La Paradeta

La Paradeta, Barcelona

La Paradeta é uma rede de restaurantes de marisco muito popular em Barcelona. E quando falamos em muito popular, queremos dizer muito popular mesmo. As filas nas portas dos restaurantes são parte da paisagem de Barcelona. Para encontrar o restaurante vazio como registrado na seguinte fotografia, só chegando na hora em que abrem as portas.

La Paradeta, Barcelona

O segredo do sucesso de La Paradeta é duplo. Por um lado está o preço, não conhecemos nenhum outro lugar de Barcelona onde seja possível comer marisco fresco por um preço tão camarada. Por outro lado, a proposta self-service que viabiliza os preços econômicos, quando falamos de marisco. Escolher sua comida é parte da experiência! Vamos ver como funciona.

La Paradeta, Barcelona

O ritual em La Paradeta é o seguinte:

  • 1. Escolher a comida, definir seu preparo e pagar a conta.
  • 2. Pegar uma mesa e aguardar enquanto a comida é preparada.
  • 3. Retirar a comida pronta (em La Paradeta não há serviço de mesas) e se deliciar com ela.

1. Escolhendo a comida.

La Paradeta, Barcelona

O primeiro que você vai ver ao entrar em La Paradeta é o balcão de marisco. E ali onde você deve formar fila e aguardar sua vez. O cardápio está na sua frente. Cada produto do mar tem uma plaquinha com seu nome em espanhol e catalão e o preço por quilo ou por unidade. Na parede, aparece uma lista com todos os produtos e seus preparos.

La Paradeta, Barcelona

Além dos frutos do mar, existe a possibilidade de pedir uma salada (ensalada em espanhol, amanida em catalão). É dos únicos ingredientes da refeição que não vem do mar. Se quiser acompanhar o marisco com pão, esse é opcional e pago à parte.

La Paradeta, Barcelona

Veja tudo o que tem na sua frente e comece a falar para a atendente o que você vai querer e a quantidade. Por exemplo, “quiero medio kilo de pulpito“.

No caso dos moluscos, a atendende vai querer saber como devem ser preparados, a la andaluza (frito e com um empanado muito leve) ou a la plancha (na chapa).

La Paradeta, Barcelona

Se você não é fã de alho, avise para não colocarem (no quiero ajo), caso a forma de preparo escolhida seja na chapa. Quando retirar a comida preparada, o molho com azeite, alho e salsinha virá em um pratinho separado.

La Paradeta, Barcelona

Depois de escolher a comida e as formas de preparo, veja se vai querer salada, pão, algum molho adicional e escolha sua bebida. Se você gosta de vinho, o tradicional é comer marisco com um vinho Ribeiro, típico da Galícia.

Com a bebida selecionada é hora de pagar a conta; a atendente perguntará seu nome e irá anotá-lo na comanda. Pegue a bebida e procure uma mesa.

2. A comida está sendo preparada.

La Paradeta, Barcelona

Os ingredientes que você selecionou em estado natural são encaminhados agora para a cozinha, onde serão preparados seguindo suas preferências.

Quando a comida estiver pronta, seu nome vai ser chamado pelo sistema de alto-falantes e você vai precisar se encaminhar até um guichê de Recollida de comandes/Recogida de pedidos para retirar o(s) prato(s). Como o tempo de preparo dos diferentes mariscos não é o mesmo, normalmente nem tudo fica pronto ao mesmo tempo. Na hora de retirar a comida, leve seu tíquete de compra.

3. “¡A comer!”

La Paradeta, Barcelona

“A comer” é uma frase muito espanhola. Já pode começar a comer. As fotos desta seção ilustram alguns de nossos pratos prediletos. Gostamos muito de pulpitos (pequenos polvos), sepia (um tipo de lula grande bem branca e carnuda), chipirones (um tipo de lula bem pequena) e mejillones (mexilhão).

La Paradeta, Barcelona

Mas você pode pedir o que tiver vontade de experimentar. Pelas plaquinhas no balcão do marisco você pode ter uma ideia do custo. Em geral, os crustáceos (marisco de cor vermelha, como o camarão de qualquer tamanho, a lagosta, etc.) são bem mais caros que os moluscos (polvo, sepia, mexilhão, etc.). Aliás, o mexilhão estava muito bom por um preço muito camarada.

La Paradeta, Barcelona

Saiba que as porções acabam rendendo bastante, não se empolge demais pedindo muita variedade e quantidade de coisas logo no começo. Em caso de fome, sempre pode voltar para o balcão para fazer outro pedido.

Localização e como chegar

La Paradeta, Barcelona

La Paradeta conta com seis restaurantes em Barcelona. A lista atualizada de restaurantes pode ser conferida no site de La Paradeta. Seus quatro restaurantes melhor localizados são:

  • Passeig de Gràcia. Consell de Cent 318. Fica a poucos metros do Passeig de Gràcia. A estação de metrô mais próxima é a Passeig de Gràcia. Veja sua localização no mapa aqui.
  • El Born. Comercial, 7. Fica em uma lateral do Mercat del Born. A estação de metrô mais próxima é a Jaume I. Veja sua localização no mapa aqui.
  • Sagrada Família. Passatge Simó 18. Fica muito perto da Sagrada Família. A estação de metrô mais próxima é a Sagrada Familia. Veja sua localização no mapa aqui.
  • Paral·lel. Avda. Paral·lel, 46. Fica na região do El Paral·lel. A estação de metrô mais próxima é a Paral·lel. Veja sua localização no mapa aqui.

Confira no site de La Paradeta o horário de funcionamento de cada restaurante.

A opinião do passaporte BCN

La Paradeta, Barcelona

La Paradeta é o lugar para quem quer comer marisco em Barcelona, sem arruinar o orçamento e de uma forma muito divertida e inusual. Com duas localizações muito próximas de atrações turísticas, é um lugar perfeito para ser incorporado nos seus roteiros por Barcelona.

O passaporte BCN comeu em La Paradeta de forma anônima, pagando todos os gastos relacionados com a refeição.

18 pensamentos sobre “La Paradeta”

    1. Bom dia…estou e. Barcelona…adorei seu site…queremos ir nesse resse restaurante,tem com vista para o mar… e paella Tb tem com vista para o mar…de boa qualidade???

  1. Fui muito feliz neste restaurante!!!! Aproveitamos a visita à Sagrada Família às 16:15h e pegamos o metrô mais cedo Diagonal – Sagrada Família.
    Estou impressionada que comemos muito (com direito a lagosta), bebemos uma garrafa de vinho e gastamos 40,00 euros!

    1. Tony

      La Paradeta é show. Como tentamos testar lugares diferentes para poder falar sobre eles no guia, não vamos com tanta frequência como gostaríamos. Mas temos certeza que é um lugar que sempre vai fazer sucesso com os brasileiros. Abraço.

  2. Rodrigo Ferreira

    Vou ficar hospedado perto da Sagrada Família e com certeza visitarei La Paradeta. Só fico receoso em não saber o nome dos frutos do mar (nem pronunciar) e de não conhecer todos para só apontar hahaha.. vai ter q ser na sorte!

    1. Tony

      Prezado Rodrigo, não precisa se preocupar, 90% dos clientes que entram na Paradeta são turistas que não conhecem o nome dos peixes e frutos do mar… Os funcionários estão acostumados! É só apontar mesmo! Abraço.

  3. Para este post ficar perfeito só faltou uma foto da parede com a lista dos produtos e seus preparos. Assim poderíamos estudar/conhecer antecipadamente os nomes dos mariscos e ficar mais seguros na hora do pedido rsrss.

    1. Tony

      Pois é, até pensamos em fazer isso, mas os cardápios mudam constantemente e seria um trabalho difícil de acompanhar. Na Paradeta, a escolha é parte da aventura. Gostamos bastante dos calamares (lulas) e da sépia (um tipo de lula grande, deve ser preparada na chapa). Amamos os chipirones a la plancha (outro tipo de lula, de menor tamanho). Há todo tipo de camarão e outros produtos também. A Cecília curte muito os mejillones (mexilhão, marisco), eu nem tanto. Por isso ela costuma pedir uma quantidade menor só pra ela. Abraço.

  4. Parabéns pelo site, fico perdido para escolher o melhor.Estarei aí de 27/10 a 31/10.Não abro mão do tour Camp Nou,talvez o jogo Barça x Granada no domingo.Tamb´´em Sagrada Família e Park Guell.Qual o melhor bate-volta?Figueres com Museu Dali ou MontSerrat(não sou religioso,pelo contrário sou ateu).
    Sobre o restaurante,essa notinha aí em cima de 39 euros é por pessoa ou casal?Grato.

    1. Tony

      Prezado Sergio Luiz, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Vamos responder aqui sua dúvida sobre o restaurante La Paradeta. Se você quiser orientações sobre sua programação em Barcelona, aproveite os textos no menú Roteiros, na parte superior do site. Veja também os textos como escolher seu bate-volta e top 5: bate-voltas. O valor que aparece na foto com a conta foi pago por casal (comida e vinho). Abraço.

  5. Sensacional. Desde a escolha – tudo fresquinho – preparo – sabores deliciosos – e ambiente – decoração estilo marinheiro… Tbm, frutos do mar! Estivemos por duas vezes. A primeira por termos lido sobre o lugar e a segunda por termos adorado. Super recomendado.

    1. Tony

      Eliane, como informado no texto, no site de La Paradeta você consegue conferir o horário de funcionamento de cada um dos sete restaurantes da rede. É so acessar o menu “Nuestros restaurantes”. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *