Menu

Peratallada

Peratallada, Girona

Peratallada é um vilarejo de menos de 500 habitantes que fica na província de Girona, a oeste da Costa Brava. É um bate-volta muito fácil para quem está percorrendo a região de Girona e da Costa Brava e um bate-volta mais puxado para quem pretende sair de Barcelona. O excelente estado de conservação dos restos medievais da cidade determinou sua inclusão como Conjunto Histórico-Artístico em 1975.

Peratallada, Girona

A origem do nome Peratallada está nos termos “pedra” e “lavrada”, um significado fácil de entender ao percorrer o vilarejo, observando todas suas construções que utilizam pedaços de rocha cortada. Peratallada forma, junto com as vizinhas Pals e Monells, uma trilogia de encantadores vilarejos com um elemento comum: um centro medieval muito bem conservado, dominado pelas construções realizadas com grandes pedras. Como ficam muito próximas, quem estiver de carro pode aproveitar para conhecer as três cidadezinhas facilmente.

O que fazer em Peratallada

Peratallada, Girona

Como é o caso em outras cidades medievais de Girona, o charme de Peratallada está em percorrer suas ruas, descobrindo cantinhos lindos ao longo do caminho. O melhor ponto para começar a visita é o estacionamento que fica do lado da paróquia de San Esteban e da muralha da cidade. Lá, assim como em outros pontos da cidade, há vários painéis com descrições que apresentam a história do vilarejo.

Peratallada, Girona

A paróquia de San Esteban (Sant Esteve em catalão) fica fora da muralha. Sua construção começou no final do século XII e é uma das joias medievais de Peratallada. Infelizamente, não está aberta a visitação.

Peratallada, Girona

Atravessando a rodovia para entrar no vilarejo, o visitante encontra o Portal de la Virgen, o ponto que permite o acesso ao vilarejo após cruzar sua muralha. As muralhas, na verdade, são três, formando círculos que protegem Peratallada. Foram construídas entre os séculos X e XIII.

Peratallada, Girona

Entrando no vilarejo, não tenha medo de se perder descobrindo cantinhos mágicos e surpresas em cada esquina. Muitas das casas de Peratallada contam com um pórtico no andar térreo e uma sacada no primeiro andar. Em várias partes você vai estar pisando o calçamento de pedra original, uma verdadeira viagem à Idade Média!

Peratallada, Girona

A Plaça del Castell (praça do castelo), onde está o pequeno escritório de turismo de Peratallada, é um dos destaques da cidadezinha. O castelo-palácio foi construído em 1065, e observando a fachada suas janelas góticas chamam a atenção.

Peratallada, Girona

Um dos espaços públicos mais bonitos de Peratallada é a Plaça de les Voltes (praça das abóbadas). É um dos cartões postais mais conhecidos do vilarejo. As abóbadas ficam em uma lateral da praça, que concentra alguns dos melhores restaurantes do lugar.

Como distribuir seu tempo em Peratallada

Peratallada é uma cidade pequena e sua visita não deve levar muito mais de 2 horas.

Quando visitar Peratallada

Peratallada pode ser visitada o ano todo. Durante os meses de julho e agosto fica muito cheia com visitantes vindos da Costa Brava.

Como chegar em Peratallada

Como não há trem até Peratallada, o viajante conta unicamente com duas opções básicas para ir de Barcelona até o vilarejo: o carro ou o ônibus.

1. Até Peratallada de carro.

O carro é provavelmente o meio de transporte mais interessante para chegar a Peratallada, como parte de um passeio visitando também Monells e Pals.

Há 134 quilômetros entre Barcelona e Peratallada, e o tempo aproximado de viagem é de 1 hora e 40 minutos. Veja aqui o caminho a ser seguido.

Existem vários estacionamentos bem sinalizados na parte exterior do vilarejo.

2. Até Peratallada de ônibus.

Não existe um ônibus direto entre Barcelona e Peratallada. Quem quiser chegar até Peratallada de ônibus vai ter que fazer baldeação, como parte de uma viagem muito demorada que torna o passeio inviável como um bate-volta partindo de Barcelona. Para quem não tiver a possibilidade de chegar em Peratallada de carro alugado, seria melhor escolher uma visita a Pals, que conta com uma conexão direta até Barcelona.

Peratallada combina com…

É muito fácil visitar Peratallada a partir da cidade de Girona. Se você estiver de carro, é muito interessante e fácil combinar a visita a Peratallada com as vizinhas Pals e Monells.

A opinião do passaporte BCN

Peratallada, Girona

Peratallada é um lindo vilarejo medieval em um ótimo estado de preservação. Vale a pena conhecê-lo como parte de uma visita que inclua também outras cidades vizinhas como Pals e Monells.

2 comentários em “Peratallada”

  1. Avatar
    Décio Lavos Coimbra

    Visitei Peratallada depois de sair de Barcelona, de carro, pernoitando em Sant Feliu de Boada. Nesse caminho, antes estive, antes, em Tossa de Mar, e, depois de Peratallada, passei ainda em Empuries, até chegar em Cadaqués, onde dormi para a visita, no dia seguinte, a Port Ligat.

    Gostei bastante de fazer essa parada na cidade medieval, onde realmente me deixei perder pelas suas ruelas, após pegar algum material no excelente centro de turismo do vilarejo (estava em outubro, praticamente tudo vazio).

    Da próxima vez, ao invés de seguir pelo litoral, certamente farei o que o Tony e a Cecilia sugerem, e sempre de carro: dar um desvio para o interior e passar por Monells.

    Pensando bem, preciso de várias próximas vezes para cobrir todas as possibilidades da Catalunha: afinal, estímulo pelo Passaporte BCN não falta.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Décio, esperamos que você tenha a chance de voltar para conhecer outras partes do interior de Girona, cheios de surpresas e lugares agradáveis. Muito obrigado sempre pela sua presença aqui nas caixas de comentários do site. Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima