Cadaqués

Cadaqués, Girona

Cadaqués é um pequeno vilarejo de menos de 3.000 habitantes que fica na Costa Brava, na província de Girona, próximo da fronteira com a França. A origem do nome está no termo “Cap de Quers”, que significa “cabo de rochas”. É um bate-volta muito fácil para quem está percorrendo a região de Girona e da Costa Brava e um bate-volta mais puxado para quem pretende sair de Barcelona.

Cadaqués, Girona

Tradicional vilarejo de pescadores, já desde o século XVI, hoje a riqueza principal de Cadaqués é o turismo. No começo do século XX, Cadaqués ainda era um vilarejo isolado, o que atraia muitos artistas que procuravam a tranquilidade do local. Em 1958, o artista Marcel Duchamp escolheu a cidade para suas férias de verão.

Cadaqués, Girona

Mas quem colocou Cadaqués no mapa foi o genial Salvador Dalí que, ao regressar de Nova Iorque em 1948, resolveu morar em Portlligat, parte do município de Cadaqués. Na sua casa recebeu visitantes tão ilustres quanto Pablo Picasso ou Joan Miró. O sucesso turístico de Cadaqués, já no século XX, atrai multidões de visitantes durante o verão, que tiram um pouco do charme da vila. Durante os demais meses do ano, quem visitar Cadaqués vai encontrar uma cidadezinha irresistivelmente linda.

O que fazer em Cadaqués

Cadaqués, Girona

Cadaqués é muito provavelmente um dos vilarejos mais lindos, não só da Costa Brava, mas de todo o litoral espanhol. O maior charme da cidadezinha está no seu lindo visual de casas brancas e mar azul. Passear pelas ruas de Cadaqués, principalmente aquelas viradas para o mar, é uma autêntica delícia e uns dos programas obrigatórios na cidade. É importante entender que Cadaqués é um destino para quem procura descansar e fugir do agito.

Cadaqués, Girona

Além da própria cidadezinha, há mais dois outros lugares muito próximos que vale a pena conhecer:

  • Portlligat, onde está a Casa de Salvador Dalí, hoje um museu.
  • o Parque Natural del Cabo de Creus, um lindo passeio para quem está de carro.

Como distribuir seu tempo em Cadaqués

Cadaqués, Girona

Cadaqués é um vilarejo muito pequeno, para os mais apressados a visita não deve levar mais de 2 horas. Mas indicamos dedicar o dia completo a Cadaqués, incluindo as visitas a Portlligat e o Parque Natural del Cabo de Creus.

Quando visitar Cadaqués

Cadaqués pode ser visitada o ano todo. Durante os meses de julho e agosto a cidade fica muito lotada. Os acessos a Cadaqués ficam entupidos de carros e encontrar um lugar para estacionar vira uma façanha.

Como chegar em Cadaqués

Como não há trem até Cadaqués, o viajante conta unicamente com duas opções básicas para ir de Barcelona até o vilarejo: o carro ou o ônibus.

1. Até Cadaqués de carro.

O carro é provavelmente o meio de transporte mais interessante para visitar Cadaqués.

Há 170 quilômetros entre Barcelona e Cadaqués, e o tempo aproximado de viagem é de 2 horas e 5 minutos. Veja aqui o caminho a ser seguido.

Existe um estacionamento pago na entrada de Cadaqués. Não recomendamos entrar no vilarejo de carro. Na temporada alta pode ser difícil encontrar um lugar para estacionar, inclusive no estacionamento pago. Veja as dicas para alugar um carro na Espanha do nosso Espanha Total.

2. Até Cadaqués de ônibus.

Existe uma rota de ônibus direto de Barcelona a Cadaqués. É operada pela empresa Sarfa e os preços e horários atualizados podem ser conferidos aqui. Se você tiver algum problema para pesquisar preços e horários, peça ajuda para a gente, tentaremos dar uma mão!

Há vários ônibus por dia, e o tempo aproximado de viagem é de 2 horas e 45 minutos.

Cadaqués combina com…

É muito fácil combinar uma visita a Cadaqués com a cidade de Girona.

Se você estiver de carro, é muito fácil combinar a visita a Cadaqués com outros destinos na Costa Brava.

A opinião do passaporte BCN

Cadaqués, Girona

Cadaqués é um delicioso vilarejo à beira-mar que certamente encantará a seus visitantes. É uma das cidadezinhas mais lindas da costa espanhola. Visitar Cadaqués como um bate-volta saindo de Barcelona é bastante puxado, mas é um ponto imprescindível em qualquer roteiro mais detalhado pela região.

21 comentários em “Cadaqués”

  1. Avatar
    Décio Lavos Coimbra

    Outra sugestão (ainda mais que realmente é puxado ir a, e voltar de Cadaqués no mesmo dia, partindo de Barcelona), é que se visite, na ida, Empúries (se de carro, não sei como seria de outro jeito). O sítio arqueológico é sensacional, e a forma de visita-lo é fantástica, se fazendo um verdadeiro mergulho ao passado de gregos e romanos na região. Com isso, saindo de Barcelona de manhã, e se fazendo a visita sugerida, se chega logo em seguida em Cadaqués, pela tardinha. De noite se curte a cidade com seus barzinhos, se visita Portlligat no dia seguinte, e se volta direto à capital catalã de tarde. Ou, melhor ainda, se segue conforme as demais indicações do Tony e da Cecilia, descendo pela Costa Brava ou seguindo por outras cidades de Girona.

    1. Tony

      Prezado Décio, muito obrigado pela sua contribuição. Empúries está na lista de textos que estamos preparando! Deve sair nas próximas semanas. Ficamos lá 2 horas e meia percorrendo o sítio arqueológico. Nunca indicaríamos um bate-volta no dia até o sítio ou Cadaqués, mas vamos incluí-lo nas propostas de itinerários pela Costa Brava que vamos publicar quando já tivermos todos os textos prontos sobre os destinos na região. Saindo de Cadaqués para voltar em Barcelona, vale muito a pena ir por Port de la Selva e visitar o mosteiro de Sant Pere de Rodes. Aliás, por causa do visual maravilhoso, nossa proposta é fazer o caminho ao contrário. Grande abraço.

  2. Avatar

    Olá! Parabéns pelo trabalho que vocês fazem! Realmente é excelente.
    Estou morando em Manresa, uma cidade com poucos atrativos, mas próxima a Barcelona, e tenho os fins de semana livre.
    Estou planejando ir a Girona na sexta a noite, sábado a Cadaqués e domingo a Figueres. Tendo como base Girona. Ainda não me localizei muito bem por aqui e dependo de transporte público.
    Minhas dúvidas: pensei em ficar em um hotel em Girona? Parece bom ou seria melhor ficar em Cadaqués? Há transporte de Cadaqués para Figueres?
    Não estou encontrando nenhuma opção nos sites indicados nos comentários.
    Agradeço a ajuda.

    1. Tony

      Prezada Amanda, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Girona é uma ótima base para explorar a Costa Brava, mas fica ainda melhor se você estiver de carro. Sem carro, pode ser melhor dormir uma noite em Girona, partir para Cadaqués na tarde do sábado e dormir por lá, e no dia seguinte viajar até Figueres e mais tarde voltar para Manresa. Há ônibus de Cadaqués até Figueres, sim. Demora 1 hora e há quatro horários por dia. Pode conferir as informações aqui. Abraço!

  3. Avatar

    Olá, boa noite!
    Tony gostaria muito da sua ajuda… Vou para Barcelona em janeiro de 16 a 24, férias do trabalho, pouco conhecimento fora do Brasil… vi umas dicas de vocês, mas se puderem me dar mais um apoio… quero passear por Barcelona, mas sair um pouco e visitar lugares interessantes, como Besalú (dica de vocês), Girona… o que mais? Não consigo descobrir os horários de saída de ônibus da TEISA para Besalú, ou só parando em Girona, gostaria de aproveitar bastante esses dias…também ir até Madri… o que mais me indica? viagem de professora, tentando otimizar tudo… Pensei em ficar em um hotel em Barcelona e de lá ir saindo e voltando para o mesmo ponto. Será que vale a pena? Ou ir andando de mala em punho e caminhando por vários locais?
    Obrigada,
    Fátima Lima

    1. Tony

      Prezada Fátima, teremos o maior prazer em ajudar você, mas para isso você vai ter que ajudar a gente primero, deixando suas consultas em textos relacionados com elas. No presente texto respondemos consultas sobre Cadaqués. Respondemos as consultas sobre Besalú aqui. Se quiser ajuda para organizar seu tempo, aproveite para perguntar no texto 5 dias ou mais em Barcelona. Todos nossos bate-voltas estão pensados para voltar em Barcelona no mesmo dia. Visite Madri unicamente se você puder dedicar um mínimo de tres dias completos (quatro noites) para a cidade. Abraço.

  4. Avatar

    Olá, mutio bom o site, já consegui tirar várias dúvidas. Na verdade queria fazer o triangulo Daliniano no mesmo dia saindo de Barcelona e voltando para dormir, mas não sei se é viável. Não consegui encontrar nenhuem tour assim, vc conhece. Vi que outra opção seria ir de onibus até Cadaques mas estou entrando no site que você recomendou para ver os ônibus saindo de Barcelona, mas aparece apenas um horário a noite. Na busca seleciono barcelona-cadaques estació? Obrigada

    1. Tony

      Prezada Andrea, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Agora no inverno o número de ônibus até Cadaqués e muito reduzido (a procura é muito baixa), contando unicamente com o ônibus que você achou. O bate-volta que você está querendo fazer já seria incrivelmente puxado se você estivesse com um carro alugado, impossível usando o transporte público. Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigada pela informação, você tem razão não seria viável mesmo, mas em carro alugado você recomendaria um bate-volta para Cadaques? É fácil de chegar?
        Novamente obrigada

      2. Tony

        Andrea, como já falamos na nossa resposta anterior, o bate-volta de carro seria muito puxado. No inverno as horas de luz são poucas, e o aproveitamento do destino é menor que durante a primavera, o verão e o outono. Priorizariamos outros destinos mais próximos de Barcelona onde você consiga dedicar mais tempo para o destino que com o deslocamento até ele. Abraço.

  5. Avatar

    Boa noite,
    Estou interessada em dar um giro na costa brava em q0 dias, acredito que seja o suficiente para conhecer com calma.
    Vocês teriam alguma sugestão de roteiro partindo de Barcelona e terminando em pamplona?
    Obrigada

    1. Tony

      Patrícia, não conseguimos entender com quantos dias você conta para esse passeio. De qualquer jeito, no presente texto respondemos consultas sobre Cadaqués, pode deixar sua consulta mais genêrica no texto Costa Brava. Obrigado.

  6. Avatar

    Ola

    Chego em Barcelona dia 14/03 e fico ai ate dia21/03, quando parto para Valencia e fico la ate 26/03.
    Dai quero visitar Girona, Cadaques e Figueres.No dia 30/03 devo estar em Barcelona, para retornar ao Brasil.
    Meu voo eh as 18.25 hs.
    Estou confusa quanto ao itinerario mais inteligente a fazer e qual meio de transporte utilizar, porque nao dirijo.
    Que cidade base aconselha na Girona?
    Acha que reservei muito tempo para Valencia?

    Um abraco

  7. Avatar
    VANDERLICE ANDRADE

    Pretendemos ir de Barcelona a Girona de trem e passar uma noite para no dia seguinte visitar Cadequés. Há ônibus com frequencia para lá? !Que outro ponto podemos conhecer pois não estaremos de carro. Obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      O estranho é que há mais frequências de ônibus de Barcelona a Cadaqués que de Girona a Cadaqués, mesmo Girona estando mais próxima. Só há dois ônibus por dia entre Girona e Cadaqués. Pode conferir os horários aqui. Mais próximo de Girona, e dependendo dos seus gostos, pode valer a pena conhecer ou Figueres ou Besalú. Abraço.

  8. Avatar
    RICCARDO GIANLUIGI PIVA

    Boa tarde , estarei partindo de BARCELONA à GIRONA em 01-06-19 , e gostaria de conhecer tb CADAQUÉS no mesmo dia , qual sua sugestão trem bala +aluguel carro ou onibus ,caso seja o carro existe locadora aberta no sábado ou onibus qual companhia qto tempo e horários desde já muito obrigado .

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Riccardo, não indicariamos fazer Cadaqués (distante de Barcelona) e Girona no mesmo dia, mas querendo fazê-lo, o melhor seria deslocar-se com carro alugado saindo de Barcelona. De transporte público não vai dar certo. ABraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *