vinícolas perto de Barcelona

vinícolas perto de Barcelona: Cavas Gramona

A Catalunha é um ótimo destino para o enoturismo. A região conta com 12 denominações de origem: Penedès, Terra Alta, Cataluña, Tarragona, Conca de Barberá, Costers del Segre, Ampurdán, Montsant, Priorato, Alella e Pla de Bagés, além da denominação de origem mais importante, o cava.

A Catalunha é o berço do cava, um tipo de vinho espumante produzido principalmente na Catalunha. O cava é similar ao champanhe francês. Metade da produção de vinhos da Catalunha é de cava.

CIC Fassina, Sant Sadurní d'Anoia

A boa notícia para quem visita Barcelona e se interessa pelo vinho é que a principal região produtora de cava fica bastante próxima da cidade, virando um bate-volta perfeito. Trata-se da região do Penedès, e sobre ela contamos com muita informação no passaporteBCN.

Codorníu

Visita às vinícolas produtoras de cava

As duas maiores produtoras mundiais de cava ficam na cidadezinha de Sant Sadurní d’Anoia. São a Codorníu e a Freixenet. Clique nos links para saber mais sobre as visitas, que podem ser encaradas como um bate-volta a partir de Barcelona.

Sant Sadurní d'Anoia

Visita à cidade berço do cava

Sant Sadurní d’Anoia, um município de 13.000 habitantes, situado na província de Barcelona (as videiras de Sant Sadurní se extendem até os pés da montanha de Montserrat), é considerado como o berço do cava. Sant Sadurní, que faz parte da região vinícola de Penedès, tem uma longa tradição de produção de vinho, que já era muito forte em 1768, quando a cidade se tornou um município independente. A cidade reúne atividades suficientes para se converter em um bate-volta sensacional para quem está interessado em descobrir uma tradição tipicamente catalã como é o cava.

Além das já mencionadas Codorníu e Freixenet, quem visita Sant Sadurní d’Anoia pode conhecer o CIC Fassina, o Centro de Interpretação do Cava onde você vai descobrir a história da produção do cava na região e conhecer tradições e festas populares muito interessantes.

E a cidade ainda conta com Espacio Chocolate Simón Coll, uma fábrica de chocolates que conta com um interessante centro de interpretação do chocolate e uma loja onde você vai poder degustar vários tipos de chocolates tradicionais e também comprar belas caixas de Chocolates Amatller (uma marca que pertence também à empresa), um presente perfeito para levar de volta para casa.

Vino i cava, Catalunya Bus Turistic

Um passseio organizado por três vinícolas

Para quem prefere os passeios organizados, que incluam o transporte até os lugares, sem ter a preocupação de verificar os horários das visitas e a combinação de transporte, e ainda contar com um guia especializado, existe um passeio de ônibus que testamos e achamos bem legal. É oferecido pelo Catalunya Bus Turístic e leva você para conhecer três vinícolas na região do Penedès, cada uma com um perfil diferente da outra. A Bodega Jean Leon, que elabora vinhos de alta qualidade, as Bodegas Torres, uma das maiores vinícolas da Espanha, e as Cavas Freixenet, a maior produtora de cavas (o tradicional vinho espumante catalão) do mundo.

Saiba tudo sobre o passeio lendo nosso texto um passeio pela terra do vinho e do cava.

Alguma dúvida?

Se você tiver alguma dúvida sobre a visita as vinícolas mais próximas de Barcelona, aproveite as caixas de comentários do texto para perguntar.

7 comentários em “vinícolas perto de Barcelona”

  1. Avatar

    Olá! Comprei o guia Passaporte há algum tempo e o perdi, por um problema com meu computador. como faço para fazer o download novamente, por favor?
    Obrigada!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bernadette, disponibilizamos um endereço de email para responder de forma rápida consultas relacionadas com a compra dos guias (no presente texto respondemos dúvidas sobre as vinícolas próximas de Barcelona). O endereço é o tony@passaportebcn.com

  2. Avatar

    Olá, Tony! Pretendo fazer algumas pequenas viagens para regiões produtoras de vinho e a primeira deve ser o Priorat. Como chego lá desde Barcelona? Onde posso fazer base para um ou dois pernoites? Como circulo por lá? Consigo transporte para as bodegas? Melhor alugar carro? Você conhece algum texto ou site dedicado ao enoturismo na região? Obrigado desde já e grande abraço!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia de novo, Fred. O Priorat é uma região que já tentamos explorar, junto com a vizinha Ruta del Císter, mas quando tínhamos todo pronto para fazer o trabalho de campo, nosso contato na região deu cano na gente. E sempre que reparamos que um lugar fica difícil para a gente, imaginamos que para nossos leitores fique ainda mais. A pesquisa de campo ainda está na nossa agenda, mas por enquanto temos outras prioridades. Por isso não contamos com informações de primeira mão sobre a região. Existe, porém, um site dedicado ao Enoturismo no Priorat. A forma de explorar a região é o carro alugado.
      Não podemos compartilhar experiências no Priorat, mas se você tiver dúvidas específicas podemos tentar ajudar. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *