Menu

a curiosa tradição de “l’ou com balla”

l'ou com balla

Uma das tradições mais singulares e curiosas que pode ser presenciada em Barcelona é a do “l’ou com balla”, que em catalão significa, literalmente, “o ovo com dança”. Uma tradição muito antiga, que remonta ao ano de 1637, e está vinculada à festa do Corpus Christi.

l'ou com balla

A tradição, que é originária e quase exclusiva de Barcelona, pode ser vista também em Sitges (no Palacio Maricel) e em Tarragona (na fonte do claustro da catedral).

l'ou com balla

Não se sabe muito sobre o motivo da origem da tradição. Há quem interprete o ovo como símbolo da Eucaristía, enquanto outros acreditam que simbolize a fecundidade e o nascimento de uma nova vida.

l'ou com balla

Na ocassião do Corpus Christi, algumas fontes de claustros e pátios, principalmente na Ciutat Vella, são decoradas com flores e frutas.

l'ou com balla

No alto da fonte é colocada a casca de ovo vazia, que fica girando, sem cair, no alto dos jatos de água. É um espetáculo lindo que parece desafiar as leis da física! Sem querer estragar a magia dessa festa, nossa curiosidade foi tanta que perguntamos e acabamos descobrindo que atualmente a casca de ovo foi substituída por um material mais resistente. Mas ninguém dirá que não se trata de um ovo dançando magicamente no alto de um jato de água!

l'ou com balla

Entre os vários endereços onde é possível ver esta tradição do l’ou com balla, destacamos:

Os seis lugares mencionados acima ficam bastante próximos uns dos outros. Nosso roteiro pelo Barri Gòtic percorre todos eles (o roteiro não entra no Ateneu Barcelonês, mas passa pela porta). Aproveite o dia do Corpus Christi para realizar este roteiro!

l'ou com balla

A tradição de l’ou com balla é muito querida entre os barceloneses, e no dia da festa você vai ver muitas pessoas, especialmente da melhor idade, fazendo o percurso das fontes para contemplar os ovos bailando.

A opinião do passaporteBCN

Se você estiver em Barcelona durante o Corpus Christi, não perca uma curiosa e genuína tradição da cidade, muito querida pelos seus moradores. A Prefeitura de Barcelona edita um folheto com a programação festiva para o Corpus Christi, contendo um mapa com a localização dos pátios com o “l’ou com balla”. Se possível, aproveite para conseguir um.

3 comentários em “a curiosa tradição de “l’ou com balla””

  1. Avatar

    Oi, Tony.
    Estarei em barcelona no corpus christi 2017. Tem alguma atração que não abre nesse dia? Que roteiro você sugere pra esse dia de feriado?
    Obrigada.

    1. Tony

      Stephanie, devemos publicar a programação para o mês de junho no dia 20 do presente mês. Pode encontrá-la na coluna direita do site, procure pelo “Acontece BCN”. O Corpus Christi não é feriado em Barcelona, tudo vai funcionar como em qualquer outro dia da semana. Como indicado no texto acima, o roteiro ideal para o Corpus Christi é o roteiro pelo Bairro Gótico. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima