Menu

informações básicas sobre Andorra

Andorra

Idioma

O idioma oficial de Andorra é o catalão. O espanhol e o francês também são falados em quase todos os lugares. Nas lojas e estabelecimentos turísticos também é usado o inglês. Não se surpreenda ao ver muitos cartazes em russo. Recentemente, os russos descobriram Andorra como destino turístico e se encantaram.

Visto

O brasileiro que quiser visitar Andorra à turismo não precisa de visto. É suficiente apresentar o passaporte. Andorra não faz parte do Acordo de Schengen, porém mantém acordos com a França e a Espanha, no que se refere à circulação de pessoas.

Moeda e dinheiro

Andorra não tem moeda própria, utilizando o euro.

Antes do euro, Andorra utilizava tanto a peseta espanhola como o franco francês. Com o fim das divisas dos seus vizinhos e a entrada em vigor do euro, Andorra optou por usá-lo como moeda oficial. Apesar de não formar parte da eurozona, Andorra assinou um tratado com a União Europeia que permitirá que o país emita suas próprias moedas de euro já em 2014. Todas as moedas e bilhetes de euro são válidas em Andorra.

Nas cidades de Andorra existem muitos bancos e caixas automáticos. Os cartões de débito e crédito são amplamente aceitos, mas não esqueça de informar seu banco sobre a viagem! Veja também nosso menu com dicas sobre dinheiro, úteis para Andorra também.

Em Andorra não existe o IVA, o principal imposto cobrado na Espanha. Não existindo o IVA, também não existe a possibilidade de obter a devolução do IVA.

Alfândega

Ao contrário do que acontece na região dos Pireneus, entre a Espanha e a França, onde os postos de controle nas fronteiras foram desativados há muito tempo, entre a Andorra e seus vizinhos existe um controle de passaportes e uma alfândega.

Devido aos preços atrativos de Andorra, muitos espanhóis viajam para o país para comprar. Na saída de Andorra para a Espanha existe um controle da receita espanhola que, em dias de muito trânsito, pode ser bem demorado. Muitos carros são revistados para saber se a pessoa que está entrando na Espanha não traz produtos de contrabando.

Fique atento às franquias alfandegárias, lembrando que o controle da quantidade de mercadorias introduzidas pelos viajantes procedentes de Andorra é feito pela Espanha e a França. Os agentes da alfândega prestam especial atenção às quantidades de álcool e tabaco.

Mais informações sobre Andorra

Para saber mais sobre Andorra, veja nosso índice de informações sobre Andorra.

Alguma dúvida ou consulta?

Respondemos todas as consultas sobre Andorra aqui. Deixe sua dúvida na caixa de comentários, tentaremos responder assim que possível.

1 comentário em “informações básicas sobre Andorra”

  1. Tony

    Respondemos todas as consultas sobre Andorra aqui. Deixe sua dúvida na caixa de comentários, tentaremos responder assim que possível.

Comentários encerrados.

Rolar para cima