funicular de Montjuïc

funicular de Montjuïc, Barcelona

O funicular de Montjuïc é outro marco histórico do transporte na cidade de Barcelona, tendo sido inaugurado en 1928. A aparência atual do funicular data de 1992, quando Barcelona recebeu os Jogos Olímpicos. Na reforma foi eliminado o trecho entre a estação superior atual e o Castell de Montjuïc, percurso que agora está coberto pelo telefèric de Montjuïc.

O funicular sai da parte baixa da cidade, tem um percurso de 758 metros, uma viagem de poucos minutos, ligando o bairro de El Paral·lel à montanha de Montjuïc.

funicular de Montjuïc, Barcelona

A maior parte do percurso atravessa vários túneis, com outros tantos metros de viagem a céu aberto também.

A estação do funicular, localizada na parte baixa, está integrada com a estação Paral·lel do metrô (linhas 2 e 3).

funicular de Montjuïc, Barcelona
funicular de Montjuïc, Barcelona

Já a estação do funicular, localizada na parte alta, fica na Avenida del Estadio na montanha de Montjuïc, bem ao lado da estação inicial do telefèric de Montjuïc. Encontra-se a poucos minutos a pé da Fundació Joan Miró e da Anella Olímpica.

funicular de Montjuïc, Barcelona

No seguinte mapa do passaporte BCN você pode conferir o percurso do funicular e suas duas estações:


Visualizar BCN transporte em um mapa maior

O funicular de Montjuïc é operado pela TMB, o consórcio de transportes de Barcelona. Começa a funcionar às 7:30h de segunda à sexta e às 9:00h aos sábados, domingos e feriados. No outono e no inverno fecha às 20:00h e na primavera e no verão às 22:00h.

O funicular está integrado à rede de transportes de Barcelona. Assim sendo, se você chegar de metrô na estação Paral·lel, não vai pagar nada para pegar o funicular. No momento que você for utilizá-lo para descer, pagará o preço de uma passagem de metrô, mas poderá fazer baldeação com o metrô sem pagar de novo por isso.

No texto as passagens e os bilhetes do transporte público em Barcelona explicamos os diferentes tipos de passagens de transporte público.

Veja aqui outros meios inusitados para se locomover por Barcelona.

11 pensamentos sobre “funicular de Montjuïc”

  1. AURELIO FIORILLO

    Prezadíssimo,

    Cara, eu me atrapalhei com esse negócio de estação superior, parte baixa, parte alta…

    Se eu quero ir ao Miró e conhecer o “funiculi-funiculá”, como faço? O que tem na parte baixa? O que tem na parte alta?

    Outra coisa importantíssima. Vou passar 7 dias em Barcelona. Gostaria de comprar um ticket que me desse
    direito a QUALQUER tipo de transporte em Barcelona:
    trem, metrô, funiculí, piuí, carroça, burro, barco… EXISTE isso lá?

    Grato e abs

    1. Tony

      Prezado Aurelio, se você der uma olhada no mapa que fizemos mostrando o percurso do funicular, vai se entender muito melhor 🙂 O percurso do funicular é a linha vermelha. Você pega ele na estação Paral.lel do metrô, e sai dele na estação superior do funicular, já no parque. Para ir na Fundação Miró, é só virar à esquerda saindo da estação superior do funicular e caminhar cinco minutos. No mapa você consegue ver a localização a Fundação Miró também.
      Contamos com um texto apresentando as passagens e os bilhetes do transporte público em Barcelona. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, aproveite a caixa de comentários do texto mencionado para deixar sua pergunta. ABraço.

  2. Chegando na estação Paral-lel, existe um funicular perto que leva à Montjuic. Quanto tempo leva a travessia do funicular? E salta mais perto do MNAC ou do Castelo de Montjuic? E qual melhor maneira para ir de um para outro, e quanto tempo?

    1. Tony

      Romullo, o funicular demora cinco minutos em subir até Montjuïc. Ele fica entre o MNAC e o Castelo (veja o mapa que elaboramos para acompahar o texto onde aparece o percurso do funicular). Aproveite nosso roteiro Parc de Montjuïc para saber como percorrer o parque da forma mais inteligente possível.

  3. Antonio Paulo Klapka

    Bom dia. Estarei visitando Barcelona no final de dezembro e início de janeiro. Pretendia usar o funicular para ir a Fundaciò Miró e depois ao MNAC (caminhando). Mas li que o funicular normalmente fica fechado por 3 semanas em janeiro para manutenção. Está correta esta informação? A manutenção ocorre todo ano? Obrigado.

    1. Tony

      Prezado Antonio, o funicular costuma fechar para manutenção, mas ainda não podemos confirmar essa informação para 2017. De qualquer jeito, quando fecha, geralmente acontece depois da primeira semana de janeiro. Se você quiser voltar por aqui antes da sua viagem para fazer a pergunta de novo, poderemos pesquisar essa informação para você. Abraço.

      1. Antonio Paulo Klapka

        Muito obrigado, Tony. Volto a consultá-lo alguns dias antes da minha partida no finalzinho de dezembro.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *