As ruínas de Empúries (em espanhol, Ampurias) são um sítio arqueológico de grande importância, localizado na Costa Brava de Girona em frente ao mar Mediterrâneo.
Trata-se do único sítio arqueológico na Península Ibérica onde podem ser encontrados os restos de uma cidade grega e de uma cidade romana. Emporion (que significa “mercado”) foi um importante ponto de comércio grego, fundado em 757 a.C. Mais tarde, no começo do século I a.C., chegaram os romanos, que construíram uma segunda cidade sobre o que restava da cidade grega, aproveitando o remanescente de um acampamento militar romano. A cidade ficou abandonada na Idade Média.
Em 1908, o famoso arquiteto modernista Josep Puig i Cadafalch, autor entre outras das Casa Amatller, Casa Macaya, Casa Terrades (Casa de les Punxes) e Casa Martí em Barcelona, teve a iniciativa de começar a compra sistemática dos terrenos onde estavam as ruínas de Emporion e Emporiae. Os trabalhos, coordenados pela Junta de Museos de Barcelona, continuaram de forma ininterrupta até o presente. Hoje Empúries forma parte do Museu d’Arqueologia de Catalunya, que conta com um centro permanente no sítio arqueológico.
Como é a visita
O sítio arqueológico é bastante extenso e a visita é realizada na companhia de um audioguia (com os idiomas espanhol e inglês, entre outros). Se você for do tipo que gosta de escutar a narração completa do audioguia, calcule que a visita pode demorar entre 2 e 3 horas. Antes de entrar no sítio arqueológico, há um curto audiovisual que vai ajudar a contextualizar historicamente os restos que você vai visitar logo mais.
A primeira parte da visita vai levar você a percorrer as ruínas da cidade grega, mais próximas do mar. O audioguia conta com indicações sobre como realizar a visita, avançando de um ponto de interesse até o seguinte.
Entre pedras e colunas, você vai se impressionar com os lindos mosaicos preservados em algumas das casas que formavam a cidade grega.
No meio da visita, na transição da cidade grega para a cidade romana, está o Museu, onde podem ser vistos objetos descobertos durante as escavações, como vários mosaicos muito elaborados e escultura de mármore do Esculápio de Empúries. Esculápio era o deus romano da medicina e a cura.
A segunda metade da visita vai levar você a percorrer a cidade romana, que fica na parte mais elevada do sítio arqueológico e mais afastada do mar.
Na companhia do audioguia, você vai conseguir entender como era a cidade romana que ocupou o espaço que você está percorrendo. A visita, com um formato circular, finaliza no centro de visitantes, o ponto de entrada ao sítio arqueológico.
Dados práticos
Todas as informações relacionadas com a visita às ruínas de Empúries podem ser conferidas no seu site oficial.
As ruínas tem horários diferenciados dependendo do período do ano. O ingresso não é muito caro e inclui o aluguel do audioguia. Há descontos para maiores de 65 e jovens entre 8 e 25 anos. Os menores de 8 anos não pagam. Os professores com o cartão internacional de professor também não pagam.
O sítio arqueológico fica fechado no dia 25 de dezembro, nos dias 1 a 6 de janeiro, e as segundas-feiras entre o 1 de janeiro e o 15 de fevereiro.
Como chegar nas ruínas de Empúries
As ruínas de Empúries ficam próximas do município de L’Escala, a 142 km de Barcelona. Veja sua localização exata no mapa aqui.
As opções de transporte público para chegar nelas são bastante complicadas, e por isso a melhor opção é o carro. Se você estiver em Girona, as ruínas ficam a 45 minutos de carro, veja aqui o caminho a ser seguido.
Apesar de ser possível fazer um bate-volta até as ruínas, retornando no mesmo dia a Barcelona, aconselhamos a visita a aqueles que estiverem fazendo um percurso pela Costa Brava, visitando outras cidadezinhas da região.
A opinião do passaporteBCN
Para quem nunca tiver visitado um dos grandes sítios arqueológicos da Grécia ou da Itália, as ruínas de Empúries oferecem a oportunidade de visitar um lugar muito interessante, combinando uma cidade grega com uma romana, em uma localização muito linda e muito próxima ao mar. As ruínas de Empúries devem ser vistas como uma parada em um roteiro mais amplo percorrendo a região da Costa Brava.