Pals é uma pequena cidade de 2.500 habitantes que fica na província de Girona, ao oeste da Costa Brava. É um bate-volta muito fácil para quem está percorrendo a região de Girona e da Costa Brava e um bate-volta mais puxado para quem pretende sair de Barcelona. A principal atividade econômica de Pals é o turismo, sendo famosa também pelos seus cultivos de arroz.
Pals forma, junto com as vizinhas Peratallada e Monells, uma trilogia de encantadores vilarejos com um elemento comum: um centro medieval muito bem conservado, dominado pelas construções realizadas com grandes pedras. Como ficam muito próximas, quem estiver de carro pode aproveitar para conhecer as três cidadezinhas facilmente.
O que fazer em Pals
Pals é uma cidadezinha pequena, e seu charme está em percorrer suas ruas, descobrindo cantinhos lindos ao longo do caminho. Comece na parte baixa do vilarejo, onde ficam os estacionamentos, e suba caminhando pelo Carrer de l’Abeurador até chegar na Plaça Major, onde está o Ajuntament (Prefeitura) da cidade.
Na rua Abeurador, no caminho de subida, você vai encontrar, à esquerda, uma lojinha, Can Marilach, que vende os sorvetes Angelo, considerados entre os melhores do mundo, e muito dificéis de achar, sendo que a maioria da produção da sorveteria é destinada a restaurantes.
Na Plaça Major, entre pelo arco que fica à sua frente e continue subindo. Observe com atenção os detalhes entalhados nas pedras, que contam histórias muito antigas.
O vilarejo medieval fica no alto do monte Puig Aspre. Na parte alta do vilarejo você vai encontrar os principais destaques de Pals: a igreja de Sant Pere, do ano 944, que mistura diversos estilos arquitetônicos; o campanário da igreja, conhecido como Torre de las Horas, construído entre os séculos XI e XII; e a muralha medieval que rodeia o vilarejo, construída entre os séculos XII e XIV.
Na parte mais alta de Pals está o mirador de Josep Plà, com listas vistas da região do Ampurdán e também de parte da Costa Brava ao longe.
Como distribuir seu tempo em Pals
Pals é uma cidade pequena e sua visita não deve levar muito mais de 2 horas.
Quando visitar Pals
Pals pode ser visitada o ano todo. Durante os meses de julho e agosto fica muito cheia com visitantes vindos da Costa Brava.
Como chegar em Pals
Como não há trem até Pals, o viajante conta unicamente com duas opções básicas para ir de Barcelona até o vilarejo: o carro ou o ônibus.
1. Até Pals de carro.
O carro é provavelmente o meio de transporte mais interessante para chegar a Pals, como parte de um passeio visitando também Monells e Peratallada.
Há 129 quilômetros entre Barcelona e Pals, e o tempo aproximado de viagem é de 1 hora e 30 minutos. Veja aqui o caminho a ser seguido.
Estacione seu carro na parte baixa do vilarejo, próximo do Passeig d’Europa e do Camí Fondo, onde há vários estacionamentos. Veja as dicas para alugar um carro na Espanha do nosso Espanha Total.
2. Até Pals de ônibus.
A empresa que viaja entre Barcelona e Pals é a Sarfa (confira aqui preços e horários atualizados).
Há poucos horários por dia, e o tempo aproximado de viagem é de 2 horas e 30 minutos.
Pals combina com…
É muito fácil visitar Pals a partir da cidade de Girona. Se você estiver de carro, é muito interessante e fácil combinar a visita a Pals com as vizinhas Peratallada e Monells.
A opinião do passaporte BCN
Pals é um dos vilarejos medievais mais bem preservados da Catalunha. Vale a pena conhecê-lo como parte de uma visita que inclua também outras cidades vizinhas como Peratallada e Monells.
ola, gostaria de saber se saindo de Girona existe algum onibus que va ate Pals. Não pretendo alugar carro, mas ficarei hospedada em Girona.
No período de janeiro qual a media de temperatura em Pals?
Obrigada.
Olá Juli, a Moventis opera um ônibus diário de Girona a Pals (pode consultar os horários aqui). É no período da tarde, o que inviabiliza o bate-volta. A temperatura deve ficar entre os 0° e os 13°.