mosteiro de Sant Pere de Rodes

Sant Pere de Rodes, Girona

No munícipo de Port de la Selva, no extremo norte da Costa Brava, já próximo da fronteira com a França, e na ladeira da Serra de Verdera, encontra-se o importante conjunto monumental de Sant Pere de Rodes. O conjunto monumental é muito interessante, mas o que torna o passeio inesquecível são as incríveis vistas da Costa Brava a partir da estrada que liga o mosteiro com a cidadezinha de Port de la Selva.

Sant Pere de Rodes, Girona

O conjunto é formado por três elementos, cada um dos quais representa uma parte muito importante da sociedade feudal:

  • o mosteiro beneditino de Sant Pere de Rodes, o lar dos que rezavam.
  • o castelo de San Salvador de Verdera, que fica no topo da montanha, acima do mosteiro, o abrigo dos que lutavam.
  • e as ruínas do povoado medieval de Santa Cruz de Roda, onde pode ser vista a igreja pre-românica de Santa Elena, a morada dos que produziam.

Sant Pere de Rodes, Girona

O elemento principal do conjunto é o mosteiro, que foi o mais importante do condado de Empúries, sendo um importante lugar de peregrinação devido às relíquias nele custodiadas. Não sabemos qual é a origem exata do mosteiro. Os primeiros documentos falando da existência de Sant Pere de Rodes são do ano 878. Seu máximo esplendor aconteceu entre os séculos XI e XII. Em 1793 foi abandonado pelos monges beneditinos que o ocupavam. Em 1930 foi declarado Monumento Nacional.

Sant Pere de Rodes, Girona

Como está na encosta da montanha, o mosteiro teve que ser construído ocupando terraças. O ponto central é seu claustro do século XII, ao redor do qual estão dispostos os demais elementos do mosteiro, incluindo sua igreja românica de 1022. Os elementos mais visíveis do complexo são a torre campanário do século XII e a torre de defesa do século X.

Sant Pere de Rodes, Girona

No alto da serra pode ser visto o castelo de Sant Salvador de Verdera, que oferecia segurança ao mosteiro. O castelo tinha sido doado ao mosteiro pelos condes de Empúries, mas seu valor estratégico motivou várias disputas entre os condes e os monges.

Sant Pere de Rodes, Girona

Pouco antes de chegar no mosteiro, à direita, podem ser vistos os restos do povoado medieval e da igreja de Santa Elena.

Visita ao mosteiro

É necessária uma caminhada para chegar até o mosteiro. A visita interior é paga. Os detalhes da visita, incluindo horários e preços, podem ser consultados aqui. O castelo fica no alto da montanha, quem tiver disposição física para chegar lá, encontrará uma subida de meia hora por uma encosta íngreme. A recompensa são as maravilhosas vistas da região.

Como chegar em Sant Pere de Rodes

Sant Pere de Rodes, Girona

Só é possível chegar em Sant Pere de Rodes de carro. Sant Pere de Rodes é um daqueles lugares onde o caminho é até mais importante que o destino. O conjunto fica longe demais de Barcelona para poder ser um bate-volta viável no mesmo dia. Para quem parte de Girona, nossa dica é chegar no mosteiro vindo do leste, do interior. Há aproximadamente uma hora de carro entre Girona e o mosteiro.

Sant Pere de Rodes, Girona

Visitado o mosteiro, continue a viagem na direção de Port de la Selva, usufruindo de vistas incríveis da região enquanto a estrada desce vertiginosamente a sua frente. Há menos de meia hora de carro entre Port de la Selva e Cadaqués, uma ótima continuação para o passeio.

Veja aqui o roteiro entre Girona e Cadaqués, passando por Sant Pere de Rodes e Port de la Selva.

Partindo de Girona, e se programando bem, é possível visitar o mosteiro de Sant Pere de Rodes de manhã para chegar em Cadaqués na hora do almoço.

Sant Pere de Rodes combina com…

Como acabamos de ver, é muito fácil integrar Sant Pere de Rodes em um roteiro que visite também Girona e Cadaqués.

A opinião do passaporte BCN

Se você estiver planejando conhecer a lindíssima Cadaqués, extenda sua viagem para se deslumbrar com algumas das paisagens mais espetaculares da Costa Brava, no caminho do mosteiro de Sant Pere de Rodes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *