Menu

dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família

Sagrada Familia, Barcelona

A Sagrada Família é um dos lugares mais visitados de Barcelona. No passaporte BCN contamos com um texto completo apresentando a Sagrada Família, um segundo texto dedicado à cripta da Sagrada Família e um terceiro texto explicando como comprar ingressos para a Sagrada Família. Mesmo com todos os esclarecimentos que aparecem nos textos mencionados, sempre recebemos várias consultas de leitores que ainda têm alguma dúvida sobre a Sagrada Família.

Por isso decidimos criar um novo texto, que tentará responder com detalhes todas as dúvidas mais frequentes dos nossos leitores. No texto, as respostas estão agrupadas em vários blocos e relacionadas com a localização do templo, com a compra de ingressos, com o acesso e com a visita. Continue lendo para descobrir mais!

Dúvidas sobre a localização

Sagrada Familia, Barcelona

1. Onde fica a Sagrada Família?

A Sagrada Família fica no bairro do mesmo nome, no extremo mais oriental do nobre distrito do Eixample. Veja a localização exata do templo aqui.

2. Como posso chegar na Sagrada Família?

A forma mais fácil de chegar na Sagrada Família é o metrô. A estação Sagrada Família, bem ao lado da basílica, é servida pelas linhas 2 (lilás) e 4 (azul).

3. Posso combinar a visita à Sagrada Família com algum outro lugar?

O maravilhoso Hospital de la Santa Creu i Sant Pau fica a menos de quinze minutos a pé da Sagrada Família. Nosso roteiro 7: Sagrada Família e Hospital de Sant Pau visita ambas atrações em um período de meio dia.

4. Como posso ir da Sagrada Família até o Park Güell?

A forma mais simples de se deslocar entre a Sagrada Família e o Park Güell é o ônibus da linha 92. Pode pegá-lo aqui, próximo do portão principal do Hospital de Sant Pau. O ônibus vai deixar você em um dos acessos laterais do parque. A viagem pode demorar entre 20 e 30 minutos.

5. Onde posso comer próximo da Sagrada Família?

A grande maioria dos restaurantes mais próximos da Sagrada Família são verdadeiros caça-turistas. O único restaurante próximo da basílica que indicamos aqui no passaporte BCN é La Paradeta, que fica a menos de cinco minutos.

Dúvidas sobre a compra de ingressos

Sagrada Familia, Barcelona

6. Preciso comprar os ingressos antecipadamente?

Sim, precisa. A Sagrada Família é a única atração de Barcelona para qual a compra antecipada de ingressos é quase uma obrigação, não importando o mês do ano. Todo mundo quer conhecer o interior do espetacular templo, que tem um número limitado de visitantes por dia. Se você não quiser perder seu precioso tempo numa fila, que pode tardar várias horas, sem garantia de conseguir comprar ingressos, a única solução é a compra antecipada dos mesmos.

7. Com quanta antecedência preciso comprar os ingressos?

Com uma semana de antecedência você já consegue garantir ingressos para o horário de sua preferência. Não compre os ingressos um dia antes da sua visita, existe o risco de não existir mais disponibilidade para essa data.

8. Onde posso comprar os ingressos?

O canal recomendado para a compra de ingressos é o site oficial da Sagrada Familia.

Se, pela razão que for, você não consegue comprar seu ingresso online, os escritórios de turismo de Barcelona poderão comprar o ingresso para você, cobrando uma pequena taxa de serviço. Se esta for sua opção, logo depois de chegar em Barcelona, vá até um escritório de turismo para tentar comprar o ingresso em um horário que seja conveniente para você.

9. Posso comprar os ingressos na bilheteria da Sagrada Família?

A bilheteria da Sagrada Família vende unicamente ingressos para o mesmo dia da compra. Se você for na bilheteria pode ter que esperar quatro ou cinco horas até o próximo horário disponível, perdendo seu valioso tempo.

10. Quais são os tipos de ingressos disponíveis?

No texto como comprar ingressos para a Sagrada Família apresentamos em detalhe os diferentes tipos de ingressos disponíveis.

11. Existe algum tipo de desconto?

Existe, sim. Há descontos sobre a tarifa cheia para menores de 11 anos, estudantes e aposentados (a idade da aposentadoria na Espanha é 65 anos; o desconto também é válido para idosos de outros países de 65 anos ou mais). Ocasionalmente, a Sagrada Família realiza uma promoção para menores de 30 anos, com restrições nos dias e horários de visitação. Pode ver mais informações no texto como comprar ingressos para a Sagrada Família onde apresentamos em detalhe os diferentes tipos de ingressos disponíveis.

12. Existe algum dia ou horário com visitação gratuita?

Não existe. Em setembro, durante as festas da Mercé, a Sagrada Família costuma oferecer ingressos de graça, mas o normal é que se esgotem aos poucos minutos de serem colocados online, sempre que o site não esteja colapsado por tantos acessos simultâneos.

13. Qual é o melhor horário para visitar a Sagrada Família?

Costumamos falar que qualquer horário com sol no exterior é bom para visitar o templo. Os efeitos produzidos pelos raios de sol que atravessam os vitrais do templo são muito lindos e mudam ao longo do dia.

14. Quero visitar uma torre. Qual torre escolho?

Você pode comprar um ingresso para subir ou na Torre de la Pasión ou na Torre del Nacimiento. A experiência de visitar cada uma das torres da Sagrada Família é bastante parecida. A principal diferença está nas vistas, de distintas regiões de Barcelona, a partir de cada torre. No quesito vistas, não há uma que se destaque sobre a outra. Aqui no passaporte BCN indicamos a subida na torre da Fachada da Natividade (Torre del Nacimiento), porque permite contemplar de perto a única fachada do templo desenhada inteiramente por Antoni Gaudí. A Fachada da Natividade é, junto com a cripta, a única parte do templo declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

15. Como compro o ingresso para visitar uma torre?

Só há um tipo de ingresso que permite subir em uma das torres (que você deve escolher durante o processo de comprar). É o ingresso chamado “Las Mejores Vistas”. Não é possível comprar a subida nas torres separadamente. A subida às torres deve ser comprada no momento de realizar a compra do ingresso à basílica. No texto como comprar ingressos para a Sagrada Família explicamos como fazer a compra.

16. Tenho problemas de mobilidade, posso subir nas torres?

Quem tiver problemas de mobilidade ou falta de forma física, não deve subir nas torres da Sagrada Família. Enquanto a subida é realizada com elevador, a descida é feita por uma longa e estreita escada caracol. Além disso, as torres só podem ser visitadas por crianças de 6 ou mais anos. Até os 16 anos de idade devem estar acompanhadas por um adulto.

17. Vale a pena pagar pelo audioguia?

Vale muito a pena, sim. Seu aproveitamento da visita à Sagrada Família será muito maior na companhia do audioguia. O audioguia unicamente pode ser reservado no momento de completar a compra dos ingressos, não será possível acrescentá-lo ele posteriormente.

Dúvidas sobre o acesso

Sagrada Familia, Barcelona

18. Por onde entro no templo?

O ponto de acesso ao templo, tanto para quem comprou os ingressos na Sagrada Família, quanto para quem comprou os ingressos online antecipadamente, fica no Carrer de la Marina, onde está a Fachada da Natividade, a mais antiga. Você que comprou seus ingressos online deve ir diretamente ao ponto de entrada no Carrer de la Marina, sem passar pela bilheteria do templo.

19. Vou pegar fila para entrar no templo?

O horário de acesso ao templo é controlado. Quem tem ingresso para às 10 horas, por exemplo, vai entrar às 10 horas. Se você chegar muito antes, vai pegar fila até seu horário chegar. Caso contrário, a espera não deve superar os 10 minutos, por conta das checagens que são feitas em bolsas e mochilas, pelos funcionários da segurança do templo, que agora são mais estritas.

20. E se eu atrasar?

Se você perder seu horário, perderá também o ingresso. Não se atrase!

21. Como é feito o acesso às torres?

Para subir na torre da sua escolha, você deverá entrar primeiro no templo, para depois procurar o elevador de subida à torre. Você deve subir na torre no horário marcado, mas pode ficar percorrendo o templo livremente, tanto tempo quanto quiser, antes e depois da visita à torre.

Dúvidas sobre a visita

Sagrada Familia, Barcelona

22. Quanto tempo demora uma visita à Sagrada Família?

É impossível dar uma estimativa universal, sendo que diferentes pessoas, com distintos interesses e velocidades para apreciar cada parte do templo. O tempo empregado pode discrepar bastante de uma pessoa para outra. No caso da Sagrada Família, uma visita acelerada não vai levar menos de uma hora (sem incluir a subida às torres). Já para quem gosta de saborear os lugares extraordinários com calma, será fácil demorar entre duas horas e três horas percorrendo cada cantinho da basílica, incluindo o interessante museu que fica no subsolo.

23. Existe algum código de vestimenta?

Não existe nenhum código de vestimenta predeterminado para entrar na Sagrada Família. Fomos tirar essa dúvida diretamente com os funcionários que trabalham no templo: mesmo nos dias mais quentes do verão, não abuse dos shorts megacurtos nem das camisetas demasiadamente decotadas ou cavadas (do tipo que o sutiã fica todo à mostra ou que se veja toda a lateral do corpo – tanto para eles quanto para elas); nesses casos pode ser solicitado que se cubram um pouco. Na dúvida, nossa dica é se guiar pelo código de vestimenta na catedral de Barcelona.

24. Onde é retirado o audioguia?

Se você tiver reservado seu audioguia (nossa indicação!), tem que retirá-lo logo depois de passar pelo controle de acesso ao templo, em uma cabine que fica à direita, antes de entrar na basílica.

25. O que significa o aviso sobre interdições no interior do templo?

A Sagrada Família ainda não foi finalizada. Quem visita o templo está percorrendo uma obra maravilhosa, mas que ainda convive com um canteiro de obras muito ativo. A previsão é que o templo fique pronto em 2026. Enquanto a data não chega, quem visita a basílica encontra guindastes, operários, capacetes e andaimes. Dependendo do avanço das obras, podem existir interdições relacionadas com a segurança para a realização dos trabalhos e para a circulação de visitantes. O interior do templo já ficou pronto. Porém, por causa das obras na parte superior da basílica, há uma interdição ao redor do altar. Hoje não é possível chegar perto do altar. A interdição representa menos do 5% da superfície visitável do templo e não sabemos quando pode terminar.

Alguma outra dúvida?

Sagrada Familia, Barcelona

Se você tiver qualquer dúvida que não foi respondida acima, aproveite para deixar sua pergunta nas caixas de comentários. Daremos uma resposta o antes possível.

100 comentários em “dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família”

  1. Avatar

    Olá Tony,
    Uma dúvida: Vou a Sagrada Família em Maio com minha esposa e um filho de 2 anos. Como não poderemos subir na torre, só me resta comprar o ingresso básico, certo? Para tanto, no site fala que o ingresso básico só permite a entrada após as 14h. É isso mesmo ou me enganei?
    Obrigado

  2. Avatar

    Boa tarde Tony, parabéns pelo seu trabalho. Você sabe me dizer qual das 2 torres tem a escadaria menos estreita?

    Além disso, qual a torre mais baixa? Com estas informações conseguirei decidir em qual torre subir. Obrigado antecipadamente.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Igor, seja bem-vindo ao passaporteBCN! Na verdade, as duas torres são muito parecidas, com parecida altura e similares escadarias. Abraço.

      1. Avatar

        Não estou conseguindo comprar ingressos básicos para dias 10 e 11 de setembro de 2019. Tem uma data para conseguir ingressos com antecedência?

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Luiz Carlos, vai ter que aguardar mais um pouco, os ingressos para setembro ainda não entraram no sistema, o que deve acontecer até o começo de agosto.

    2. Avatar

      Tony, os ingressos mais econômicos, de 17 euros, só estão disponíveis para visitas após as 18 horas. Nesse horário, em setembro, ainda dá para apreciar os vitrais com luz solar?

      1. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Se não estiver nublado no dia da visita, deveria dar para apreciar os vitrais com luz solar. Abraço.

  3. Avatar

    Pretendo fazer a visita a Sagrada Família com audioguia, mas tenho dúvidas sobre as torres. Não tenho problemas de deslocamento, mas gostaria de saber se é realmente imperdível subir uma das torres. Por dentro da torre em si tem algo a ser visto, os apenas a vista de Barcelona? Ver a fachada por cima faz mesmo diferença?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Tudo depende do interesse que você tiver na obra de Antoni Gaudí. A visita às torres é muito interessante, mas não é imprescindível. A principal razão para subir é conhecer o projeto arquitetônico das torres e contemplar o templo de um ângulo diferente. As vistas de Barcelona não seriam uma justificativa para subir nas torres.

  4. Avatar

    Boa noite Tony, o meu filho tem 11 anos completos, ele paga pelo ingresso? Na sua opinião, qual é o horário que os raios solares criam o efeito mais bonito? Desde já muito obrigado e parabéns pelas dicas, já nos ajudaram muito!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Edi, seja bem-vindo ao passaporteBCN! Se seu filho tem 11 anos, ele não é menor de 11 anos, não é? Ele vai pagar uma tarifa descontada para estudantes (se tiver a carterinha internacional de estudante) ou para menores de 30 anos (pode ver mais detalhes no texto como comprar ingressos para a Sagrada Família).
      Sobre os raios do sol, tudo vai depender da época do ano. No inverno os raios entram muito mais baixos (quando o céu não está encoberto!), criando um efeito espetacular. Já no verão, o sol se encontra em um ângulo mais alto no céu, e o efeito no interior pode ser contemplado, de forma menos intensa, ao longo do dia. Abraço.

  5. Avatar

    Boa tarde! ótimo Blog! Como comprar ingresso para menor de 11 anos:
    Tentei comprar pelo site oficial mas não consegui.
    Queria com audioguia.
    Sei que não está disponível para menor de 11 anos, mas não consegui emitir o bilhete.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Aline, seja bem-vinda ao passaporteBCN (e ao passaporteMADRI e ao EspanhaTotal). Você não explica a razão pela qual não conseguiu comprar o ingresso no site oficial, por isso não podemos dar muitos esclarecimentos. O habitual é que o ingresso para menores deva ser comprado junto com um ingresso para adultos. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima