imigração e vistos

Atualização mais recente: abril de 2023.

Os critérios de admissão de cidadãos estrangeiros na Espanha não são competência do governo espanhol, mas sim dos estados-membros do Acordo Schengen, que estabeleceram requisitos em comum para que os estrangeiros entrem no território dos estados que fazem parte do mesmo.

Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Espanha, caso a estadia não exceda 90 dias.

As autoridades espanholas podem exigir os seguintes documentos, quando o turista brasileiro chega à Espanha:

  • Passaporte com validade mínima de 3 meses a partir da data de saída da Espanha. Por favor leia o seguinte texto: confira a validade do seu passaporte e evite um desgosto.
  • Passagem nominal, intransferível e com a data de volta marcada ao país de procedência.
  • Comprovação de meios econômicos equivalentes a 108€ por pessoa e por dia de permanência. Se você vai ficar de um a oito dias na Espanha, a quantia mínima que deve ser comprovada é de 972€ por pessoa. A comprovação de meios econômicos independe de você ficar em um hotel ou uma residência particular, é obrigatória para todos os turistas que visitam a Espanha.
  • Comprovante de reserva da hospedagem/hotel pelo período total de permanência ou “carta-convite”. Unicamente se você tiver contratado um pacote turístico, deverá apresentar um comprovante do pacote contratado, mostrando o itinerário da sua viagem.
  • Justificativa do motivo da viagem.
  • Quando a viagem tenha por destino qualquer outro estado Schengen, o viajante deverá demonstrar sua hospedagem por meio de reserva de hotel confirmada no lugar de destino ou, caso se hospede numa residência particular, demonstrar a identidade e lugar de hospedagem da pessoa que convida.

Para elaborar esta lista consultamos o site do Ministerio del Interior espanhol. Recomendamos fortemente sempre consultar fontes oficiais e nunca depender da leitura feita por terceiros.

E o seguro de saúde?

Apesar de formar parte das exigências do espaço Schengen, e ao contrário do informado por inúmeras webs e blogs na internet, a Espanha nunca exigiou que os turistas brasileiros apresentassem um seguro de saúde ao visitar o país.

Porém, com o fim do acordo de prestação de assistência sanitária entre o Brasil e a Espanha (leia mais informações em saúde e vacinas) fica uma dúvida sobre a exigência do seguro de saúde. A Espanha não solicitava o seguro de saúde, porque existia o convênio entre o Brasil e a Espanha. Com o término desse convênio, a exigência de apresentação de um seguro de saúde pode ser uma possibilidade que não se deve descartar.

Mesmo não sendo, até o momento em que este texto foi redigido, uma exigência das autoridades espanholas, você pode dispensar o seguro de saúde para viajar à Espanha? A resposta é não. Como você verá em nosso texto saúde e vacinas, a posse de um seguro de saúde é imprescindível. Veja qual é nossa indicação de seguro de viagem para Barcelona.

Mais sobre a comprovação de meios econômicos

No BOE (o BOE é o Diário Oficial da Espanha) encontramos o seguinte:

La disponibilidad por los extranjeros de los medios económicos señalados se acreditará mediante exhibición de los mismos, en el caso de que los posean en efectivo, o mediante la presentación de cheques certificados, cheques de viaje, cartas de pago, o tarjetas de crédito, que deberán ir acompañadas del extracto de la cuenta bancaria o una libreta bancaria puesta al día (no se admitirán cartas de entidades bancarias ni extractos bancarios de Internet) o cualquier otro medio con el que se acredite fehacientemente la cantidad disponible como crédito de la citada tarjeta o cuenta bancaria.

O BOE deixa claro que não é necessário chegar na Espanha com todo o dinheiro exigido em moeda. Os cartões de crédito também são aceitos na comprovação de recursos. O problema reside na frase “tarjetas de crédito, que deberán ir acompañadas del extracto de la cuenta bancaria o una libreta bancaria puesta al día (no se admitirán cartas de entidades bancarias ni extractos bancarios de Internet) o cualquier otro medio con el que se acredite fehacientemente la cantidad disponible como crédito de la citada tarjeta o cuenta bancaria.

As autoridades espanholas não aceitam extratos obtidos na Internet. Acreditamos que o motivo seja a facilidade de forjar um extrato. Na Espanha, ao contrário do que acontece no Brasil, os titulares das contas bancárias recebem um pequeno livrinho oficial do banco (libreta), onde todos os movimentos da conta são registrados cada vez que a libreta é atualizada pelo titular da conta. Como no Brasil não existe tal documento, e tendo em conta o final da frase “otro medio con el que se acredite fehacientemente la cantidad disponible como crédito de la citada tarjeta o cuenta bancaria“, nosso conselho é pedir um extrato atualizado na sua agência bancária, com o carimbo do banco, preferivelmente poucos dias antes da viagem.

Mais sobre o comprovante de hospedagem (carta de invitación)

Para quem for ficar em casa particular, a página do Ministerio del Interior da Espanha contém a informação detalhada de como deve ser redigida a carta de invitación, um procedimento simplificado recentemente.

Depois da reunião técnica entre o Brasil e a Espanha sobre assuntos migratórios celebrada em junho de 2012, foi emitido um comunicado.

No comunicado consta que:

Se informó por parte de la delegación española el nuevo régimen simplificado de la carta de invitación en España que queda limitado a la constancia de la identidad de la persona que invita y de la persona invitada así como del lugar de alojamiento. Se acordó que dicha información junto con el modelo del modelo de solicitud será publicado también en los sitios web de las respectivas Embajadas y Consulados.

Já não é necessário apresentar a batelada de documentos consularizados que eram exigidos antes. Mas ainda é necessário ir até a delegacia para obter a carta.

Período máximo de estadia

No site da Embaixada Espanhola encontramos também o seguinte:

Deve-se levar em consideração que a entrada no espaço Schengen é autorizada para um máximo de TRÊS MESES NUM PERÍODO DE SEIS MESES. Portanto, não se pode esgotar o período de três meses, sair do espaço Schengen e reingressar imediatamente. É necessário esperar três meses para reingressar.

A Espanha faz parte do espaço Schengen.

Uma ótima dica

Para garantir um paso tranquilo pela imigração espanhola, veja a ótima dica do Espanha Total: a melhor dica para passar com tranquilidade pela imigração espanhola.

Voo com conexão

Muitos leitores que chegam na Europa em um voo con conexão querem saber onde será feita a imigração. Nosso Espanha Total conta com um texto que responde essa pergunta: voos com conexão: onde será feita a imigração.

Mais dúvidas?

Em caso de dúvida aconselhamos entrar em contato com o consulado da Espanha em qualquer um dos endereços fornecidos no site da embaixada:

  • Departamento Consular da Embaixada da Espanha em Brasília. Telefones: 61 – 3701.1637/ 1618/ 1639/ 1696
  • Consulado Geral da Espanha em São Paulo. Telefone: 11 – 3087.2600
  • Consulado Geral da Espanha no Rio de Janeiro. Telefone: 21 – 2543.3200
  • Consulado Geral da Espanha em Salvador-Bahia. Telefones: 71 – 3336.9055 / 1937
  • Consulado Geral da Espanha em Porto Alegre. Telefone: 51 – 3321.1166

528 comentários em “imigração e vistos”

  1. Acho que comentei sem querer no lugar errado. Segue meu questionamento:

    Boa tarde. Estamos viajando em família. Eu, meu marido e minha filha de 20 anos. Ficaremos juntos durante 10 dias em Barcelona. Posso manter em meu poder a quantia do valor necessária para comprovarmos na imigração? Normalmente os cartões Travel ficam comigo, pois estão em meu nome e o valor em especie dividimos entre os três nas carteiras, mas a soma dos valores sustenta nós três nas viagens.. O que você acha Tony? Já viajamos muito pela Europa e nunca nos solicitaram o comprovante de valores, então nunca me preocupei. Aguardo resposta. Abraços.

    Responder
    • Bom dia, Gabriel. Você pode carregar todos os valores necessários para toda a família, sim. É habitual que isso aconteça e na imigração não vai ser um problema, sempre que o total dos valores corresponda com o mínimo exigido pelas autoridaes. Abraço.

      Responder
      • Boa noite. Parabéns pelo site.
        Gostaria de saber como é feita a imigracao no porto de barcelona, pois embarcarem de navio no porto de Santos no Brasil e meu desembarque será no porto de barcelona. A imigracao no porto e da mesma maneira que é feita no aeroporto?
        Agradeço desde já pela atencao

      • Bom dia de novo, Tatisa. Não existe um posto permanente de controle de imigração, o que costuma acontecer é que um time da polícia espanhola sobe no navio para realizar os trâmites da imigração no caso daqueles passageiros que precisam de passar pelo controle. Mas o procedimento pode mudar de uma companhia para outra, por isso é vital que vocês consultem com sua companhia para saber o que fazer na chegada na Espanha. Não deixem de fazer o trâmite de imigração na chegada para evitar problemas na volta para o Brasil. Abraço.

  2. Meu visto de estudante tem início dia 01/09/2017 e validade de 6 meses, mas vou ficar em Barcelona até 15/01/2018. Contudo qeria chegar em Barcelona no dia 29/08/2017. Você saberia me dizer se é possível entrar antes da data de início do visto??? Devo comprovar a os meios econômicos de todos os dias que ficarei mesmo se os mesmos já foram apresentados quando solicitei o visto?
    Desde já obrigada!!

    Responder
    • Paula, o escopo do passaporte BCN são as viagens turísticas a Barcelona. Nossa orientação é que você peça esclarecimentos no consulado espanhol onde você conseguiu seu visto. Em teoria, se você entra na Espanha antes do começo da data do seu visto, o fará como turista, e deverá cumprir as exigências de quem visita a Espanha como turista, para o prazo de tempo não coberto pelo visto. Abraço.

      Responder
  3. Tony, boa tarde

    Eu vou pra Madri e Barcelona no começo de Janeiro. Na verdade vou chegar por Portugal, depois vou pra Madri e de la vou pra Espanha.

    É realmente necessário essa questão dos 70 euros por pessoa por dia? Vi alguns relatos de viagem onde a pessoa levou muito menos e não teve problemas.

    Além disso, eu possuo cidadania portuguesa. No meu caso, não preciso comprovar nada, certo?

    Obrigado!

    Responder
    • Boa tarde Rick, no texto acima estão as exigências da imigração espanhola, nossa orientação é que, quem quiser ter uma passagem tranquila pela imigração, cumpra todas elas à risca. Os controles de inmigração são sempre feitos por amostragem. Então, um bom número de pessoas não precisa mostrar outros documentos além do passaporte. Se você tiver um passaporte português não precisa cumprir as exigências para quem não é cidadão da UE. Abraço.

      Responder
  4. Ola Tony, fiz reserva de hospedagem de apartamentos pelo Airbnb. Você sabe por acaso colo funciona o comprovante de reserva de hospedagem nesse caso?

    Responder
    • Izabella, o comprovante de reserva pelo Airbnb é aceito como comprovante de hospedagem pela imigração. Sempre que um leitor informa que reservou um apartamento no Airbnb ficamos um tanto tristes, a rede americana é hoje um dos principais fatores de discórdia em Barcelona, dinamitando a convivência entre moradores e turistas. Veja mais informações no texto Airbnb em Barcelona, no olho do furacão. Abraço.

      Responder
      • Ola tony, obrigada pela resposta!não sabia dessa situação do airbnb em barcelona. Já utilizei do serviço outras vezes, principalmente pela comodidade de ter uma cozinha completa. A minha profissão é envolta da gastronomia e é sempre um prazer ter a oportunidade de cozinhar com ingredientes que não encontramos na nossa cozinha de origem. Quanto aos apartamentos turisticos que vocês indicam, já não havia mais disponibilidade.
        Vou começar a observar agora essa questão abordada por você em minhas futuras viagens.
        Grata!

      • Olá Izabella, realmente, contar com uma cozinha é muito importante para algumas pessoas, entendemos isso perfeitamente! O que queremos é que as pessoas reflitam sobre o fato de estarem gerando negócio para a empresa americana que mais está contribuindo ao deterioro da qualidade de vida dos barceloneses. Abraço.

  5. Boa tarde Tony! Estou com viagem marcada à Barcelona, e tirei várias duvidas neste post. Porém pra mim ainda não ficou claro sobre o seguro saúde. Após o fim do acordo de assistencia sanitária entre o Brasil e Espanha, é exigido que apresentemos comprovante do seguro de saúde? Ou não pode ser exigido pela imigração? Desde já agradeço!

    Responder
    • Boa tarde, Marilia, o que sabemos sobre o seguro saúde está no texto acima. No momento não é uma exigência do governo espanhol (porém, é exigido por outros países da Europa) e achamos uma grande imprudência viajar sem ele. Abraço.

      Responder
  6. Tony,
    Tudo bom?
    Irei com minha esposa, entrarei por Madrid.
    Os comprovantes do Hoteis.com resolve?
    Essa passagem nominal e intransferível, como faço? Pois irei depois para a França e só após retorno para Salvador. Comprei todas as passagens pelo Decolar, ida e volta pela Air Europa, o comprovante do Decolar serve?

    Excelente site! Parabéns!

    Responder
    • Olá Victor, o passaporte BCN é um site dedicado à cidade de Barcelona, não ficou muito claro quando é que você vai visitar Barcelona ao longo da sua viagem (você entra por Madri e continua viagem até Barcelona? Os comprovantes de reserva do hoteis.com e da Decolar são aceitos. Abraço.

      Responder
  7. Sobre o o seguro saúde.Tenho o seguro benefício oferecido pelo meu cartão visa platinum.Eles aceitam na imigração?.muito esclarecedor seu site!

    Responder
    • Prezada Severina, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Leia com atenção a seção E o seguro de saúde? no texto acima, com respostas para sua dúvida. Abraço.

      Responder
  8. Sinto que estou em débito com o site, pois o me ajudou muito antes da minha viagem à Europa.

    Meu marido e eu fizemos a imigração por Madri, e eu estava tensa, ainda que com todos os documentos.
    Levamos seguro viagem, extrato dos cartões carimbados pelo banco, passagem de ida e volta, inclusive com as conexões, voucher dos hoteis, dinheiro (cash), pré-pago e no cartão.
    Chegamos no Barajas por volta de 3h da manhã e nossa conexão para Lisboa seria às 7h.
    Na fila de imigração, algumas pessoas no celular, inclusive meu marido (para o meu delírio), algumas muito à vontade, outras, como eu, claramente tensas, ainda que sem necessidade.
    Percebemos que uma garota deu meia volta, quase chorando depois que passou pelo guichê (não consigo afirmar se foi deportada ou não), mas ela não fez o mesmo trajeto que os demais.
    No guichê, eu já estava com a pastinha na mão e nos questionaram apenas para onde iríamos e quantos dias.
    Meu marido respondeu tudo calmamente e o atendente super simpático carimbou nosso passaporte e nos desejou um bom passeio. Nada foi pedido!
    Finalizando essa parte, fomos para a revista pessoal e de bagagens. Meu marido não passava pela porta de segurança. Os policiais o levaram para um cantinho, puseram as luvas e passaram uma espécie de tira branca no cinto, cós da calça e mãos. Imagino que era um teste toxicológico e ou de pólvora. Não deu nada e fomos liberados. Os policiais muito educados, conversando entre eles, o que denotava ser uma revista de praxe e comum.
    Eu, mais nervosa que meu marido, que dizia que se falassem algo com ele, mandaria todo mundo para aquele lugar…rsrs

    No fim, deu tudo certo, ou seja, se você está com tudo certinho, não há o que temer.
    Fiz Lisboa, Madri e Barcelona e sem dúvida, foi uma das melhores viagens de nossa vida.

    Tony, obrigada pela paciência e solicitude em nossas dúvidas.

    Um abraço.

    Patricia

    Responder
    • Prezada Patricia, agradecemos muito seu retorno e ficamos muito felizes ao saber que sua passagem pela imigração foi tranquila. Nunca cansaremos de afirmar, quem está com todos os documentos exigidos pela imigração, não tem razão para ficar preocupado. O teste de explosivos é padrão, sim, e feito por amostragem, eu já passei por ele várias vezes. Importante, na área da imigração existem cartazes indicando a proibição tanto de realizar fotografias como de usar o celular. Quem usa o celular na fila da imigração está se arriscando a levar uma bronca e encontrar um agente claramente indisposto. É fundamental estaar tranquilo e responder todas as perguntas de forma cordial, evitando qualquer tipo de aborrecimento. Abraço.

      Responder
  9. Boa noite, pretendo fazer uma viagem para Valencia, então depois Barcelona, Madri e Sevilla. Em Valencia ficarei na casa de uma amiga que está em moradia universitária (ela possui visto espanhol), em barcelona pretendo pagar um hostel quando chegar, ficar por 3 dias e retornar a Valência, como fica a questão da carta de recomendação ou comprovante de hospedagem em hotel? Pois não teria nenhum deles devido as situações.

    Responder
    • Bom dia, se você chegar na Espanha sem os documentos exigidos pela imigração, pode ser barrado na hora e enviado de volta para seu país. Leve à sério as exigências da imigração.

      Responder
  10. Hola estou viajando dia 24 de setembro estou com reserva de hotel passagens de ida e volta seguro cartao de credito com um x em dinheiro a minha duvida e vou para barcelona mais farei conexao em londres aonde passarei pela imigração?sendo que nao falo nada em inglês desde de ja obrigado att: Ana

    Responder
  11. Boa noite
    Vou de férias para a Espanha e entrarei por Madrid, ficarei 1 mês e meio. Já estive na Europa outras vezes só que na última vez que entrei por Barajas fui encaminhada para a salinha da imigração. Acredito que o motivo foi que tinha acabado de renovar meu passaporte e estava sozinha (31 anos), mas como eu tinha todos os documentos exigidos (e mais alguns!), entrei no país. Estou com receio de que essa passagem pela “imigração de segunda linha”, como eles chamam, possa ser um motivo para que eles me levem para a salinha novamente. Meu medo é justificado?
    Além disso, retornarei para o Brasil com meu namorado, que é espanhol. Caso seja questionada se conheço alguém, essa informação seria um ponto contra? (como sempre, terei toda a documentação exigida, inclusive minha carteira de trabalho)

    Responder
    • Bom dia, Helena. Se você estiver com toda a documentação em ordem, você já sabe, pela sua própria experiência, que não há com que se preocupar. Na Europa a conferência de documentos é feita por amostragem, é impossível dizer se você vai ser parada de novo ou não. Temos várias amigas com perfil parecido, entrando sozinhas na Espanha, e nunca foram paradas na imigração. Conhecer alguém na Espanha é irrelevante, o único que importa é estar com toda a documentação em ordem, preste muita atenção (a carteira de trabalho, por exemplo, não é exigida e é irrelevante para a imigração espanhola). Abraço.

      Responder
      • Obrigada pela sua resposta! Eles não têm na ficha do sistema deles algo que avise que já fui para a imigração em segunda Linha? Será que isso me torna mais suscetível a ser parada outra vez?

      • Não sabemos e também, por uma questão de responsabilidade, se soubéssemos não poderiamos divulgar os protocolos dos agentes da imigração. Nossa parte é transmitir sempre a mesma mensagem, com toda a documentação em ordem não há razão para se preocupar.

  12. Bom dia, estou com uma dúvida sobre a questão da hospedagem, as reservas não estão no meu nome e sim no da pessoa que vai comigo, tem algum problema?

    Responder
  13. Olá Tony, tenho uma dúvida a respeito, de levar dinheiro para a Espanha, poderei levar até 10mil reais sem precisar declarar, mas eu quero ficar 3 meses, então seria mais ou menos 26mil reais nesse caso eu teria que declarar, mas como posso fazer isso, se é a pessoa que me convidou para ir ao país que vai me enviar o dinheiro, não serei barrada dizendo a verdade?

    Responder
    • Olá Daniele, se você não for entrar na Espanha com mais de 10.000€ (ou quantia equivalente), não precisa fazer nenhuma declaração. Porém, na saída do Brasil você deverá declarar qualquer quantia superior a R$10.000.

      Responder
  14. Olá, uma dúvida: na imigração, se pedirem a comprovação de meios economicos para se manter durante a viagem, tem problema se eu levar todo dinheiro em especie? A imigraçao exige por exemplo que eu tenha um cartao de credito ?

    Responder
  15. Olá Tony, passaremos pela imigração em Madri e também em Londres. Faremos uma viagem de turismo de 22 dias pela Europa. Lendo sobre as imigrações vi que algumas pessoAs indicam levar comprovantes de emprego tambem, porém mo momento eu não estou com nenhum vínculo empregaticio, sou autônoma e não possuo CNPJ, mas meu esposo é concursado no Brasil. Acha que teremos problema por isso?
    Por sermos casados, passamos pela imigração juntos ou passaremos separadamente?
    Nossa hospedagem será por Airbnb, já está tudo reservado, como comprovo hospedagem nesse caso?
    Desde já muito obrigado pela atençÃo e esclarecimentos.

    Responder
    • Olá Val. Tome muito cuidado com suas fontes, há muita gente dando palpites sobre a imigração, palpites que não estão baseados em informações oficiais. Você pode ver no texto acima as exigências da imigração espanhola, que não incluem nenhuma comprovação de emprego. O comprovante de reserva do AirBnb é aceito (uma pena a escolha do AirBnb, que hoje é o principal fator, para muitos moradores, contribuindo ao deterioro da qualidade de vida nas cidades mais turísticas da Espanha. Pode ler aqui para conhecer o exemplo de Barcelona). No texto imigração e vistos do Espanha Total, atualizado recentemente, você vai encontrar uma longa lista de perguntas e respostas sobre esse assunto. Abraço.

      Responder
  16. Ola, boa tarde! No processo de imigração, a pessoa que estiver comigo poderá fazer a entrevista junto ou temos que ir separados?

    Responder
  17. Olá Tony!

    Tenho uma dúvida.
    O valor exigido por pessoa em euro é independente de valores de hospedagem? Por exemplo, se reservar um hostel e for 30 euros a diária, ele não entra no valor exigido por dia, certo?

    Responder
    • Olá Renata, a comprovação de meios econômicos é uma coisa, a comprovação de hospedagem outra diferente. O valor pago pela hospedagem não conta como comprovação de meios econômicos.

      Responder
  18. olá,vou a barcelona á trabalho,gostaria de saber como ficaria a questão de documentação,trabalho de 6 meses a um ano,oque irei precisar pra uma passagem tranquila pela imigração?pelo que li tenho 90 dias como turista sem necessidade de visto,não sei em caso de trabalho,e se preciso de alguma confirmação de que irei á trabalho,provavelmente..
    acredito precisar de passaporte,visto de trabalho,confirmação por parte da empregadora,confirmação financeira,de hospedagem por parte do responsável da hospedagem,se hotel ou apartamento,albergue etc?

    Responder
    • O escopo do passaporte BCN está nas viagens turísticas a Barcelona. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Entre em contato com o consulado espanhol mais próximo da sua cidade.

      Responder
  19. Oi Tony!
    Estou indo para Madrid e Barcelona e estou levando metade do dinheiro necessário em dólares. Acha que eu teria problemas na imigração por conta disso?

    Responder
  20. Olá Tony. Eu e meu marido vamos ficar 16 dias na Europa, sendo 10 dias Zaragoza/Barcelona/Madri e o restante em Portugal. Vamos chegar por Barcelona, quando passarmos pela imigração vamos ter que fazer a comprovação dos meios econômicos dos 16 dias ou apenas dos 10 dias que vamos ficar na Espanha?

    Responder
    • bom dia, Lezieny. Na sua entrada na União Europeia, você deverá poder apresentar os comprovantes exigidos para a duração completa da sua estadia na UE, no seu caso, 16 dias. Abraço.

      Responder
      • Isso significa que vou ter que estar portando o valor total de 1.168 euros seja em dinheiro ou comprovar através de extratos bancários, considerando os 73 euros exigidos por dia? É assim que funciona?

      • Obrigada pela resposta Tony. Mas me esclareça uma coisa, isso significa que vamos ter que comprovar 1.168 euros, seja em espécie ou através de extrato bancário considerando os 73 euros por dia?

  21. Bom dia!

    Pretendo fazer uma viagem para Barcelona, e de lá ir para Paris e depois para Londres de trem bala.

    A minha dúvida é:
    Eu vou passar pela migração Espanhola e da Inglaterra ?
    Quais riscos eu corro?

    Responder
  22. Tony, boa tarde! Não achei sobre esse assunto aqui no site, talvez eu tenha deixado passar, também não sei se poderá me ajudar neste caso, mas eis uma dúvida: Vou pra Barcelona com conexao em Lisboa. Ja sei que a imigração será feita em Lisboa, mas e a alfândega? Fiquei na dúvida pois voltando de uma viagem internacional quando há conexao em Guarulhos, a alfândega é feita lá, e depois tenho que despachar as bagagens novamente. Sabe como funciona na Europa?

    Responder
    • Prezado Francisco, sua pergunta é ótima. Se você estiver voando com a mesma companhia aérea a bagagem deveria ser encaminhada até o destino final. Todos os passageiros, independentemente de chegar em um voo doméstico ou internacional, devem passar pelo corredor da alfândega, onde podem ser feitos controles, geralmente pouco frequentes e sempre por amostragem. Abraço.

      Responder
  23. Boa noite, vou viajar com.meu filho de 1 ano e vou sozinho com ele e estou meio temerosa com a imigração. Minha imigração vai ser em Portugal mas vou para Madrid, e para Suíça, em.madrid vou ficar em um hotel ja na Suíça tenho uma madrinha mas não vai dar tempo de fazer uma carta convite. Sera que eles podem me levar pra tal salinha pq eatou so com.meu filho? É bom ou nao dizer que tenho minha madrinha na suica?

    Responder
    • Renata, só tem problemas na imigração quem não cumpre com as exigências dos países que vai visitar. Garanta uma passagem tranquila apresentando toda a documentação exigida por cada um dos países que você vai visitar.

      Responder
  24. Boa tarde! Site sensacional!
    Eu e minha família vamos em agosto para Barcelona, faremos uma conexão de 2 horas em Londres, existe algum risco ou necessidade de sermos barrados na imigração por questão de visto do país? ocorreu algo parecido com conhecido (mas nesse caso com conexão nos USA, e não deixaram embarcar em sao paulo por falta de visto). Devo me precaver de qual forma?

    Responder
    • Bom dia, Tiago. Se você cumprir todas as exigências da imigração britânica e espanhola, você e sua família vão ter zero problemas. Seu conhecido não fez o dever de casa, é amplamente divulgado que para fazer uma conexão nos USA você precisa de visto. Abraço.

      Responder
  25. Boa noite
    Tenho uma dúvida, em relação a passagem de volta…irei em abril através de cruzeiro…ficarei em Barcelona …depois irei passear um pouco pela Europa…eu sou obrigada a ter uma data definida para volta?
    Se de repente eu quiser ficar mais alguns dias ou decidir voltar antes? não posso adquirir a passagem dia anterior da volta?

    Responder
    • Bom dia, a regra é muito clara, como explicado no texto acima, você deve poder apresentar “Passagem nominal, intransferível e com a data de volta marcada ao país de procedência.”

      Responder
  26. Olá, Tony!
    O comprovante de reserva pelo Airbnb ainda é aceito pela Imigração, apesar da demanda dos anfitriões multados contra a plataforma?
    Muito obrigada e adoro o passaporte bcn!
    Chris

    Responder
    • Olá, Christiana, o comprovante do AirBnb é aceito, sim. Cada vez que um leitor informa que realizou uma reserva no AirBnb em Barcelona ficamos muito tristes, a plataforma é hoje responsável pelo deterioro da qualidade de vida de muitos barceloneses, como explicamos no texto AirBnb em Barcelona, no olho do furacão. Abraço.

      Responder
  27. Boa noite,
    Tenho uma dúvida: vou para Barcelona em Maio desse ano, vou passar na imigração lá mesmo e ficar em Barcelona por 3 dias, depois vou para Portugal ficar 10 dias, e minha passagem de volta para o Brasil é por lá. Na imigração de Barcelona eles podem me pedir documentos solicitados pela imigração de Portugal como por exemplo o documento de vinculo com o Brasil?
    Obrigada.

    Responder
    • Bom dia, Mara, é improvável, mas em tese a imigração espanhola poderia solicitar os documentos exigidos por Portugal. Existe uma forma fácil de ter uma passagem tranquila pela imigração, cumprir à risca todas as exigências dos países visitados. Abraço.

      Responder
  28. Boa noite
    Estou indo para Barcelona em outubro. Estou indo com meu passaporte europeu.
    A imigração vai me pedir algum documento, hospedagem, seguro, dinheiro etc.. ou eles não pedem . Só passo na imigração com meu passaporte e tudo certo? Obrigada Rosária

    Responder
    • Bom dia, Rosária, se você tiver um passaporte europeu, vai entrar pela fila de quem conta com passaporte europeu, onde unicamente é conferido o passaporte. Não é comum, mas como você não mora na Espanha, a polícia pode querer saber sobre sus planos e seu endereço de hospedagem. Abraço.

      Responder
  29. Boa noite…
    Eu tenho uma dúvida referente a entrada para Espanha, se eu tenho o meu visto de estudante válido partir do dia 23 de setembro eu posso entrar antes no país?

    Responder
    • Bom dia, Gabriela, o foco do nosso site são as viagens turísticas à Espanha, por isso nossa indicação é que você procure uma resposta para sua dúvida no consulado espanhol onde você conseguiu seu visto. Você vai poder entrar na Espanha como turista (cumprindo todas as exigências da imigração), mas pode ser que você tenha que sair do país e voltar a entrar para “efetivar” o visto de estudante.

      Responder
  30. Olá, bom dia!

    Em maio de 2020 começarei minha viagem por Madrid e depois irei para Barcelona de avião, será necessário passar pela imigração no aeroporto de Barcelona mesmo já tendo passando na imigração em Madrid?

    Obrigado.

    Responder
  31. Boa noite! Estou indo de férias para Barcelona, e de lá irei para Paris um final de semana e retorno para Barcelona, fico mais alguns dias e então retorno para o Brasil.
    A questão é, ficarei hospedada na casa de amigos brasileiros que moram legalmente lá. Minha amiga foi à delegacia para providenciar a carta convite, porém a data disponível para entrega da documentação é apenas no dia 02/10, sendo que chego lá dia 10/10, ou seja, considerando que são mais 2 semanas no mínimo para ficar pronta e o tempo para postagem, não conseguirei receber a tempo.
    Vi que nos texto consta que: “poderão ser exigidos” comprovante de hospedagem ou carta convite. Se eu tiver todos os outros documentos, passagem de volta, passagem da viagem interna na Europa e neste caso hospedagem, meios financeiros, etc, posso ter problema assim mesmo? Neste caso como proceder?
    Ao viajar para França e retornar novamente para a Barcelona passarei pela imigração novamente e tais documentos poderão ser solicitados?
    Obrigada!

    Responder
    • Bom dia, Monica, a única forma de garantir uma passagem tranquila pela imigração é cumprir à risca as exigências. “Poderão ser exigidos” significa que o controle de imigração é feito por amostragem. Nem todos os visitantes precisam mostrar a documentação, unicamente uma pequena fração. Agora, se você for a escolhida e estiver faltando algum documento, pode ser uma encrenca monumental. Na volta da França para Barcelona você não vai passar por nenhum controle de imigração. Entre em contato com o consulado espanhol mais próximo da sua cidade para saber o que fazer, sendo que a carta-convite não vai ficar pronta antes da sua viagem. Abraço.

      Responder
  32. Ola, tiver a minha entrada em Barcelona negada. Pois alegaram que eu não tinha dinheiro suficiente para permanecer por 15 dias no país e também tinha apenas 3dias de hotel reservado ao invés de 15 dias tive que voltar para o Brasil.Como posso retornar a Barcelona sem ter problemas?

    Responder
    • Desconhecemos o que é que a autoridade espanhola estabeleceu no seu caso, consulte o consulado espanhol mais próximo da sua cidade. A forma garantida de entrar na Espanha sem problemas é cumprimir à risca com todas as exigências da imigração.

      Responder
  33. Boa Tarde, Uma pergunta meu visto de voluntario termina no dia 26\04\2020. tenho a passagem de volta para o Brasil dia 27/04/2020. ou seja um dia que passa da data. Vou ter algum problema?

    Responder
    • Boa tarde, Vinicius, o escopo do passaporteBCN são as viagens turísticas à Espanha, peça esclarecimentos sobre o assunto para o orgão emissor do visto. Mas acho que você já conhece a resposta. Você conta com permissão para ficar até uma data, e está pensando ultrapassar essa data.

      Responder

Deixe um comentário