sem invencionismos nem sofisticação.

restaurante Can Roca, Girona

Como entrada é servida uma saladinha básica, para começar a refeição de forma saúdavel.

restaurante Can Roca, Girona
restaurante Can Roca, Girona

Como primeros platos escolhemos macarrones con queso e lentejas, comidas muito típicas da casa de qualquer espanhol. A massa era um prato saboroso de elaboração simples, muito parecido ao que pode ser encontrado em milhares de restaurantes anônimos espalhados pela Espanha toda. Já as lentilhas acabaram decepcionando, esperávamos mais sabor de um prato muito tradicional que, quando bem preparado, pode resultar esplêndido.

restaurante Can Roca, Girona
restaurante Can Roca, Girona

Como segundos platos tínhamos, como é habitual na Espanha, escolhas do mar e da terra. Pedimos um bacalhau, que estava saboroso, e um frango guisado absolutamente espetacular, com aquele sabor de “cozinha da vovó” que você raramente encontra quando sai fora de casa.

restaurante Can Roca, Girona
restaurante Can Roca, Girona

As sobremesas não poderiam ser mais tradicionais também. Um flan, provavelmente a sobremesa mais habitual na Espanha, e uma crema catalana, a rainha das sobremesas na Catalunha.

Foi uma refeição gostosa, de acordo com o preço pago por ela.

Localização e como chegar

O restaurante fica na Carretera de Talaia, 42, en Girona, muito próximo do Celler de Can Roca. Veja sua localização aqui.

O restaurante não conta com página web própria. Abre de segunda a sexta em horário continuo. Fica fechado sábado e domingo.

A opinião do Passaporte BCN

Não indicamos viajar até Girona unicamente para comer no restaurante Can Roca. Inclusive, para aqueles que estiverem passando o dia na interessantísima Girona, não indicamos abandonar o centro histórico para exclusivamente comer no restaurante, que fica em um bairro um pouco afastado. Já quem estiver passando várias dias na região e estiver de carro, pode dar um rolê, ver o Celler de Can Roca por fora e aproveitar para comer no Can Roca, onde começou a aventura culinária de três dos maiores talentos da gastronomia espanhola.

O passaporte BCN comeu no restaurante Can Roca de forma anônima, pagando todos os gastos relacionados com a refeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima