Girona

Girona, a capital de província da Catalunha mais próxima da França, é um lindo bate-volta para ser feito em um dia. Chamada de “Cidade dos Quatro Rios”, Girona conta com um centro histórico medieval muito bem preservado, que ainda incorpora restos romanos, árabes e judaicos.

Girona

A parte histórica da cidade está conectada à parte nova por uma sequência de belas pontes, uma delas construída pela empresa de Gustave Eiffel em 1876.

Girona

O que fazer em Girona

Veja a seguir vários destaques turísticos de Girona:

Força Vella

Girona

Fortaleza construída pelos romanos e protegida por grandes muros. Parte da cidade medieval fica dentro dos muros da Força Vella.

Catedral

Girona

Construída entre os séculos XI y XVIII dentro da Força Vella. A gigantesca catedral mistura vários estilos arquitetônicos, do românico ao barroco.

Sant Pere de Galligants y Sant Nicolau

Girona

Um notável conjunto românico do século XII formado pelo monastério beneditino de Sant Pere de Galligants, hoje um museu, e pela capela de Sant Nicolau.

Basílica de Sant Feliu

Girona

Foi a primeira catedral de Girona e desempenhou essa função até o século X. Mistura elementos românicos, góticos e barrocos.

Judería

Girona

O Call, o bairro judeu de Girona, é uma das zonas mais importantes da Força Vella. Está formado por um labirinto de ruas medievais que testemunham a importância que teve a cultura judaica na região.

Rambla de la Llibertat

Girona

Uma linda avenida paralela ao rio Onyar que é um dos principais centros comerciais e de lazer de Girona. A Rambla conta com muitos restaurantes turísticos onde é possível fazer sua refeição.

Plaça de la Independència

Girona

A praça mais importante de Girona, em estilo neoclássico. Conta com vários restaurantes ao seu redor.

Casas del Onyar

Girona
As casas situadas às margens do rio Onyar, pintadas nas mesmas cores que as casas de Florência (Itália), são provavelmente o cartão postal mais conhecido de Girona.

A lenda da “lleona”

Girona

No seu percurso pela Girona medieval, não deixe de conhecer a lenda da “lleona” (leoa) e o divertido verso que fará você voltar para a cidade!

A sorveteria Rocambolesc

Rocambolesc, Girona

Na linda Girona nasceu Rocambolesc, um doce projeto tocado pelo mestre dos doces Jordi Roca, um dos talentosos irmãos Roca do Celler de Can Roca, eleito várias vezes melhor restaurante do mundo. Saiba mais sobre a sorveteria, que fica no centro de Girona, lendo aqui.

Como distribuir seu tempo em Girona

Girona

Tanto a estação de trem de Girona quanto a rodoviária ficam uma do lado da outra. Nossa recomendação é que, saindo da estação de trem, você vire à esquerda e acompanhe os trilhos do trem até chegar nas proximidades do rio Onyar. É um passeio de 15 minutos. Veja o caminho a ser seguido aqui. No número 3 da rua Berenguer Carnicer está o Punt de Benvinguda (ponto de boas-vindas), um pequeno escritório de turismo que deveria ser sua primeira parada na cidade.

O ponto de boas-vindas está estrategicamente localizado nas proximidades da entrada na Girona medieval. Pegue um mapa e peça orientações sobre a rota a ser seguida para visitar a cidade.

Entre o 19 de março e o 15 de novembro, do ponto de boas-vindas partem as visitas guiadas a pé. As visitas, em espanhol ou inglês, tem uma duração aproximada de 2 horas e meia e um custo, no momento de publicar este texto, de 10€ por pessoa (os menores de 14 anos não pagam). O horário de início das visitas é as 10:15h da manhã. Uma visita guiada é uma ótima forma de conhecer a cidade e otimizar seu tempo nela.

Quando visitar Girona

Girona

Girona pode ser visitada o ano todo. Durante 10 dias no mês de maio, Girona se cobre de flores para a celebração do festival Girona Temps de Flors. Se você tiver a chance de conhecer a cidade durante as datas da celebração, vai ser uma viagem inesquecível. Mas a cidade é bonita o ano todo.

Como chegar em Girona

Há várias opções para viajar de Barcelona a Girona.

  • De carro. Interessante unicamente no caso de Girona ser uma cidade de passagem e sua viagem segue para outro destino, utilizando o carro também.
  • De trem. Barcelona e Girona estão muito bem conectadas por trem. Veja preços e horários no site da Renfe. A viagem dura entre 38 minutos, no caso do AVE ou o Avant (dois tipos de trem-bala), e 1 hora e meia, no caso de outros tipos mais lentos de trens. O trem-bala é mais rápido e mais caro, os outros trens são mais demorados e econômicos. Há muitos trens ao longo do dia e todos partem da estação de trem Barcelona Sants.
  • De ônibus. Existem poucas saídas por dia, realizadas em parceria entre as empresas Sagalés e Alsa. Os horários podem ser conferidos aqui. O tempo de viagem é de uma hora e 30 minutos.

A estação de trem e a estação de ônibus de Girona ficam uma do lado da outra.

Pela oferta de horários, a velocidade e o conforto, a opção mais interessante para chegar em Girona é o trem.

Veja também o texto explicando como ir de Barcelona até o aeroporto de Girona.

Hospedagem em Girona

Veja nossas dicas e orientações no texto onde se hospedar em Girona.

Mais informações sobre Girona

Girona

O site oficial de turismo da cidade de Girona é uma fonte muito rica de informações sobre a cidade. Aproveite para consultá-lo. Nele é possível descarregar um mapa turístico de Girona em formato PDF.

Veja também nosso texto sobre o restaurante Can Roca, onde começou a aventura culinária de três dos maiores talentos da gastronomia espanhola.

A opinião do passaporte BCN

Girona

Se você estiver interessado em cidades com muita história e um delicioso sabor antigo, Girona é um dos bate-voltas mais bonitos que podem ser feitos saindo de Barcelona.

Se você quiser combinar, no mesmo dia, a ida a Girona com uma visita à cidade de Figueres, onde está o Museu Dalí, recomendamos o passeio oferecido pelo Catalunya Bus Turístic, que inclui ambas as cidades, e sobre o qual damos mais detalhes aqui.

O passeio a Girona e Figueres deve ser comprado antecipadamente.

passeio com desconto

Pode ser comprado online na Visit Barcelona Tickets, que é a loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Compre seu passeio online, com um desconto exclusivo, aqui.

192 comentários em “Girona”

  1. Tony, estou indo para Girona em Fev. Já li sobre como desembarcar no aero de Barcelona. Você acha melhor ir de onibus do aero de Barcelona para Girona, ou pegar um trem da estação sants ate Girona?

    Ficarei em Girona quase dois meses, tendo apenas o final de sábado e domingos livres. Você me aconselha a quais paises/cidades consigo ir nesse intervalo de tempo (saindo e voltando de Girona). Queria conhecer Roma, Paris.. Você acha que é muito apertado para ir e voltar?

    Obrigada desde já!
    Você ja esclareceu muitas dúvidas minhas ao responder as demais pessoas, bem como todos os posts aqui! MUITO OBRIGADA!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Maria, o mais confortável e sair diretamente do aeroporto, mas tudo vai depender de conseguir um horário compatível com seu voo. A alternativa de pegar um trem-bala na estação de Sants também é viável. Tentamos desincentivar a prática do maraturismo, com viagens como as sugeridas por você (Roma, Paris). Aproveitaríamos o fato de estar em Girona para conhecer as maravilhosas cidades que ficam tanto no interior como na costa da província de Girona. Veja a lista: Begur, Besalú, Cadaqués, Calella de Palafrugell, Cap de Creus, Castellfollit de la Roca, Monells, mosteiro de Sant Pere de Rodes, Pals, Peratallada, ruínas de Empúries e Tossa de Mar. Abraço.

  2. Boa noite, pensei em sair de Barcelona e ir para Girona. dormiria uma noite em Girona e no dia seguinte visitaria Besalu, retornando a Girona e depois a Barcelona. É facil ir de Girona para Besalu? Há outras cidadezinhas bem próximas que eu poderia visitar com facilidade? Se necessario posso ficar hospedada mais uma noite em Girona ou outra cidade. Nao estarei de carro.
    Obrigada

  3. Olá Tony, eu e minha esposa pretendemos conhecer Barcelona em janeiro de 2018 , além de alguns bate voltas em cidade próximas.
    Mas minha dúvida é em relação a população da catalunha com o turistas, pois em um post aqui do passaporte BCN evidenciou a preocupação dos moradores de Barcelona com turismo, que é visto hoje, como principal problema para uma a saturação e insatisfação dos moradores da cidade.
    Enfim, como é a recepção hoje dos turistas em Barcelona?

  4. Oi Tony. Primeiro preciso te agradecer por tanta informação e com tanta riqueza de detalhes… Estarei indo para Barcelona e Madri no começo de abril de 2018. Eu estou organizando toda a viagem (com muita pesquisa no seu site) e gostaria muito de conhecer uma cidade que não fosse tão turística. Queria conhecer uma cidade e interagir com os habitantes, comer suas comidas típicas e realmente ver como eles vivem. Você teria alguma recomendação para mim? Obrigada por sua atenção e gentileza.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Sandra, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Girona (assunto do presente texto) é uma cidade muito bonita, que recebe bastantes turistas durante o dia, mas fica bem mais tranquila no final da tarde. Tarragona também pode ser o tipo de cidade que você está procurando. Abraço.

  5. Vou para Barcelona no carnaval de 2018 e penso em conhecer Girona. Como é o carnaval nessa cidade? É possível conhecer a parte histórica ? O comércio fica fechado? Abraço

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Margarida, não há uma forte tradição de carnaval nem em Barcelona nem em Girona. Não há feriado e tudo funciona normalmente. Abraço.

  6. Maria Lúcia alonso farrenberg

    Olá Tony?Maravilhoso site !!! Iremos p barcelona fev 18 ,4 noites. de lá Girona, cadaques,Besalu.
    Uma noite em cada lugar. Temos mais uma noite o que vc sugere para se ter uma visão mesmo que rapida da Catalunha.
    Algumas sugestões mas não sei por qual optar e se esse roteiro está legal: cap de creus,olot ou seguir a Andorra pela paisagem dos pirineus.
    Gostamos de belas paisagens locais históricos e apesar de mais de 60 anos fazemos trilhas e Adoramos vinho.
    Outra dúvida : alugaremos carro é uma boa?abr

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Maria Lúcia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. No presente texto respondemos consultas sobre a cidade de Girona. Você viu nossos roteiros prontos para quem planeja percorrer a província de Girona? Alugar o carro é uma escolha quase imprescindível, especialmente no inverno, quando as frequências do transporte público são reduzidas. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Luisa, é um ótimo passseio, e não dá para fazer em meio dia (você vai precisar de mais de quatro horas para ir e voltar).

  7. Ola! Irei para Espanha agora em maio e conseguirei ir no festival de flores em Girona, minha duvida é com a compra da passagem no site da Renfe, existem opções de preços “ida e volta” mas no final é calculado o valor de duas passagens, por ex, preço ida e volta custa 12,95 mas ao escolher o total fica 25,90…. fiquei confusa, é melhor comprar na estação ou nas máquinas, no dia ? ou o preço é esse mesmo? super confusa aqui…
    Ah, e outra coisa, vcs tem dicas de Madrid ? Obrigada!

  8. Olá, Tony! Os serviços de aluguel de carro nao funcionam em Girona aos domingos,nem nas ferias de julho? Vc saberia me informar?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      As locadoras oferecem aluguel de carros 7 dias por semana, 365 dias por ano. O que pode acontecer em cidades menores como Girona é que os escritórios fiquem fechados no final de semana, estando habilitados unicamente para o retorno de carros, não para a retirada. O horário de funcionamento pode ser diferente de uma locadora para outra..

  9. Oi Tony, no site da renfe estou vendo para comprar a passagem de Barcelona à Girona, mas fiquei com uma dúvida e não achei para entrar em contato com eles.
    Ali diz 12,65 ida e volta, eu clico no horário de ida, o horário de volta eu tenho que marcar? Pois qdo fui marcar ele cobra os 12,65 de novo…
    Se der pra comprar no dia seria melhor, sabe se tem como ou melhor comprar com antecedência?

    Att., Luciana.

  10. Olá. Vou a Barcelona com minha família em fevereiro e gostaria de conhecer Girona e Besalu. Pretendo alugar carro para o trajeto. A dúvida é se é possível conhecer ambas as cidades num mesmo dia e voltar a Barcelona, ou seria melhor pernoitar em Girona, conhecer Besalu no dia seguinte e então retornar.
    Outra, há risco de neve nas estradas da região?
    Obrigado pela resposta desde já.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Eduardo. Pode conhecer Besalú e Girona no mesmo dia, sim, mas a parte de Girona pode ficar um pouco prejudicada por falta de tempo, especialmente em fevereiro quando fica escuro bastante cedo. Para Besalú, entre duas e três horas são suficientes para um percurso básico. No inverno sempre há risco de neve, não é habitual, mas pode acontecer, por isso é bom estar preparado. Veja nosso dossiê com tudo o que você precisa saber para dirigir na Espanha, no nosso Espanha Total. Abraço.

  11. Tony, me ajuda com uma dúvida, iremos passar alguns dias próximos ao Natal em Barcelona. É furada programar o bate-volta pra girona dia 25 ou 26? Vi que é feriado, o quanto isso impacta em restaurantes e serviços abertos?

    Muito obrigado por todas as informações já disponíveis!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, José, os feriados do 25 e 26 impactam no número de lugares abertos, sim. Seria melhor ficar em Barcelona durante os feriados ou fazer um passeio organizado com garantia de encontrar lugares abertos. Abraço.

      1. Obrigado pela resposta. Vai ser meio difícil, teremos que escolher entre os dias 23 a 26. Domingo e o resto feriado ou véspera. hehe
        Abraço

  12. Prezado Tony, seu site nos ajudou muito ha 2 anos, na primeira viagem que fizemos à Barcelona, onde ficamos por 14 dias em dezembro. Conhecemos bem a cidade e voltaremos a Barcelona no próximo dezembro por 21 dias para conhecer mais da Catalunha em geral. Iremos eu, minha esposa e minha filha agora com 4 anos de idade. O que vc acha de pernoitarmos em Girona por cerca de 8 ou 9 dias do total de 21 dias de viagem a fim de maximizar o aproveitamento do tempo e custo de deslocamentos em bate-voltas de ônibus de Girona (que não conhecemos) para Besalú, Cadaqués, Calella de Palafrugell, Figueres, Tossa de Mar, La Molina …? está excessivo este tempo de permanência em Girona, quantos dias você recomendaria? Melhor fazer alguns desses bate-voltas a partir de Barcelona? Grato

    1. Em complemento, perguntamos se é possível se deslocar pelas principais cidades da província de Girona por meio de ônibus intermunicipais (pois não pretendemos alugar carro)?

      1. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Bom dia, Guilherme, seja bem-vindo de volta ao passaporte BCN. 9 dias em Girona no inverno podem ser muitos dias mesmo. Os horários do transporte público no interior da província de Girona são muito restritos, você pode descobrir, por exemplo, que há um único ônibus por dia até Cadaqués. Por isso, antes de mais nada, seria necessário dar uma conferida aos horários do transporte público. Fazer um percurso de ônibus pode ser muito limitante. De carro, por exemplo, você pode visitar Palls, Peratallada e Monells em uma manhã. De ônibus, pode até não ser possível fazê-lo num mesmo dia, por falta de horários! Pense também que fica escuro muito cedo. Besalú e Figueres são boas escolhas para o inverno, e podem ser encaradas como bate-voltas a partir de Girona. Dedicariamos um máximo de cinco noites para Girona. Já as cidades da Costa Brava são uma aposta arriscada. La Molina pode ser visitada facilmente saindo de Barcelona, o mesmo serve para Tossa de Mar. Abraço.

  13. Olá. Vamos a Barcelona em inicio de dezembro de 2018.
    Queremos ir a Girona no bate e volta no dia 11/12. É necessário comprar antecipadamente ou podemos comprar na hora os bilhetes?
    Grato

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Eduardo. As passagens de ônibus podem ser compradas na hora. Já as passagens de trem-bala devem ser compradas com a maior antecedência possível, para garantir os bilhetes e para evitar as tarifas mais caras que acabam sobrando no último momento. Se você comprar as passagens na estação de trem, ainda vai acabar pagando uma taxa por fazer essa compra na bilheteria. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *