Menu

as ruínas de Empúries

ruínas de Empúries, Girona

As ruínas de Empúries (em espanhol, Ampurias) são um sítio arqueológico de grande importância, localizado na Costa Brava de Girona em frente ao mar Mediterrâneo.

ruínas de Empúries, Girona

Trata-se do único sítio arqueológico na Península Ibérica onde podem ser encontrados os restos de uma cidade grega e de uma cidade romana. Emporion (que significa “mercado”) foi um importante ponto de comércio grego, fundado em 757 a.C. Mais tarde, no começo do século I a.C., chegaram os romanos, que construíram uma segunda cidade sobre o que restava da cidade grega, aproveitando o remanescente de um acampamento militar romano. A cidade ficou abandonada na Idade Média.

ruínas de Empúries, Girona

Em 1908, o famoso arquiteto modernista Josep Puig i Cadafalch, autor entre outras das Casa Amatller, Casa Macaya, Casa Terrades (Casa de les Punxes) e Casa Martí em Barcelona, teve a iniciativa de começar a compra sistemática dos terrenos onde estavam as ruínas de Emporion e Emporiae. Os trabalhos, coordenados pela Junta de Museos de Barcelona, continuaram de forma ininterrupta até o presente. Hoje Empúries forma parte do Museu d’Arqueologia de Catalunya, que conta com um centro permanente no sítio arqueológico.

Como é a visita

ruínas de Empúries, Girona

O sítio arqueológico é bastante extenso e a visita é realizada na companhia de um audioguia (com os idiomas espanhol e inglês, entre outros). Se você for do tipo que gosta de escutar a narração completa do audioguia, calcule que a visita pode demorar entre 2 e 3 horas. Antes de entrar no sítio arqueológico, há um curto audiovisual que vai ajudar a contextualizar historicamente os restos que você vai visitar logo mais.

ruínas de Empúries, Girona

A primeira parte da visita vai levar você a percorrer as ruínas da cidade grega, mais próximas do mar. O audioguia conta com indicações sobre como realizar a visita, avançando de um ponto de interesse até o seguinte.

ruínas de Empúries, Girona

Entre pedras e colunas, você vai se impressionar com os lindos mosaicos preservados em algumas das casas que formavam a cidade grega.

ruínas de Empúries, Girona

No meio da visita, na transição da cidade grega para a cidade romana, está o Museu, onde podem ser vistos objetos descobertos durante as escavações, como vários mosaicos muito elaborados e escultura de mármore do Esculápio de Empúries. Esculápio era o deus romano da medicina e a cura.

ruínas de Empúries, Girona

A segunda metade da visita vai levar você a percorrer a cidade romana, que fica na parte mais elevada do sítio arqueológico e mais afastada do mar.

ruínas de Empúries, Girona

Na companhia do audioguia, você vai conseguir entender como era a cidade romana que ocupou o espaço que você está percorrendo. A visita, com um formato circular, finaliza no centro de visitantes, o ponto de entrada ao sítio arqueológico.

Dados práticos

Todas as informações relacionadas com a visita às ruínas de Empúries podem ser conferidas no seu site oficial.

As ruínas tem horários diferenciados dependendo do período do ano. O ingresso não é muito caro e inclui o aluguel do audioguia. Há descontos para maiores de 65 e jovens entre 8 e 25 anos. Os menores de 8 anos não pagam. Os professores com o cartão internacional de professor também não pagam.

O sítio arqueológico fica fechado no dia 25 de dezembro, nos dias 1 a 6 de janeiro, e as segundas-feiras entre o 1 de janeiro e o 15 de fevereiro.

Como chegar nas ruínas de Empúries

As ruínas de Empúries ficam próximas do município de L’Escala, a 142 km de Barcelona. Veja sua localização exata no mapa aqui.

As opções de transporte público para chegar nelas são bastante complicadas, e por isso a melhor opção é o carro. Se você estiver em Girona, as ruínas ficam a 45 minutos de carro, veja aqui o caminho a ser seguido.

Apesar de ser possível fazer um bate-volta até as ruínas, retornando no mesmo dia a Barcelona, aconselhamos a visita a aqueles que estiverem fazendo um percurso pela Costa Brava, visitando outras cidadezinhas da região.

A opinião do passaporteBCN

ruínas de Empúries, Girona

Para quem nunca tiver visitado um dos grandes sítios arqueológicos da Grécia ou da Itália, as ruínas de Empúries oferecem a oportunidade de visitar um lugar muito interessante, combinando uma cidade grega com uma romana, em uma localização muito linda e muito próxima ao mar. As ruínas de Empúries devem ser vistas como uma parada em um roteiro mais amplo percorrendo a região da Costa Brava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima